JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#8161 Mensagem por Túlio » Sex Out 02, 2009 7:34 am

Benke escreveu:
AlbertoRJ escreveu: Assim como disseram na LAAD que o FBW do Neuron era da Saab.
É o popular "me engana que eu gosto".

Você não viu que pediram aos EUA para poderem fornecer dados sobre servos do sistema hidráulico de vôo do Gripen? Isso é "de mercado"?

[]'s
ABERTORJ
ENGANDOR!

PROVE, E SAIA DO LUGAR COMUM!
A SAAB DETEM A TECNOLOGIA, E COMPRA NO MERCADO DE ACORDO COM SEU INTERESSE
E TEM MUITA GENTE QUERENDO VENDER
QUE SACO!

Mas que destempero verbal é este? É este o DB que queremos, onde quem grita mais é quem tem razão?

ADVERTIDO!




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Re: JAS-39 Gripen

#8162 Mensagem por davedogman » Sex Out 02, 2009 2:36 pm

Proposta melhorada do Gripen ao Brasil

A Saab submeteu à Força Aérea Brasileira (FAB) uma proposta atualizada de sua oferta de 36 caças Gripen Nova Geração (NG).

2009-10-02 |

A proposta atualizada atende aos requisitos exigidos pelo Brasil para o desenvolvimento, fabricação, operação, manutenção e upgrade de um caça multi-função independente, junto a um amplo pacote industrial. Isto dará ao Brasil a oportunidade de estar envolvido no desenvolvimento, bem como incluirá um número significativo de fornecedores brasileiros para a aeronave Gripen NG.

“Isto oferece um casamento perfeito baseado em habilidades complementares e excelência tecnológica. O compromisso da Suécia para com o Brasil oferece independência e não dependência. O pacote exclusivo de compensações industriais significa um envolvimento direto de empresas brasileiras no desenvolvimento, produção e manutenção do Gripen NG. Isto irá criar e manter oportunidades de trabalho em alta tecnologia no Brasil”, diz o CEO da Saab, Sr. Åke Svensson.

A proposta atualizada enfatiza as vantagens para a Força Aérea Brasileira e a indústria brasileira e inclui os seguintzs pontos:

Transferência tecnológica completa

* Acesso total e envolvimento completo no programa de desenvolvimento do Gripen NG
* Transferência de tecnologia completa através do desenvolvimento conjunto do Gripen NG, dando autonomia nacional e independência no projeto, desenvolvimento, fabricação e total suporte do Gripen NG e dos caças de futura geração.
* Independência em termos de opção de armamentos e sistemas de integração.
* Produção no Brasil de até 80% da estrutura do Gripen NG.
* Montagem de uma linha de produção completa do Gripen NG no Brasil.
* Completa capacidade de manutenção no Brasil para o motor Gripen NG.

Parceria exclusiva e competitiva

* O Brasil terá uma liderança nas vendas do Gripen NG na América Latina, com oportunidades conjuntas para o resto do mundo.
* Compromisso sueco em entregar todas as aeronaves Gripen NG no tempo determionado pelo governo brasileiro.
* Intenção da Suécia de avaliar o avião KC-390 para táticas de necessidade do transporte aéreo a longo prazo.
* Intenção da Saab em juntar-se ao programa de desenvolvimento do avião de transporte KC-390, como parceiro estratégico, incluindo apoio no marketing internacional.
* Compromisso da Saab na entrega de mais de 175% do valor total, em cooperação industrial para com a indústria brasileira.
* A Saab propõe a substituição dos aviões de treinamento da Frota da Força Aérea Sueca SK 60/Saab 105 pelo Super Tucano.

