TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Túlio
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 6305 vezes
Agradeceram: 6656 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#19516 Mensagem por Túlio » Ter Set 29, 2009 11:27 pm

RenaN escreveu:Admin Edit.

Perguntas assim por MP.

Qualquer Moderador pode responder.

“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#19517 Mensagem por Vinicius Pimenta » Ter Set 29, 2009 11:29 pm

Mensagens acimas editadas pelo Administrador.

Seguindo o regulamento, esse tipo de questão deve ser encaminhada por MP.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#19518 Mensagem por Carlos Lima » Ter Set 29, 2009 11:58 pm

Carlos Mathias escreveu:Olha, a EMBRAER e qualquer empresa está abaixo na escala de prioridades governamentais em relação ao país.

A empresa fez bem em se desculpar.
Concordo,

ela pode ter a opnião que quiser desde que guarde para ela e bem guardado.

Esse processo não precisa de mais gente tentando apitar.

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#19519 Mensagem por Alfredo762 » Qua Set 30, 2009 12:23 am

Caros

Um peso, duas medidas... por favor.

Na época do Fx 1, quando a Embraer apresentou o M2000BR, todos eram só elogios.

Agora ela deve ficar calada? Por que ela não concordou com a vontade dos outros?

Não. De forma alguma.

É ela que receberá parte da Tecnologia a ser transferida. Para os que não sabem, o DCTA não tem o mesmo complexo que a Embraer tem para uma linha de montagem de qualquer caça. Futuros projetos complexos ficam nas mãos dela.

Sempre se soube que ela não apita, e nunca apitaria nada. Não entendo essa reprovação toda.

O recado da Embraer foi dado. Tanto é que a nota dela não desmente nada...

Alfredo

Sobram ufanistas e faltam patriotas.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#19520 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 30, 2009 1:04 am

Alfredo,

A reprovação, da minha parte pelo menos, decorre do fato de que a declaração pública não ajuda e até prejudica.
A opinião da empresa não foi solicitada pela FAB? E presume-se que deve ter sido emitida em alguma ocasião anterior. Ou o recado é para a FAB?
Para quem é o recado?

E quem está reprovando essa atitude o fez também no tempo do FX-1, pode pesquisar. Não tenho certeza sobre o inverso.

Abraços

Alberto -
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#19521 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 30, 2009 2:29 am

AlbertoRJ escreveu:Alfredo,

A reprovação, da minha parte pelo menos, decorre do fato de que a declaração pública não ajuda e até prejudica.
A opinião da empresa não foi solicitada pela FAB? E presume-se que deve ter sido emitida em alguma ocasião anterior. Ou o recado é para a FAB?
Para quem é o recado?

E quem está reprovando essa atitude o fez também no tempo do FX-1, pode pesquisar. Não tenho certeza sobre o inverso.

Abraços
x2
Correto [100]

Essa é uma concorrência muito séria e quaisquer declarações sobre favorecimentos por parte inclusive da Embraer (que seria/será uma beneficiada) não ajuda o conceito de neutralidade que se esperaria de tal empresa.

Meus 2 cents.

Ou seja, é bom para ela mesmo se manter "neutra" (pelo menos aos olhos dos jornais/publicos)
[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Cunha
Avançado
Avançado
Agradeceu: 8 vezes
Agradeceram: 2 vezes

#19522 Mensagem por Cunha » Qua Set 30, 2009 4:09 am

Aquilo não foi opinião da Embraer, foi apenas um diretor falando demais. Ainda bem que já saiu uma nota corrigindo o diretor bocudo:
Embraer diz em comunicado que não participa da seleção do novo caça da FAB
Projeto F-X2
Escrito por Defesa Brasil
Ter, 29 de Setembro de 2009 18:00
Empresa reafirma apoio ao Comando da Aeronáutica e ao Ministério da Defesa.

Da Redação
A Embraer afirmou em comunicado divulgado no final da tarde que não participa do processo seletivo do Projeto F-X2 da FAB e que reitera "seu incondicional apoio" e "estreito alinhamento com o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa". A empresa disse também que, "diferente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas".

A Embraer foi envolvida em uma polêmica após reportagem do jornal Valor Econômico atribuir preferência da empresa pelo caça sueco Gripen NG. Após a reportagem, o Ministro da Defesa Nelson Jobim declarou que a escolha da nova aeronave da Força Aérea Brasileira não seria influenciada pela empresa brasileira.

Leia a íntegra da nota:
COMUNICADO EMBRAER – F-X2

São José dos Campos, 29 de setembro de 2009 – Com relação à matéria veiculada no jornal “Valor Econômico” na data de 28 de setembro de 2009, a Embraer esclarece que não participa diretamente do processo de seleção do novo caça F-X2 para a Força Aérea Brasileira e, diferentemente do publicado, não tem preferência por nenhuma das propostas encaminhadas. A Embraer reitera seu incondicional apoio ao dito processo, sempre em estreito alinhamento com o Comando da Aeronáutica e o Ministério da Defesa.

