TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19696 Mensagem por orestespf » Sex Out 02, 2009 10:44 pm

AlbertoRJ escreveu:Escutei hoje na CBN que o Presidente disse que poderá conversar com as autoridades suecas sobre um aumento do intercâmbio na área de Defesa mas que o "assunto dos caças" não entrará na pauta.

[]'s
Olá Alberto,

que disse isso foi o ministro das Comunicações, o Franklin Martins, não o presidente. Ele disse que os caças não estão na agenda do Presidente, mas que nada impede que possa ser colocado sobre a mesa. Veja, não é de bom tom (a tal diplomacia) não ouvir as pessoas (pelo menos o Presidente tem controlado bem suas cólicas intestinais, sei que me entende...).

Grande abraço,

Orestes

helio
Sênior
Sênior
Agradeceram: 25 vezes

#19697 Mensagem por helio » Sex Out 02, 2009 10:44 pm

Juliano Lisboa escreveu:
Juliano Lisboa escreveu: São estes "preciosismos" que os francófilos tanto defendem. Ora para que foi feito o Gripen Demo? Para mostrar as diferenças que terão o Gripen NG.
Queria esclarecer que assim como tivemos muitas versões do Rafale, tem também so gripen, que na essencia provem do mesmo avião. Colocar produção do gripen NG zero é muita falácia,pois se refere apenas numa versão do Gripen, enquanto que uma verdade incontestável que os francófilos se calam quando dizemos exportação do Rafale : ZERO.

Hélio

Desculpe Hélio, mas fico confuso com isso, não sou um francófilos de carteirinha, na minha pequena visão, não consigo enxergar. Fico confuso sem saber se o NG é um projeto novo e o Brasil terá o TOT completo, ou se é uma variante do C/D. Desculpe realmente não vejo quando são diferentes. Só acredito que eu na minha ignorância não tenho capacidade pra ver isso.

Mas acredito mesmo que a FAB, o MD tem pessoas qualificadas para analizar tudo isso de uma forma mais coerente e vão levar em conta todas as variáveis.

Abraços
Juliano
Se fosse um projeto completamente novo nem se chamaria Gripen! É claro que o NG é derivado do Gripen, ou alguem duvida ?

Hélio

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#19698 Mensagem por AlbertoRJ » Sex Out 02, 2009 10:49 pm

orestespf escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Escutei hoje na CBN que o Presidente disse que poderá conversar com as autoridades suecas sobre um aumento do intercâmbio na área de Defesa mas que o "assunto dos caças" não entrará na pauta.

[]'s
Olá Alberto,

que disse isso foi o ministro das Comunicações, o Franklin Martins, não o presidente. Ele disse que os caças não estão na agenda do Presidente, mas que nada impede que possa ser colocado sobre a mesa. Veja, não é de bom tom (a tal diplomacia) não ouvir as pessoas (pelo menos o Presidente tem controlado bem suas cólicas intestinais, sei que me entende...).

Grande abraço,

Orestes
Então entendi tudo errado. :oops:
Obrigado pela correção.

Abração

Alberto -
helio
Sênior
Sênior

#19699 Mensagem por helio » Sex Out 02, 2009 10:51 pm

Franz Luiz escreveu:Então se não gostamos de falácia, esperemos a SAAB anunciar e colocar
em contrato que irá pagar de seu bolso o desenvolvimento integral do NG
até que todos seus problemas evolutivos estejam selecionados.
Aí então que também coloque em contrato que desenvolverá todo o ferramental,
fornecerá toda a tecnologia e nos fornecerá 36 caças por 3 bilhões (metado do
preço dos demais) ou 72 caças por 6 bilhões (2 por 1).
Um abraço

Franz Luiz
Franz
Não posso afirmar pois não tenho acesso à proposta da SAAB, mas pela lógica, eles apresentarão uma proposta congelando o preço final dos 36 NG paraque não haja qquer duvida quanto ao cumprimento do contrato. E mais caso haja atraso sem duvida oferecerão um cessão de Gripen c/D enquanto não ficarem prontos os NG( quanto a este ponto discuti pessoalmente com os executivos da SAAB quando estive na Suécia).

