TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

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czarccc
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20341 Mensagem por czarccc » Seg Out 05, 2009 4:13 pm

FIGHTERCOM escreveu:
czarccc escreveu: Wesley,

É uma suposição que fiz, pois me é inviável fazer uma pesquisa com amostra numérica e qualitativamente relevante. Digo isso baseado no contato com vários militares em Anápolis quando lá morei. E NENHUM sequer tinha ouvido falar disso, inclusive um mecânico de Mirage III, de quem era mais próximo, que visitava toda semana. Em um churrasco na Vila dos Sargentos ouvi uma história de um dos maiores especialistas em mísseis da FAB. Ele contava às gargalhadas que o pessoal da mectron havia perdido meses em um sistema de movimentação das aletas do Piranha que só foi resolvido quando por ocasião de um treinamento que ele ministrava em SJC foi contactado pela empresa, conhecendo bem como funcionava esse sistema nos Magic deu o auxilio crucial para o proceguimento do projeto. Ele também não sabia dos embargos... Não é uma amostra tão grande, mas me pareceu uma tendencia. Além disso cito o post do colega Fracoorp para mostrar algumas estatísticas: O vídeo do Brigadeiro Venâncio já foi postado aqui umas 10 vezes. Essa lista o colega Francoorp postou em uns 4 tópicos diferentes. A 3 dias atrás dois dos vídeos tinham em torno de 150 visualizações, os outros não passavam de 100. Agora vejamos. Somos mais de 3 mil foristas. O único vídeo que tem percentual de viualizações razoável com relação ao número de foristas é o do Brigadeiro Venâncio, depois de intensa campanha. Eu espalhei ele por onde pude. Portanto não necessariamente a maioria dos DBistas sabe disso. Por outro lado a FAB possue em torno de 60 mil membros. O número de visualizações fica mais insignificante ainda. Somos mais de 190 milhões de brasileiros...

É claro que o youtube não é o único meio de propagação dessa informação (existe o boca a boca), mas é provavelmente o de maior alcance e capilaridade e serve pelo menos de indício de quão difundido isso é. Porque quando alguém ouve sobre isso e fica sabendo que há um vídeo no youtube, certamente o procurarão. Portanto acho razoável minha suposição de divulgação ínfima, apesar de não possui dados que respaldem "científicamente" essa suposição.

Saudações
Caro Czarccc,

Eu por exemplo, não cheguei a assistir a grande maioria dos vídeos acima, mas tive a oportunidade de ver a apresentação em PPT do Brigadeiro Venâncio, que já tinha sido disponibilizada há algum tempo aqui no DB. E como notícia ruim se espalha fácil, achei estranho esse possível desconhecimento por parte dos oficiais da FAB.


Abraços,

Wesley

Faz sentido seu argumento Wesley. Apesar de acompanhar o FX desde a primeira concorrência cancelada, sou novato aqui no DB. Não sabia que já havia sido postado aqui o PPT. De qualquer forma o que disse é apenas uma suposição baseada em minha experiência pessoal. Talves nem todos tenham se atentado para isso como reclamaram o Gerson e o skyway, mas isso é pura especulação minha. Vi muitos foristas surpresos com os vídeos, mas o fórum está sempre crescendo e foristas novatos, como eu, naturalmente se surpreenderiam. Enfim, vc tem um bom ponto. Gostaria de ressaltar a cordialidade de suas respostas, sempre se atendo a argumentos sobre o tema em discussão e à lógica. Parece que eu adentrei o fórum em uma "tempestade". Senti agressividade em alguns posts, inclusive meus na hora do sangue quente.

Saudações




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20342 Mensagem por Mapinguari » Seg Out 05, 2009 4:27 pm

soultrain escreveu:Deculpem mas não vou citar ninguem:

O pacote do SH Australiano por 200M não incluia armas, que me lembre.

O Gripen Demo, não tem uma coroa do governo Sueco, é uma aventura Saab 100%, pelo que sei.

