Lima, eu também era contra. Quando comecei a participar disse isso aqui, publicamente. Ainda sugeri que posts não poderiam ser recortados. Porém, para meu espanto, todos faziam isso e se recusaram a responder o post completo. Sem distinção. Como não havia nada no regulamento, ficou elas por elas. É uma sugestão, somente.Na boa, eu não sou muito a favor de destacar frases no meio de textos porque acima de tudo as coisas ditas e o contexto podem ser mal interpretados... afinal de contas é o texto como um todo e a mensagem que importam e não uma frase aqui e outra ali.
Eu não acho. Explico. O NG era uma proposta de ser fabricado em partes aqui, sendo montado e construído aqui. Partindo dessa premissa, como ele poderia ser fabricado lá? Não é essa a proposta dos suecos, que é contrário aos franceses e americanos, que permitem no máximo montagem com peças fabricadas lá.Se o compromisso governamental tem a importância de uma bala juquinha e "zero" Gripen NGs foram encomendados pelo governo sueco enquanto Rafales e SH saem da linha de produção pelo menos uma vez por mês ... temos então realmente um problema caso selecionemos os suecos, não acha?
Como eu disse o esperado é que os acordos se cumpram, e honestamente quem pode garantir isso de americanos e suecos? Sendo honesto, é e deveria ser a mesma espectativa dos franceses... não consegui ver nada que indique que um é melhor do que o outro aqui.
O melhor aqui será relativo. Para mim, os piores seriam os franceses. Nunca respeitaram contratos e duvido que justamente hoje a coisa mudaria. Por outro lado, para quem gosta dos franceses, eles serão os melhores. Custe o que custar. O mesmo se aplicando a suecos e americanos.
Aqui sou obrigado a discordar do nobre forista. Essa do PROBE já está velhinha, coitada. Se o projeto do avião fosse tão “zicado”, teriam colocado um PROBE fixo que nem os franceses. Aquela haste para fora do avião e acima. É bem mais barato e rápido.As necessidades e as tarefas dos Rafales na F.A Francesa são muito mais abrangentes do que do Gripen na FA Sueca, até pelo compromisso francês com as suas colonias e em tarefas de coalisão e coisas afins (coisa nova para os suecos a ver a "solução" que é a sonda de Revo do Gripen C/D... a versão 'A/B' da aeronave nem dislumbrava tal acessório... essencial para aeronaves de hoje em dia)
Existem problemas reais no gripen que sequer foram comentados.
Concordo. É isso que eu critico a meses. Temos tecnologias que integradas a qualquer um dos concorrentes trarão avanços tecnológicos. Eu não coaduno com a idéia que somente um tem a chave da felicidade. Se a premissa geral vale para um, vale para todos.O Rafale é caro, e temos tecnologias Made in Brazil que gostaríamos que fossem integradas assim como temos tecnologias deles que dariam um "salto" em produtos que já temos e que nos ajudariam com certos "pulos do gato necessários".
Mas olha, na verdade isso vale para todos... todos tem a oferecer... e não é pouco... algumas coisas realmente não teremos acesso porque simplesmente ou são muito caras, ou são coisas que o pessoal não ensina mesmo ou são coisas que a FAB não quer saber.
Esse é um ponto que merecia um tópico só para isso.Os franceses pelo menos tem o domínio total sobre todas as tecnologias de sua aeronave não dependendo de "externos" para as partes mais sensíveis "politicamente" da sua aeronave.
Quem disse que seremos independentes com isso?
Teremos o risco eterno de embargos. Pois a tecnologia não é nossa, ela é francesa. Levando em conta que a França entrou agora para a OTAN, ela terá de se submeter a todos os mandos e desmandos dos que todos aqui demonizam: Estados Unidos.
Viu como é complicada essa coisa de TdT?
Alfredo