TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20281 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Out 04, 2009 11:49 pm

Orestes é publico e notório que eu sempre fui a favor do SH na FAB e na MB. Mas, depois de alguns vetos aqui e acolá, fui obrigado a entender que o SH é bom para mim, mas não para meu país.
E você não percebe a incoerência ao defender o Gripen-NG com o mesmo motor?
E cara, grana se arruma, mas peças vetadas e bloqueadas não.
A diferença é que um tipo de "hangaramento" nós podemos solucionar pela nossa vontade, o outro não. :wink:

Então, o motor GE é muito menos confiável, entende?

Desculpe a intromissão. :mrgreen:




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20282 Mensagem por Antunes » Dom Out 04, 2009 11:49 pm

Cara na boa... se a FAB comprar um caça que não tem condições de manter é bem feito para ela. E o contrato está ai para isso. Se fizeram o dever de casa, vao ir bem nessa.




Editado pela última vez por Antunes em Dom Out 04, 2009 11:52 pm, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20283 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:50 pm

orestespf escreveu:
Corsário01 escreveu:CB Lima.

Se o Secretário de Estado da Suécia vem ao Brasil para afirmar que o governo sueco está fechado com tudo o que foi ofertado, como vc afirma que o governo sueco não sabe de nada?
Confesso que não entendi.
Padilha, o Secretário de Estado da Suécia bem ao Brasil pra falar com quem? Com a imprensa ou com o governo?
É vc quem está pedindo:

Tivemos uma reunião com o pessoal da comissão das relações exteriores de defesa e com a comissão de ciência e tecnologia.
Durante aquela reunião e também na reunião com o Ministro da Defesa, Sr Nelson Jobim, tivemos a oportunidade de dar as informações completas sobre o Gripen NG.


Tá bom pra vc agora?




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20284 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:52 pm

Antunes escreveu:Cara na boa... se a FAB comprar um caça que não tem condições de manter é bem feito para ela. E o contrato está ai para isso. Se fizeram o dever de casa, vao ira bem nessa.
Cuidado, pois a FAB poderá ter que voar algo que ela não decidiu. :twisted:




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20285 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:54 pm

Carlos Mathias escreveu:
Orestes é publico e notório que eu sempre fui a favor do SH na FAB e na MB. Mas, depois de alguns vetos aqui e acolá, fui obrigado a entender que o SH é bom para mim, mas não para meu país.
E você não percebe a incoerência ao defender o Gripen-NG com o mesmo motor?
E cara, grana se arruma, mas peças vetadas e bloqueadas não.
A diferença é que um tipo de "hangaramento" nós podemos solucionar pela nossa vontade, o outro não. :wink:

Então, o motor GE é muito menos confiável, entende?

Desculpe a intromissão. :mrgreen:
Assim sendo os nossos navios tb vão parar de navegar?

Não acho que o motor seja algo sujeito a veto, se assim o for, teremos 5 navios "hangarados" tb.




Editado pela última vez por Corsário01 em Dom Out 04, 2009 11:54 pm, em um total de 1 vez.
Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20286 Mensagem por Antunes » Dom Out 04, 2009 11:54 pm

Ai ai, paciencia!!! A FAB - foi a FAB não GF - a FAB fez o short list, se eles não quisessem / pudessem operar o Rafale ele não estaria na short list e nunca voaria por aqui!!




"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20287 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:56 pm

Antunes escreveu:Ai ai, paciencia!!! A FAB - foi a FAB não GF - a FAB fez o short list, se eles não quisessem / pudessem operar o Rafale ele não estaria na short list e nunca voaria por aqui!!
Beleza Antunes.

Rafale na cabeça!!!

