Benke escreveu:Embraer é favorável à compra de caças suecos
Valor Economico
Virgínia Silveira
de São José dos Campos
A Embraer considera o caça sueco Gripen, do ponto de vista de transferência de tecnologia, a melhor opção para a empresa estabelecer uma parceria estratégica no contexto do programa F-X2. O contrato, que prevê a aquisição de 36 aeronaves de combate, no valor de US$ 2 bilhões, também é disputado pela francesa Dassault, com o caça Rafale, e pela americana Boeing, com o F-18 Super Hornet.
"Avaliamos as três propostas, a pedido da FAB e vimos que a oferta da empresa sueca Saab é a que vai assegurar ao Brasil o conhecimento e a agregação de tecnologia dentro da premissa "on the job doing", ou seja, aprender fazendo", disse o vice-presidente-executivo para o mercado de defesa da empresa, Orlando José Ferreira Neto.Papo furado, na verdade, para a Embraer seria a melhor escolha porque teria mais lucros, e para o Governo mais gastos, como já foi falado, a SAAB não detém a maior parte da tecnologia usada no Gripen, por isso não pode repassar ela, porém, a abertura de uma linha de montagem seria obrigatória no caso, ótimo para a Embraer, porém 36 caças jamais garantiriam esse empreitada.
O executivo parte do princípio de que o Gripen NG, versão mais avançada do Gripen C/D, e que ainda não foi fabricado, é o único que oferece oportunidade para o Brasil começar o desenvolvimento de um caça do zero. "Não estamos interessados em fabricar peças. Buscamos o domínio de conhecimento que ainda não temos e que nos será útil no desenvolvimento de futuras aeronaves."Os requisitos são para transferência de tecnologia, e não para desenvolver algo que já existe, um caça de 4 geração, como vemos a Embraer quer reeditar o AMX.
A afirmação de Ferreira Neto é compartilhada por grande parte das empresas que compõem a cadeia aeroespacial de São José dos Campos. "Sairemos da condição de pequenas empresas dependentes da Embraer para um grupo consolidado verticalmente, capaz de fornecer estruturas integradas complexas, não só para a Embraer como para o mercado externo", afirma o diretor-executivo da Akaer, César Augusto da Silva.Aqui a mentira fica mais clara, como se fabrica lobies.
A Akaer faz parte da holding T-1, que reúne as cinco empresas brasileiras envolvidas no projeto do novo caça sueco e será responsável pelo projeto e produção da fuselagem central, fuselagem traseira e asas. A fuselagem do Gripen, segundo Silva, é a mais complexa já feita no Brasil, pois envolve sistemas de alta tecnologia, como ligas de última geração e materiais avançados, do tipo composto. "O preço que iremos pagar pelos caças agora retornará para as empresas brasileiras em forma de empregos e de novas tecnologias." Em cinco anos, segundo Silva, a T-1 estima que poderá exportar US$ 500 milhões e gerar 2.900 empregos diretos no Brasil.isso pode ser feita pela proposta da Dassault, porém, para 36 caças não é viável. Portanto, aqui fica claro o lobie.
Para a Embraer, o programa de um novo caça supersônico também irá trazer benefícios tecnológicos. "Temos interesse nas tecnologias envolvidas em um voo supersônico e na utilização de materiais avançados para fazer frente aos novos desafios que se impõem aos fabricantes de aeronaves", disse Ferreira Neto.Em princípio, é a proposta do Gripen que não garante isso, porque não detém toda a tecnologia.
A tecnologia dos radares de última geração, presente nos caças de combate, segundo Ferreira Neto, também pode ter aplicação na Aviação civil. Outra área de aprendizado é a de sistemas que otimizam consumo de combustível. "O programa F-X2 pode trazer informações de desenvolvimento importantes, que terão aplicação na aeronave cargueira KC-390, que estamos fazendo para a FAB."Coisa que a SAAB não está desenvolvendo, que somente os outros dois concorrentes possuem.
A capacitação da indústria nacional, segundo Ferreira Neto, é primordial para garantir a autonomia do país no futuro para fazer modificações nos aviões que a FAB vai adquirir e para construir um novo caça. "A proposta de transferência de tecnologia tem que estar baseada nesse tripé: autonomia, capacitação da indústria nacional e preparo para novos desafios."Outra mentira, como já sabemos os Suecos já não tem autonomia, e nós teremos muito menos ainda, porque a maior parte dos sistemas do Gripen são de terceiros.
