FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2491 Mensagem por orestespf » Seg Set 28, 2009 5:26 pm

pafuncio escreveu:Orestes, tu estavas certíssimo. Tem gente querendo saturar os tópicos com uma opinião absolutamente interessada, como se a mesma fosse prevalente (Rafale tem tantos votos aqui quanto os dois azarões) e melhor embasada.

Saturação ...
Pois é, Alexandre, mas as coisas não acontecem. O G4 assumiu o DB!! Veja que interessante, neste final de semana quase ninguém postou, porém, bastou que alguém que não seja do G4 postasse algo para a pancadaria comer solta. Na verdade isto se (re)iniciou ontem a noite, trancou um tópico, hoje continuou do mesmo jeito, ou seja, basta que qualquer membro antigo do fórum poste algo para que uma enxurrada de letras mal traçadas agregadas de opiniões altamente interessadas tomem conta do fórum. Já observou também que os "clássicos" grinpeiros do DB também não são poupados? Pois é, isto é um ataque generalizado aos membros do fórum, independentemente das preferências que cada um tem em relação aos caças.

Vou além, se botar pra correr, voltarão com outro nick. Falo isso porque bem pouco tempo atrás (menos de um mês) aconteceu algo semelhantes, mas a figura não conseguiu espaço, voltou com o mesmo português habitual e com ideias e ofensas aprimoradas, mas com nick novo.

Ensinaram-me que o nome desta técnica é "bógus".


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2492 Mensagem por Bolovo » Seg Set 28, 2009 5:30 pm

G4? What's that? É tipo o do brasileirão, Palmeiras, Goiás, tal?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2493 Mensagem por Dieneces » Seg Set 28, 2009 5:32 pm

Muito boa análise , Ninjanki .




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2494 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 28, 2009 5:39 pm

Dieneces escreveu:Muito boa análise , Ninjanki .
X2

Sem dúvida, muito boa mesmo.

[]'s




Alberto -
pafuncio
Sênior
Sênior
Mensagens: 5921
Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
Agradeceram: 5 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2495 Mensagem por pafuncio » Seg Set 28, 2009 5:42 pm

É, Orestes. "Pero, no pasarán" ...




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2496 Mensagem por Slip Junior » Seg Set 28, 2009 5:43 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, essa declaração do Orlando, VP da Embraer, aconteceu durante a entrega do EMB-190 para a Presidência. Nós tínhamos um repórter por lá (fotos legais para quem quiser ver: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... mb-190.php) e ele também ouviu. Só que, pelo que eu entendi (não garanto, vou checar), não foi nada dito assim de forma oficial, parece que era mais uma conversa entre o Orlando e a Virgínia.

De qualquer forma, não é nenhuma novidade. Eu mesmo sempre falei, a maioria sempre concordou que do ponto de vista de aprender a fazer, é muito mais fácil aprender fazendo do que receber ensinamento de algo pronto. Isso, em nenhum hipótese, diz que o Gripen é melhor ou pior. Isso é um aspecto positivo em termos de conhecimento. Tem N fatores negativos nesse mesmo aspecto, inclusive o da dependência de terceiros em diversas partes da aeronave.

Eu só acho engraçado algumas reações. Ora, a Embraer foi chamada pela própria FAB a dar sua opinião: "Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB...". Ela deu a opinião dela. Ponto. Não disse que tem que comprar, nem poderia.

Só que essa opinião não deveria ter se tornado pública de maneira nenhuma. O erro está aí. Ela preferir o Gripen, é direito dela.
Vinicius, concordo absolutamente com você com uma única ressalva: eu acho que a Embraer tornar pública essa opinião se justifica a partir do momento em que a mesma possa ter visto seu nome sendo envolvido com diversas inverdades que possam ter sido pronunciadas por terceiros. (Obs.: não estou falando que foi isso que aconteceu, mas é uma hipótese bastante plaúsivel na minha humilde opinião).


Abraços




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2497 Mensagem por Wardog » Seg Set 28, 2009 5:44 pm

Ninjaki foi muito lucido em sua opinião, e conseguiu explicar algo que ninguém aqui tinha explicado até então.

Resta-nos agora, saber a preferência da FAB e a decisão final.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2498 Mensagem por orestespf » Seg Set 28, 2009 5:45 pm

Está impossível escrever algo que preste no fórum, você escreve e minutos depois uma enxurrada de posts lixo ocupam várias páginas, impedindo que alguém leia e debata de forma mais séria. Este meu post não será tão formal, será perda de tempo, porém gostaria de comentar sobre uma conversa que tive com um grande amigos alguns meses atrás.

