TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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orestespf
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20296 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 12:38 am

Estava me esquecendo de uma coisa importantíssima (pelo menos pra mim): os gripeiros-mór do DB, Mapinguari, Bolovo, Bender, Delta22 e outros, parece ter uma posição tão distinta da mutação recente que chega a "me agredir". Devo estar enlouquecendo mesmo...


Forte abraço a todos os DBistas, antigos e novos, todos merecedores de meu respeito, sempre!

Orestes




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Gerson Victorio
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20297 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Out 05, 2009 12:50 am

GustavoB escreveu:
Corsário01 escreveu:

Bom dia senhores.

Se me permitem, gostaria de dizer que gosto dos 3 caças. Mas, tenho que pensar no meu país e por isso gostaria de passar a todos aqui, um link para um video em que são mostradas as razões pela qual eu deletarei o F-18 de minha preferência.
Sobram 2. E desses 2, um é caro, mas 100% independente de terceiros, e o outro tem custoxbenefício maior para o país, apesar de ainda não estar 100% claro para nós, quanto os americanos poderão atrapalhar os planos do nosso país no futuro.
Espero sinceramente que o pessoal da SAAB possua cartas na manga para driblar futuros vetos americanos. 8-]

:shock: :shock: :shock:
E eu que achava que a FAB ia querer o F-18.
Seria bom todo mundo ver isso. Esclarecedor, atualizado e informativo.

Gustavo,

Não viram por que não quiseram.

viewtopic.php?f=1&t=15045&start=30

sobre o vídeo..FUI O PRIMEIRO A DISPONIBILIZAR AO CONHECIMENTO DE TODOS AQUI, E ACREDITO QUE MUITO ANTES DE OUTROS FÓRUNS, BLOG, E SITE DEDICADO AO ASSUNTO DEFESA.

Não quero parecer pretencioso...e me desculpe se pareço rude...e entenda que esta mensagem não é para você.....mas cansei de postar(e acredito que alguns poucos também) aqui vídeos, notícias, informações relevantes, inclusive chamando a atenção dos demais foristas para a importancia da informação....mas como tudo que interessa é FX, é o caça X,Y,Z...ninguém presta a atenção e passa batido....depois o mesmo vídeo, noticia, informação relevante sai em um grande jornal, Site, Blog...e o assunto volta a cena como que tendo aquele veículo a exclusividade...

Não faço isso para me vangloriar...quem me conhece sabe que não estou aqui pra isso...daqui pra frente....vou ficar na minha e repassarei informações relevantes apenas àqueles que se disponham a recebê-las :wink:

Abraços

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20298 Mensagem por Alfredo762 » Seg Out 05, 2009 1:35 am

Caros

Vocês estão se afogando na maionese.

- Os EUA não precisam ajudar os suecos para vencer o Fx. Tanto é que na Índia eles melaram quem? Os suecos!!! Os EUA já ganharam essa faz muito tempo, quando saiu o shortlist e o Su-35 não estava lá 8-] . Depois disso, eles ficaram calminhos, calminhos. Antes, estavam muy nervosos.

- O Gripen NG não é uma MLU do C/D.

- A Saab não passa por problemas financeiros. Quem está mal é a Dassault, que está desesperada para vender o rafaleco CQC, custe o que custar.

- O NG será adotado pela Saab. Vocês entenderam muito bem a proposta sueca, mas estão se fazendo de desentendidos. E aí surge toda uma sorte de interpretações e teorias conspiratórias, que tanto já encheram.

- E por fim, eu não entendo esse desespero todo por causa do NG. Nunca vi um avião que não existe causar tanto medo em um lugar onde o rafaleco já venceu. Imaginem o caos que seria se o NG já voasse hoje.

Portanto, diminuam a velocidade antes que esse trem descarrile.


