FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2461 Mensagem por Carlos Lima » Seg Set 28, 2009 2:28 pm

Se isso sobre a Embraer aconteceu assim mesmo,

Acho que como no F-X 1 é bom que ela cale a boca dele e guarde a opnião para si... e no máximo para o Governo quando perguntada...

Simples assim, pois não é a Embraer que vai voar os caças e operá-los todos os dias :)

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2462 Mensagem por DBader » Seg Set 28, 2009 2:29 pm

AlbertoRJ escreveu:Douglas,

Estaria perfeito se não fosse o parágrafo que negritei.
Que eu saiba, até agora, ninguém divulgou o que consta no relatório da FAB e o Jobim só foi claríssimo em dizer que os franceses são os únicos que aceitaram um tratamento de igual e que garantiram transferir tecnologia. O contrato dos subs e a assinatura do Acordo Estratégico indicam que eles (os franceses) realmente foram os que concordaram em ser mais que fornecedores de material bélico. Então, até que provem o contrário, na minha opinião, o Jobim está certo. Mesmo porque foi ele quem negociou os aspectos de mais alto nível das propostas, viajando para todos os países que participam do processo.

Concordo com todo o resto.

Abraços
A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?

Quem oferece uma parceria de iguais é a Suécia, e não a França.
O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
[]s,
Douglas Bader




Imagem
AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2463 Mensagem por AlbertoRJ » Seg Set 28, 2009 2:35 pm

DBader escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Douglas,

Estaria perfeito se não fosse o parágrafo que negritei.
Que eu saiba, até agora, ninguém divulgou o que consta no relatório da FAB e o Jobim só foi claríssimo em dizer que os franceses são os únicos que aceitaram um tratamento de igual e que garantiram transferir tecnologia. O contrato dos subs e a assinatura do Acordo Estratégico indicam que eles (os franceses) realmente foram os que concordaram em ser mais que fornecedores de material bélico. Então, até que provem o contrário, na minha opinião, o Jobim está certo. Mesmo porque foi ele quem negociou os aspectos de mais alto nível das propostas, viajando para todos os países que participam do processo.

Concordo com todo o resto.

Abraços
A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?

Quem oferece uma parceria de iguais é a Suécia, e não a França.
O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
[]s,
Douglas Bader
Douglas,
Ele disse desconhecer o que sai da proposta sueca na imprensa. Proposta mesmo são as que são transmitidas oficialmente para ele. Por que será que ele recebe as autoridades suecas no seu gabinete? Só para contar piadas?

Repito, todo mundo aqui chuta o que tem no relatório da FAB, mas acredito que se alguém realmente sabe, não vai falar.

Abraços




Alberto -
Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2464 Mensagem por Wardog » Seg Set 28, 2009 2:43 pm

Retificando: Todo mundo aqui chuta o que tem no relatório da FAB, chuta o que as propostas dizem e chuta o que pode acontecer se elas forem as vencedoras.
Só não chutamos o que o governo quer. Mas chutamos o porque de ele querer.




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2465 Mensagem por PRick » Seg Set 28, 2009 2:47 pm

DBader escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Douglas,

Estaria perfeito se não fosse o parágrafo que negritei.
Que eu saiba, até agora, ninguém divulgou o que consta no relatório da FAB e o Jobim só foi claríssimo em dizer que os franceses são os únicos que aceitaram um tratamento de igual e que garantiram transferir tecnologia. O contrato dos subs e a assinatura do Acordo Estratégico indicam que eles (os franceses) realmente foram os que concordaram em ser mais que fornecedores de material bélico. Então, até que provem o contrário, na minha opinião, o Jobim está certo. Mesmo porque foi ele quem negociou os aspectos de mais alto nível das propostas, viajando para todos os países que participam do processo.

Concordo com todo o resto.

Abraços
A FAB não divulgou ainda, mas todo mundo sabe que não é o Rafale nem o F-18. Em relação ao Nelson Jobim, ele mesmo afirmou desconhecer a proposta sueca. Como então ele pode afirmar que só os franceses ofereceram isso?

Quem oferece uma parceria de iguais é a Suécia, e não a França.
O vice-ministro disse que a Suécia e a Saab estão 100% comprometidas com a transferência de tecnologia. "Não buscamos um comprador. Buscamos parceria estratégica e cooperação de longo prazo para as futuras gerações do poder aéreo e do desenvolvimento industrial."
[]s,
Douglas Bader

Mas como a mídia já divulgou dezenas de vezes que a FAB prefere o F-18E, que tá tudo no relatório, etc.. Agora mundou de novo? :lol: :lol:

[]´s




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2466 Mensagem por Wardog » Seg Set 28, 2009 2:50 pm

A mídia divulgou também q a preferência pela Embraer era pelo f-18! :shock:

Essa mídia eim!!!! [005]




