CB,cb_lima escreveu:Mas Santiago,Santiago escreveu:Prezado Orestes,
Não sou padilha, mas creio que quem arcará seremos nosotros também (junto com os suecos).
Imagine um sistema composto por Saab (ou Dassault ou Boeing) e fornecedores estrangeiros + fornecedores brasileiros:
1) Entram recursos financeiros do estado brasileiro no sistema
2a) Saem do sistema como produtos primários caças em um certo prazo
2b) Como produtos secundários, talvez até mais importantes que os caças, dominio de novas tecnologias, recursos humanos altamente capacitados e empresas mais competitivas.
Quem administrará esse sistema: Dassault, Saab ou Boeing.
Como o sistema vai ser gerido para cumprir o proposto tem a ver com o know how de cada empresa.
O preço final da Saab pode ser menor do que o da Dassault ou da Boeing? Parece que esse tem sido o motivo da polêmica, não? Os suecos dizem que é mais barato. Se é verdade ou não a FAB e o GF avaliarão.
[]s
O parlamento sueco nem sabe o que é Gripen NG ainda... (não está inserido nos planos dos caras e lá não é País que faz coisa sem plano bem-feito!)...
Não existe nenhuma garantia que eles vão bancar essa donzela segundo as espectativas da SAAB.
Além do mais, tudo isso para uma aeronave de 4 Geração!!
Eu tenho aquela frase popular na minha cabeça: " - Boi de Piranha!" e é isso que me parece com essa donzela.
Sei lá... para mim F-X se faz "hoje" com aeronaves de "hoje"... o que me preocupa é gastar bilhões com algo que quando ficar pronto daqui vai ser igual ao Rafale e ao F-18 (ou pior o que é beeeeem possível!)
[]s
CB_Lima
O que é então que altos membros do Governo Sueco estão propondo ao Brasil?
O NG começou o seu desenvolvimento bem antes dele ser oferecido ao Brasil, no F-X2, com recursos do Governo Sueco e da Saab.
As garantias, que devem existir (caso contrario tb não compraria), devem ser dadas em alto nível e não pelos jornais.
[]s