Mensagem
por Sávio Ricardo » Sáb Out 03, 2009 1:38 pm
Roberto Micheletti: deportação de Zelaya foi ‘um erro’
AFP
Em entrevista à repórter Thaís Oyama, levada às páginas de Veja, Roberto Micheletti, o presidente golpista de Honduras, admitiu:
Deportar Manuel Zelaya para a Costa Rica “foi um erro”. Disse que o presidente deposto deveria ter sido “levado aos tribunais”.
“Eu não tenho responsabilidade por essa decisão”, declarou Micheletti. “Só fui informado do procedimento à tarde”.
Os militares detiveram Zelaya de madrugada, ainda metido em pijamas. Cumpriam determinação da Supremo Corte de Justiça de Honduras.
Embora tente eximir-se de responsabilidade, Micheletti justificou a expatriação:
“[...] Decidiram tirá-lo do país para evitar um derramamento de sangue”.
A deposição de Zelaya tem amparo na Constituição de Honduras. Mas só até certo ponto.
O ponto em que foi metido num avião e mandado para fora do país.
Privaram o deposto de um julgamento que lhe assegurasse o sacrossanto direito de defesa.
Contra a deliberação de todas as instituições hondurenhas, Zelaya tramara a realização de um plebiscito reeleitoral.
Algo que é expressamente vedado pela Constituição. Daí a ordem judicial para que fosse apeado do poder, também prevista no texto constitucional.
Micheletti, um deputado, presidia o Congresso. Mandava a lei que ele assumisse a cadeira da qual Zelaya fora ejetado.
Até aí, tudo dentro do figurino constitucional. O que deu à encrenca ares de golpe de Estado foi a deportação.
A despeito de reconhecer o “erro”, Micheletti recusa o epíteto de “gopista”. Disse que que haverá eleições presidenciais em novembro.
Coisa programada desde 2008. Em janeiro, arruma as gavetas e se retira. Por isso, afirma:
“Não pode ser um golpista nem um ditador um homem que assumiu a Presidência obedecendo à Constituição do seu país..."
"...E que vai embora para casa no dia 27 de janeiro porque assim o determina a lei”.
Atribuiu a crise hondurenha ao presidente da Venezuela: “Zelaya é um boneco de [Hugo] Chávez”.
E não livrou a cara do Brasil. Por quê?
“Porque o Brasil, por meio de seu presidente, permitiu que Zelaya convocasse à insurreição e à violência da varanda da sua embaixada.
Vão abaixo trechos da entrevista de Micheletti a Thaís Oyama:
- A maneira como Manuel Zelaya foi expelido do país não foi um erro?
Sim, foi um erro. Mas temos de considerar que as pessoas que foram cumprir essa tarefa estavam com medo – Zelaya tem seguidores e poderia haver um enfrentamento. Eu não tenho responsabilidade por essa decisão. Só fui informado do procedimento à tarde. Mas o que me contaram é que fizeram isso por temor de que ocorresse um conflito.
- Quem deu a ordem?
A Suprema Corte de Justiça. E o procedimento foi legal.
- Incluindo a retirada dele do país?
Eles [os militares encarregados da tarefa] deveriam tê-lo levado aos tribunais, mas decidiram tirá-lo do país para evitar um derramamento de sangue. Por isso, decidiram levá-lo à Costa Rica. Não haveria uma prisão segura para ele aqui.
- Conhece Zelaya muito bem. Como o descreveria?
É uma pessoa que toma decisões impulsivas. Na dificuldade, tem serenidade para aguentar tudo, mas depois planeja a vingança. É um homem que não se deixa decifrar: a palavra dele não dura meia hora. Zelaya nunca cumpriu com sua palavra.
- Foram eleitos pelo mesmo Partido Liberal. No cargo, Zelaya adotou práticas e discurso de esquerda. Por quê?
