JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#8056 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 27, 2009 2:12 am

Tem surgido uns posts aqui estilo redemoinho. Roda , roda e não diz absolutamente nada. :roll:




nike123
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Re: JAS-39 Gripen

#8057 Mensagem por nike123 » Dom Set 27, 2009 11:28 am

Bom eu acredito na Saab principalmente por que sao suecos, e de verdade me da mais coragem de negociar com os suecos de que com os Frances, isso pq eu costumo apreender com os erros e com a historia.
Vai aqui minha opiniao, se eu pudesse confiar em 1 dos 3 que estao na concorrencia, nao seria nem nos americanos nem nos franceses e apenas isso.




PRick

Re: JAS-39 Gripen

#8058 Mensagem por PRick » Dom Set 27, 2009 11:38 am

nike123 escreveu:Bom eu acredito na Saab principalmente por que sao suecos, e de verdade me da mais coragem de negociar com os suecos de que com os Frances, isso pq eu costumo apreender com os erros e com a historia.
Vai aqui minha opiniao, se eu pudesse confiar em 1 dos 3 que estao na concorrencia, nao seria nem nos americanos nem nos franceses e apenas isso.

O problema é que sua opinião contraria aos fatos e a História, os fatos são os seguintes; tanto os EUA, quanto a Suecia já descumpriram contratos assinados, e isso nunca ocorreu com a França. Não é questão de confiar, mas de assinar um contrato e depois não cumprir o mesmo, como ocorreu com os Torpedos TPS 2000 ou com os GPS do ALX´s.

E agora assinamos mais 02 grandes contratos com os franceses, e eles, pelo jeito, cumpriram as promessas, dado que o contrato do SUBS e dos Helos, tem o conteúdo prometido.

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P44
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Re: JAS-39 Gripen

#8059 Mensagem por P44 » Seg Set 28, 2009 11:12 am

tem um esquema do gripen marcado "company confidential" aqui:
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... count=1857




Triste sina ter nascido português 👎
AlbertoRJ
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Re: JAS-39 Gripen

#8060 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 28, 2009 11:16 am

P44 escreveu:tem um esquema do gripen marcado "company confidential" aqui:
http://www.militaryphotos.net/forums/sh ... count=1857
Olha, só rindo ...

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Re: JAS-39 Gripen

#8061 Mensagem por Luís Henrique » Seg Set 28, 2009 5:05 pm

Muito bom esse video do Gripen NG.

http://saab.picsearch.tv/?cat=&q=&bandw ... tAeHOthS9g

A Suécia esta com uma proposta MUITO forte.

Esse papo de 2 Gripen pelo preço de 1 caça concorrente leva em conta o custo de operação durante 40 anos.
Se for o preço de aquisição, tipo 50 mi de euros pelo Rafale e 25 mi de euros pelo Gripen NG, ai eu viro gripeiro. :mrgreen:




Su-35BM - 4ª++ Geração.
Simplesmente um GRANDE caça.
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Re: JAS-39 Gripen

#8062 Mensagem por GDA_Fear » Seg Set 28, 2009 7:03 pm

Aí vai a minha visão sobre os caças do FX-2.

Gripen NG - Aeronave menos capaz da disputa, custo operacional baixo, Verdadeira independência tecnológica uma vez que estariamos realmente aprendendo a projetar aviões, menor apoio político, não atuo em combate pois ainda é projeto.

F-18E - Condicionado a uma transferência de tecnologia que não se compara em aprender a projetar um caça em si, tecnologia embarcada de última geração(melhor radar da disputa,fora outros itens como ALQ,ALE-50/55,RWR-63V3),custo operacional mais caro que Gripen NG e pouco mais barato que Rafale, F-18E é visto com desconfiança pelo governo,provado em combate, atuou em missões de Interdiction,BARCAP,CAP,CAS,Strike,Escort.