A proposta do francês Rafale e do americano F-18, na opinião do executivo da Embraer, é de fornecimento de aeronaves já prontas, o que limita a participação da indústria em atividades de desenvolvimento de novas tecnologias.Mais mentiras, como podemos ver pela declaração dos responsáveis.
O que a Embraer quer é claro, ter lucros com o dinheiro desperdiçado do contribuinte.
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AlbertoRJ escreveu:Eu acho que a Embraer tem todo o direito de ter uma preferência, embora ache que a pertinência de divulgar isso seja de caráter duvidoso, já que os caças não são para ela (nem a tecnologia, na verdade), são para o país e serão operados pela FAB, e ela é a empresa que será a maior beneficiária em qualquer situação, sem nem precisar ter todo esse esforço e trabalho que estão sendo feitos pelo Governo e FAB. Sem dúvida que esse pronunciamento pesa, mas no sentido de repercutir na opinião pública. Aí é que está a estratégia, sensibilizar a opinião de quem não entende.
O problema é que essa é a visão da Embraer como empresa, que visa o seu crescimento e lucro. O FX-2 tem que estar MUITO acima disso.
Abraços
Mas creio que o Lobie é nesse sentido mesmo, como estamos vendo por aqui, tenta-se passar uma falsa impressão para a opinião publica, que a proposta com mais problemas de transferência de tecnologia, seja a melhor. A Embraer está defendendo o dela, porém, gastar mais para ter um produto menos capaz, não tem sentido no momento, porque estamos engajados já em muitos programas.
Como podemos ver antes, a Embraer não quis fechar parcerias de riscos, do tipo ela bancar o desenvolvimento de um caça, e o Governo apenas comprar, quer que o Governo banque o projeto, como já está fazendo no KC-390, porém, isso não é necessário no caso dos caças.
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Re: NOTÍCIAS
Bom dia
Uma dúvida que me aflige.
Já que a EMBRAER diz que se interessa mais pelo NG e que somente
este traria as tecnologias e conhecimentos que lhe interessa,
devemos supor então que ela está interessada e decidida
a gastar dinheiro de seus acionistas e irá bancar por conta própria
o que faltar para o desenvolvimento integral do caça Gripen NG para
então nos vender.
Afinal terá enorme lucros com isso.
Ótimo para o país. Mandem ela fazer isso então e fiquemos com o Gripen NG.
Duvido que ela assim o faça.
Dois KC-390 ao mesmo tempo não podemos bancar.
Um abraço
Franz Luiz
Uma dúvida que me aflige.
Já que a EMBRAER diz que se interessa mais pelo NG e que somente
este traria as tecnologias e conhecimentos que lhe interessa,
devemos supor então que ela está interessada e decidida
a gastar dinheiro de seus acionistas e irá bancar por conta própria
o que faltar para o desenvolvimento integral do caça Gripen NG para
então nos vender.
Afinal terá enorme lucros com isso.
Ótimo para o país. Mandem ela fazer isso então e fiquemos com o Gripen NG.
Duvido que ela assim o faça.
Dois KC-390 ao mesmo tempo não podemos bancar.
Um abraço
Franz Luiz
Re: NOTÍCIAS
Mas o pessoal azul não fica dizendo que as tecnologias que a FAB quer (que segundo eles é o que interessa) são meia dúzia de códigos e integração de umas armas, e que assim já estava completo?
Agora a torcida azul quer fabricar o avião todo, projetar desde o zero.
Ôpa!!!! Mas o NG já não está voando e pronto? Por isso a torcida azul garante que chaga pronto em 2014, sem atrasos nem nada.
Ih rapá, e agora? Qual versão vai valer?
Agora a torcida azul quer fabricar o avião todo, projetar desde o zero.
Ôpa!!!! Mas o NG já não está voando e pronto? Por isso a torcida azul garante que chaga pronto em 2014, sem atrasos nem nada.
Ih rapá, e agora? Qual versão vai valer?
Re: NOTÍCIAS
O VP da Embraer foi claro. Queremos aprender a projetar um avião de caça supersônico, não fazer apenas peças, e muito menos montar. E o único que oferece essa possibilidade é o Gripen NG.Carlos Mathias escreveu:Mas o pessoal azul não fica dizendo que as tecnologias que a FAB quer (que segundo eles é o que interessa) são meia dúzia de códigos e integração de umas armas, e que assim já estava completo?
Agora a torcida azul quer fabricar o avião todo, projetar desde o zero.