Mas se depois não voarem, lembre-se de: Ai ai paciência e tales.ok? :mrgreen:




Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20288 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:57 pm

Corsário01 escreveu: É vc quem está pedindo:

Tivemos uma reunião com o pessoal da comissão das relações exteriores de defesa (este eu sei quem é 8-] ) e com a comissão de ciência e tecnologia (idem. 8-] ).
Durante aquela reunião e também na reunião com o Ministro da Defesa, Sr Nelson Jobim, tivemos a oportunidade de dar as informações completas sobre o Gripen NG. (Informações ao NJ? 8-] )


Tá bom pra vc agora?
Era só o que eu queria ouvir... 8-] 8-] 8-] 8-]




Editado pela última vez por orestespf em Seg Out 05, 2009 12:00 am, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20289 Mensagem por Antunes » Seg Out 05, 2009 12:00 am

Bem cada um com suas responsabilidades... não sou eu que faço orçamento da FAB, nem assino contratos.

Só para deixar claro, não sou radical, se vier NG ou SH fico muito feliz. Mas essa de que os caças vao ficar no chão por serem frances da licensa.... Eu voo uma charanga de asas rotativas americana e ela fica toda hora parada para manutenção, mesmo sendo civil, sei que a responsabilidade da manutenção, no final, é do operador.

Desculpe se fui indelicado.

Abraços




Editado pela última vez por Antunes em Seg Out 05, 2009 12:00 am, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20290 Mensagem por Corsário01 » Seg Out 05, 2009 12:00 am

orestespf escreveu:
Corsário01 escreveu: É vc quem está pedindo:

Tivemos uma reunião com o pessoal da comissão das relações exteriores de defesa e com a comissão de ciência e tecnologia.
Durante aquela reunião e também na reunião com o Ministro da Defesa, Sr Nelson Jobim, tivemos a oportunidade de dar as informações completas sobre o Gripen NG.


Tá bom pra vc agora?
Era só o que eu queria ouvir... 8-] 8-] 8-] 8-]
Bastava ter lido aqui:http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab

Alias, já viu a nova edição?

Tem muita coisa bacana. A Alide está sempre pronta para informar aos amigos sobre coisas que não aparecem todo dia por aqui. :twisted:




Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20291 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 12:01 am

Corsário01 escreveu: Bastava ter lido aqui:http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... rada-a-fab

Alias, já viu a nova edição?

Tem muita coisa bacana. A Alide está sempre pronta para informar aos amigos sobre coisas que não aparecem todo dia por aqui. :twisted:
Estou "censurado" pra ler algumas coisas, Padilha véio, sei que me entende. :wink:




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20292 Mensagem por Corsário01 » Seg Out 05, 2009 12:03 am

Antunes escreveu:Bem cada um com suas responsabilidades... não sou eu que faço orçamento da FAB, nem assino contratos.

Só para deixar claro, não sou radical, se vier NG ou SH fico muito feliz. Mas essa de que os caças vao ficar no chão por serem frances da licensa.... Eu voo uma charanga de asas rotativas americana e ela fica toda hora parada para manutenção, mesmo sendo civil, sei que a responsabilidade da manutenção, no final, é do operador.

Desculpe se fui indelicado.

Abraços
De jeito nenhum Antunes.

Como vc mencionou, a responsabilidade de manut. é do operador que será a FAB e que terá que se virar com o orçamento dela para voar algo que custa mais de 14 mil dólares a hora de vôo. Fora as peças. Tudo frances é tão baratinho.
Pergunta pro pessoal do GDA as mágicas que precisam fazer para manter os M2000C. Não é fácil voar equip. frances não.




Abraços,

Padilha
Carlos Mathias

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20293 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Out 05, 2009 12:17 am

Assim sendo os nossos navios tb vão parar de navegar?
Por agora, sim, até já estiveram, você soube, né?
Não acho que o motor seja algo sujeito a veto, se assim o for, teremos 5 navios "hangarados" tb.
Você acha que as ToTs serão só de motores aeronáuticos?
Acha que vamos ter que parar navios a cada troca de presidente prá sempre? Achas isso normal?
Cuidado, pois a FAB poderá ter que voar algo que ela não decidiu.
Ou pode voar o que ela decidiu, F-5M forever. :?




Avatar do usuário
Antunes
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 234
Registrado em: Sex Jul 31, 2009 5:48 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20294 Mensagem por Antunes » Seg Out 05, 2009 12:24 am

Corsário01 escreveu:
Antunes escreveu:Bem cada um com suas responsabilidades... não sou eu que faço orçamento da FAB, nem assino contratos.

