TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20251 Mensagem por Penguin » Dom Out 04, 2009 11:00 pm

cb_lima escreveu:
Santiago escreveu:Prezado Orestes,

Não sou padilha, mas creio que quem arcará seremos nosotros também (junto com os suecos).
Imagine um sistema composto por Saab (ou Dassault ou Boeing) e fornecedores estrangeiros + fornecedores brasileiros:

1) Entram recursos financeiros do estado brasileiro no sistema

2a) Saem do sistema como produtos primários caças em um certo prazo

2b) Como produtos secundários, talvez até mais importantes que os caças, dominio de novas tecnologias, recursos humanos altamente capacitados e empresas mais competitivas.

Quem administrará esse sistema: Dassault, Saab ou Boeing.
Como o sistema vai ser gerido para cumprir o proposto tem a ver com o know how de cada empresa.

O preço final da Saab pode ser menor do que o da Dassault ou da Boeing? Parece que esse tem sido o motivo da polêmica, não? Os suecos dizem que é mais barato. Se é verdade ou não a FAB e o GF avaliarão.

[]s
Mas Santiago,

O parlamento sueco nem sabe o que é Gripen NG ainda... (não está inserido nos planos dos caras e lá não é País que faz coisa sem plano bem-feito!)...

Não existe nenhuma garantia que eles vão bancar essa donzela segundo as espectativas da SAAB.

Além do mais, tudo isso para uma aeronave de 4 Geração!!

Eu tenho aquela frase popular na minha cabeça: " - Boi de Piranha!" e é isso que me parece com essa donzela.

Sei lá... para mim F-X se faz "hoje" com aeronaves de "hoje"... o que me preocupa é gastar bilhões com algo que quando ficar pronto daqui vai ser igual ao Rafale e ao F-18 :| (ou pior o que é beeeeem possível!)

[]s
CB_Lima
CB,

O que é então que altos membros do Governo Sueco estão propondo ao Brasil?
O NG começou o seu desenvolvimento bem antes dele ser oferecido ao Brasil, no F-X2, com recursos do Governo Sueco e da Saab.

As garantias, que devem existir (caso contrario tb não compraria), devem ser dadas em alto nível e não pelos jornais.

[]s




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20252 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:00 pm

A verdade o importante é que a industria brasileira ganhe com o FX-2. E acho que com a experiência do R-99, poderemos queimar muitas etapas de integração.




Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20253 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 11:00 pm

Santiago escreveu:Claramente há algo nebuloso na TdT da Dassault, com componentes fabricados na França e apenas montados aqui, no 1o lote (30).

OBS.: Os 6 primeiros serão fabricados por lá.
Nebuloso mas garantido pelo governo francês, que pagou 70% do desenvolvimento do caça.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20254 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 04, 2009 11:01 pm

Corsário01 escreveu:CB Lima.

Se o Secretário de Estado da Suécia vem ao Brasil para afirmar que o governo sueco está fechado com tudo o que foi ofertado, como vc afirma que o governo sueco não sabe de nada?
Confesso que não entendi.
Imagina só se eu sou do parlamento Sueco e aprovei uma porrada de $$$$$ para comprar mais NG sabendo que essa barganha está sendo desenvolvida pela SAAB e ninguém me contou nada?
Padilha... Suécia é diferente de Brasil...

De acordo com os Vinicius o parlamento sueco não aprovou o NG como parte do planejamento estratégico do país meu amigo.

Secretários de Estado vem e vão e a palavra do Parlamento e o planejamento deles é quem determina os rumos do País.

Ou seja, ele fala o que quiser e não compromete muito.

Não está no "white paper" e aprovado com tudo certinho datas/$$$$$/quem vai fazer o que... não rola tão facilmente.

Você citou "Fechado com tudo? "

Vamos lá então...
Quantos NG eles vão comprar? Quanto $$$$ estão investindo? Qual o roadmap para o NG na FA Sueca? Quais aeronaves que substituem? Qual o objetivo de tal substituição? (visto que o Gripen A/B/C/D ainda tem poucos anos de uso) O que vão fazer com as aeronaves que estão substituindo? As tecnologias do NG valém tanto a pena assim para eles abrirem mão de uma aeronave de 4 Geração por outra ( 6 por meia dúzia)?