Abraços
Hélio

orestespf
Sênior
Sênior

#19700 Mensagem por orestespf » Sex Out 02, 2009 10:55 pm

helio escreveu: Juliano
Se fosse um projeto completamente novo nem se chamaria Gripen! É claro que o NG é derivado do Gripen, ou alguem duvida ?

Hélio
Olá Hélio,

por "força maior", dei uma sumida, mas li os últimos posts, inclusive os seus. Bem, este não é o amigo Hélio que conheço (não é crítica, entenda). Veja este último, você quer usar como argumento para convencer alguém que um caça é completamente novo através de seu nome. Putz, Hélio!!! Venhamos e convenhamos, foi um bom deslize... :mrgreen: :mrgreen:

Grande abraço,

Orestes

DBader
Avançado
Avançado

#19701 Mensagem por DBader » Sex Out 02, 2009 10:55 pm

Acaba de cair por terra um dos principais argumentos dos rafalistas.

Saab compra aviões brasileiros se vencer licitação de caças

Da EFE

Brasília, 2 out (EFE).- A empresa sueca Saab, que disputa a licitação para a venda de 36 caças-bombardeiros ao Brasil, anunciou hoje que se escolhida comprará aviões de fabricação brasileira.

Nesta sexta-feira, o presidente da empresa sueca, Áke Svenssown comunicou a proposta durante uma entrevista coletiva em Brasília.

Saab participa da licitação com os aviões Gripen NG, que têm como rivais o Super Hornet F/A-18 da americana Boeing e o caça Rafale da empresa francesa Dassault, pelo que o Governo brasileiro já manifestou publicamente sua preferência.

Mesmo sem detalhar a quantidade de aeronaves que pretendem comprar, Svenssown revelou interesse em aviões de treino Super Tucano e KC-390, uma aeronave de transporte que a Embraer começará a desenvolver em breve.

Svenssown reiterou a transferência de tecnologia para o Brasil e acrescentou que não se refere só ao Gripen NG.

"Serão 175% de transferência, pois incluirá outras tecnologias que não necessariamente são usadas no Gripen", disse.

Há 15 dias, o vice-ministro da Defesa da Suécia, Hakan Jevrell, esteve em Brasília e afirmou que o país está disposto a oferecer os aviões pela metade do preço dos Rafale ou dos Super Hornet F/A-18.

No entanto, os aviões de Dassault parecem ter todas as chances de ganhar. Em 7 de setembro, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o colega francês, Nicolas Sarkozy, e ambos anunciaram que transformarão os países em parceiros estratégicos no domínio aeronáutico.

Na ocasião, foram assinados os acordos da compra do Brasil à França de cinco submarinos, um deles de propulsão nuclear, e 50 helicópteros de transporte de tropas.

Durante a visita de Sarkozy, Lula anunciou que estavam adiantadas as negociações com Dassault para a compra dos Rafale. No dia seguinte, no entanto, o Governo esclareceu que o mesmo valia para as empresas Saab e Boeing e que a licitação seguia aberta. EFE

http://g1.globo.com/Noticias/Mundo/0,,M ... CACAS.html

Imagem
helio
Sênior
Sênior

#19702 Mensagem por helio » Sex Out 02, 2009 10:58 pm

Antunes escreveu:
helio escreveu:Amigos
Peço licença para entrar nesta discussão:

Já que os pró-Rafales sempre insitem no mesmo argumento contra o NG alegando que por ser apenas um protótipo não é a opção ideal pergunto:

O Osório competiu com o M1 Abrams para a concorrencia na Arabia Saudita.
O Osório apresentou apenas um protótipo para os testes, na verdade só se construiram 2 prototipos, entretanto ele não foi desqualificado por ser apenas um protótipo.
O Gripen NG possui apenas um protótipo, mas isto é motivo para desqualificar?
Sinceramente, como o NJ tanto insiste na Transferencia de tecnologia , concordo com a EMBRAER, o candidato que mais agregará conhecimento tecnologico sem duvida será o Gripen, e isto sem precisar comprar cerveja e levar 4 refrigerantes como os franceses( quer subnuclear? tem que levar Rafale também!!!!)

