Mensagem
por orestespf » Seg Set 28, 2009 5:45 pm
Está impossível escrever algo que preste no fórum, você escreve e minutos depois uma enxurrada de posts lixo ocupam várias páginas, impedindo que alguém leia e debata de forma mais séria. Este meu post não será tão formal, será perda de tempo, porém gostaria de comentar sobre uma conversa que tive com um grande amigos alguns meses atrás.
Conversamos longamente por telefone e lá pelas tantas meu amigo queria saber minha opinião sobre o Gripen NG, lhe disse o de sempre. Sei que ele respeita muito minha opinião, mas neste caso em particular eu percebia que queria me falar mais. Cutuquei e ele me disse assim: a SAAB está para quebrar, está no limite (lembrem-se de quando eu falava sobre isso no DB, foi nesta época que houve a conversa). Voltando, eu disse a ele que achava muito interessante a "ideia", mas nem por isso apoiaria o Gripen (como se meu apoio valesse alguma coisa. SIC).
Aí meu amigo se soltou e resolveu ir adiante, disse mais ou menos assim: imagine que o governo sueco não queira (ou não possa) bancar a SAAB. Não seria interessante entrarmos no negócio e o governo brasileiro financiar a compra da SAAB (ou parte dela) pela Embraer? Ele me perguntou. Respondi dizendo que novamente a ideia era interessante, mas que no auge de minha ignorância, se fosse o governo, jamais investiria o dinheiro do contribuinte brasileiro em um financiamento para salvar um empresa sueca e beneficiar uma empresa privada brasileira. Complementei dizendo que, supondo que isso pudesse se concretizar, que não haveria outra saída para se vender o Gripen que não fosse o de encerrar o FX-2 e o governo brasileiro, lá pelas tantas, realizar uma compra direta dos caças com a Embraer.
Fui surpreendido com este comentário: mas é justamente isso disso que falo, é isso que "eles" gostariam. E me devolveu a pergunta: mesmo assim você não acha que seria ótimo para o Brasil. Disse-lhe que não e argumentei; o papo foi longe. O objetivo aqui não é detalhar a conversa que tive com o amigo, mas apontar certas coisas.
Não consigo mais falar com o G4, nunca fiz isto em minha vida, porém me via como um grande estúpido em parar para tentar contrapor àqueles que jamais queriam me ouvir, apenas me insultar e provocar. Assim sendo, dirijo este post a todos os membros do DB que ainda se param para ler as besteiras que escrevo. O objetivo é que esta estorinha contada por mim seja luz sobre o que estamos vendo pela mídia e fortemente no DB. Que cada um conclua o que quiser. E insisto, esta conversa de alguns meses atrás é a mais pura verdade, jamais mentiria sobre isso, jamais inventaria tal coisa. Apenas resumi, apenas quis apontar a essência. E este meu amigo às vezes se loga no DB, mas quase nunca posta, assim sendo, não acredito que ele entraria aqui para confirmar e nem pediria isso a ele. E por fim, esta pessoa é muito bem informada, sabe o que fala e tem contatos mais quentes do que se imagina. Só conversamos sobre estas coisas, somos amigos e nenhum dos dois tenta influenciar o outro, apenas gostamos de saber a opinião, um do outro, sobre certas coisas.
Forte abraços aos verdadeiros DBistas!
Orestes