ARMADA PORTUGUESA: Fragatas Vasco da Gama (MEKO 200)

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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#31 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jun 16, 2005 3:28 pm

JLRC escreveu:O VLS se vier a ser instalado, será no lugar do lançador Mk 29, por cima do hangar. Poderá ser um VLS Mk 41 ou Mk 48 (como o das Karel Doorman). À vante, só poderá ser montado um 2º Phalanx, como as gragas. Já agora só uma correcção. Li que as Meko turcas possuem todas VLS. Isso não é verdade. A Turquia possui 8 Meko 200 e só as 2 últimas possuem VLS Mk 41. As 6 primeiras têm um lançador Mk 29, idêntico ao das VdG.

Pois, nesse aspecto o amigo Rui Elias equivocou-se. Mas até eu me confundiria face à diversidade de versões. :wink:
De facto, das oito fragatas MEKO 200TN (classes "Yavuz" TN-I, "Barbaros" TN-IIA e "Salihreis" TN-IIB), só as duas últimas da classe "Salihreis" (TN-IIB) possuem o sistema de lançamento vertical de mísseis (ou VLS) Mk 41 capaz de disparar 16 SAM NATO Sea Sparrow.

Como escreveu o colega JLRC, todos os restantes seis vasos de guerra turcos possuem o mesmo sistema de lançamento octópulo Mk 29 que podemos encontrar a bordo das nossas MEKO 200PN e que contém 8 mísseis superfície-ar Raytheon RIM-7M Sea Sparrow.

No quadro que coloquei anteriormente sobre as diferentes variantes da MEKO 200 há, inclusivé, a curiosidade de se ficar a saber que o sistema VLS Lockheed Martin Mk 41 Mod 5 (e não Mk 48 como está escrito em diversas publicações) das fragatas australianas da classe "Anzac" e neo-zelandesas "Te Kaha" ser apenas 1 e octópulo. Há espaço reservado no casco para a instalação de mais um destes sistemas, algo que poderá ser aplicado num "upgrade" futuro.
:arrow: http://www.janes.com/defence/naval_forc ... gate.shtml

Fragata turca F-244 "Barbaros" (200TN-IIA) com o sistema Mk 29 (8 x RIM-7P).
Imagem
Credits: Turkish Navy/Blöhm und Voss

Fragata turca F-246 "Salihreis" (200TN-IIB) com o lançador vertical Mk 41 (16 x RIM-7P).
Imagem
Credits: Turkish Navy/Blöhm und Voss

O sucesso da MEKO 200

A partir de 1983, entretanto, iniciou-se o “reinado” da MEKO 200. Em abril daquele ano a Turquia encomendou quatro unidades da MEKO 200TN, sendo duas a serem construídas no país com assistência técnica da B+V. A F240 Yavuz e a F241 Turgut Reis foram construídas, respectivamente pela Blohm + Voss (Hamburgo) e pela Howaldtswerke (Kiel); ambas tiveram a quilha batida em 1985, com a primeira entrando em serviço em julho de 1987 e a segunda em fevereiro de 1988. A F242 Fatih e a F243 Yildirim foram construídas no estaleiro Gölçük, na Turquia, entrando em serviço, respectivamente, em julho de 1988 e em julho de 1989.

Em janeiro de 1990 a Turquia assinou a compra de mais um par de fragatas MEKO, e em dezembro de 1992 a aquisição de mais duas. Esses navios, conhecidos como MEKO 200TN Track II-A e MEKO 200TN Track II-B, diferem de seus antecessores principalmente por adotarem propulsão CODOG, terem equipamentos eletrônicos mais modernos, melhor sistema de ar condicionado e proteção NBQ mais avançada, além de serem mais longos e terem maior deslocamento. Externamente, as MEKO 200 TN Track-IIB são praticamente idênticas às IIA. Talvez a maior diferença visual seja a ausência do lançador óctuplo de Sea Sparrow, já que as Track-IIB utilizam mísseis de lançamento vertical. Os navios do tipo Track II-A são o F244 Barbados e o F245 Oruçreis (construídos respectivamente pela B+V e pelo estaleiro Gölçük), e os do tipo Track II-B, que possuem um sistema de combate diferente, são o F246 Salihreis (construído pela B+V) e o F 247 Kemalreis (construído pelo Gölçük). É possível que se concretize a aquisição de pelo menos duas unidades adicionais, o que tornaria a Turquia o maior operador mundial de MEKO 200.