Rafale F3 - Também condicionado a transferência de tecnologia que será 100%(do que a FAB pediu, logo não existe transferência irrestrita do vetor), sistema de defesa de alta tecnologia o SPECTRA(principal atrativo do vetor) e possue tecnologia embarcada de alto nível, preço alto,custo operacional mais caro dos três, dispença comentário sobre apoio político, chegou a atuar no Afeganistão porém o leque de missões que o Rafale fez é baixo,Strikes foi o tipo de missão que o Rafale mais fez, ou seja batendo em bêbado, foi explorado muito pouco do caça nos combates logo ainda resta dúvidas sobre seu comportamento em TOs mais agressivas, onde as forças adversárias são mais parelhas,mas pelas características de Super Trunfo ele é um dos melhores vetores em operação no mundo.




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Re: JAS-39 Gripen

#8063 Mensagem por Penguin » Seg Set 28, 2009 7:53 pm

Muito interessante e esclarecedor.

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Alide entrevista César Silva da Akaer
Escrito por Felipe Salles
Sáb, 26 de Setembro de 2009 18:12

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ilva-akaer




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Re: JAS-39 Gripen

#8064 Mensagem por Bolovo » Seg Set 28, 2009 7:59 pm

Essa daí já é mais realista e completamente oposta daquela outra que saiu no Defesanet (que eu acredito ter sido criada por um ser qualquer)




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Re: JAS-39 Gripen

#8065 Mensagem por Penguin » Seg Set 28, 2009 8:03 pm

VALOR, 28/09

PROJETO F-X2

Embraer é favorável à compra de caças suecos

Virgínia Silveira,
de São José dos Campos


A Embraer considera o caça sueco Gripen, do ponto de vista de transferência de tecnologia, a melhor opção para a empresa estabelecer uma parceria estratégica no contexto do programa F-X2. O contrato, que prevê a aquisição de 36 aeronaves de combate, no valor de US$ 2 bilhões, também é disputado pela francesa Dassault, com o caça Rafale, e pela americana Boeing, com o F-18 Super Hornet.

"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa 'on the job doing', ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.

O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."

A afirmação de Ferreira Neto é compartilhada por grande parte das empresas que compõem a cadeia aeroespacial de São José dos Campos. "Sairemos da condição de pequenas empresas dependentes da Embraer para um grupo consolidado verticalmente, capaz de fornecer estruturas integradas complexas, não só para a Embraer como para o mercado externo", afirma o diretor-executivo da Akaer, César Augusto da Silva.

A Akaer faz parte da holding T-1, que reúne as cinco empresas brasileiras envolvidas no projeto do novo caça sueco e será responsável pelo projeto e produção da fuselagem central, fuselagem traseira e asas. A fuselagem do Gripen, segundo Silva, é a mais complexa já feita no Brasil, pois envolve sistemas de alta tecnologia, como ligas de última geração e materiais avançados, do tipo composto. "O preço que iremos pagar pelos caças agora retornará para as empresas brasileiras em forma de empregos e de novas tecnologias." Em cinco anos, segundo Silva, a T-1 estima que poderá exportar US$ 500 milhões e gerar 2.900 empregos diretos no Brasil.

Para a Embraer, o programa de um novo caça supersônico também irá trazer benefícios tecnológicos. "Temos interesse nas tecnologias envolvidas em um voo supersônico e na utilização de materiais avançados para fazer frente aos novos desafios que se impõem aos fabricantes de aeronaves", disse Ferreira Neto.

A tecnologia dos radares de última geração, presente nos caças de combate, segundo Ferreira Neto, também pode ter aplicação na aviação civil. Outra área de aprendizado é a de sistemas que otimizam consumo de combustível. "O programa F-X2 pode trazer informações de desenvolvimento importantes, que terão aplicação na aeronave cargueira KC-390, que estamos fazendo para a FAB."

A capacitação da indústria nacional, segundo Ferreira Neto, é primordial para garantir a autonomia do país no futuro para fazer modificações nos aviões que a FAB vai adquirir e para construir um novo caça. "A proposta de transferência de tecnologia tem que estar baseada nesse tripé: autonomia, capacitação da indústria nacional e preparo para novos desafios."

A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias.