Sei lá
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20255 Mensagem por Penguin » Dom Out 04, 2009 11:01 pm

Matheus escreveu:
Santiago escreveu:Claramente há algo nebuloso na TdT da Dassault, com componentes fabricados na França e apenas montados aqui, no 1o lote (30).

OBS.: Os 6 primeiros serão fabricados por lá.
nebuloso para nós , não? para a FAB isto deve estarclaro nas propostas.
O mesmo deve passar com a proposta sueca! :idea:




Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Avatar do usuário
Penguin
Sênior
Sênior
Mensagens: 18983
Registrado em: Seg Mai 19, 2003 10:07 pm
Agradeceram: 374 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20256 Mensagem por Penguin » Dom Out 04, 2009 11:03 pm

AlbertoRJ escreveu:
Santiago escreveu:Claramente há algo nebuloso na TdT da Dassault, com componentes fabricados na França e apenas montados aqui, no 1o lote (30).

OBS.: Os 6 primeiros serão fabricados por lá.
Nebuloso mas garantido pelo governo francês, que pagou 70% do desenvolvimento do caça.

[]'s
E para nós, nada de "on the job".
Se o governo sueco diz que ele garante, no meu entendimento tem o mesmo peso do que diz o governo francês.

[]s




Editado pela última vez por Penguin em Dom Out 04, 2009 11:05 pm, em um total de 1 vez.
Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20257 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 11:05 pm

Santiago escreveu:
Matheus escreveu: nebuloso para nós , não? para a FAB isto deve estarclaro nas propostas.
O mesmo deve passar com a proposta sueca! :idea:
Não vi o governo sueco dar garantias...
Apresentaram é o CEO da Saab que falou pela empresa.

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20258 Mensagem por Carlos Lima » Dom Out 04, 2009 11:05 pm

Santiago escreveu:CB,

O que é então que altos membros do Governo Sueco estão propondo ao Brasil?
O NG começou o seu desenvolvimento bem antes dele ser oferecido ao Brasil, no F-X2, com recursos do Governo Sueco e da Saab.

As garantias, que devem existir (caso contrario tb não compraria), devem ser dadas em alto nível e não pelos jornais.

[]s
É verdade,

Estão propondo salvar a industria aeronáutica Sueca amigo.

O NG começou como um estudo, é verdade... mas sem o parlamento colocando as coisas claras... estudos vão e vem... daí surgiu o problema de salvar a industria deles.

Ótimo para nós... verdade... mas sei lá... será que é o melhor negócio (tenho minhas dúvidas).

Mas no fim das contas é a FAB/MD quem decidem isso, eu só fico aqui pensando no fato do NG ser um F-18SH chegando atrasado e sendo colocado como tábua de salvação...

Vale a pena?
(como disse tenho minhas dúvidas)
[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20259 Mensagem por Matheus » Dom Out 04, 2009 11:05 pm

cb_lima escreveu:
Corsário01 escreveu:CB Lima.

Se o Secretário de Estado da Suécia vem ao Brasil para afirmar que o governo sueco está fechado com tudo o que foi ofertado, como vc afirma que o governo sueco não sabe de nada?
Confesso que não entendi.
Padilha... Suécia é diferente de Brasil...

De acordo com os Vinicius o parlamento sueco não aprovou o NG como parte do planejamento estratégico do país meu amigo.

Secretários de Estado vem e vão e a palavra do Parlamento e o planejamento deles é quem determina os rumos do País.

Ou seja, ele fala o que quiser e não compromete muito.

Não está no "white paper" e aprovado com tudo certinho datas/$$$$$/quem vai fazer o que... não rola tão facilmente.

Você citou "Fechado com tudo? "

Vamos lá então...
Quantos NG eles vão comprar? Quanto $$$$ estão investindo? Qual o roadmap para o NG na FA Sueca? Quais aeronaves que substituem? Qual o objetivo de tal substituição? (visto que o Gripen A/B/C/D ainda tem poucos anos de uso) O que vão fazer com as aeronaves que estão substituindo? As tecnologias do NG valém tanto a pena assim para eles abrirem mão de uma aeronave de 4 Geração por outra ( 6 por meia dúzia)?

Sei lá
[]s
CB_Lima
O planejamento da Suécia é para 100 caças. Se eles comprarem o NG o que farão com os duzentos Gripens semi-novos que eles possuem? alguém sabe aí da Africa do Sul, quanto tempo demorou entre a escolha e a entrega do prmeiro avião?