Alfredo




Sobram ufanistas e faltam patriotas.
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Alfredo762
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20299 Mensagem por Alfredo762 » Seg Out 05, 2009 1:45 am

Olá Orestes

Sei que foi um mal entendido e já solucionado. Mas sou obrigado a falar. Acompanho o Fx desde 1996. Naquela época, não tínhamos fóruns e listas, então ficávamos conversando sobre o tema o dia inteiro em bares no fim de semana ou em shows aéreos.

De tudo que li até hoje, pude ver alguns jornalistas bons. Outros ruins. Apareceram os entusiastas com seus sites. Alguns bons e outros ruins. Com o acesso da massa à net, surgiu uma infinidade de blogs perdidos. Assim como "especialistas" e "gente que trabalha para o governo" que proliferam em fóruns e listas. Os mais velhos de net sabem muito bem disso.

Do nada, temos um mar de gente "especializada" que escreve falácia. Daquelas bem peludas.

Desse povo todo eu posso dizer, categoricamente: o Vinícius jamais foi um vendido.

Eu faço questão de dizer isso, pois assim como outros poucos, acompanho isso há mais de uma década e nunca vi o Vinícius partir para essa artimanha.

Novamente, peço desculpas por puxar o assunto que já está resolvido (só agora pude ler as mensagens, que não foram poucas), mas não podia deixar de dizer isso quando a paixão oprime a razão uma vez que vemos os verdadeiros vendidos escrevendo bullshit por aí e saindo incólumes de quaisquer críticas.

Temos que respeitar as notícias quando elas não coadunam com nossos desejos. Isso digo para todos e inclusive a mim.


Forte Abraço!
Alfredo




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czarccc
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20300 Mensagem por czarccc » Seg Out 05, 2009 3:24 am

AlbertoRJ escreveu:Perspectivas da Força Aérea Sueca:
The future of the Swedish Air Force is today uncertain. With the collapse of the only military threat, the Soviet Union and the end of the Cold War, massive budget cuts have been made in the Swedish armed forces. The Swedish government have also decided to cut back on the Air Force and its fighters. Of the now 138 fighter planes in service about 100 will form the future Swedish Air Force. Some orders have been made on the helicopter side and about 40 new units will join the air force in the next coming years. Saab has also joined the EU project for the unmanned future stealth plane Dassault nEUROn.

In May 2008 further cuts in the Swedish armed forces were announced. Soon after this the Supreme Commander of the Swedish Armed Forces, Håkan Syrén, stated that even more Gripen fighters could be retired. The suggested number of fighters in the future Swedish air force is now about 60.[2]. If this becomes a reality the Swedish air force will have 144 Gripen fighters to retire. The price for one Gripen multirole fighter in 2006 was 76.1 million US$ which suggests that the Swedish armed forces would have spent more than 11 billion dollars (not including the development costs) on aircraft that were never used. One of Sweden's three existing fighter wings could also be closed. F 21 in Luleå or F 17 in Ronneby is a suggested option for this [3] .

However in 13 September 2008 the swedish government announced that no further regiments in the Swedish armed forces would be closed in the next coming years [4]. If this means that 100 Gripen fighters and not 60 will remain in active duty remains to be seen.
[]'s

Preço bem próximo ao do estudo que os gripeiros tentaram desqualificar pela nacionalidade do autor...




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pauloguita
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20301 Mensagem por pauloguita » Seg Out 05, 2009 7:06 am

orestespf escreveu:
cb_lima escreveu: Recíproca é verdadeira mestre...

Excelentes posts [100]

Pois é,

Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?

Eu ia ficar muito P... da vida porque afinal na Suécia $$$$ do contribuinte é coisa séria (mesmo!!).

Gente, botem a cabeça para pensar...

São aeronaves de alto-desempenho, no caso do Gripen ainda sendo maior, com aquele FBW que todo mundo sabe que dá uma dor de cabeça danada.... imagina em uma aeronave maior, com mais combustível, levando mais carga alar?