A-29
Sênior
Sênior

#19523 Mensagem por A-29 » Qua Set 30, 2009 9:45 am

Uma pequena reflexão:

Como bom brasileiro, o vice-presidente de defesa da Embraer apenas seguiu o exemplo de nosso representante máximo, o presidente da república. Se o presidente disse que preferia o Rafale, para depois o Ministério da Defesa vir a público dizer que isso não prejudicava a continuidade da concorrência, parece-me absolutamente normal que o VP venha dizer que prefere o Gripen, para depois a empresa dizer que não se mete na escolha a ser feita pelo governo.

Pelo que li rapidamente por aqui (é difícil acompanhar o DB ultimamente), o sentimento geral é de que a Embraer está traindo os interesses do país ao fazer essa declaração, visando apenas o vil metal. Ok. Mas e o nosso presidente, visava o que quando declarou sua preferência?

Valdemort
Sênior
Sênior
Agradeceu: 15 vezes
Agradeceram: 20 vezes

#19524 Mensagem por Valdemort » Qua Set 30, 2009 9:51 am

Mas o nosso Exe Presidente seeempre " nao sabia de nada " .

"O comunismo é a filosofia do fracasso, o credo da ignorância e o evangelho da inveja. Sua virtude inerente é a distribuição equitativa da miséria".
Winston Churchill
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

#19525 Mensagem por Vinicius Pimenta » Qua Set 30, 2009 11:38 am

A-29 escreveu:Uma pequena reflexão:

Como bom brasileiro, o vice-presidente de defesa da Embraer apenas seguiu o exemplo de nosso representante máximo, o presidente da república. Se o presidente disse que preferia o Rafale, para depois o Ministério da Defesa vir a público dizer que isso não prejudicava a continuidade da concorrência, parece-me absolutamente normal que o VP venha dizer que prefere o Gripen, para depois a empresa dizer que não se mete na escolha a ser feita pelo governo.

Pelo que li rapidamente por aqui (é difícil acompanhar o DB ultimamente), o sentimento geral é de que a Embraer está traindo os interesses do país ao fazer essa declaração, visando apenas o vil metal. Ok. Mas e o nosso presidente, visava o que quando declarou sua preferência?
Acho que um erro não justifica o outro. Acredito que as declarações de preferência do Lula e do Jobim sejam erradas do ponto de vista ético. Pode até ser que façam algum sentido serem feitas, nós sabemos que no mercado de armas tudo que não se tem é ética. Mesmo assim, acredito que a maioria aqui reprova essa atitude. A maioria defendeu que o processo fosse conduzido pela FAB até o final, que a Força entregasse os relatórios, e o governo decidisse. Esse seria o normal. Recentemente li uma frase de uma pessoa que de uma maneira está ligada a uma das partes interessadas (governo). Ela dizia mais ou menos assim: "Soberania e interesse nacional se sobrepõem à etiqueta do 1° mundo."

Mas isso ser feito pelo Presidente ou Ministro, já me parece questionável. Agora, ser feita por uma empresa? É completamente descabido. Reitero o que eu falei. A Embraer, como uma das principais beneficiárias da tecnologia, pode e realmente deve ser chamada para dar sua opinião técnica. Não há nenhum mal aí, pelo contrário, se o Brasil quer repassar tecnologias para a indústria, nada melhor do que ouvir a opinião da própria indústria. Isso não significa, porém, que a escolha deverá ser o da preferência da indústria. Basta que o concorrente politicamente preferido também seja capaz de oferecer transferência semelhante. Portanto, a Embraer não poderia jamais ter tornado pública sua preferência por A, B ou C. Tanto sabe que não pode, que emitiu esse comunicado.

Agora, vou dizer de novo, eu contei como foi essa "declaração". Foi no dia da cerimônia de entrega do EMB-190 da Presidência. Nosso correspondente por lá ouviu. Era mais uma conversa entre o Orlando (VP de Defesa) e a Virgínia (Valor) do que propriamente uma entrevista. Não sei se ele estava falando em off. Não sei se estava falando o que a Embraer queria realmente que fosse dito. Fato é que gerou mais um problema.

Vou lembrar que o F-X1 acabou justamente porque o governo não conseguiu conter as parcerias entre concorrentes. Se viu em uma sinuca de bico com as empresas brasileiras que assumiram um lado. Isso já está acontecendo agora, a FIESP é pró-Gripen NG e a pressão que está sendo feita na imprensa contra o Rafale é muito por conta disso.