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20260 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:06 pm

CB, defina para mim o que vc entende por 4ª geração e 5ª geração.
Aonde estão estas diferenças tão elouquentes que não vejo, tirando os EUA, nenhum país com protótipos ou algo semelhante prestes a voar.

Apenas para me ajudar a entender seu ponto de vista.Ok?




Abraços,

Padilha
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20261 Mensagem por orestespf » Dom Out 04, 2009 11:09 pm

Corsário01 escreveu: O Brasil e a Suécia. Ambos. O NG será comprado pela FAS tb, junto com o Brasil. Ainda não foi pq o C/D cumpre as funções hoje em dia e no futuro o NG será o caminho natural deles. E o Brasil estando junto, (absorvendo algo que nem em sonho pensavamos poder um dia), será beneficiado com um caça que certamente veremos na linha de vôo das bases brasileiras e o melhor. VOANDO!

Coisa que se for o Rafale, tenho minhas dúvidas. No ínicio veremos voando uns 6 e tal. Depois será como hoje em dia. 2 aqui, 2 acolá.
E a maioria aguardando spares. [004]
Padilha véio, Brasil e Suécia juntos???? Vamos lá, o que a Suécia ganharia pagando a conta de desenvolvimento de um caça que não usará e que teria suas tecnologias transferidas ao Brasil? Já sei, eles bebem muito e estão de olho no nosso álcool, mas não para uso automotivo. :mrgreen: :mrgreen:

Não existe nada dizendo que a FAS irá comprar o Gripen NG, a SAAB jamais poderia ter falado em nome do governo sueco, não é prerrogativa dela, foi outra enorme gafe (os suecos são ótimos pra isso, né?), assim como jamais poderia dizer em sua proposta postada em seu site que a Suécia vai analisar os nossos KC-390, que vai comprar os Super Tucanos para serem seus treinadores e que o governo sueco vai comprar uma enorme quantidade de Gripen NG. Putz!!! Alguém em sã consciência leva a séria uma empresa privada que fala em nome de seu próprio país????????????? Ou a Suécia é uma zona, onde quem manda é a SAAB? Isto é seríssimo, muito sério!!! Depois as pessoas ficam magoadas quando o Orestes solta o verbo e diz que a capacidade geopolítica da Suécia beira a zero. Putz! O otário aqui sou eu mesmo...

Sobre o NG ser o caminho natural deles, me perdoe amigo Padilha, só rindo (não de você, deles dizerem tal besteira). Os caras tem quase 100 Gripen C estocado e me dizem que vão comprar a mesma quantidade de NG? Piada de mal gosto ou tentativa de chamar brasileiro de burro, só pode.

Sobre o "voando", com respeito amigo Padilha, voando está em quem acredita nesta conversa dos caras. Já percebeu o motivo do NJ e Lula não receberem os caras? Pense! Espero que o ávido amigo não pense em besteiras que dizem por aí, aqueles que insinuam propinas e coisas assim, este jogo pode até existir, mas acho melhor não adentrarmos em terreno que não temos conhecimento, eu, por exemplo, não sei nem por onde passa isso, só sei que meu salário nem pagar minhas contas paga.

Sobre o Rafale, lhe digo uma coisa: duas Forças no Brasil vão tê-lo em suas bases, nem que seja preciso mudar o nome de uma delas. :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, piada de mal gosto, provocação tola ao amigo, acredite. :mrgreen: :mrgreen:


Grande abraço, amigo véio!!

Orestes


PS: e o que foi dito pelos suecos quando foi perguntado o que fariam em relação a transferência de tecnologias da parte americana do NG na tal coletiva?Sei que você também sabe a resposta. :mrgreen: :mrgreen:




Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20262 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:10 pm

Padilha... Suécia é diferente de Brasil...

De acordo com os Vinicius o parlamento sueco não aprovou o NG como parte do planejamento estratégico do país meu amigo.

Secretários de Estado vem e vão e a palavra do Parlamento e o planejamento deles é quem determina os rumos do País.

Ou seja, ele fala o que quiser e não compromete muito.

Não está no "white paper" e aprovado com tudo certinho datas/$$$$$/quem vai fazer o que... não rola tão facilmente.