Isso por si só (sem contar uma centena de outros aspectos) já me faria colocar as barbas de molho!

Caramba Srs,

Não conseguimos nem colocar o SP para funcionar direito depois de tanto tempo... Troca eixo, troca isso troca aquilo... o que mais ouvi dizer é a palavra "troca"...

Imagina algo tão delicado e complexo como uma aeronave de caça aonde espaço é luxo e os equipamentos eletrônicos tem que funcionar todos em sintonia sem margem de erro ao mesmo tempo?

Os Suecos então devem patentear esse milagre antes que o pessoal do PAK ou do F-35 veja isso...

Sério. Usem o senso crítico, não se deixem levar pelos PPTs da vida e mais um café com biscoito e um almoço em BSB.

Além de Pins, bonés, gravatas e chaveiros... (mundo aonde o NG é uma realidade).

Senso crítico Srs.

[]s
CB_Lima
Lima, perfeito, muito bom mesmo!!!!

Só deixo uma dúvida que estou tendo: os que apoiavam abertamente o F/A-18 SH parecem estar apoiando o Gripen NG, ou estou errado? Acho estranho tal coisa sintomática, e que não digam que os russófilos fizeram a mesma coisa em relação ao Rafale, algo que não se aplica, visto que o SU-35 não está na disputa e o caça americano sim. Legal isso, né? :lol: :lol:

Só entre nós, tá, Lima, não conte pra ninguém: mas acho que os americanos jogaram a toalha de vez e estão apoiando os suecos simplesmente para que o Rafale não vença em hipótese alguma. Por isso muitos dizem que a disputa está polarizada entre Rafale e Gripen NG, mas não está mesmo, a disputa claramente está entre França e EUA.


Grande abraço,

Orestes, "o escaldado, até com "alguns"".
To fora desta amigo Orestes.
Para mim, o SH é melhor. Mas ai veio a tona muita coisa que eu desconhecia, sobre diversos boicotes que sofremos.
A partir de agora fico esperando a decisão da FAB/GF, seja ela qual for, vai ser o que vou estar defendendo.

Abraços




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20302 Mensagem por helio » Seg Out 05, 2009 7:56 am

pauloguita escreveu:
orestespf escreveu: Lima, perfeito, muito bom mesmo!!!!

Só deixo uma dúvida que estou tendo: os que apoiavam abertamente o F/A-18 SH parecem estar apoiando o Gripen NG, ou estou errado? Acho estranho tal coisa sintomática, e que não digam que os russófilos fizeram a mesma coisa em relação ao Rafale, algo que não se aplica, visto que o SU-35 não está na disputa e o caça americano sim. Legal isso, né? :lol: :lol:

Só entre nós, tá, Lima, não conte pra ninguém: mas acho que os americanos jogaram a toalha de vez e estão apoiando os suecos simplesmente para que o Rafale não vença em hipótese alguma. Por isso muitos dizem que a disputa está polarizada entre Rafale e Gripen NG, mas não está mesmo, a disputa claramente está entre França e EUA.


Grande abraço,

Orestes, "o escaldado, até com "alguns"".
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Para mim, o SH é melhor. Mas ai veio a tona muita coisa que eu desconhecia, sobre diversos boicotes que sofremos.
A partir de agora fico esperando a decisão da FAB/GF, seja ela qual for, vai ser o que vou estar defendendo.

Abraços
Para mim continua sendo o F18
Entretanto, como já afirmei, avião por avião acho que o Rafale é excelente exceto por um defeito crucial: é frances!!!!