França tem um projecto de caça de nova geração, está no inicio e será o substituto do Rafale, portanto um projecto para voar daqui a 15~20 anos. O financiamento do projecto começou o ano passado.

[[]]'s
Que eu me lembre, houve investimento da FMV no Gripen Demo. Vou procurar a fonte. Se não houver, admito o erro.




Mapinguari

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20343 Mensagem por FIGHTERCOM » Seg Out 05, 2009 4:30 pm

czarccc escreveu:Gostaria de ressaltar a cordialidade de suas respostas, sempre se atendo a argumentos sobre o tema em discussão e à lógica. Parece que eu adentrei o fórum em uma "tempestade". Senti agressividade em alguns posts, inclusive meus na hora do sangue quente.

Saudações
Caro Czarccc,

Fico grato pelo reconhecimento e a recíproca é verdadeira. Sempre é bom ler posts que enriquecem o fórum, afinal aqui todos somos aprendizes e podemos contribuir de alguma forma. Espero que continue dando a sua contribuição.
[009]

Abraços,

Wesley




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20344 Mensagem por Franz Luiz » Seg Out 05, 2009 4:30 pm

Somente agora pude ler tudo.
Aos colegas Corsario01 e Palpiteiro,
obrigado pelas respostas.

Um abraço

Franz Luiz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20345 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Out 05, 2009 4:56 pm

Finalizei a edição de áudio. São 9 trechos de entrevista, totalizando cerca de 20 minutos.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20346 Mensagem por Marino » Seg Out 05, 2009 5:06 pm

E a Parada do Por do Sol? :idea:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20347 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Out 05, 2009 5:11 pm

:?: :oops:

Não entendi.

Edit: Lembrei! Ainda não consegui. :cry:




Vinicius Pimenta

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20348 Mensagem por Wolfgang » Seg Out 05, 2009 5:11 pm

Marino escreveu:E a Parada do Por do Sol? :idea:
Um salve para a Pizzaria Por do Sol (by Zina)?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20349 Mensagem por Marino » Seg Out 05, 2009 5:12 pm

Vinicius Pimenta escreveu::?: :oops:

Não entendi.

Edit: Lembrei! Ainda não consegui. :cry:
Não lembra que vc baixou a cerimônia dos FN?
Que ia tentar estudar uma maneira de postar aqui no DB? :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20350 Mensagem por Marino » Seg Out 05, 2009 5:13 pm

Já vi que lembrou. :mrgreen:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20351 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Out 05, 2009 5:17 pm

O problema é a duração, tamanho e onde hospedar. O nosso servidor atual já está derrubando a gente, vamos ter que trocar, depois anuncio o que está acontecendo.

Postar no Youtube é difícil, teria que dividir em várias partes. Desculpe mesmo, é um furo meu, mas está difícil. :(

Edit: Teria a opção de editar, mas seria quase um crime com aquela cerimônia tão fantástica.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20352 Mensagem por Matheus » Seg Out 05, 2009 5:18 pm

Pra mim, as perguntas chave da viabilidade do Gripen NG são:

- quem vai bancar o desenvolvimento (pois ainda não está claro)?

- a Suécia vai opera-lo (o Alfredo e o Corsário falam que sim, alguns falam que não)?

- é possivel entregá-lo para a FAB em 2014?

- é possível receber a Tots (pelo menos na forma de consultoria) em relação a parte não sueca do Gripen?

Dependendo das respostas a porposta me parece viável. Cado contrário prefiro a segurança de algo pronto pq corremos o risco de continuar sendo "o país do futuro", o "gigante despertando" nesta área.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20353 Mensagem por Antunes » Seg Out 05, 2009 5:30 pm

Corsário01 escreveu:
Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Por favor, me tirem uma dúvida (afinal não sou piloto, apenas entusiasta):