Conversamos longamente por telefone e lá pelas tantas meu amigo queria saber minha opinião sobre o Gripen NG, lhe disse o de sempre. Sei que ele respeita muito minha opinião, mas neste caso em particular eu percebia que queria me falar mais. Cutuquei e ele me disse assim: a SAAB está para quebrar, está no limite (lembrem-se de quando eu falava sobre isso no DB, foi nesta época que houve a conversa). Voltando, eu disse a ele que achava muito interessante a "ideia", mas nem por isso apoiaria o Gripen (como se meu apoio valesse alguma coisa. SIC).

Aí meu amigo se soltou e resolveu ir adiante, disse mais ou menos assim: imagine que o governo sueco não queira (ou não possa) bancar a SAAB. Não seria interessante entrarmos no negócio e o governo brasileiro financiar a compra da SAAB (ou parte dela) pela Embraer? Ele me perguntou. Respondi dizendo que novamente a ideia era interessante, mas que no auge de minha ignorância, se fosse o governo, jamais investiria o dinheiro do contribuinte brasileiro em um financiamento para salvar um empresa sueca e beneficiar uma empresa privada brasileira. Complementei dizendo que, supondo que isso pudesse se concretizar, que não haveria outra saída para se vender o Gripen que não fosse o de encerrar o FX-2 e o governo brasileiro, lá pelas tantas, realizar uma compra direta dos caças com a Embraer.

Fui surpreendido com este comentário: mas é justamente isso disso que falo, é isso que "eles" gostariam. E me devolveu a pergunta: mesmo assim você não acha que seria ótimo para o Brasil. Disse-lhe que não e argumentei; o papo foi longe. O objetivo aqui não é detalhar a conversa que tive com o amigo, mas apontar certas coisas.

Não consigo mais falar com o G4, nunca fiz isto em minha vida, porém me via como um grande estúpido em parar para tentar contrapor àqueles que jamais queriam me ouvir, apenas me insultar e provocar. Assim sendo, dirijo este post a todos os membros do DB que ainda se param para ler as besteiras que escrevo. O objetivo é que esta estorinha contada por mim seja luz sobre o que estamos vendo pela mídia e fortemente no DB. Que cada um conclua o que quiser. E insisto, esta conversa de alguns meses atrás é a mais pura verdade, jamais mentiria sobre isso, jamais inventaria tal coisa. Apenas resumi, apenas quis apontar a essência. E este meu amigo às vezes se loga no DB, mas quase nunca posta, assim sendo, não acredito que ele entraria aqui para confirmar e nem pediria isso a ele. E por fim, esta pessoa é muito bem informada, sabe o que fala e tem contatos mais quentes do que se imagina. Só conversamos sobre estas coisas, somos amigos e nenhum dos dois tenta influenciar o outro, apenas gostamos de saber a opinião, um do outro, sobre certas coisas.


Forte abraços aos verdadeiros DBistas!


Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2499 Mensagem por orestespf » Seg Set 28, 2009 5:46 pm

pafuncio escreveu:É, Orestes. "Pero, no pasarán" ...
E eu, passarinho! :wink:




Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2500 Mensagem por Gerson Victorio » Seg Set 28, 2009 5:47 pm

GERSON VICTORIO escreveu:
Bender escreveu:
[009]

Voce sabe Alberto,já mudei de opinão com relação a embraer escolher o caça para o Brasil, :wink: acredito inclusive que vamos economizar uns bilhões,já que ela é tão preocupada com o futuro da FAB e da nação,o governo deveria deixar ela fazer o negócio sozinha,ela assina o contrato de desenvolvimento do Gripen NG com a SAAB,assume com seu capital privado todos os riscos do negócio,tem os ganhos tecnológicos que ela acha mais interessante para ela,o contribuinte brasileiro não tem que bancar esses custos para uma empresa privada,em 2014 quando ela estiver com o produto GripenBR,pronto e totalmente testado,a FAB faz a avaliação técnica do produto,que ai então vai ser um produto "real",se a FAB não achar que o produto lhe atende,ela compra outro.

A embraer vai ter adquirido as tecnológias que ela julgava tão importante,e poderá vender o seu GripenBR,para o mundo inteiro.

Campanha!,a embraer escolhe o avião e assume todos os encargos financeiros e riscos já!Eu sou a favor!Zero de dinheiro do contribuinte brasileiro nessa aventura privada!

Sds.

Alguem discorda da acertiva acima?

