TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
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Corsário01
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20266 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:25 pm

O que é estranho é agora a SAAB querer melar o FX2,
Aonde vc viu isso Bolovo???




Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20267 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:26 pm

Santiago escreveu:Prezado Orestes,

Não sou padilha, mas creio que quem arcará seremos nosotros também (junto com os suecos).
Imagine um sistema composto por Saab (ou Dassault ou Boeing) e fornecedores estrangeiros + fornecedores brasileiros:

1) Entram recursos financeiros do estado brasileiro no sistema

2a) Sai do sistema como produto primário caças em um certo prazo

2b) Como produtos secundários, talvez até mais importantes que os caças, dominio de novas tecnologias, recursos humanos altamente capacitados e empresas mais competitivas.

Quem administrará esse sistema: Dassault, Saab ou Boeing.
Como o sistema vai ser gerido para cumprir o proposto tem a ver com o know how de cada empresa.

O preço final da Saab pode ser menor do que o da Dassault ou da Boeing? Parece que esse tem sido o motivo da polêmica, não? Os suecos dizem que é mais barato. Se é verdade ou não a FAB e o GF avaliarão.

[]s
Ah tá, agora entendi, Jacques, o lance é bancar tudo com o dinheiro do contribuinte brasileiro. Agora fiquei "feliz". :mrgreen: :mrgreen:


Abração,

Orestes, "tentando uma vaga pra Fiesp". :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20268 Mensagem por Matheus » Dom Out 04, 2009 11:26 pm

Só para dar mais dados ao debate. A SAAF anunciou a compra em 99, sendo que o primeiro avião voou em 2005 (6 ANOS!). Apos isso, foi entregue a SAAF em 2006 para integração de sistemas da Africa do Sul, ficando pronto somente o ano passado! 9 anos meus amigos, para um caça que já estava pronto, sem produção local, isto com um país com uma indústria de defesa bem consolidada.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20269 Mensagem por Bolovo » Dom Out 04, 2009 11:28 pm

Corsário01 escreveu:
O que é estranho é agora a SAAB querer melar o FX2,
Aonde vc viu isso Bolovo???
É o que andaram falando por aí.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20270 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:29 pm

Não vi o governo sueco dar garantias...
Apresentaram é o CEO da Saab que falou pela empresa.
Se vc não leu que o Governo sueco enviou um Secretário de Estado - Sr Hakan Jevrell - ao Brasil para dar a garantia do governo sueco a proposta da SAAB, o que posso dizer?




Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20271 Mensagem por Bolovo » Dom Out 04, 2009 11:31 pm

Matheus escreveu:Só para dar mais dados ao debate. A SAAF anunciou a compra em 99, sendo que o primeiro avião voou em 2005 (6 ANOS!). Apos isso, foi entregue a SAAF em 2006 para integração de sistemas da Africa do Sul, ficando pronto somente o ano passado! 9 anos meus amigos, para um caça que já estava pronto, sem produção local, isto com um país com uma indústria de defesa bem consolidada.
Mas esse prazo foi pedido pelos próprios sulafricanos, Matheus.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20272 Mensagem por Matheus » Dom Out 04, 2009 11:33 pm

ok, Bolovo, era isso que eu estava procurando.




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20273 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:33 pm

cb_lima escreveu: Recíproca é verdadeira mestre...

Excelentes posts [100]

Pois é,

Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?

Eu ia ficar muito P... da vida porque afinal na Suécia $$$$ do contribuinte é coisa séria (mesmo!!).

Gente, botem a cabeça para pensar...

São aeronaves de alto-desempenho, no caso do Gripen ainda sendo maior, com aquele FBW que todo mundo sabe que dá uma dor de cabeça danada.... imagina em uma aeronave maior, com mais combustível, levando mais carga alar?

Isso por si só (sem contar uma centena de outros aspectos) já me faria colocar as barbas de molho!

Caramba Srs,

Não conseguimos nem colocar o SP para funcionar direito depois de tanto tempo... Troca eixo, troca isso troca aquilo... o que mais ouvi dizer é a palavra "troca"...

Imagina algo tão delicado e complexo como uma aeronave de caça aonde espaço é luxo e os equipamentos eletrônicos tem que funcionar todos em sintonia sem margem de erro ao mesmo tempo?

Os Suecos então devem patentear esse milagre antes que o pessoal do PAK ou do F-35 veja isso...

Sério. Usem o senso crítico, não se deixem levar pelos PPTs da vida e mais um café com biscoito e um almoço em BSB.

Além de Pins, bonés, gravatas e chaveiros... (mundo aonde o NG é uma realidade).

Senso crítico Srs.

[]s
CB_Lima
Lima, perfeito, muito bom mesmo!!!!

Só deixo uma dúvida que estou tendo: os que apoiavam abertamente o F/A-18 SH parecem estar apoiando o Gripen NG, ou estou errado? Acho estranho tal coisa sintomática, e que não digam que os russófilos fizeram a mesma coisa em relação ao Rafale, algo que não se aplica, visto que o SU-35 não está na disputa e o caça americano sim. Legal isso, né? :lol: :lol:

Só entre nós, tá, Lima, não conte pra ninguém: mas acho que os americanos jogaram a toalha de vez e estão apoiando os suecos simplesmente para que o Rafale não vença em hipótese alguma. Por isso muitos dizem que a disputa está polarizada entre Rafale e Gripen NG, mas não está mesmo, a disputa claramente está entre França e EUA.