Se o RAFALE, aqui chegando, ficará no chão por causa do apertado orçamento da FAB,
como é que esta mesma FAB terá dinheiro para concluir o desenvolvimento de um caça
avançado, comprar 36 deles e operá-los por 40 anos.
Quer dizer então que a FAB não tem dinheiro para operar um avião com CLS e tem para finalizar o caro desenvolvimento do NG-BR?
Incoerência ou informação propositalmente truncada?
Agora começo a entender melhor diversas coisas.
Pois se não haverá dinheiropara operar o Rafale, muito menos haverá para
terminarmos o desenvolvimento do NG-BR. Ou então terminaremos o programa
lá por 2030.
Quando alguns amigos aqui se preocupam em repetir o histórico AMX finalmente começo
a entende-los.
Pois, usando apenas lógica, quando um forista defender outro caça em vez do Rafale, usando para isto seu alto custo operacional e o baixo orçamento da FAB, na verdade ele quer é nos pôr medo para fugirmos da aventura NG-BR. É isso?
Graças aos amigos da prórpia SAAb e da COPAC (que colocou o desnvolvimento de um caça
na short list), cai por terra o mito da falta dedinheiro para operaro Rafale, ou qualquer outro.

Franz Luiz
Franz, realmente pode parecer isso que vc colocou, mas não foi esta a intenção.
Na realidade, todos os custos de um bi-motor são pesados. O M2000C quando chegou, trouxe algumas surpresas para o pessoal da graxa. Surpresas que na França não existiam, apenas aqui. Quando afirmo que eles voarão pouco, é porque o Rafale não é como um Esquilo que é um "Fusca" que voa por todo o Brasil.

Um amigo num post anterior colocou que o Esquilo é frances e se ele voa o Brasil todo, o mesmo não poderia ser caro de manter. É verdade. Mas, como toda verdade tem seus detalhes, o mesmo não acontece com o Pantera e nem com o Cougar.E todos são franceses. E a frase: Tirando as peças, tudo francês é tão baratinho! Foi uma brincadeira para alguns daqui do fórum.

Se optarmos pelo Rafale, ótimo. Que ele venha e que o Brasil GANHE de verdade com a proposta francesa. Mas os custos de manutenção não serão baixos.

Gosto muito do motor F404 e tenho mil ressalvas do Snecma. Vc perguntaria porque? E eu diria que por tudo o que já ouvi deles em termos de confiabilidade e manutenção, prefiro a GE. Isso é gosto pessoal, ninguém tem que aceitar, estou apenas pontuando o porque eu gosto da opção NG.

Espero ter me feito entender.

Abraços,
Realmente é uma pena não ser merecedor de uma resposta direta sua Corsário.

Mil desculpas se não fui claro em meu post mas parece que voce insiste em destorcer o que eu digo para defender sua opinião subjetiva, que de modo algum quero mudar.

Fiz questão de esclarecer que entendo que aviação civil de asas rotativas não pode ser comparada diretamente com aviação de caças militares, nem quis passar essa imagem a ninguém. Por isso sinto que se cada um entende -ou destorce- o que quer vai ficar dificil argumentar.

Não disse que a manutenção do Esquilo frances, é barata, por isso voa muito no Brasil -alias no mundo inteiro- e é bem sucedido por isso. Disse que tem qualidade e manutenção acessivel por isso é bem sucedido como varias das linhas da EC. A unica coisa que quis dizer é que produtos diferentes tem caracteristicas diferentes. E independentemente do seu pais de origem podem ser bem sucedidos. Mirage III é uma coisa, Mirage 2000 é outra, e Rafale certamente é outra completamente diferente.

Fazendo um paralelo com a versão civil do Pantera o Dauphin. E o Super Puma, já que voce menospreza todo o resto como sendo um "fusca". Existem operadores civis dessas aeronaves e nunca ouvi um "ai" sobre as aeronaves, nem dos pilotos nem do pessoal de manutenção, tanto que estão espalhados pelo mundo e são muito bem sucedidos. Isso mostra que produtos franceses podem sim ser muito bons.