Abraços

Hélio

Pelo que sei o Gripen NG não tem protótipo, tem um Gripen C/D modificado, um demonstrador de tecnologia de algo que se pode fazer.
Porque se tivesse protótipo já estaria projetado, ai o ToT com o Brasil caíria por terra, acredito eu.
São estes "preciosismos" que os francófilos tanto defendem. Ora para que foi feito o Gripen Demo? Para mostrar as diferenças que terão o Gripen NG.
Queria esclarecer que assim como tivemos muitas versões do Rafale, tem também so gripen, que na essencia provem do mesmo avião. Colocar produção do gripen NG zero é muita falácia,pois se refere apenas numa versão do Gripen, enquanto que uma verdade incontestável que os francófilos se calam quando dizemos exportação do Rafale : ZERO.

Hélio

Caro Hélio, a verdade é incontestável mas as razões não. Além do mais considero esse ponto totalmente irrelevante, e é muito, mas muito ironico mesmo vindo de alguem que defende o NG. Só as encomendas da França para o Rafale já são muito maiores do que todas as do NG.

O Rafale perdeu para o F-15k, na Coréia do Sul e Singapura -puramente- pela questão politica, tão criticada agora que está a favor do Rafale, que tem muitas outras vantagens. A questão do custo já foi desbancada pelo PDF na pagina anterior.

Além disso a chance de o NG estar totalmente operacional ate 2014 é extremamente baixa. Se for feito um "tampax" tudo bem, mas que eu saiba essa não é a ideia.

Verdades incontestáveis, quantos Gripen NG existem: ZERO
Muito menos com vendas externas. Agora os "francofóbicos" se contorcem em ver que suas propagandas não passam apenas disso!

[]s[/quote]

Pera aí , se estas desculpas são plausiveis para justificar a exportação Zero do Rafale, o que vc tem a dizer do favoritismo do Rafale aqui no Brasil somente por razões politicas e não técnicas? Palavra da FAB e da EMBRAER!!!!!!!

Abraços
Hélio

DBader
Avançado
Avançado

#19703 Mensagem por DBader » Sex Out 02, 2009 11:03 pm

DBader escreveu:Acaba de cair por terra um dos principais argumentos dos rafalistas.
Falei merda. Ignorem. :oops: :oops: :oops:
Acho que foi a emoção de voltar. :D

[]s,
Douglas Bader

Imagem
orestespf
Sênior
Sênior

#19704 Mensagem por orestespf » Sex Out 02, 2009 11:05 pm

DBader escreveu:
DBader escreveu:Acaba de cair por terra um dos principais argumentos dos rafalistas.
Falei merda. Ignorem. :oops: :oops: :oops:
Acho que foi a emoção de voltar. :D

[]s,
Douglas Bader
Também achei, mas não iria incomodá-lo com isso. :mrgreen: :mrgreen:

Bom retorno!

Orestes

Antunes
Intermediário
Intermediário

#19705 Mensagem por Antunes » Sex Out 02, 2009 11:25 pm

helio escreveu: Pera aí , se estas desculpas são plausiveis para justificar a exportação Zero do Rafale, o que vc tem a dizer do favoritismo do Rafale aqui no Brasil somente por razões politicas e não técnicas? Palavra da FAB e da EMBRAER!!!!!!!