in Segurança e Defesa

:arrow: http://www.segurancaedefesa.com/meko.html
:arrow: http://www.blohmvoss.de/e/prod/fregatten_einsatz.html




Editado pela última vez por Charlie Golf em Qui Jun 30, 2005 7:38 pm, em um total de 1 vez.
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#32 Mensagem por P44 » Qui Jun 30, 2005 10:58 am

Imagem

Uma bonita foto da NRP CORTE REAL, cortesia do CHARLIE GOLF

Brevemente deverão ser os nossos únicos navios de guerra em termos "oceânicos" :oops: :roll: :( :cry:




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#33 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jun 30, 2005 11:53 am

Cof, cof, correcção, a foto da Côrte Real é cortesia da Armada Portuguesa! :mrgreen:

Vinha era inserida numa brincadeira que me enviaram ainda há pouco! O crédito da foto é da Armada (aliás, se não me engano está presente no seu site). Mas, de facto, é uma foto muito bonita e que mostra a F-332 em "sea trials". :wink:




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#34 Mensagem por P44 » Qui Jun 30, 2005 12:28 pm

Charlie;

Eu realmente recordo essa foto do site da Marinha, mas apenas em tamanho muito pequeno...se calhar nunca encontrei o local correcto para as fotos :oops:

Tenho emoldurada uma foto da SAUDOSA F 481, vista de Bombordo, navegando a toda a velocidade...salvo erro era um Wallpaper, muito bonito :roll: até me dá vontade chorar quando olho para aquela foto... :?

mas que é dificil encontrar fotos decentes de navios da MP...lá isso é...

ps- Posta aí a Piada :P




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#35 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 30, 2005 12:36 pm

Por este andar, qualquer dia será simplemente difícil encontrar fotos da marinha, porque não haverão navios para fotografar.

Ponto final.

:evil:




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#36 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 30, 2005 12:38 pm

Uma questão técnica:

Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.

O que é?




Imagem
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#37 Mensagem por Raul Neto » Qui Jun 30, 2005 12:54 pm

    Rui Elias Maltez escreveu:Por este andar, qualquer dia será simplemente difícil encontrar fotos da marinha, porque não haverão navios para fotografar.

    Ponto final.

    :evil:


    É verdade Rui, parece mais um conceito inovador, em vez de uma Marinha de Guerra, o de uma Marinha de Terra :idea: :cry:




O tempo acende as paixões verdadeiras e apaga as superficiais.
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#38 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jun 30, 2005 1:06 pm

Rui Elias Maltez escreveu:Uma questão técnica:

Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.

O que é?

Rui, o que vê por detrás da peça de artilharia de 127mm Mk.45 é um sistema de defesa de área concorrente do "Phalanx" e do "Goalkeeper" chamado "Sea Zenith". Consiste num reparo com 4 canhões Oerlikon de 25mm de tiro rápido. As fragatas turcas utilizam 3 destes sistemas em cada fragata, um à vante (como mostra a foto) e dois à ré, por cima do hangar do helicóptero. :wink:


Quanto à piada com a Côrte Real, não tem nada de especial mas passo a transcrever. Em tempos tristes, nada melhor do que uma boa gargalhada para nos conferir ânimo! :)

Imagem
"Credo, o Paulo Portas! Leme todo a Estibordo! Ufa, deste já nos livrámos!
- Sim, parece que sim! Esse já não chateia! Continuem a pesquisar o horizonte.
- Sim, meu Capitão!
- Capitão, Capitão, torpedo na água! É um "Luís Amado" e tem um avançado sistema de aquisição!
- Leme todo a Bombordo, à vante 2/3! Vamos homens, temos que nos livrar deste também senão podemos ir ao fundo!


Marinha, talento de bem se safar!"

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:

Crédito: Armada portuguesa. :lol:




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#39 Mensagem por Rui Elias Maltez » Qui Jun 30, 2005 1:13 pm

[082] [082] [082]

_______________


Charlie:

E esse sistema terá vantagens para uma fragata? :?