Quanto ao motor eu não sei, não sou mecanico de GMP nem conheço nenhum que tenha tido acesso aos GE 414 ou M88. Também não vi nenhuma estatistica de confiabilidade sobre nenhum dos motores. Apesar de gostar do Rafale não duvido nem um pouco, não tenho provas para isso, da confiabilidade do 414. Só sei que 2 motores contra um, certamente terão uma confiabilidade combinada maior. Os M88, com o pouco que sei, também são de uma linha totalmente nova e diferente dos motores do M2000 e MIII.

Se voce tem algum estudo sobre esses motores por favor compartilhe, imagino que seja do interesse de muitos nos topicos adequados.

Por favor não vamos fazer um loop, por isso já vou deixar claro. Seu argumento inicial era de que o caça não voaria por ser frances, pura e simplesmente. Agora se voce tem uma forte aversão a tudo de origem francesa, isso é assunto seu e só seu. Eu disse que a FAB é responsável por isso e tem mais consciencia de problemas históricos do que qualquer um de nos. Ela, a FAB, escoulheu os caças na short list não o GF. Eu também disse que existem produtos franceses muito bons e bem sucedidos, por exemplo no mercado civil. (Só isso)

Voce não precisa "acreditar" nisso, não precisa concordar, mas também pare de usar uma crença, ou um "ouvi falar", como argumento contra o caça, por que como voce mesmo disse cada um tem a sua opinião.

Sinto pelo desgaste mas não acredito que fui bem entendido anteriormente.

Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20354 Mensagem por Mapinguari » Seg Out 05, 2009 5:39 pm

Alfredo762 escreveu:Caros

Vocês estão se afogando na maionese.

- Os EUA não precisam ajudar os suecos para vencer o Fx. Tanto é que na Índia eles melaram quem? Os suecos!!! Os EUA já ganharam essa faz muito tempo, quando saiu o shortlist e o Su-35 não estava lá 8-] . Depois disso, eles ficaram calminhos, calminhos. Antes, estavam muy nervosos.

- O Gripen NG não é uma MLU do C/D.

- A Saab não passa por problemas financeiros. Quem está mal é a Dassault, que está desesperada para vender o rafaleco CQC, custe o que custar.

- O NG será adotado pela Saab. Vocês entenderam muito bem a proposta sueca, mas estão se fazendo de desentendidos. E aí surge toda uma sorte de interpretações e teorias conspiratórias, que tanto já encheram.

- E por fim, eu não entendo esse desespero todo por causa do NG. Nunca vi um avião que não existe causar tanto medo em um lugar onde o rafaleco já venceu. Imaginem o caos que seria se o NG já voasse hoje.

Portanto, diminuam a velocidade antes que esse trem descarrile.


Alfredo
X2.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20355 Mensagem por Marino » Seg Out 05, 2009 6:09 pm

Oferecemos os melhores aviões, dizem EUA sobre caças

Reduzir Normal Aumentar Imprimir A Embaixada dos Estados unidos no Brasil publicou nota na qual afirma que a proposta do país para a venda de 36 aeronaves de combate para a Força Aérea Brasileira (FAB) "continua a oferecer os melhores aviões e um pacote superior de benefícios para a indústria brasileira a um baixo custo operacional e total".

Na sexta-feira, a FAB recebeu as novas propostas das três empresas interessadas em vender os 36 caças ao Brasil. A polêmica em torno da compra dos caça pelo Brasil teve início no último dia 7 de setembro, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que a proposta estava fechada com a França antes de a negociação ser concluída.

A proposta dos EUA foi em favor do Boeing F-18 Super Hornet. "O governo dos Estados Unidos já aprovou a transferência das tecnologias especificadas na oferta do Super Hornet para o Brasil. Isto inclui a montagem do Super Hornet no Brasil e a transferência de mais de US$ 1 bilhão em tecnologia para a indústria aérea brasileira", ressalta o texto da embaixada americana. "Isto irá permitir que a indústria brasileira atinja o nível máximo de autonomia, tanto como parceira da Boeing, como nos projetos de aviões futuros."

Redação Terra




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