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2467 Mensagem por PRick » Seg Set 28, 2009 2:56 pm

DBader escreveu:
PRick escreveu:O Gripen NG já está projetado, o que se quer é o desenvolvimento de alguns sistemas e a garantia de uma linha de produção.
Ah já?! Ué, pensei que ainda tivessem projetando. O que a Akaer está fazendo então!? :roll:

[]s,
Douglas Bader
Projeto do caça é que não é, o Gripen NG é um reprojeto de um caça já existente, que já tem um demonstrador de tecnologia. Ele tem algumas partes estruturais novas, isso não é projeto de caça, fazer partes de um caça, projetar essas peças, não é o mesmo que projetar um caça inteiro do ZERO, como você gosta de falar, isso demoraria muito mais que 05 anos, e custaria muito mais ainda.

Vamos parar com a fantasia, o discurso da Embraer serve a ela, mas está longe de ser algo real, como a propaganda dos suecos.

Repito o que falei aqui faz tempos, uma empreitada dessas valeria para um caça de 5 geração, feito em parceria com outro país, porque não temos condição de fazer isso sozinhos.

[]´s




Avatar do usuário
Vinicius Pimenta
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 12007
Registrado em: Seg Fev 17, 2003 12:10 am
Localização: Rio de Janeiro - RJ - Brasil
Agradeceram: 131 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2468 Mensagem por Vinicius Pimenta » Seg Set 28, 2009 2:57 pm

Olha, essa declaração do Orlando, VP da Embraer, aconteceu durante a entrega do EMB-190 para a Presidência. Nós tínhamos um repórter por lá (fotos legais para quem quiser ver: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... mb-190.php) e ele também ouviu. Só que, pelo que eu entendi (não garanto, vou checar), não foi nada dito assim de forma oficial, parece que era mais uma conversa entre o Orlando e a Virgínia.

De qualquer forma, não é nenhuma novidade. Eu mesmo sempre falei, a maioria sempre concordou que do ponto de vista de aprender a fazer, é muito mais fácil aprender fazendo do que receber ensinamento de algo pronto. Isso, em nenhum hipótese, diz que o Gripen é melhor ou pior. Isso é um aspecto positivo em termos de conhecimento. Tem N fatores negativos nesse mesmo aspecto, inclusive o da dependência de terceiros em diversas partes da aeronave.

Eu só acho engraçado algumas reações. Ora, a Embraer foi chamada pela própria FAB a dar sua opinião: "Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB...". Ela deu a opinião dela. Ponto. Não disse que tem que comprar, nem poderia.

Só que essa opinião não deveria ter se tornado pública de maneira nenhuma. O erro está aí. Ela preferir o Gripen, é direito dela.




Vinicius Pimenta

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2469 Mensagem por nike123 » Seg Set 28, 2009 2:58 pm

Um entao deixa eu entender, vamos comprar os Rafales por que acreditamos que os outros estao mentindo?




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2470 Mensagem por DBader » Seg Set 28, 2009 2:59 pm

AlbertoRJ escreveu:Por que será que ele recebe as autoridades suecas no seu gabinete? Só para contar piadas?
Se ele pelo menos recebesse alguma autoridade sueca. Até hoje, nunca recebeu. :shock:

[]s,
Douglas Bader




Imagem
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2471 Mensagem por nike123 » Seg Set 28, 2009 3:05 pm

DBader, a saia ta ficando justa para o Jobim e para o Lula, temos de rezar para o relatorio da FAB vazar na midia, que tenho certeza que nao vai ser algo a favor dos Franceses. Saindo a decisao de comprar os franceses vai ficar um pouco dificil vendo, que oque o Sarkozi prometeu nao vai conseguir ser comprido o proprio presidente da Dassault ja disse depois de 7 de setembro que os cacas nao vao ser produzidos no Brasil.

Se acha eles ja possuem uma linha de montagem que gastaram milhoes para fazer na Franca, a Dassault esta em uma situacao delicada e impossivle ela vir construir os cacas aqui, isso ja diferente dos suecos vendo que ainda nao possuem a linha de montagem.

Bom deixa isso pra la, unica coisa que posso dizer e que vai ficar feio se a fab e a embraer obtarem pelo mais barato e o Lula comprar o mais caro. Vai algo usando contra ele durante muitoooo tempo.




Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2472 Mensagem por DBader » Seg Set 28, 2009 3:05 pm

Vinicius Pimenta escreveu:Olha, essa declaração do Orlando, VP da Embraer, aconteceu durante a entrega do EMB-190 para a Presidência. Nós tínhamos um repórter por lá (fotos legais para quem quiser ver: http://defesabrasil.com/site/noticias/f ... mb-190.php) e ele também ouviu. Só que, pelo que eu entendi (não garanto, vou checar), não foi nada dito assim de forma oficial, parece que era mais uma conversa entre o Orlando e a Virgínia.