Para mim, essa de falar demais do Presidente e do Ministro, sendo estratégia ou não, abriu brecha para bagunçar o meio de campo e passarem a achar que valia tudo. Um processo que seguia praticamente perfeito até setembro, está quase parecendo um filme repetido do F-X1.

O erro está na mensagem. O governo está tentando justificar a escolha do Rafale com "transferência irrestrita". O problema é que a Saab está jogando duro e mostrando que, em termos de tecnologia, pode ser tão ou mais competitiva que a Dassault. Não vou entrar no mérito. Não vou entrar no ciclo vicioso de componentes de terceiros, etc. Mas a mensagem que o governo passa é que se preocupa com transferência de tecnologia. A Saab conseguiu passar para a indústria e, consequentemente, para imprensa, que também faz isso e faz melhor. Se isso é verdade ou mentira, pouco importa nessa discussão. Fato é que as mensagens estão aí circulando.

O governo precisará justificar o Rafale pelo lado geo-político. Pela transferência de tecnologia, não vai colar. Não adianta tentarem criticar aqui dentro do DB. Aqui pode colar. Aqui podemos até entender e concordar. Mas lá fora, pra FIESP, pra imprensa, não vai colar o discurso atual.

Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Jin Jones
Sênior
Sênior

#19526 Mensagem por Jin Jones » Qua Set 30, 2009 11:43 am

A-29 escreveu:Uma pequena reflexão:

PERFEIRO !

Creio que logo vem um coléga e sugere que fechemos a EMBRAER e fundemos a EMBOLER ( empresa bolivariana de aeronáutica ).

Tome Dreyer, que dessa macio e reanima. [002]

AlbertoRJ
Sênior
Sênior

#19527 Mensagem por AlbertoRJ » Qua Set 30, 2009 12:33 pm

Vinicius, parabéns pela clareza.
Eu acho que o Presidente também estava errado se demonstrava preferência mas agora, no 7 de setembro, lembrem-se, ele disse que o Rafale foi o avião escolhido.

[]'s

Alberto -
Dieneces
Sênior
Sênior
Agradeceu: 9 vezes
Agradeceram: 10 vezes

#19528 Mensagem por Dieneces » Qua Set 30, 2009 1:01 pm

Uma coisa não estou entendendo . Dizem que os franceses oferecem melhor repasse tecnológico , transferência total dizem eles , embora que nossos 36 Rafale serão 100% franceses , 6 inteiramente montados lá e 30 montados aqui com peças francesas . O Gripen é malhado por não repassar tecnologias porque a Saab não pode repassar o que é de terceiros , mas está mostrando que não só vai repassar como vai co-produzir a totalidade dos NG com os brasileiros , para qualquer mercado mundial e com ampla participação de empresas nacionais .Afinal , as ToT francesas são para ficar num banco de dados , coisa assim , elas servirão apenas para um futuro distante?Me parece lógico que empresas brasileiras , FAB e demais entidades que tenham os pés no chão prefiram o Gripen .E nem estou comentando custos de aquisição e os "custos sobre todo o ciclo de vida " do avião...Isso não desmerece o Rafale , sem dúvida , em termos técnicos até acho a aeronave mais capaz . O seu custo-benefício é que tem saltado aos olhos por ser difícil de aceitar , para nossa realidade. A decisão vai ser política e deve favorecer o Rafale , na onda do acordo mais amplo com a França . Isoladamente acredito que seria o pior negócio entre os 3 concorrentes.

Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#19529 Mensagem por Alfredo762 » Qua Set 30, 2009 1:09 pm

Alberto

Acompanho o Fx desde 1996.

Na época do M2000BR na Embraer, a única coisa que vi era um grupo reprovando por questões de gosto. Era a turma Flankerista.

Nada mais.

Alfredo

Alfredo762
Intermediário
Intermediário

#19530 Mensagem por Alfredo762 » Qua Set 30, 2009 1:14 pm

A-29

Darei a minha opinião.

Todos sabem que a Embraer prefere o Gripen. Isso nunca, insisto, nunca foi segredo. Para ela a proposta sueca é a que melhor poderá atrair vantagens para FAB e a ela.

Não há a necessidade da Embraer vir a público e dizer isso. Já não basta defecada que o atual presidente fez ao intencionar o rafaleco. Assim como o Nelson chegar a ironizar abertamente propostas alheias.

Em nenhum momento a Embraer partiu para essa artimanha infanto-juvenil. Porque ela não precisa disso. Em minha humilde opinião, o diretor da Embraer nada deveria ter dito.

O que chama a atenção é essa reprovação pelo simples fato do diretor dizer uma coisa que todos já sabiam.

Bom, isso não é nada depois do 7 de stembro.

Alfredo

Responder