Só para deixar claro, não sou radical, se vier NG ou SH fico muito feliz. Mas essa de que os caças vao ficar no chão por serem frances da licensa.... Eu voo uma charanga de asas rotativas americana e ela fica toda hora parada para manutenção, mesmo sendo civil, sei que a responsabilidade da manutenção, no final, é do operador.

Desculpe se fui indelicado.

Abraços
De jeito nenhum Antunes.

Como vc mencionou, a responsabilidade de manut. é do operador que será a FAB e que terá que se virar com o orçamento dela para voar algo que custa mais de 14 mil dólares a hora de vôo. Fora as peças. Tudo frances é tão baratinho.
Pergunta pro pessoal do GDA as mágicas que precisam fazer para manter os M2000C. Não é fácil voar equip. frances não.
Quanto a isso não tenho duvidas, equipamentos europeus são mais caros, normalmente. Só acho que tem mais com relação a operação do que origem do produto. Poderia tentar me informar, para ser preciso, e citar custos de operação dos Esquilos e Jet Rangers, até mesmo Dauphins, Pumas e Sikorskys... mas com isso só diria que aviação é cara mesmo, ainda mais aviação militar de caças.

Porém insisto em rebater suas criticas quanto a operar equipamentos franceses, se é tão mais caro e dificil por que a maioria dos operadores civis, onde tenho um pouco mais de noção, insistem em operar os helis franceses, no caso da Eurocopter? Mesmo a policia militar de SP que opera mais de uma duzia deles. E segundo oficiais, vem mais alguns por ai logo logo. Acho que isso já responde, a quantidade e portanto estrutura de apoio viabiliza, o que já não acontece com os M2000. E nos MIII devia ser ainda pior.

Pouco pode ser tazido disso para o F-X2. Mas como a coisa é seria, é definitiva -acho que da para dizer isso se for até 2040- acredito ser diferente. Acredito que vai ser mais bem organisado e sem contar a prioridade dada aos off-set comerciais, logistica é termo básico e evidente nas propostas. De todos os concorrentes.

Se não voarem, vou realmente ficar sem saber o que falar. Independente de quem for o F-X2.

Abraço

PS: "Fora as peças" bom desculpe se não sei de como isso funciona no mundo militar, mas até onde sei o custo/hora de voo ja tem o preço das peças incluido. Manutenção aeronautica é feito por hora; se uma peça tem vida util de 100 horas, 1% do valor da peça vai fazer parte do preço de cada hora. A menos que a peça falhe antes, o que seria muito problematico concorda? Ou se for uma peça que a manutenção não seja por hora. Obviamente inspeção ou manutenção preventiva é feita nessa peça bem antes das 100horas. Desculpe se estou "ensinando o padre a rezar missa", mas esse ponto não me pareceu claro no comentario.




Editado pela última vez por Antunes em Seg Out 05, 2009 12:39 am, em um total de 1 vez.
"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20295 Mensagem por orestespf » Seg Out 05, 2009 12:35 am

Corsário01 escreveu:Orestes, o fato de eu preferir o Gripen pelo ganho que a Embraer e outras empresas brasileiras poderão ganhar com isso, não é uma campanha, é apenas uma torcida pessoal.
Acho que a Embraer poderá ser altamente beneficiada com a vitória do Gripen.

Vc acha errado o Brasil entrar de parceiro e desenvolver um caça aqui. Eu acho que não. Acho que seria um salto muito grande de conhecimento para a Embraer.
Mas talvez eu esteja errado. :twisted:
Padilha, este post passou batido... Mas fiquei com dúvidas. Pergunto: quando você torcia pelo F/A-18 SH você estava errado então? Se sim, mais uma dúvida: por que estaria certo agora?

É que ando entendo pouco das coisas que ando vejo atualmente, teto baixo mesmo, ando precisando de ajuda dos amigos mutantes para me esclarecerem estes fatos recentes.

Outra coisa, fico penso como serão as coisas depois da divulgação do FX-2... Todos serão os mesmos ou a mutação é uma realidade? :shock: :shock: :shock:


Forte abraço,

Orestes




Responder