Você citou "Fechado com tudo? "

Vamos lá então...
Quantos NG eles vão comprar? Quanto $$$$ estão investindo? Qual o roadmap para o NG na FA Sueca? Quais aeronaves que substituem? Qual o objetivo de tal substituição? (visto que o Gripen A/B/C/D ainda tem poucos anos de uso) O que vão fazer com as aeronaves que estão substituindo? As tecnologias do NG valém tanto a pena assim para eles abrirem mão de uma aeronave de 4 Geração por outra ( 6 por meia dúzia)?

Sei lá
[]s
CB_Lima
O planejamento da Suécia é para 100 caças. Se eles comprarem o NG o que farão com os duzentos Gripens semi-novos que eles possuem? alguém sabe aí da Africa do Sul, quanto tempo demorou entre a escolha e a entrega do prmeiro avião?
Mídia - Qual a previsão de compra por parte da Força Aérea da Suécia do Gripen NG?
Hakan Jevrell - No caso da compra pelo Brasil do Gripen NG, o governo sueco prevê a aquisição de Gripens NG paralelamente ao Brasil. A previsão pelo parlamento é de que a Força Aérea da Suécia tenha 100 aviões e não há como prever no futuro quantos mais seriam necessários.
Mídia - Como a previsão é para que os Gripens voem até 2040, existirão atualizações como em outras aeronaves?
Hakan Jevrell - Para operar o sistema do caça, ele exige atualições como no caso do C/D para o NG, e com a cooperação entre os paises operadores, ela ocorrerá naturalmente.




Abraços,

Padilha
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20263 Mensagem por AlbertoRJ » Dom Out 04, 2009 11:15 pm

Corsário01 escreveu:
Padilha... Suécia é diferente de Brasil...

De acordo com os Vinicius o parlamento sueco não aprovou o NG como parte do planejamento estratégico do país meu amigo.

Secretários de Estado vem e vão e a palavra do Parlamento e o planejamento deles é quem determina os rumos do País.

Ou seja, ele fala o que quiser e não compromete muito.

Não está no "white paper" e aprovado com tudo certinho datas/$$$$$/quem vai fazer o que... não rola tão facilmente.

Você citou "Fechado com tudo? "

Vamos lá então...
Quantos NG eles vão comprar? Quanto $$$$ estão investindo? Qual o roadmap para o NG na FA Sueca? Quais aeronaves que substituem? Qual o objetivo de tal substituição? (visto que o Gripen A/B/C/D ainda tem poucos anos de uso) O que vão fazer com as aeronaves que estão substituindo? As tecnologias do NG valém tanto a pena assim para eles abrirem mão de uma aeronave de 4 Geração por outra ( 6 por meia dúzia)?

Sei lá
[]s
CB_Lima
O planejamento da Suécia é para 100 caças. Se eles comprarem o NG o que farão com os duzentos Gripens semi-novos que eles possuem? alguém sabe aí da Africa do Sul, quanto tempo demorou entre a escolha e a entrega do prmeiro avião?
Mídia - Qual a previsão de compra por parte da Força Aérea da Suécia do Gripen NG?
Hakan Jevrell - No caso da compra pelo Brasil do Gripen NG, o governo sueco prevê a aquisição de Gripens NG paralelamente ao Brasil. A previsão pelo parlamento é de que a Força Aérea da Suécia tenha 100 aviões e não há como prever no futuro quantos mais seriam necessários.
Mídia - Como a previsão é para que os Gripens voem até 2040, existirão atualizações como em outras aeronaves?
Hakan Jevrell - Para operar o sistema do caça, ele exige atualições como no caso do C/D para o NG, e com a cooperação entre os paises operadores, ela ocorrerá naturalmente.


Aí sim, fazer um upgrade nos Gripens C/D para o padrão NG, tipo radar e software.
Mas comprar Gripens NG de fato? Duvido.

E por enquanto está no "ocorrera naturalmente".