Ôpa!!!! Mas o NG já não está voando e pronto? Por isso a torcida azul garante que chaga pronto em 2014, sem atrasos nem nada.
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Re: NOTÍCIAS
Não se iluda.DBader escreveu:O VP da Embraer foi claro. Queremos aprender a projetar um avião de caça supersônico, não fazer apenas peças, e muito menos montar. E o único que oferece essa possibilidade é o Gripen NG.Carlos Mathias escreveu:Mas o pessoal azul não fica dizendo que as tecnologias que a FAB quer (que segundo eles é o que interessa) são meia dúzia de códigos e integração de umas armas, e que assim já estava completo?
Agora a torcida azul quer fabricar o avião todo, projetar desde o zero.
Ôpa!!!! Mas o NG já não está voando e pronto? Por isso a torcida azul garante que chaga pronto em 2014, sem atrasos nem nada.
Ih rapá, e agora? Qual versão vai valer?
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Quem tem interesse em projetar um caça no futuro é a FAB através do CTA e é o que o MD também quer. O interesse da Embraer é aprender mais sobre processos de fabricação, novos materiais e tudo mais que agregue conhecimento para a sua linha comercial.
Se para fazer A-29 e KC-390 a Embraer é dependente da FAB, imagina se aventurar a projetar um caça.
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Re: NOTÍCIAS
Quem você acha que projetou o AMX e o ALX?! Você acha que foi o CTA?!AlbertoRJ escreveu:Não se iluda.DBader escreveu: O VP da Embraer foi claro. Queremos aprender a projetar um avião de caça supersônico, não fazer apenas peças, e muito menos montar. E o único que oferece essa possibilidade é o Gripen NG.
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Quem tem interesse em projetar um caça no futuro é a FAB através do CTA e é o que o MD também quer. O interesse da Embraer é aprender mais sobre processos de fabricação, novos materiais e tudo mais que agregue conhecimento para a sua linha comercial.
Se para fazer A-29 e KC-390 a Embraer é dependente da FAB, imagina se aventurar a projetar um caça.
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E o KC-390, também é o CTA que está projetando?
Você conhece o CTA?! Que instituto do CTA é o responsável por projetos de novos aviões? o IPA (Instituto de Projetos Aeronáuticos)?
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Re: NOTÍCIAS
Rapaz, a Embraer depende e muito do CTA. Até para ter seus engenheiros...DBader escreveu: Quem você acha que projetou o AMX e o ALX?! Você acha que foi o CTA?!
E o KC-390, também é o CTA que está projetando?
Você conhece o CTA?! Que instituto do CTA é o responsável por projetos de novos aviões? o IPA (Instituto de Projetos Aeronáuticos)?
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O AMX veio de um acordo da FAB com os italianos e a Embraer era da FAB (estatal sob o Min. da Aeronáutica). O A-29 veio do T-27 e foi projetado na época que a Embraer era da FAB e por aí vai. Boa parte da tecnologia da Embraer vem do CTA.
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Re: NOTÍCIAS
Acho que entendi. É como dizer que a USP formula as políticas econômicas do governo, afinal de contas o Ministro Mantega é formado pelo USP.AlbertoRJ escreveu:Rapaz, a Embraer depende e muito do CTA. Até para ter seus engenheiros...DBader escreveu: Quem você acha que projetou o AMX e o ALX?! Você acha que foi o CTA?!
E o KC-390, também é o CTA que está projetando?
Você conhece o CTA?! Que instituto do CTA é o responsável por projetos de novos aviões? o IPA (Instituto de Projetos Aeronáuticos)?
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O AMX veio de um acordo da FAB com os italianos e a Embraer era da FAB (estatal sob o Min. da Aeronáutica). O A-29 veio do T-27 e foi projetado na época que a Embraer era da FAB e por aí vai. Boa parte da tecnologia da Embraer vem do CTA.
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A FAB é quem projeta aviões porque os engenheiros da Embraer são formados no ITA, que faz parte do CTA, que é da FAB. Portanto quem projeta aviões é a FAB e não a Embraer! Raciocínio perfeito!
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Re: NOTÍCIAS
Se você entendeu assim...DBader escreveu:Acho que entendi. É como dizer que a USP formula as políticas econômicas do governo, afinal de contas o Ministro Mantega é formado pelo USP.AlbertoRJ escreveu: Rapaz, a Embraer depende e muito do CTA. Até para ter seus engenheiros...