Abraços
Hélio




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20303 Mensagem por Franz Luiz » Seg Out 05, 2009 8:00 am

Alfredo762

Já que tocou no assunto "estar vendido" novamente.
Aqui no interior de SP a força de expressão "estar vendido" em uma situação
quer dizer simplesmente que a pessoa está em uma situação que ela pensa
entender mas está sem saber exatamente o que está acontecendo.
Não tem nada a ver com venal ou corrompido. Puro regionalismo.
E mais. É muito utilizada aqui e não gera esse problema todo.
Orestes, apenas para eslcarecer. Sei que não precisa de "defesa".
Um abraço

Franz Luiz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20304 Mensagem por crubens » Seg Out 05, 2009 8:03 am

Para mim continua sendo o F18
Entretanto, como já afirmei, avião por avião acho que o Rafale é excelente exceto por um defeito crucial: é frances!!!!

E vive la France !!! :mrgreen:




"Tudo que é necessário para que o mal triunfe, é que os homens de bem nada façam". Edmund Burke

'O que me preocupa não é o grito dos maus, é o silêncio dos bons.' Martin Luther King

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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20305 Mensagem por Skyway » Seg Out 05, 2009 8:14 am

GERSON VICTORIO escreveu:
GustavoB escreveu: :shock: :shock: :shock:
E eu que achava que a FAB ia querer o F-18.
Seria bom todo mundo ver isso. Esclarecedor, atualizado e informativo.

Gustavo,

Não viram por que não quiseram.

viewtopic.php?f=1&t=15045&start=30

sobre o vídeo..FUI O PRIMEIRO A DISPONIBILIZAR AO CONHECIMENTO DE TODOS AQUI, E ACREDITO QUE MUITO ANTES DE OUTROS FÓRUNS, BLOG, E SITE DEDICADO AO ASSUNTO DEFESA.

Não quero parecer pretencioso...e me desculpe se pareço rude...e entenda que esta mensagem não é para você.....mas cansei de postar(e acredito que alguns poucos também) aqui vídeos, notícias, informações relevantes, inclusive chamando a atenção dos demais foristas para a importancia da informação....mas como tudo que interessa é FX, é o caça X,Y,Z...ninguém presta a atenção e passa batido....depois o mesmo vídeo, noticia, informação relevante sai em um grande jornal, Site, Blog...e o assunto volta a cena como que tendo aquele veículo a exclusividade...

Não faço isso para me vangloriar...quem me conhece sabe que não estou aqui pra isso...daqui pra frente....vou ficar na minha e repassarei informações relevantes apenas àqueles que se disponham a recebê-las :wink:

Abraços

Gerson
Gerson, concordo integralmente contigo.

Postamos coisas aqui no Fórum muitas vezes em primeira mão, mas ninguém da a mínima importância. Aí a mesmíssima informação sai em algum outro site ou revista/jornal, e aí sim o pessoal do DB leva em consideração e discutem o assunto.

Fiquei bolado com isso recentemente, quando eu vim aqui e falei em primeira mão pra levarem a sério um boato sobre a companhia aérea de BSB que pretende operar aeronaves russas....ninguem deu importância alguma! Aí a mesma informação sai em um site e ganha até tópico exclusivo na seção Aviação Civil! :shock: :roll: E pra completar, como se fosse novidade...novidade que eu adiantei aqui umas duas semanas antes.

Vejo isso acontecer tambem quando membros pegam notícias sobre defesa para postar nos tópicos. Na maioria das vezes os membros pegam notícias de outros sites na internet quando no próprio site do DB tem essa mesma notícia e várias vezes postada a uns dois dias!

Bom, esse espaço não é o melhor lugar pra discutir esse tipo de assunto, foi mais um desabafo mesmo....mas é bom porque pelo menos aqui na aéreas o pessoal lê mais o que se escreve.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20306 Mensagem por Franz Luiz » Seg Out 05, 2009 8:45 am

Bom dia aos amigos

Por favor, me tirem uma dúvida (afinal não sou piloto, apenas entusiasta):