Grande abraço,

Orestes, "o escaldado, até com "alguns"".




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20274 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:33 pm

Matheus escreveu:Só para dar mais dados ao debate. A SAAF anunciou a compra em 99, sendo que o primeiro avião voou em 2005 (6 ANOS!). Apos isso, foi entregue a SAAF em 2006 para integração de sistemas da Africa do Sul, ficando pronto somente o ano passado! 9 anos meus amigos, para um caça que já estava pronto, sem produção local, isto com um país com uma indústria de defesa bem consolidada.
Matheus, vc saberia informar como foi o fluxo financeiro entre a SAAF e a SAAB durante estes anos?
Tipo assim: A grana saia em dia ou houveram atrasos?

Apenas para pontuar. Temos que saber das variaveis antes de assumir algo como verdade absoluta. OK? 8-]




Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20275 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:33 pm

Corsário01 escreveu: Parece que não fui claro o suficiente. O NG não é um ABCD. Ele é como um F18 que evoluiu para o SH. Ele é um pouco maior, possui uma nova asa, novo motor, e novos sistemas, que o farão voar mais longe, mais rápido e com uma carga paga maior. Basicamente isso. Maiores informações sobre estrutura e etc, por favor enviem email para a SAAB, pois ela só forneceu essas infos. :wink:

A verdade é que ambos os caças Rafa e NG, possuem pontos positivos e negativos. Mas volto a perguntar:

Quem bancará o programa francês????

O Sueco nós já sabemos. 8-]
Sei... :lol: :lol: :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20276 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:35 pm

Corsário01 escreveu:CB Lima.

Se o Secretário de Estado da Suécia vem ao Brasil para afirmar que o governo sueco está fechado com tudo o que foi ofertado, como vc afirma que o governo sueco não sabe de nada?
Confesso que não entendi.
Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?
Padilha, o Secretário de Estado da Suécia bem ao Brasil pra falar com quem? Com a imprensa ou com o governo?




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20277 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 11:37 pm

Corsário01 escreveu:
Não vi o governo sueco dar garantias...
Apresentaram é o CEO da Saab que falou pela empresa.
Se vc não leu que o Governo sueco enviou um Secretário de Estado - Sr Hakan Jevrell - ao Brasil para dar a garantia do governo sueco a proposta da SAAB, o que posso dizer?
Padilha, eu não estive na palestra mas li a sua matéria e gostei muito.
Sinceramente, posso até ter perdido algo, mas não li que o governo sueco estivesse garantindo alguma coisa.
Pelo menos não foram taxativos quanto à isso.
Por certo estão apoiando uma indústria sueca.

Já o Presidente francês, segundo dizem, garantiu tecnologia e preço por escrito ao Presidente Lula.

[]'s




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20278 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:41 pm

Corsário01 escreveu: Entendo o que vc quer dizer. Sei que para muitos o Rafale já levou. Para mim tudo bem, eu quero o melhor para a FAB e de quebra o melhor para a Ind. Brasileira.
Só não concordo com a campanha para desacreditar a SAAB. Não a vejo como uma empresa venal e por isso não concordo com muitas coisas que são colocadas, pois, do jeito que colocam aqui, os franceses são como santos que nos salvarão do DEMO. :twisted: trocadilho sem vergonha esse. :twisted:

A GE autorizou a SAAB a colocar no BAFO que o overhall dos 414 serão feitos no Brasil.
Padilha véio, Padilha véio... Campanha para desacreditar a SAAB??? O amigo está brincando comigo, né? Até você entrou na luta para promover a SAAB, pows!!! Veja quantos posts seu nesta linha!! :lol: :lol:




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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20279 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:41 pm

Orestes é publico e notório que eu sempre fui a favor do SH na FAB e na MB. Mas, depois de alguns vetos aqui e acolá, fui obrigado a entender que o SH é bom para mim, mas não para meu país.

Gostar do Gripen mais do que o Rafale é puramente por uma questão de custos. Podem falar o que quiserem, mas nunca um bimotor será mais barato de operar que um mono, ainda mais, um mono usando a turbina mais confiável do planeta.
Como usamos a mesma na versão naval, não vejo porque não possamos ter um avião usando turbina GE.
Não gosto da Snecma e apesar de entender que os franceses fizeram o dever de casa certinho, desenvolvendo seus equip. militares sem depender dos EUA, por exemplo, não concordo com o preço FRANÇA do FX-2.

Espero estar 100% errado e vir a fazer um mea culpa no futuro, caso o Rafale efetivamente vença a parada. Mas acho que veremos 36 Rafales voando muito pouco devidos a seu custo de manutenção alto. Volto a dizer. Espero estar errado, mas esta certeza só depois do anuncio do FX-2. :wink:




Abraços,

Padilha
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Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20280 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:47 pm

Orestes, o fato de eu preferir o Gripen pelo ganho que a Embraer e outras empresas brasileiras poderão ganhar com isso, não é uma campanha, é apenas uma torcida pessoal.
Acho que a Embraer poderá ser altamente beneficiada com a vitória do Gripen.

Vc acha errado o Brasil entrar de parceiro e desenvolver um caça aqui. Eu acho que não. Acho que seria um salto muito grande de conhecimento para a Embraer.
Mas talvez eu esteja errado. :twisted:




Abraços,

Padilha
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