O AMX veio de um acordo da FAB com os italianos e a Embraer era da FAB (estatal sob o Min. da Aeronáutica). O A-29 veio do T-27 e foi projetado na época que a Embraer era da FAB e por aí vai. Boa parte da tecnologia da Embraer vem do CTA.
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A FAB é quem projeta aviões porque os engenheiros da Embraer são formados no ITA, que faz parte do CTA, que é da FAB. Portanto quem projeta aviões é a FAB e não a Embraer! Raciocínio perfeito!
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Re: NOTÍCIAS
Pensamento da Embraer:
Deve ser mais fácil exportar Gripen NG, mesmo com restrições de vendas a certos países por causa de alguns componentes, do que exportar Rafale, principalmente devido ao altíssimo preço e consequente hora/voo altíssima também.
Abraços
Deve ser mais fácil exportar Gripen NG, mesmo com restrições de vendas a certos países por causa de alguns componentes, do que exportar Rafale, principalmente devido ao altíssimo preço e consequente hora/voo altíssima também.
Abraços
Re: NOTÍCIAS
E eu pensando que a FAB queria apenas 1 caça para padronizar a força. Quer dizer que agora o interesse é exportar caças??saullo escreveu:Pensamento da Embraer:
Deve ser mais fácil exportar Gripen NG, mesmo com restrições de vendas a certos países por causa de alguns componentes, do que exportar Rafale, principalmente devido ao altíssimo preço e consequente hora/voo altíssima também.
Abraços
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
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Re: NOTÍCIAS
DBader escreveu:O VP da Embraer foi claro. Queremos aprender a projetar um avião de caça supersônico, não fazer apenas peças, e muito menos montar. E o único que oferece essa possibilidade é o Gripen NG.Carlos Mathias escreveu:Mas o pessoal azul não fica dizendo que as tecnologias que a FAB quer (que segundo eles é o que interessa) são meia dúzia de códigos e integração de umas armas, e que assim já estava completo?
Agora a torcida azul quer fabricar o avião todo, projetar desde o zero.
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Qual o poder do VP da Embraer sobre o dinheiro do Tesouro? Que eu saoiba são os governantes eleitos pelo POVO que adminstram os recursos do Tesouro, não a Embraer.
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Re: NOTÍCIAS
Pois é Gaitero, na proposta do Rafale não foi dito que o Brasil pode exportá-lo para a América do Sul ?
A dúvida é, para quem ?
Só se o magnânimo e biliardário Lula I e Único enviar uns para os amigos Morales, Correa e Lugo, e ainda pagar os custos da hora/voo para eles, em nome da tale de Américo do Sul unida...
Cuidado que eles depois ainda nos bombardeiam...
Sabe Gaitero, esse vai e vem de FX-2 está cansando a gente demais.
Abraços
A dúvida é, para quem ?
Só se o magnânimo e biliardário Lula I e Único enviar uns para os amigos Morales, Correa e Lugo, e ainda pagar os custos da hora/voo para eles, em nome da tale de Américo do Sul unida...
Cuidado que eles depois ainda nos bombardeiam...
Sabe Gaitero, esse vai e vem de FX-2 está cansando a gente demais.
Abraços
Re: NOTÍCIAS
saullo escreveu:Pois é Gaitero, na proposta do Rafale não foi dito que o Brasil pode exportá-lo para a América do Sul ?
A dúvida é, para quem ?
Só se o magnânimo e biliardário Lula I e Único enviar uns para os amigos Morales, Correa e Lugo, e ainda pagar os custos da hora/voo para eles, em nome da tale de Américo do Sul unida...
Cuidado que eles depois ainda nos bombardeiam...
Sabe Gaitero, esse vai e vem de FX-2 está cansando a gente demais.
Abraços
Isso pode estar em todas as propostas, porém, só poderemos exportar o F-18 e o Gripen NG com a permissão dos EUA.
Só vejo na America do Sul, um cliente em potencial para um caça independente, é a Venzuela.
O Chile e Colombia já escolheram o seu parceiro, e não vão comprar um avião menor e menos capaz do que o próprio EUA podem oferecer. O resto dos países Sul Americanos não tem condições de comprar caças novos de 4 geração.
Assim, a exportação é um plus, que de modo nenhum pode mover o programa, porém no caso do Gripen NG seria a única saída para conseguirmos escala industrial, porque a FAB não vai comprar mais de 120 caças, e isso não é suficiente para a produção local.
[]´s