Se o RAFALE, aqui chegando, ficará no chão por causa do apertado orçamento da FAB,
como é que esta mesma FAB terá dinheiro para concluir o desenvolvimento de um caça
avançado, comprar 36 deles e operá-los por 40 anos.
Quer dizer então que a FAB não tem dinheiro para operar um avião com CLS e tem para finalizar o caro desenvolvimento do NG-BR?
Incoerência ou informação propositalmente truncada?
Agora começo a entender melhor diversas coisas.
Pois se não haverá dinheiropara operar o Rafale, muito menos haverá para
terminarmos o desenvolvimento do NG-BR. Ou então terminaremos o programa
lá por 2030.
Quando alguns amigos aqui se preocupam em repetir o histórico AMX finalmente começo
a entende-los.
Pois, usando apenas lógica, quando um forista defender outro caça em vez do Rafale, usando para isto seu alto custo operacional e o baixo orçamento da FAB, na verdade ele quer é nos pôr medo para fugirmos da aventura NG-BR. É isso?
Graças aos amigos da prórpia SAAb e da COPAC (que colocou o desnvolvimento de um caça
na short list), cai por terra o mito da falta dedinheiro para operaro Rafale, ou qualquer outro.

Franz Luiz




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20307 Mensagem por DELTA22 » Seg Out 05, 2009 8:57 am

Skyway escreveu: Gerson, concordo integralmente contigo.

Postamos coisas aqui no Fórum muitas vezes em primeira mão, mas ninguém da a mínima importância. Aí a mesmíssima informação sai em algum outro site ou revista/jornal, e aí sim o pessoal do DB leva em consideração e discutem o assunto.

Fiquei bolado com isso recentemente, quando eu vim aqui e falei em primeira mão pra levarem a sério um boato sobre a companhia aérea de BSB que pretende operar aeronaves russas....ninguem deu importância alguma! Aí a mesma informação sai em um site e ganha até tópico exclusivo na seção Aviação Civil! :shock: :roll: E pra completar, como se fosse novidade...novidade que eu adiantei aqui umas duas semanas antes.

Vejo isso acontecer tambem quando membros pegam notícias sobre defesa para postar nos tópicos. Na maioria das vezes os membros pegam notícias de outros sites na internet quando no próprio site do DB tem essa mesma notícia e várias vezes postada a uns dois dias!

Bom, esse espaço não é o melhor lugar pra discutir esse tipo de assunto, foi mais um desabafo mesmo....mas é bom porque pelo menos aqui na aéreas o pessoal lê mais o que se escreve.

Um abraço.
Isso não ocorreu. Me importei com a noticia. Você publicou o "furo" dia 4/9 e eu ainda coloquei uma reportagem do dia 27/08, do Correio Brasiliense, disse que a noticia já havia sido publicada inclusive com a descrição das aeronaves russas que viriam. No entanto sua resposta foi: "Pois é, mas ainda não passa de boato, já que a ANAC não reconhece a existência dessa empresa." Olha só:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... r#p4929872

[]'s.




Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Out 05, 2009 9:05 am, em um total de 2 vezes.
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20308 Mensagem por Corsário01 » Seg Out 05, 2009 8:59 am

Não entendi porque a mencionar o Vinicius. Em momento algum o mesmo foi citado e quando o é, sabe se posicionar sem que ninguém precise fazê-lo. Apenas para pontuar.

Orestes meu irmão, vc como tantos outros aqui, precisam urgentemente aprender a respeitar o gosto dos outros. A expressão "Gado" muito usada ultimamente, isto para mim não se aplica.

Tenho as minhas convicções e meus gostos pessoais. Se gostar do SH é ofensa, me perdoe, mas acessa o DB quem quer. Se depois de ver alguns videos sobre boicote me fizeram optar por "gostar" do Gripen é ofensa, me perdoe, acessa o DB quem quer.

Agora, pontuar inverdades sobre a proposta e querer colocar que o caça que vc gosta é que é o certo, e que o caça que outros gostam é errado, é que não está certo.