Uma solução com custo-benefício

* Proposta firme e altamente competitiva para financiamento a longo prazo do valor completo do contrato do FX-2, por parte “Swedish Export Credit Corporation”, uma instituição financeira governamental sueca.
* Custos de aquisição, apoio e operação significativamente inferiores quando comparados à concorrência, devido ao design otimizado, processo de fabricação altamente eficiente e uma fácil manutenção e suporte técnico.
http://www.gripen.com/pt/MediaRelations ... brasil.htm




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Re: JAS-39 Gripen

#8163 Mensagem por Penguin » Sex Out 02, 2009 9:11 pm

O ESTADO DE SÃO PAULO

Suécia anuncia ampliação da oferta de tecnologia ao Brasil

Saab aumentou para 175% oferta da contrapartida comercial em caso de compra de caças Gripen

Tânia Monteiro, da Agência Estado

BRASÍLIA - O presidente da sueca Saab, Ake Svensson, informou nesta sexta-feira, 2, em Brasília, que entregou ao Comando da Aeronáutica brasileira a proposta da sua empresa de venda de 36 caças Gripen ao Brasil. Segundo Svensson, a empresa ampliou a oferta de offset - que é a contrapartida comercial e de tecnologia - de 150% para 175% do valor da proposta. Svensson deu a informação em entrevista coletiva na Embaixada da Suécia no Brasil.

Nesta sexta-feira, 2, vence o prazo final para as três empresas concorrentes apresentarem à Força Aérea suas propostas. As outras duas empresas são a Boeing, dos Estados Unidos, que oferece o caça Super Hornet F-18, e a Dassault, da França, fabricante do Rafale, pelo qual o Brasil chegou anunciar preferência por questões estratégica.

Na entrevista, Svensson disse que a Suécia está oferecendo também: a fabricação no Brasil de 80% da estrutura do Gripen, o que significa fabricação de fuselagem traseira e do trem de pouso, entre outras partes, e o desenvolvimento de 40% do avião em território brasileiro. A proposta sueca é a de entregar o primeiro caça em 2014.

O presidente da Saab anunciou ainda que a Suécia está avaliando a possibilidade de comprar aviões de transporte de carga e passageiros KC 390, que serão fabricados pela brasileira Embraer, e Super Tucanos, que já são produzido pela empresa brasileira. A proposta da Saab é a de entregar o primeiro caça em 2014. Svensson informou que, dos 36 caças Gripen, 28 são de um acento, e oito serão de dois acentos.

"Oferecemos possibilidade de compartilhar informações, de operar em bases remotas, de abastecer os caças em rodovias, ou na floresta, e uma parceria industrial de 100%. Nosso compromisso é o de revolucionar a Força Aérea Brasileira oferecendo independência ao invés de dependência", afirmou Svensson. Ele não quis falar em preços, alegando que o sigilo faz parte da proposta, mas reafirmou que o Gripen custa a metade do preço de um avião bimotor.




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Re: JAS-39 Gripen

#8164 Mensagem por Bourne » Sex Out 02, 2009 9:21 pm

Assim fica difícil dizer não ao baixinho.

A corrida só acaba depois da bandeirada final, amigos. Antes disso haja coração (by Galvão Bueno)




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Re: JAS-39 Gripen

#8165 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 02, 2009 9:26 pm

Basta ao Gov + MinDef + FAB + etc exigir tecnologia do motor e a SAAB desaparece na fumaça da dependência.
Ou pode pedir o software do FADEC do motor.
8-]




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Re: JAS-39 Gripen

#8166 Mensagem por hbfontes » Sex Out 02, 2009 11:45 pm

Bom dia Mathias,

Pelo que andei lendo o motor pode ser cambiado facilmente, logo poderiamos colocar algum de nossa preferência em seu lugar.




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Re: JAS-39 Gripen

#8167 Mensagem por Izaias Maia » Sex Out 02, 2009 11:51 pm

hbfontes escreveu:Bom dia Mathias,

Pelo que andei lendo o motor pode ser cambiado facilmente, logo poderiamos colocar algum de nossa preferência em seu lugar.
Caro HB, compartilhe conosco suas fontes!

Obrigado!




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Re: JAS-39 Gripen

#8168 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Out 02, 2009 11:54 pm

E os custos disso, por favor.




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Re: JAS-39 Gripen

#8169 Mensagem por DBader » Sáb Out 03, 2009 1:08 am

Izaias Maia escreveu:
hbfontes escreveu:Bom dia Mathias,

Pelo que andei lendo o motor pode ser cambiado facilmente, logo poderiamos colocar algum de nossa preferência em seu lugar.
Caro HB, compartilhe conosco suas fontes!