:lol: :lol: :lol:

Gerson
ninjanki escreveu: Eu discordo. Se a Embraer fizer essa bosta toda, e no final a FAB não aprovar o produto resultante, além do risco da FAB ser forçada a comprar algo que não quer, se não o fizer, fica sem caça para pronta-entrega para substituir os que vão sair de operação em 2015. A compra de caças implica em um cronograma de entregas que não é imediato!!!!
Pois eh!!..isso chama-se RISCO...Qual dos tres FX's oferece o maior?
ninjanki escreveu:Quero dizer que acho claro porque a Embraer prefere o Gripen. Eles não competem com os suecos, já tem produtos sendo vendidos em conjunto(E-99), o Gripen NG deixaria todo o lucro possível logo de cara no colo da Embraer, e ela ainda ganha acesso a novas tecnologias de materiais, construção e design que são imediatamente aplicáveis nos outros projetos dela.


E a Saab não vai sair ganhando nada?
ninjanki escreveu: Do ponto de vista técnico e comercial, é a melhor proposta para a Embraer!
Voce disse bem...para a Embraer...e o resto...


ninjanki escreveu:Allan

ps. Caso não tenham notado, eu deixei subentendido que o melhor possível para a Embraer pode não ser o melhor possível para a FAB, e para o Brasil. O problema da FAB é operar com independência um caça de combate que diminua seus custos, agregue funções de diferentes modelos para racionalizar manutenção e lhe ofereça uma plataforma atualizada e escalável para as táticas e doutrinas de emprego necessárias como ferramenta de dissuasão de agressões externar. Já o problema do Brasil é se estabelecer como parte relevante na discussão política, econômica e militar global, não se alinhando à nenhum dos polos existentes mas também não os antagonizando, enquanto adquire independência de ação, tecnologia de ponta para uso militar e civíl hoje e no futuro e o estabelecimento de um complexo industrial militar, com sutentação dual(civíl e militar), que possa ser plataforma de exportação, produção interna e desenvolvimento. E ainda precisa proteger o pré-sal e a Amazônia... Notem que as 3 entidades FAB, Embraer e Brasil podem ser atendidas simultâneamente pelas 3 propostas, mas não nos mesmos níveis de intensidade e da mesma forma...
Perfeito!!

abraços

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2501 Mensagem por DBader » Seg Set 28, 2009 5:48 pm

AlbertoRJ escreveu:
DBader escreveu: Nunca. Pode consultar.

[]s,
Douglas Bader
Eu tive o trabalho de consultar, embora nem fosse preciso, pois o Nelson Jobim foi até a Suécia tratar de parcerias, mas aí vai um exemplo:

Agenda do ministro da Defesa, Nelson Jobim, quarta-feira, 13 de maio de 2009

O ministro da Defesa encontra-se nesta quarta-feira em Brasília.
Segue a agenda:

11h00 - Cerimônia de anúncio de iniciativas do Governo Federal para facilitar o acesso às informações públicas (Local: Palácio Itamaraty)
15h00 - Presidente da Cisco no Brasil, Rodrigo Abreu
15h30 - Embaixadora da Suécia, Annika Markovic; e Presidente do Conselho Administrativo do SEB, Eletrolux e SAAB, Marcus Wallenberg
16h00 – Embaixador dos Estados Unidos, Clifford M. Sobel
17h00 - Presidente da Helibrás, Jorge Viana


[]'s
Recebeu de fato? Da última vez também estava na agenda, mas deu uma caganeira de última hora e ele não pode recebê-los.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
Dieneces
Sênior
Sênior
Mensagens: 6524
Registrado em: Seg Abr 09, 2007 1:50 pm
Localização: São Gabriel , RS
Agradeceram: 10 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2502 Mensagem por Dieneces » Seg Set 28, 2009 5:48 pm

O Slip é vivo ainda...




Brotei no Ventre da Pampa,que é Pátria na minha Terra/Sou resumo de uma Guerra,que ainda tem importância/Sou Raiz,sou Sangue,sou Verso/Sou maior que a História Grega/Eu sou Gaúcho e me chega,p'ra ser Feliz no Universo.
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2503 Mensagem por Wardog » Seg Set 28, 2009 5:52 pm

orestespf escreveu:Está impossível escrever algo que preste no fórum, você escreve e minutos depois uma enxurrada de posts lixo ocupam várias páginas, impedindo que alguém leia e debata de forma mais séria. Este meu post não será tão formal, será perda de tempo, porém gostaria de comentar sobre uma conversa que tive com um grande amigos alguns meses atrás.

Conversamos longamente por telefone e lá pelas tantas meu amigo queria saber minha opinião sobre o Gripen NG, lhe disse o de sempre. Sei que ele respeita muito minha opinião, mas neste caso em particular eu percebia que queria me falar mais. Cutuquei e ele me disse assim: a SAAB está para quebrar, está no limite (lembrem-se de quando eu falava sobre isso no DB, foi nesta época que houve a conversa). Voltando, eu disse a ele que achava muito interessante a "ideia", mas nem por isso apoiaria o Gripen (como se meu apoio valesse alguma coisa. SIC).

