Alfredo762 escreveu:Gaitero
O primeiro cliente estrangeiro seria (não será) o Brasil.
Entretanto, não sei de que governo você fala, do nosso ou do sueco.
Eu não encaro isso como um erro do passado. O que digo agora é minha opinião.
O AMX na FAB foi um avião muito subvalorizado. Não é culpa do avião não ter radar, não ter modernização e sequer um míssil anti-navio. É culpa do governo que não fez isso durante seu meio ciclo de vida.
Exportamos o AMX? Com o final da guerra fria? Complicado. Se a França, com inconteste tradição de exportação mal conseguiu se manter, como nós, que nada tínhamos disso, conseguiríamos fazer um recorde de vendas? Eu digo a França porque na década de 70 e 80 ela fez miséria vendendo MIII/5/50/F1.
O Fx estará na parada por no mínimo 40 anos. Nessa ínterim, deveria ser feita modernizações e aprimoramentos, já que o montaremos, se tudo der certo. Eu digo deveria, pois não sabemos o mundo de amanhã.
E então? Se não entrar dinheiro, e o Fx voar defasado. É culpa do avião? Ou é daquele que deveria racionalizar o uso do dinheiro?
É por isso que interessa à FAB um vetor mais em conta. De nada adianta ter uma X-Wing se você não tem dinheiro para mantê-la.
E levando em conta o NG ter o menor custo dos rivais, opino que seria o avião ideal para a FAB.
Alfredo
Alfredo.
No caso do AM-X, sim ele sofreu com as vendas, porém os embargos e o fato de o modelo Brasileiro ter que sofrer alterações do original, italiano é que comprometeu seu desenvolvimento, o que culminuou na redução da produção, elevando os custos e pior atrazando o cronograma.
Sobre o de quem é a culpa. Bem, a culpa é da FAB que não mediu os riscos. E a culpa é do Governo, que não investiu mais do que o programado.
Sobre os custos dos caças.
Em primeiro lugar os numeros do Gripen devem ser esquecidos. Porque não se pode calcular o incalculavel, são muitas as variáveis que devemos analizar e que até agora foram ignoradas. O SH mesmo sendo contruido nos USA teve graves problemas e o caça passou por várias alterações antes de se chegar ao modelo atual. O F-35 sofre atrazos em cima de atrazos. O Rafale idem. O Typhoon idem. Porque vai ser diferente com o NG? Quanto custará ao Brasil desenvolver um Radar AESA que até mesmo Europeus estão com dificuldades de produzir?
Como que alguem pode afirmar que o Gripen NG custará menos se não há nenhum país no mundo utilizando-o? Quando o Rafale estava em desenvolvimento os numeros eram muito diferentes destes hoje apresentados. E se o Brasil ficar em 2015 sem defesa aérea, isto não conta?
O Gripen de TODOS, é o que na média. Custo / Quantidade, em tese, deverá ter o maior preço. Os custos podem ser muito maiores do que o esperado. A manutenção, com itens exclusivos e fabricados em pequena quantidade pode elevar o preço de hora/voo. Problemas nos sistemas podem causar paralizações. São muitos os riscos. E os Benefícios? São compensadores?
Nada contra o gripen, mas se o Barsil estivesse a vias de assinar o desenvolvimento de um caça em parceira com os EUA, ou a França, ou a Russia, ou a China eu até apoiaria, pois teria certeza que teriamos interesses mutuos, que teriamos garantias, que não ficariamos largados a nossa sorte. Mas a Suécia, que nem mesmo domina itens fundamentais do caça, que nem mesmo se comprometeu a compra-los, que nem mesmo pensa em sua aquisição....[/quote]