Obrigado!
Olha a fonte aí:
O modelo sueco usa motores norte-americanos. Jevrell disse que isso não é um problema para o Brasil. “A integração de um motor é muito cara. mas se no futuro o Brasil quiser desenvolver um caça próprio com outro motor, nós vamos mostrar como se integra esse motor. Nós mostramos como integrar o motor num caça supersônico. Depois, se o Brasil quiser escolher outros motores, é possível.”

http://g1.globo.com/Noticias/Politica/0 ... RASIL.html
[]s,
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Re: JAS-39 Gripen

#8170 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 5:43 am

DBader, duvido que mesmo tu acredites que isso possa ser feito sem levar os custos à estratosfera. De qualquer modo, começo a levar mais a sério o argumentos dos ditos 'americanófilos' de que a nossa logística sempre foi ianque, inclusive de motores: se fosse tão assim, tipo o Obama acorda de mau humor e diz 'aí, ó, não se vende mais peça de avião pro Brasil' a FAB voa uns dias e fica quase toda no chão e a EMBRAER quebra logo a seguir...

Assim, F-414 NÃO me parece argumento VÁLIDO contra o Gripen nem a logística ianque contra o SH, assim como os tão propaladios custos operacionais contra o Rafale: é tudo uma questão de escala, aumenta a produção, inclusive de peças, caem os custos... :wink:




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Re: JAS-39 Gripen

#8171 Mensagem por Cunha » Sáb Out 03, 2009 9:19 am

É, Túlio, foi pensando exatamente desta forma que votei no Gripen NG lá no tópico sobre o FX-2 e concordo contigo. Mas hoje, já acho que o Rafale será uma opção melhor, por ele ser tudo que o Gripen não é: bimotor, estar pronto (já na sua 3ª versão), a França ter acordo estratégico com o Brasil...

Abração!




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Re: JAS-39 Gripen

#8172 Mensagem por Penguin » Sáb Out 03, 2009 9:25 am

FSP, 03/10
Suécia melhora proposta de caça e atrai Lula

Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo das vantagens de seu jato

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem, quando todas as três empresas finalistas formalizaram suas propostas definitivas à FAB, com melhores preços e condições. O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca Saab, continua no páreo por ser mais barato e oferecer maior transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.

Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela França, Lula aproveitou um dos voos para o exterior para ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a Folha apurou, ele comentou: "Puxa, eu não sabia disso!"

Esse mesmo filme, mostrado ontem na Embaixada da Suécia para jornalistas, diz em resumo que a indústria nacional será responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que o Brasil poderá exportar o avião para a América do Sul e para seus parceiros tradicionais, além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela Suécia "para todo o planeta".

O filme foi "contrabandeado" para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que já conta com a participação de técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no "demonstrador de conceito", uma espécie de prévia do avião, cuja fabricação no Brasil está prevista desde o início, com a primeira entrega em 2014. E com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.

Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.

Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson Jobim, principal responsável pela condução do processo, visitou as instalações militares da França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukkoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.

Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações dos governos tanto do Brasil como da França foram de que o negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.

Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. O governo brasileiro não crê nas promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.

Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao Alto Comando da Aeronáutica. O resultado irá para Defesa, Planalto e Conselho de Defesa Nacional. A decisão é de Lula.




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Re: JAS-39 Gripen

#8173 Mensagem por Túlio » Sáb Out 03, 2009 9:37 am

Se foi ESTE filme que mostraram a ele, bueno, chega a arrepiar, QUALQUER UM se apaixona na hora. Assisti há anos e não nego que me babei todo. Mesmo agora, assistindo de novo, dá uma baita tesão: os Suecos, além de saberem fazer caças, são também os tales em MARKETING. Não duvido nada que ainda levem, mesmo eu achando o Rafale mais CAÇA, o gripinho pequenininho gudigudigudigudi da mamãe (by Talha véio) não é nada desprezível... 8-]






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Re: JAS-39 Gripen

#8174 Mensagem por Matheus » Sáb Out 03, 2009 10:18 am

Santiago escreveu:FSP, 03/10
Suécia melhora proposta de caça e atrai Lula

Oficiais da Aeronáutica enviam ao presidente filme sobre o Gripen; Embraer também manifesta preferência pelo avião Governo sueco planeja aproveitar ida de presidente a Estocolmo na próxima terça para convencê-lo das vantagens de seu jato

ELIANE CANTANHÊDE
COLUNISTA DA FOLHA

O programa FX-2, de renovação da frota de caças brasileiros, entrou na reta final ontem, quando todas as três empresas finalistas formalizaram suas propostas definitivas à FAB, com melhores preços e condições. O Rafale, da francesa Dassault, é o preferido da área política, mas o Gripen NG, da sueca Saab, continua no páreo por ser mais barato e oferecer maior transferência de tecnologia.
O terceiro concorrente é o F-18 Super Hornet, da norte-americana Boeing, tido, inclusive no mercado, como praticamente fora da disputa.