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Re: JAS-39 Gripen

#8066 Mensagem por Wolfgang » Seg Set 28, 2009 8:07 pm

Sinceramente, acho que o F-X está por um fio...




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Re: JAS-39 Gripen

#8067 Mensagem por DBader » Seg Set 28, 2009 8:09 pm

Santiago escreveu:Muito interessante e esclarecedor.

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Alide entrevista César Silva da Akaer
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http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ilva-akaer
LEITURA OBRIGATÓRIA!!!

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Re: JAS-39 Gripen

#8068 Mensagem por raphavidottoo » Seg Set 28, 2009 8:39 pm

Eu ainda continuo batendo na mesma tecla. O Brasil deve adquirir dois tipos de caças. Um caça mais leve e outro mais pesado, ou seja, o Gripen, como caça leve, e como caça pesado o Rafale ou o F-18.

Os custos com manutenção podem sim aumentar com essa decisão, mas hoje mesmo nós operamos dois tipos de caças: F-5 e M-2000 (sem contar com o AMX). E mesmo que o custo com treinamento e manutenção aumente, creio que a redução de custos com a operação de um caça menor seja mais vantajosa que o aumento nos custos de manutenção, uma vez que para manutenção e treinamento em aeronaves diferentes, o mais complicado é a curto prazo, pois a médio/longo prazo, os custos diminuem muito, uma vez que já se conhecem ambas aeronaves e etc.

Esse papo de multifunção e padronização de frota é muito relativo, compensa muito em determinados casos, mas em outro, creio que a utilização de caças leves/pesados em conjunto seja muito vantajosa, pois, como já disse, reduz custos operacionais, nós não ficamos dependentes de um unico fornecedor e em caso de conflito, podemos optar pela aeronave de melhor custo-benefício, diminuindo custos, aumentando a economia de recursos (o que em tempos de guerra é crucial) e tendo aeronaves sempre disponíveis para qualquer operação.




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Re: JAS-39 Gripen

#8069 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 28, 2009 8:57 pm

DBader escreveu:
Santiago escreveu:Muito interessante e esclarecedor.

Alide entrevista César Silva da Akaer
Escrito por Felipe Salles
Sáb, 26 de Setembro de 2009 18:12

http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ilva-akaer
LEITURA OBRIGATÓRIA!!!

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O que se comentou sobre ToT foi isso:
ALIDE:Como se dará a transferência de tecnologia no F-X2?



CS: Transferência de tecnologia é sempre uma coisa muito complicada, não é um processo “genérico” e muitos fabricantes falam que transferem tecnologia sabendo muito bem que não transferirão nada. Para o Brasil os temas mais atraentes são sem dúvida os sistemas de controle de vôo e controle de missão, pois na integração produtiva nós somos bastante desenvolvidos. A relação com a Saab garantira ao Brasil ter aqui um rig (simulador de sensores, de painel, de sistemas de navegação e de armamento) completo dos sistemas do avião idêntico ao que vai existir na Suécia. Todo o código fonte do novo modelo será aberto ao Brasil, e será desenvolvido conjuntamente aqui pelos próximos cinco anos. Por isso se uma versão naval for solicitada pelo Ministério da Defesa nós teremos a capacidade para desenvolve-la, independentemente, aqui no Brasil. Nós saberemos modificar o software e poderemos criar novas versões sem precisar da ajuda de mais ninguém.
O restante é pura visão empresarial, como acontece com a Embraer.
Leiam e comprovem como uma empresa defende seus interesses.

Os suecos estão atacando pelas beiradas, fechando negócios antes que saia o resultado, porque sabem o quanto é difícil para eles jogar no meio-de-campo.

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Re: JAS-39 Gripen

#8070 Mensagem por orestespf » Seg Set 28, 2009 9:12 pm

Santiago escreveu:Muito interessante e esclarecedor.

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Alide entrevista César Silva da Akaer
Escrito por Felipe Salles
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http://www.alide.com.br/joomla/index.ph ... ilva-akaer

Não é que gostei deste nome DBista: César Silva da Akaer.

E ainda reclamaram da minha estorinha no outro tópico. O cara dá entrevista lá e posta cá.


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