soultrain escreveu:
Quem financiou e ajudou a UPA, que depois se tornou na FNLA durante os anos iniciais?
Quem financiou a UNITA nos anos iniciais?
Quem Financiou a FLING nos anos iniciais?
Quem financiou a FRELIMO nos anos iniciais?
Quem financiou a UPLA nos anos iniciais?
Escolha entre EUA, França, Países Escandinavos, Congo-Brazzaville, Zaire, Africa do Sul e Zambia, todos nossos amigos e até nos venderam armas, aliados podemos dizer?
A pergunta é para mim ?
É que se é eu não a entendo. O que eu afirmei já anteriormente, e que critiquei no Nukualofa77, foi que nem sequer parecia ter em consideração que os primeiros ataques aos portugueses vieram dos países ocidentais. Os comunistas só vieram depois.
Isso é resultado do sucesso da diplomacia portuguesa, que por alguma razão ainda é conhecida por ser eficiente por debaixo do pano.
Ao longo dos anos 60, os países ocidentais aperceberam-se de que estava em jogo o equilibrio na África Austral e passaram embora não oficialmente a apoiar Portugal.
De quando são as primeiras FAL que foram fornecidas ?
Quando começou o fabrico das G3 ?
Quando são encomendadas as novas fragatas e os novos submarinos ?
Todos os que criticavam Portugal, acabaram por apoia-lo. A maior parte dos governos ocidentais apoiou Portugal, embora não o pudesse fazer abertamente por causa das opiniões públicas.
Mas isso acontecia também com os africanos que criticavam o regime português nas Nações Unidas e depois iam pedir apoio a Lisboa.
E olhe que isto quem o diz é o Jorge Jardim, o MNE da altura e é o que se pode concluir do que disse o Costa Gomes nas memorias dele nomeadamente sobre o Kenett Kaunda da Zambia. E o Costa Gomes não era exactamente de Direita.
Onde é que está a sua dúvida ?
Eu não tenho a minha História, não publiquei nenhum livro sobre o assunto. Limito-me a juntar vários pontos de vista e afirmações de fontes insuspeitas e a concluir o que a mim me parece óbvio, porque só há uma explicação razoável.
A guerra era inevitável, considerando a História de Portugal e a sua situação geoestratégica. Dificilmente teria sido evitável.
E nessa guerra NÃO TINHA SIDO POSSÍVEL vencer os portugueses sem o 25 de Abril, mas acima de tudo, não teria sido possível sem garantir que o país entrava quase em guerra civil.
E a responsabilidade por isto não pode ser assacada senão ao
Partido Comunista Português.
E veja que aqui neste caso eu até coloco de fora o Mário Soares, porque tenho que reconhecer que por muito miserável que fosse o seu comportamento, ele estava entre a espada e a parede.
Ele tinha duas hipóteses.
Ou continuava a guerra para garantir eleições em África e complicava a vida dos comunistas em África e em opção em Portugal teria que viver com um guerra civil, porque os russos não deixariam por menos.
Ou então abandonava África à sua sorte, e garantia que no rectangulo os comunistas não teriam apoio exterior, acabando por ser expulsos do poder como aconteceu em 25 de Novembro de 1975.
Hoje podemos saber que os russos afirmaram que não começariam a III guerra mundial por causa de Portugal, mas em 1974-1975, alguém garantia que em apoio do PCP, os russos não enviariam a esquadra do mediterrâneo para Lisboa se os comunistas tivessem tomado o poder ?
Eles contavam com isso !
E nos contactos informais com o Mário Soares e mesmo com as pessoas mais à direita como o Sá Carneiro ou o Freitas, acha que esse papão nunca foi utilizado ?
A força do exército soviético era demonstrada nos
desfiles transmitidos em directo a partir da Praça Vermelha e que passavam na TV portuguesa.
E os documentários em série sobre o poder da esquadra russa que passavam na televisão ?
Era por mera diversão das populações ?
E as manifestações desvairadas dos sindicatos quando um navio americano chegou a Lisboa no Verão de 1975, com milhares de comunistas aos berros de «Fora a NATO, Independência Nacional»
O problema Soultrain, é que eu lembro-me disso tudo. Era uma criança, mas já suficientemente crescida para entender as coisas.
Quando os espanhóis consideram a possibilidade de invadir Portugal em 1975, no que acha que eles estão a pensar ?
Acha que era em vingar Aljubarrota não ?
Os espanhóis também consideravam que a União Soviética poderia apoiar militarmente um governo do Partido Comunista.
Você sabe o que é que os espanhóis temiam, se um governo pró-soviético comandado por um homem que tinha estado do lado republicano nas trincheiras de Madrid em 1936 chegasse ao poder em Portugal ?
Demasiada História por contar. Demasiadas coisas por interpretar.
E acredito que também concluirá que o que o Nukualofa77 referiu não passa de «Opera Buffa» ou um discurso com 30 anos de atraso.
Infelizmente do que conheço da esquerda brasileira, e conheço alguma coisa, fico com a impressão de que está 30 anos atrasada.
Quer desesperadamente voltar ao tempo do Gueisel e do Figueiredo, esquecendo que entretanto passaram 30 anos.
Cumprimentos