Corsário01 escreveu:Antunes escreveu:Bem cada um com suas responsabilidades... não sou eu que faço orçamento da FAB, nem assino contratos.
Só para deixar claro, não sou radical, se vier NG ou SH fico muito feliz. Mas essa de que os caças vao ficar no chão por serem frances da licensa.... Eu voo uma charanga de asas rotativas americana e ela fica toda hora parada para manutenção, mesmo sendo civil, sei que a responsabilidade da manutenção, no final, é do operador.
Desculpe se fui indelicado.
Abraços
De jeito nenhum Antunes.
Como vc mencionou, a responsabilidade de manut. é do operador que será a FAB e que terá que se virar com o orçamento dela para voar algo que custa mais de 14 mil dólares a hora de vôo.
Fora as peças. Tudo frances é tão baratinho.
Pergunta pro pessoal do GDA as mágicas que precisam fazer para manter os M2000C. Não é fácil voar equip. frances não.
Quanto a isso não tenho duvidas, equipamentos europeus são mais caros, normalmente. Só acho que tem mais com relação a operação do que origem do produto. Poderia tentar me informar, para ser preciso, e citar custos de operação dos Esquilos e Jet Rangers, até mesmo Dauphins, Pumas e Sikorskys... mas com isso só diria que aviação é cara mesmo, ainda mais aviação militar de caças.
Porém insisto em rebater suas criticas quanto a operar equipamentos franceses, se é tão mais caro e dificil por que a maioria dos operadores civis, onde tenho um pouco mais de noção, insistem em operar os helis franceses, no caso da Eurocopter? Mesmo a policia militar de SP que opera mais de uma duzia deles. E segundo oficiais, vem mais alguns por ai logo logo. Acho que isso já responde, a quantidade e portanto estrutura de apoio viabiliza, o que já não acontece com os M2000. E nos MIII devia ser ainda pior.
Pouco pode ser tazido disso para o F-X2. Mas como a coisa é seria, é definitiva -acho que da para dizer isso se for até 2040- acredito ser diferente. Acredito que vai ser mais bem organisado e sem contar a prioridade dada aos off-set comerciais, logistica é termo básico e evidente nas propostas. De todos os concorrentes.
Se não voarem, vou realmente ficar sem saber o que falar. Independente de quem for o F-X2.
Abraço
PS: "Fora as peças" bom desculpe se não sei de como isso funciona no mundo militar, mas até onde sei o custo/hora de voo ja tem o preço das peças incluido. Manutenção aeronautica é feito por hora; se uma peça tem vida util de 100 horas, 1% do valor da peça vai fazer parte do preço de cada hora. A menos que a peça falhe antes, o que seria muito problematico concorda? Ou se for uma peça que a manutenção não seja por hora. Obviamente inspeção ou manutenção preventiva é feita nessa peça bem antes das 100horas. Desculpe se estou "ensinando o padre a rezar missa", mas esse ponto não me pareceu claro no comentario.