O ser humano é mutante por natureza. Ele se adapta a todo tipo de situação, portanto, para os que ontem gostavam do SU-35 ou SH e hoje gostam de outro modelo, isso é uma coisa natural.
Vc coloca como se fosse um absurdo a pessoa passar a gostar de outro modelo que não seja o que vc acha certo.
Meu amigo, respeite o DIREITO dos outros de pensar diferente de vc. OK?
E isso vale para todos os que pensam igual a vc.

Estamos num espaço democrático em que podemos nos expressar favoráveis a qualquer modelo.

Vc fez algumas colocações e eu te respondi de imediato. Vc reclamou que todos os meus posts eram favoráveis ao Gripen. Caro amigo, se eu entendo que o Gripen NG é o melhor para a FAB - Embraer e para o meu país, não mudarei de idéia por que outros optaram por outro modelo. Isso se chama Personalidade. Mudo por critérios meus e não como o "Gado".

Enfim, como a proposta da Dassault é muito obscura para não dizer escura e a da Suécia diz o que eu gostaria de ouvir de forma mais clara, opto por ela.

36 caças. 6 made in france e 30 montados no Brasil em sistema CKD.

Isso é TT? Sei lá, talvez como disse antes, eu não esteja enxergando TT aonde não tem.

Os suecos, caso o Brasil opte por eles, oferecem claramente que irão transferir a linha de montagem para a Embraer. Isso para mim é um ganho enorme para a Embraer, que certamente no futuro estará apta, após receber o conhecimento que hoje não dispõe, de junto com a FAB, projetar nossos futuros caças.

É verdade que eu posso estar 100% enganado. Mas eu vi as dificuldades que o governo teve para conseguir o financiamento para o NUKE. Não conseguiu 100% e teve que entrar junto.

O governo sueco chaga aqui, garante 100% de financiamento e vc quer que goste do Rafale, aonde não há nenhum indício de onde sairá o financiamento.

Posso parecer "vendido" afirmando essas coisas, mas foi o que eu vi e li que me faz pensar assim.

Portanto, gostaria de ter o meu direito de gostar do caça que eu quiser sem que vc me rotule por exercer este direito. Okapa?

Forte abraço camarada! :wink:




Editado pela última vez por Corsário01 em Seg Out 05, 2009 9:12 am, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20309 Mensagem por Edu Lopes » Seg Out 05, 2009 9:00 am

Aeronáutica conclui relatório sobre caças até o fim deste mês

Publicada em 04/10/2009 às 22h31m
Geralda Doca


BRASÍLIA - Antes de decidir sobre qual modelo o Brasil vai comprar para renovar a frota de caças da Força Aérea Brasileira (FAB), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva deverá convocar o Conselho de Defesa Nacional. O relatório final da FAB sobre os três modelos em disputa ficará pronto até o fim deste mês. O documento conterá avaliações técnicas de cada concorrente: o Rafale, da francesa Dassault, o Gripen, da sueca Saab e o americano F-18, da Boeing.

A Aeronáutica não indicará o aparelho escolhido - uma prerrogativa do presidente - mas dará nota para cada item considerado importante na compra, como a questão da transferência de tecnologia, além de avaliar o desempenho da aeronave.

- O presidente deve convocar o Conselho de Defesa para decidir - afirmou o comandante da Aeronáutica, brigadeiro Juniti Saito, ontem, após solenidade de troca da Bandeira Nacional, na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo o militar, o objetivo é concluir o relatório da FAB até o fim de outubro.

Criado em 1991, o Conselho de Defesa Nacional é um órgão de consulta do presidente da República que tem como secretário-executivo o chefe do Gabinete de Segurança Institucional e é integrado pelo vice-presidente da República, pelos presidentes da Câmara e Senado, e pelos ministros da Justiça, das Relações Exteriores, da Fazenda e do Planejamento, além dos comandantes militares. O presidente poderá convocar todo o Conselho ou ouvir integrantes em separado, dependendo do assunto.