[]'s




Alberto -
Avatar do usuário
Corsário01
Sênior
Sênior
Mensagens: 3508
Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
Agradeceram: 176 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20264 Mensagem por Corsário01 » Dom Out 04, 2009 11:18 pm

orestespf escreveu: Padilha véio, Brasil e Suécia juntos???? Vamos lá, o que a Suécia ganharia pagando a conta de desenvolvimento de um caça que não usará e que teria suas tecnologias transferidas ao Brasil? Já sei, eles bebem muito e estão de olho no nosso álcool, mas não para uso automotivo. :mrgreen: :mrgreen:

Não existe nada dizendo que a FAS irá comprar o Gripen NG, a SAAB jamais poderia ter falado em nome do governo sueco, não é prerrogativa dela, foi outra enorme gafe (os suecos são ótimos pra isso, né?), assim como jamais poderia dizer em sua proposta postada em seu site que a Suécia vai analisar os nossos KC-390, que vai comprar os Super Tucanos para serem seus treinadores e que o governo sueco vai comprar uma enorme quantidade de Gripen NG. Putz!!! Alguém em sã consciência leva a séria uma empresa privada que fala em nome de seu próprio país????????????? Ou a Suécia é uma zona, onde quem manda é a SAAB? Isto é seríssimo, muito sério!!! Depois as pessoas ficam magoadas quando o Orestes solta o verbo e diz que a capacidade geopolítica da Suécia beira a zero. Putz! O otário aqui sou eu mesmo...

Sobre o NG ser o caminho natural deles, me perdoe amigo Padilha, só rindo (não de você, deles dizerem tal besteira). Os caras tem quase 100 Gripen C estocado e me dizem que vão comprar a mesma quantidade de NG? Piada de mal gosto ou tentativa de chamar brasileiro de burro, só pode.

Sobre o "voando", com respeito amigo Padilha, voando está em quem acredita nesta conversa dos caras. Já percebeu o motivo do NJ e Lula não receberem os caras? Pense! Espero que o ávido amigo não pense em besteiras que dizem por aí, aqueles que insinuam propinas e coisas assim, este jogo pode até existir, mas acho melhor não adentrarmos em terreno que não temos conhecimento, eu, por exemplo, não sei nem por onde passa isso, só sei que meu salário nem pagar minhas contas paga.

Sobre o Rafale, lhe digo uma coisa: duas Forças no Brasil vão tê-lo em suas bases, nem que seja preciso mudar o nome de uma delas. :lol: :lol: :lol: :lol:

Bem, piada de mal gosto, provocação tola ao amigo, acredite. :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço, amigo véio!!

Orestes

PS: e o que foi dito pelos suecos quando foi perguntado o que fariam em relação a transferência de tecnologias da parte americana do NG na tal coletiva?Sei que você também sabe a resposta. :mrgreen: :mrgreen:

Entendo o que vc quer dizer. Sei que para muitos o Rafale já levou. Para mim tudo bem, eu quero o melhor para a FAB e de quebra o melhor para a Ind. Brasileira.
Só não concordo com a campanha para desacreditar a SAAB. Não a vejo como uma empresa venal e por isso não concordo com muitas coisas que são colocadas, pois, do jeito que colocam aqui, os franceses são como santos que nos salvarão do DEMO. :twisted: trocadilho sem vergonha esse. :twisted:

A GE autorizou a SAAB a colocar no BAFO que o overhall dos 414 serão feitos no Brasil.




Abraços,

Padilha
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#20265 Mensagem por Bolovo » Dom Out 04, 2009 11:23 pm

Corsário, eu sinceramente dúvido que a Flygvapnet vá adquirir Gripen NG. Talvez mais tarde um MLU dos Gripen C/D, com os sensores do NG. No mais, os últimos 31 Gripen C, do ultimo lote, começaram a ser recebidos a pouco tempo. Então, para que Gripen NG? Ele foi um modelo projetado para exportação, com maior capacidade de combustível e armas, até aí tudo bem, mas que peca pela baixo número de peças (<60%) em comum com seus irmãos mais velhos, tornando-o, na prática, um avião completamente novo. Por isso é arriscado. Se fosse um Gripen C+, com os sistemas propostos no NG, algum input no hardware (motor, CFT e tal), as chances seriam maiores, muito maiores. Esse foi o erro estratégico da SAAB, em prometer tudo e acabar oferecendo nada. Não ouso em dizer que essa proposta, a que citei, estaria entre as favoritas aqui no DB. Seguindo as prerrogativas da END, sobre participação nacional e transferência de tecnologia, mais ainda. O que é estranho é agora a SAAB querer melar o FX2, que torço para que estejam equivocados ou seja mentira, pois seria feio, não gostaria ver. A SAAB vai acabar terminando como a Dassault, que se envolveu naquela assombrosa história com a Embraer durante o FX1. Abraços!




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Responder