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#40 Mensagem por Charlie Golf » Qui Jun 30, 2005 2:26 pm

Vantagens para uma fragata? Hummm... eu penso que o "Sea Zenith" é "só mais um sistema" CIWS. O seu fabricante dirá, muito naturalmente, que é melhor e mais fiável que os seus concorrentes.

O "Phalanx" emprega o canhão de canos rotativos Vulcan M-61 de 20mm (que, por exemplo, equipa o F-16); o "Goalkeeper" utiliza o temível GAU-8 de 30mm, também de canos rotativos, que arma o A-10 "Warthog" e o "Sea Zenith" tem quatro canhões de cano único e tiro rápido Oerlikon KBA de 25mm, em tudo semelhante ao que é ainda usado no caça JA-37 "Viggen". No fundo, a "escolha cabe ao freguês"! :wink:

:arrow: http://www.rheinmetall-detec.com/index. ... &action=pd

Todos os sistemas, se comparados, têm vantagens e desvantagens uns sobre os outros nos mais diversos níveis e por isso a escolha do mesmo só poderá ser da responsabilidade do comprador.




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#41 Mensagem por P44 » Sex Jul 01, 2005 8:07 am

Rui Elias Maltez escreveu:Uma questão técnica:

Comparando as fotos das Meko turcas com a da nossa, reparo que as turcas, atrás da peça de artilharia na proa, têm algo, que a nossa não tem.
O que é?


Não tem mas devia ter :evil:

As MEKO gregas têm ali um 2º Phalanx, que assim permite uma cobertura defensiva CIWS a todo o navio, ao passo que as VdG, em caso de missil em aproximação , têm de manobrar no caso do missil vir na direcção da proa, para evitar o "angulo morto", ao passo que as Gregas não têm de se preocupar com isso...

Imagem
Aqui uma MEKO200 Grega, com o Phalanx entre a ponte e a peça de proa.

Nas nossas VdG deve estar a cisterna da pingarola :mrgreen:




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#42 Mensagem por Charlie Golf » Sex Jul 01, 2005 8:53 am

Já agora, e aproveitando a oportunidade do facto de alguns não saberem, deixo aqui 4 fotos das nossas fragatas MEKO200PN (classe "Vasco da Gama"), cortesia da Armada. :wink:

F-330 - N.R.P. Vasco da Gama
Imagem

F-331 - N.R.P. Álvares Cabral
Imagem

F-332 - N.R.P. Côrte Real
Imagem

E agora todos os 3 vasos de guerra juntos.
Imagem

:D




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#43 Mensagem por P44 » Sex Jul 01, 2005 9:43 am

^^^^^
:cry: A ultima foto postada pelo Charlie bem podia ter a legenda "Antevisão da Componente Oceânica da Armada Portuguesa...a curto prazo...na sua Totalidade." :oops: :cry: :roll:

___________________________________________________

Já agora, Charlie, podes informar se estas redomas assinaladas na foto
Imagem
(diz-me o http://www.okretywojenne.mil.pl/vasco_da_gama.html que são:
antenas "Inmarsat B (International Maritime Satellite Organisation)" )
estão montadas permanentemente nos navios? ou seja, existem 3 pares , 1 para cada uma das VdG, ou são instalados e removidos conforme as missões, tal como por exemplo os HARPOON? Nesta foto a F332 só tem 2 lançadores, um em cada bordo) :?:

Mais uma foto , desta vez da ALVARES CABRAL; tirada salvo erro no Canadá, onde se pode observar o CIWS Phalanx em cima do Hangar
Imagem




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#44 Mensagem por Rui Elias Maltez » Sex Jul 01, 2005 9:46 am

Belas foto, a das 3 VdG juntas.

Só falta ver também integradas no conjunto, as 2 OHP pintadas de novo, para "compor o ramalhete" :mrgreen:

_________________


Oerlikon KBA de 25mm


Não é um sistema desses que está pensado para equipar o futuro NavPol?




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#45 Mensagem por P44 » Sex Jul 01, 2005 9:55 am

Só falta ver também integradas no conjunto, as 2 OHP pintadas de novo, para "compor o ramalhete"


Que os Deuses te oiçam Rui :!:

Que os Deuses te oiçam :!:

:oops: :oops:




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