Abraços
Hélio
Olá Helio,

Não disse só, mas que é um fator relevante e deve ser respeitado. Uma coisa que me incomoda é que a "midia", e todos os que são contra ao Rafale de uma maneira geral, gostam de assumir que o Governo ignora o que a FAB e a EMBRAER querem. Concordo que ocorreram algumas posturas duvidosas de nossos governantes, mas eles não tem obrigação nenhuma de "flutuar com a maré", de mudar de opinião a cada nova palavra dos concorrentes. Especialmente quando essas "noticias" sairam na imprensa, por meios não "oficiais", e não foram dirigidas as pessoas que deveriam ter sido comunicadas. Sinceramente, voce tem alguma prova concreta, não comentarios e notas da midia, que eles estão ignorando o quem tem sido dito por ai? E se simplesmente a proposta, que chega a quem importa, não for tão atrativa para eles quanto parece para o publico.

É so isso que tenho a dizer sobre isso. Se ainda cosnidera meu argumento "furado", é seu direito. Como é meu direito achar que essa falta de vendas ao exterior não quer dizer absolutamente nada para um caça que está operacional a poucos anos.

Abraço

"Sorte ocorre quando preparação encontra oportunidade."
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

#19706 Mensagem por Izaias Maia » Sex Out 02, 2009 11:44 pm

Saab compra aviões brasileiros se vencer licitação de caças

Putz! Pra que a SAAB vai comprar aviões?

A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
Izaias Maia
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes

#19707 Mensagem por Izaias Maia » Sex Out 02, 2009 11:46 pm

Ops... esqueci dos emotions... :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

A morte do homem começa no instante em que ele desiste de aprender. (Albino Teixeira)
Carlos Mathias

#19708 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 02, 2009 11:47 pm

Assumiram o lugar da Boeing geral, até as propostas atrasadas são iguais. :lol:

helio
Sênior
Sênior

#19709 Mensagem por helio » Sex Out 02, 2009 11:52 pm

Antunes escreveu:
helio escreveu: Pera aí , se estas desculpas são plausiveis para justificar a exportação Zero do Rafale, o que vc tem a dizer do favoritismo do Rafale aqui no Brasil somente por razões politicas e não técnicas? Palavra da FAB e da EMBRAER!!!!!!!

Abraços
Hélio
Olá Helio,

Não disse só, mas que é um fator relevante e deve ser respeitado. Uma coisa que me incomoda é que a "midia", e todos os que são contra ao Rafale de uma maneira geral, gostam de assumir que o Governo ignora o que a FAB e a EMBRAER querem. Concordo que ocorreram algumas posturas duvidosas de nossos governantes, mas eles não tem obrigação nenhuma de "flutuar com a maré", de mudar de opinião a cada nova palavra dos concorrentes. Especialmente quando essas "noticias" sairam na imprensa, por meios não "oficiais", e não foram dirigidas as pessoas que deveriam ter sido comunicadas. Sinceramente, voce tem alguma prova concreta, não comentarios e notas da midia, que eles estão ignorando o quem tem sido dito por ai? E se simplesmente a proposta, que chega a quem importa, não for tão atrativa para eles quanto parece para o publico.

É so isso que tenho a dizer sobre isso. Se ainda cosnidera meu argumento "furado", é seu direito. Como é meu direito achar que essa falta de vendas ao exterior não quer dizer absolutamente nada para um caça que está operacional a poucos anos.