O anúncio precipitado da opção pelo Rafale, feito pelo presidente Lula há quase um mês, durante a visita do presidente da França Nicolas Sarkozy ao Brasil, acabou gerando um mal-estar. Diante disso, o governo recuou e abriu um prazo de renegociação com as três empresas que estavam na disputa. Na última sexta-feira, elas apresentaram as propostas melhoradas.

Com as novas ofertas em mãos, uma comissão da FAB, com a ajuda de mais de 60 especialistas em diversas áreas, fará uma nova avaliação das propostas e irá elaborar o relatório final de análise técnica das aeronaves concorrentes. O documento será apresentado ao Alto Comando da Aeronáutica e ao ministro da Defesa, Nelson Jobim, que o entregará ao presidente Lula.

Fonte: http://oglobo.globo.com/pais/mat/2009/1 ... 903781.asp




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20310 Mensagem por Corsário01 » Seg Out 05, 2009 9:07 am

Franz Luiz escreveu:Bom dia aos amigos

Por favor, me tirem uma dúvida (afinal não sou piloto, apenas entusiasta):

Se o RAFALE, aqui chegando, ficará no chão por causa do apertado orçamento da FAB,
como é que esta mesma FAB terá dinheiro para concluir o desenvolvimento de um caça
avançado, comprar 36 deles e operá-los por 40 anos.
Quer dizer então que a FAB não tem dinheiro para operar um avião com CLS e tem para finalizar o caro desenvolvimento do NG-BR?
Incoerência ou informação propositalmente truncada?
Agora começo a entender melhor diversas coisas.
Pois se não haverá dinheiropara operar o Rafale, muito menos haverá para
terminarmos o desenvolvimento do NG-BR. Ou então terminaremos o programa
lá por 2030.
Quando alguns amigos aqui se preocupam em repetir o histórico AMX finalmente começo
a entende-los.
Pois, usando apenas lógica, quando um forista defender outro caça em vez do Rafale, usando para isto seu alto custo operacional e o baixo orçamento da FAB, na verdade ele quer é nos pôr medo para fugirmos da aventura NG-BR. É isso?
Graças aos amigos da prórpia SAAb e da COPAC (que colocou o desnvolvimento de um caça
na short list), cai por terra o mito da falta dedinheiro para operaro Rafale, ou qualquer outro.

Franz Luiz
Franz, realmente pode parecer isso que vc colocou, mas não foi esta a intenção.
Na realidade, todos os custos de um bi-motor são pesados. O M2000C quando chegou, trouxe algumas surpresas para o pessoal da graxa. Surpresas que na França não existiam, apenas aqui. Quando afirmo que eles voarão pouco, é porque o Rafale não é como um Esquilo que é um "Fusca" que voa por todo o Brasil.

Um amigo num post anterior colocou que o Esquilo é frances e se ele voa o Brasil todo, o mesmo não poderia ser caro de manter. É verdade. Mas, como toda verdade tem seus detalhes, o mesmo não acontece com o Pantera e nem com o Cougar.E todos são franceses. E a frase: Tirando as peças, tudo francês é tão baratinho! Foi uma brincadeira para alguns daqui do fórum.

Se optarmos pelo Rafale, ótimo. Que ele venha e que o Brasil GANHE de verdade com a proposta francesa. Mas os custos de manutenção não serão baixos.

Gosto muito do motor F404 e tenho mil ressalvas do Snecma. Vc perguntaria porque? E eu diria que por tudo o que já ouvi deles em termos de confiabilidade e manutenção, prefiro a GE. Isso é gosto pessoal, ninguém tem que aceitar, estou apenas pontuando o porque eu gosto da opção NG.

Espero ter me feito entender.

Abraços,




Editado pela última vez por Corsário01 em Seg Out 05, 2009 9:17 am, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
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