De qualquer forma, não é nenhuma novidade. Eu mesmo sempre falei, a maioria sempre concordou que do ponto de vista de aprender a fazer, é muito mais fácil aprender fazendo do que receber ensinamento de algo pronto. Isso, em nenhum hipótese, diz que o Gripen é melhor ou pior. Isso é um aspecto positivo em termos de conhecimento. Tem N fatores negativos nesse mesmo aspecto, inclusive o da dependência de terceiros em diversas partes da aeronave.

Eu só acho engraçado algumas reações. Ora, a Embraer foi chamada pela própria FAB a dar sua opinião: "Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB...". Ela deu a opinião dela. Ponto. Não disse que tem que comprar, nem poderia.

Só que essa opinião não deveria ter se tornado pública de maneira nenhuma. O erro está aí. Ela preferir o Gripen, é direito dela.
Concordo com o Vinícius. O erro da Embraer está em ter tornado isso público. Agora que tornou público, aumentou a pressão em cima do Jobim. Ele está cada vez mais isolado e devendo explicações sobre os motivos da preferência pelo Rafale.

[]s,
Douglas Bader




Imagem
PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2473 Mensagem por PRick » Seg Set 28, 2009 3:14 pm

nike123 escreveu:Um entao deixa eu entender, vamos comprar os Rafales por que acreditamos que os outros estao mentindo?
Não se trata de acreditar, mas de juntar fatos, como a notícia que postei aqui sobre a quebra de contrato dos Suecos, eles podem prometer, e nós podemos não acreditar. Promessas são assim, uns fazem e os outros acreditam ou não. De forma clara, os croassantes tem mais credibilidade que os loirinhos. É isso que análise fria dos fatos aponta. Porque já venderam o que não tinham, e fazem coisas como aquela maquiagem com o gráfico postado aqui, no qual, omitem a origem de vários sistemas, para iludir os leigos, porque o pessoal da área, recebeu o material real.

Veja que nem os EUA fizeram nada parecido, os caras da Boieng vieram aqui e falaram, para constuir sob licença, vai custar o triplo do preço de pratileira. Enquanto outros espalharam 02 caças pelo preço de um.

O NJ não tem que receber ninguém, ainda mais quando apelam de todas as formas usando esses expedientes. Os Loirinhos tem que entregar uma proposta concreta, tecnicamente viável, como todos os outros concorrentes.

[]´s




Avatar do usuário
Franz Luiz
Sênior
Sênior
Mensagens: 811
Registrado em: Qui Jan 17, 2008 1:18 pm
Localização: Serra da Mantiqueira-MG
Agradeceram: 5 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2474 Mensagem por Franz Luiz » Seg Set 28, 2009 3:17 pm

Poxa...chega a dar saudade da época do super-trunfo.

Este Fórum realmente chegou a ser bem influente e lido no país.
Os personagens escalados para detoná-lo são muito eficientes.
Chega a cansar mesmo.
Desculpem o desabafo, mas é que não gosto do clima irônico
e sarcástico que eles conseguiram emplacar.
Estou decpcionado com a SAAB.
E olhe que considero o Gripen minha segunda opção (e uma boa opção na falta do Rafale).
Prefiro a discussão sem ironias grosseiras (disfarçadas com emoticons).
Uma ironia fina é até aceitável, quando não ofensiva.
E também esta tática conhecida de repetir discussões que se teve aqui
durante dois ou três anos já cansou.
E não digo isto porquê prefiro Rafale. Também não gostaria caso
a tática da Dassault fosse igual.
Um abraço
Franz Luiz




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2475 Mensagem por PRick » Seg Set 28, 2009 3:19 pm

nike123 escreveu:DBader, a saia ta ficando justa para o Jobim e para o Lula, temos de rezar para o relatorio da FAB vazar na midia, que tenho certeza que nao vai ser algo a favor dos Franceses. Saindo a decisao de comprar os franceses vai ficar um pouco dificil vendo, que oque o Sarkozi prometeu nao vai conseguir ser comprido o proprio presidente da Dassault ja disse depois de 7 de setembro que os cacas nao vao ser produzidos no Brasil.

Se acha eles ja possuem uma linha de montagem que gastaram milhoes para fazer na Franca, a Dassault esta em uma situacao delicada e impossivle ela vir construir os cacas aqui, isso ja diferente dos suecos vendo que ainda nao possuem a linha de montagem.

Bom deixa isso pra la, unica coisa que posso dizer e que vai ficar feio se a fab e a embraer obtarem pelo mais barato e o Lula comprar o mais caro. Vai algo usando contra ele durante muitoooo tempo.
O Alte. Francês foi claro, 06 serão produzidos na França, os outros 30 montados aqui. Acima disso, a conversa é outra.

Quem disse que o Gripen NG será mais barato, o programa inteiro? Sua imaginação está te conduzindo.

[]´s




Responder