Abraço
Antunes
Voce como entusiasta de aviação deve estar entendendo que o maior erro do governo foi de declarar a preferencia pel o Rafale antes mesmo de encerrar os relatórios da FAB> Suponha que a FAB também tivesse como o preferido dos concorrentes o Rafale. Vc acha que iriam contestar como contestaram? Ou voce não acredita nisto?
Voce acha que a EMBRAER iria fazer uma afirmação destas se o Rafale fosse o preferido?(´claro que para não conturbar ainda mais eles desmentiram depois).
Está mais do que obvio que o Rafale é o preferido apenas pelo Lula e Nelson Jobim.
Mais uma vez, esclareço: não tenho nada contra o Rafale como avião, aliás o considero excelente. O único problema( e que problemão!!!) é colocar todos os ovos na mesma cesta engolindo uma venda casada e ficarmos dependentes absorvendo tecnologia de apenas um país. Se vc alguma vez estudou ou pesquisou estratégia, nunca iria concordar com isto.
Todos aqui do forum sabem qual é o meu candidato favorito(e não é o Gripen NG), mas diante da tendencia de ver o Brasil dependente a um só pais, prefiro qquer opção menos a francesa.
Quanto ao Gripen, não estamos tratando com uma fabriqueta de aviões, e sim a SAAB, um experiente produtor de aviões de combate renomados pela qualidade. Duvidar deles do jeito que estão argumentando seria falta de conhecimento do que eles são capazes.

Um abraço
Hélio

orestespf
Sênior
Sênior

#19710 Mensagem por orestespf » Sex Out 02, 2009 11:55 pm

Sobre estas declarações da Embraer, bem, não pude comentar aqui neste fórum, mas transcrevo o que disse no novo fórum (se me permitem):
Existe grande movimentação pró-Gripen NG na mídia, o que poucos perceberam é que tudo isso está sendo orquestrador pela Fiesp, os caras viram que terão mais lucros com os suecos. Sobre este lucro é preciso compreender como seria. Não se trata de lucro no sentido convencional da expressão, nem mesmo por causa da participação no desenvolvimento do caça sueco, mas pelo fato de acreditarem (Fiesp) que fazendo pressão no governo este se verá obrigado a financiar tudo, ou seja, estão querendo dinheiro público para financiar esta aventura.

Só que o governo de bobo não tem nada, não quer gastar um centavo em desenvolvimento, por isso prefere o Rafale, pois tudo viria pronto, custo de desenvolvimento zero. E aí a parte que refere a transferência de tecnologias ficará a cargo das indústrias brasileiras, só que serão estas que terão que pagar pela coisa e elas não querem isso (daí o movimento orquestrado pela Fiesp). E se não pagarem para ter a transferência de tecnologia, então o governo importaria as peças e equipamentos da França, mas ninguém poderá dizer que a França não transfere tecnologias e nem que o governo não fez nada quanto a isso.

Porém se der Gripen, o governo teria que bancar a parte de desenvolvimento, caso contrário o caça não sairá do papel. Por isso que a Fiesp está fazendo esta pressão toda através da mídia, mas não é a SAAB como muitos acreditariam em um primeiro momento. Porém a SAAB precisa deste apoio da Fiesp, que é importante, então resolveu entrar no jogo para ver se conseguem virar a opinião pública e o melhor lugar para influenciar é nos fóruns de defesa, sites e revistas especializadas. É isto que está acontecendo por aí. Mas tudo isso me soa como improviso, a cada dia alguém desmente o que foi dito e nova pseudo-estratégia se faz necessário, ou seja, parece não haver planejamento algum das ações SAAB-FIESP.

Não se esqueçam também que a Fiesp faz política e forte, e que estamos em véspera de ano eleitora, sem falar que a Fiesp sempre apoiou o PSDB paulista. Então todo este movimento também tem natureza política, uma forma de tentar contrapor as informações que circulam na mídia que diz que o Rafale seria o caça escolhido por decisão igualmente política.

Em suma, a Fiesp entrou neste jogo ao perceber que poderia forçar o governo a financiar o Gripen NG e as indústrias de defesa, sem falar da campanha oposicionista ao governo. A SAAB já não tem caminho a seguir, foi obrigada a entrar neste jogo sem alternativas. A Embraer, por motivos óbvios, ou seja, por fazer parte da Fiesp, decidiu dar um apoio formal ao caça sueco, mas o tiro saiu pela culatra com as imediatas declarações do ministro NJ.

Divirtam-se!

Orestes

Responder