pt escreveu:O tema do tópico é Portugal após a II Guerra Mundial.
A parcialidade do sr. Nukualofa, que fede a ranço soviético é a do costume e desse ponto de vista não merece qualquer comentário.
É aliás um comportamento típico.
Quando entende a enormidade do disparate que proferiu, este tipo de participante em fórums esconde-se por detrás de uma parede de texto que ele sabe que ninguém vai ler, para tenta com o numero de palavras, diluir o disparate inicial e tentar evitar o ridiculo.
O que o sr. Nukualofa disse, foi que a UNITA era apoiada pela África do Sul, quando qualquer pessoa minimamente informada saberia que foi apoiada pela China. Os proprios dirigentes da UNITA afirmam isso de forma clara.
Quem quer discutir a questão do Portugal depois da guerra e os conflitos em África não pode faze-lo sem ler e sem entender os temas com um mínimo de profundidade.
= = = =
O resto são tretas.
Nós não podemos analisar de forma organizada coerente e racional a colonização europeia para determinar se a sua presença foi vantajosa ou não foi vantajosa.
As sociedades africanas estavam na idade da pedra e não teriam qualquer possibilidade de sobreviver com as suas estruturas tribais.
Mesmo assim, essas sociedades foram muito mais resistentes que as sociedades americanas (Maias, Aztecas etc.) que pura e simplesmente foram erradicadas.
Mesmo escravizadas as sociedades africanas transportaram os seus ritmos e a sua cultura para o continente americano.
Não é possível entender a África sem o processo colonial.
A única nação africana que mais ou menos ficou livre de colonização foi a Etiópia.
Quando compara a Etiopia com o resto da África, estranhamente não vejo exactamente onde está a diferença.
Nukualofa77 escreveu:Também sabem que foram as desastrosas e injustificáveis guerras coloniais q levaram a queda desse regime decrépto q foi um atraso para a querida Portugal. Felizmente os portugueses provaram mais uma vez sua audácia e hoje Portugal é um dos países mais desenvolvidos da Europa. Fico feliz por isso.
A Guerra no Ultramar Português senhor Nukualofa77 era explicada de uma forma muito simples:
Para os seus defensores, Portugal não se entendia sem a sua dimensão continental começada quase 500 anos antes. Sem essa expressão, Portugal seria apenas um minusculo país no fim da Europa, periférico, atrasado e sem qualquer futuro que não fosse a integração na Grande Espanha.
É por isso que durante quase 14 anos os portugueses lutaram ! ! !
Não me venha com o ranço soviético para cima, porque ele é típico daqueles que do outro lado lutaram contra os portugueses para encherem os bolsos de diamantes, enquanto se disfarçavam de revolucionários amigos do povo.
Hoje, passados esses anos todos, Portugal é dos países mais atrasados da Europa, é periférico, atrasado e controlado cada vez mais pela Espanha.
Entende porque é que os portugueses lutaram ?
Hoje, Angola é governada por um dos maiores ladrões de África, é um Cleptocracia (para quem não sabe é o governo dos Ladrões) que prostitui todo um povo em beneficio de uma minoria que vive na ilha da Fantasia do outro lado da Baía de Luanda.
Entende agora porque os portugueses lutaram ?
Em nenhum país de África alguma vez você viu um branco a servir de «engraxate / engraxador» e a polir os sapatos de um negro, como se via nas ruas de Luanda no final dos anos 60 e inicio dos anos 70.
Entende agora porque os portugueses lutaram ?
Os portugueses foram considerados de um povo degenerado, porque mantinham com facilidade relações sexuais com pessoas de outras raças. Para as politicas Eugenicas do final do século XIX e inicio do século XX isso era tido como sinal de decadência.
Os portugueses fizeram o possivel para não parecer tão «depravados» e para aparecer mais sofisticados e mais europeus e muitos dos regulamentos que tinhamos foram induzidos por quem achava que deviamos seguir o que nos diziam da Europa civilizada.
Mas no fim, nós estavamos certos e eles estavam errados
E também foi por isso que os portugueses lutaram.
Os portugueses estavam em Angola há quase 500 anos ! ! ! !
Sabia que a étnica que chegou ao poder em 1975 migreou para sul vinda das margens do rio Zaire, DEPOIS DE OS PORTUGUESES CHEGAREM A ANGOLA ?
O que aconteceu na África Portuguesa não foi um processo de descolonização foi um processo de genocídio étnico ou etnocidio.
Os portugueses angolanos, que nunca tinham visto Portugal foram expulsos da sua terra porque tinham a cor da pele errada !
E foi também, por isso que os portugueses lutaram
Você pode disparatar e dizer o que quiser, mas as verdades que todos nós conhecemos, não dos livros mas dos contactos directos com as pessoas que sofreram na carne com todo esse processo.
As suas afirmações não passam de ranço velho e malcheiroso marcado pelo ódio inculcado e estudado nas universidades pela mão de professores que acham o Marxismo uma coisa bonita, desde que seja no país dos outros.
Não venha dar lições de moral às pessoas senhor Nukualofa77.
Você não tem condições de dar lições de moral a ninguém.
Não está credenciado, porque não conhece a História, não conhece o processo, não sabe o que os portugueses fizeram ou deixaram de fazer em África.
Aliás é algo tipico do Brasileiro que deixou de conhecer Portugal depois de 1821 e a partir daí, olha para Portugal não através dos olhos de um povo com características próprias, mas com os olhos de outras culturas, normalmente anglo-saxonicas e na segunda metade do século XX através dos olhos dos soviéticos.
Os seus comentários não passam disso...
RANÇO DA PIOR ESPÉCIE.
E não precisa responder, você nunca me vai convencer de nada, e eu não pretendo convencer ninguém de nada.
Mas defendo a verdade, por muito desagradável que ela seja para gente que continua ainda hoje a defender regimes assassinos ditaduras e criminosos !