Aí meu amigo se soltou e resolveu ir adiante, disse mais ou menos assim: imagine que o governo sueco não queira (ou não possa) bancar a SAAB. Não seria interessante entrarmos no negócio e o governo brasileiro financiar a compra da SAAB (ou parte dela) pela Embraer? Ele me perguntou. Respondi dizendo que novamente a ideia era interessante, mas que no auge de minha ignorância, se fosse o governo, jamais investiria o dinheiro do contribuinte brasileiro em um financiamento para salvar um empresa sueca e beneficiar uma empresa privada brasileira. Complementei dizendo que, supondo que isso pudesse se concretizar, que não haveria outra saída para se vender o Gripen que não fosse o de encerrar o FX-2 e o governo brasileiro, lá pelas tantas, realizar uma compra direta dos caças com a Embraer.

Fui surpreendido com este comentário: mas é justamente isso disso que falo, é isso que "eles" gostariam. E me devolveu a pergunta: mesmo assim você não acha que seria ótimo para o Brasil. Disse-lhe que não e argumentei; o papo foi longe. O objetivo aqui não é detalhar a conversa que tive com o amigo, mas apontar certas coisas.

Não consigo mais falar com o G4, nunca fiz isto em minha vida, porém me via como um grande estúpido em parar para tentar contrapor àqueles que jamais queriam me ouvir, apenas me insultar e provocar. Assim sendo, dirijo este post a todos os membros do DB que ainda se param para ler as besteiras que escrevo. O objetivo é que esta estorinha contada por mim seja luz sobre o que estamos vendo pela mídia e fortemente no DB. Que cada um conclua o que quiser. E insisto, esta conversa de alguns meses atrás é a mais pura verdade, jamais mentiria sobre isso, jamais inventaria tal coisa. Apenas resumi, apenas quis apontar a essência. E este meu amigo às vezes se loga no DB, mas quase nunca posta, assim sendo, não acredito que ele entraria aqui para confirmar e nem pediria isso a ele. E por fim, esta pessoa é muito bem informada, sabe o que fala e tem contatos mais quentes do que se imagina. Só conversamos sobre estas coisas, somos amigos e nenhum dos dois tenta influenciar o outro, apenas gostamos de saber a opinião, um do outro, sobre certas coisas.


Forte abraços aos verdadeiros DBistas!


Orestes
Me desculpe Orestes, porém não posso levar seus argumentos em consideração.
Sua fonte foi uma conversa e, a menos que elá tenha sido feita com um testemunho autorizado, não tem credibilidade fática alguma.

Falar por falar que conversou e me contou é fácil, provar que é difícil. Ações como esta, no campo cívil, dão margem a processos judiciais.
É o tal, disse que me disse.




Avatar do usuário
Slip Junior
Sênior
Sênior
Mensagens: 3291
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 6:00 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2504 Mensagem por Slip Junior » Seg Set 28, 2009 5:56 pm

Dieneces escreveu:O Slip é vivo ainda...
Pois é, Dieneces. Na verdade, nunca perdi o hábito de ler o fórum mas com o passar do tempo acabei adquirindo outros hábitos e também me interessando mais pela aviação civil (até mesmo por questões profissionais.. e antes que me taquem no meio desse rolo todo: não trabalho na Embraer e nem em nenhum fornecedor da mesma!!!) e por isso comecei a postar muito menos. De vez em quando, ainda posto alguma coisa, principalmente, na seção de aviação civil, ou seja, sempre estamos por ai.. ;)

Abraço!




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61283
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6576 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2505 Mensagem por Túlio » Seg Set 28, 2009 5:58 pm

Pois para mim pegar um caça ainda no começo, mas partindo de um que já existe - algo que eu já postulava no caso do Flanker BM - parece bem interessante, além do que me parece que daria no processo para engolir um belo pedaço da SAAB, em sua porção aeronáutica MILITAR, que é o que nos falta. Não me incomodo - até gosto - se vier Rafale e mesmo Super Hornet - esse eu teria que engolir mas fazer o quê...

Mas PREFERIR mesmo, é onde a tecnologia ainda está sendo desenvolvida, é como disse o índio aquele, aprender fazendo o que falta e não aprender a fazer o que já está feito...

Daí é GRIPEN NG, amigos. Ao menos para mim...

Ah, antes dos xiliques, lembrem que li e participei de todo o tópico do FX-2, desde o comecinho, quando a briga era Flanker x o resto, era eu, o Carlos Mathias e mais alguns eleitos contra o resto do DB... 8-]

Só vejo um senão nessa charla da EMBRAER: da última vez que deu palpite, acabou-se o FX... :roll: :roll: :roll: :roll:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Responder