Porque se cercou de comunistas de boteco, gente que não faz mais do que falar e falar. Eles o rodearam e o foram convencendo de que dessa forma iria perpetuar-se no poder. Isso nos motivou a que nos preparássemos para defender o país desse comunismo versão século XXI – uma invenção de um louco da América do Sul.
- Refere-se a Hugo Chávez?
Sim, Zelaya é um boneco de Chávez, que o insuflou com ideias de grandeza, que o fez acreditar que era uma espécie de Bolívar [Simon Bolívar, líder revolucionário venezuelano] ou Francisco Morazán [militar e herói hondurenho]. E que também lhe deu dinheiro.
- Chávez financia Zelaya?
Infelizmente não com o dinheiro dele, mas com o dinheiro do povo da Venezuela.
- Qual é o plano de Hugo Chávez para a América Latina?
Fazer um novo império: o império de Hugo Chávez. O homem está vertendo o dinheiro de seu povo em todos os lugares, a fim de comprar apoio, consciências. É um ególatra, um megalomaníaco. Vêm dele todas as dificuldades que estamos passando agora.
[...]
- Marco Aurélio Garcia, declarou que ‘o governo golpista de Honduras é feito de mentirosos’. Conhece o assessor de Lula?
Não o conheço, mas quero dizer a Marco Aurélio Garcia que tenho 29 anos como congressista e ninguém nunca, nunca disse de Roberto Micheletti que era corrupto ou mentiroso. Nunca! Diga a ele que jamais minto e que posso afirmar no momento que quiser que é ele quem está mentindo, porque aceitou que havíamos queimado a embaixada e lançado gases, que estávamos envenenando as pessoas e instalando aparelhos israelenses lá para enlouquecê-las[...].
- O que acha do segundo adjetivo: ‘golpista’?
Eu sou presidente do Congresso Nacional e, por isso, obedecendo à Constituição de Honduras, fui nomeado presidente da República por seis meses, na ausência desse senhor que cometeu delitos contra o país, incluindo traição à pátria, além de atos de corrupção que deixam pasmo qualquer um. A mim me cabem seis meses de governo, durante os quais preciso garantir que as eleições aconteçam. Essas eleições não foram programadas pelo meu governo. Estão programadas desde 2008. E o que eu vou fazer é entregar o poder no dia 27 de janeiro de 2010 ao candidato vitorioso, porque assim ordenam que eu faça a lei eleitoral e a Constituição da República. Não pode ser um golpista nem um ditador um homem que assumiu a Presidência obedecendo à Constituição do seu país e que vai embora para casa no dia 27 de janeiro porque assim o determina a lei.
[...]
- Fechar TV, rádio, decretar estado de exceção são coisas que remetem à velha e infeliz tradição de golpismo. Por que tomou essas medidas?
Quer saber por quê? Porque o Brasil, por meio de seu presidente, permitiu que Zelaya convocasse à insurreição e à violência da varanda da sua embaixada. Porque o senhor Lula da Silva não teve a cortesia de chamar esse senhor e dizer a ele: ‘Pare de fazer isso porque você está prejudicando a população hondurenha’. Essa é a resposta. Depois, a lei me ordena que proteja a vida dos cidadãos hondurenhos. A determinação que tomei foi para evitar derramamento de sangue.
- O Exército lançou gás dentro da embaixada brasileira?
Essa é uma acusação patética, mais um teatro de Zelaya. Mandamos peritos, médicos para lá, não houve nada. Nada.
- Um funcionário brasileiro disse ter sentido cheiro de gás.
O que me informaram foi que a embaixada tem três banheiros e estava naquela altura com 160 ou 180 pessoas. Estava com os dutos totalmente cheios, e esses dutos produzem gases. Uns dizem que foi isso. Dizem outros que o que houve foi uma falsidade completa. Por que os vizinhos não sentiram nada? Os jornalistas perguntaram aos vizinhos do lado direito, aos do lado esquerdo e aos da frente da embaixada e ninguém sentiu nada.
[...]
O Homi ta bravo gente....
kkkkkkkkkkkkkkkkkkk