Apesar da preferência política do Planalto e da Defesa pela França, Lula aproveitou um dos voos para o exterior para ver um filmete de cinco minutos da Saab, em português, sobre o Gripen NG. Conforme a Folha apurou, ele comentou: "Puxa, eu não sabia disso!"

Esse mesmo filme, mostrado ontem na Embaixada da Suécia para jornalistas, diz em resumo que a indústria nacional será responsável por 40% do desenvolvimento do Gripen NG e que o Brasil poderá exportar o avião para a América do Sul e para seus parceiros tradicionais, além de fornecer as peças de todos os Gripen vendidos pela Suécia "para todo o planeta".

O filme foi "contrabandeado" para Lula por oficiais da Aeronáutica, que veem vantagens no Gripen NG por ser um projeto em desenvolvimento que já conta com a participação de técnicos brasileiros.
Pilotos do país já voaram no "demonstrador de conceito", uma espécie de prévia do avião, cuja fabricação no Brasil está prevista desde o início, com a primeira entrega em 2014. E com 175% de contrapartidas industriais e em pesquisa correspondentes ao valor do pacote.

Também a cúpula da Embraer tem manifestado apoio ao pacote sueco. A empresa será diretamente beneficiada pela transferência de tecnologia e ao se transformar em fornecedora de peças de aviões de caça.

Representantes da Saab reclamam que o ministro Nelson Jobim, principal responsável pela condução do processo, visitou as instalações militares da França, dos EUA e até da Rússia (cujo Sukkoi foi desclassificado), mas não foi às da Suécia.

Na terça, Lula estará em Estocolmo para a 3ª Cúpula Brasil-União Europeia. A questão dos caças será prioridade do governo sueco, com um apoio discreto da Embraer.
As últimas manifestações dos governos tanto do Brasil como da França foram de que o negócio caminha para os Rafale, no rastro do pacote de submarinos e helicópteros, estimado em R$ 20 bilhões.

Só não há sinais aparentes a favor dos F-18, considerados os mais sofisticados do mundo. O governo brasileiro não crê nas promessas dos EUA de transferência real de tecnologia.
Um fato novo é que a americana Trans States Holding acaba de anunciar a compra de cem aviões de transporte regional da Mitsubishi Aircraft, japonesa. A empresa nunca exportou aviões, ao contrário da Embraer, uma das maiores fabricantes desse tipo de avião.

Equipe da FAB redigirá o relatório final a ser submetido ao Alto Comando da Aeronáutica. O resultado irá para Defesa, Planalto e Conselho de Defesa Nacional. A decisão é de Lula.
tendencioso é pouco para este texto...interessante é que eles "sabem" a preferência de todo mundo, "sabem" que a SAAB transferirá mais tecnologia, só não explicam quem vai ter que pagar por 40% do desenvolvimento do caça nem como um avião que não existe estará pronto e entregue em cinco anos. São uns piadistas...




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Re: JAS-39 Gripen

#8175 Mensagem por Carlos Mathias » Sáb Out 03, 2009 10:39 am

Túlio,a menos que todo o movimento estratégico brasileiro seja uma mentira, a logística americana mesmo sendo de graça e com duas peças pelo preço de uma, ainda assim sairemos dela.
Já se mostrou aqui que o X da questão não está nos parafusos e etc, está noutras esferas muito acima disso.

Mas esse argumento das peças e da xepa é interessado para quem ainda não viu isso.

E essa do Lua ver um filminho e decidir pelo Gripen foi phoda hein!
Será que ele tinha tomado umas cachaças e comido uma moqueca também? Sim, porque decidir caça por filminho, meu Deus do céu... :roll: :?

Voltamos ao círculo do G-4.




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