A-12

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#6091 Mensagem por Marino » Sex Set 18, 2009 7:37 pm

FCarvalho escreveu:
Sterrius escreveu: Aqui cabe a pergunta! O Brasil quer projetar poder ou evitar a projeção de poder dos outros?

Até onde sei, a única maneira de evitar projeção de poder sobre si, é projetar seu próprio poder sobre o adversário. Especialmente no meio naval.
Não, conceito equivocado. A maneira é Controlar o Mar, evitando que a FT inimiga consiga aproximar-se para projetar o poder. Nisto está implícita a Batalha, com "B" maiúsculo. Veja no tópico sobre Estratégia Naval.
Ao se achar a resposta se tera a função dos PA brasileiros!

Creio que já temos nossa resposta. Mas se ela será suficiente para os conflitos futuros que virão...
Dois PA, com uma Esquadra condizente...acho que sim. Lago brasileiro, lembra?

Atualmente o Brasil pende mais para a segunda opção que para a primeira!
Evitar que projetem poder sobre nós, explictamente, se respaldará na nossa capacidade de projetar poder.
Negativo, como dito acima.
A melhor maneira será Controlar o Mar, a segunda melhor maneira será Negando o Uso do Mar ao Inimigo.
Projetar Poder requer que tenhamos conseguido, anteriormente, o Controle do Mar.


Abraços




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: A-12

#6092 Mensagem por FCarvalho » Sex Set 18, 2009 7:42 pm

Marino escreveu:
FCarvalho escreveu: Por compra de projeto ou desenvolvimento?

abraços.
Carvalho, a Projeção de Poder é a última prioridade da END.
Valores e prioridades invertidos.Vai entender.

Na minha opinião, só ocorreria Projeção de Poder, com um desembarque de FN, em uma coalisão multinacional sob os auspícios da ONU.
Isto me parece falta de autonomia estratégica militar. Ou será que nossas fa's se tornarão um apêndice permanente das operações da ONU?

Evidente que temos nosso teatro sul-americano, e para isso os 2 PA são mais que suficientes.
Pensando no teatro extra AS, será que só dois dão conta, ou nossa estratégia é somente cuidar das vizinhanças?

Claro que temos que pensar em evacuação de brasileiros no exterior, mas é um pouco diferente.
Para essas circunstâncias, creio/espero que a MB ter sido previdente projetar/adquirir um NavAssAnf. Sobram modelos disponíveis no mercado. Se bobear ´´e até capaz de comprarmos uns na promoção, queima de estoque, liquidação...

A princípio o projeto do PA será comprado e passará a ser propriedade da MB, também.
Bom essa eu vou no chutódromo quase certeiro: Navantia ou DCNS. Sem dúvidas.

abraços




Carpe Diem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A-12

#6093 Mensagem por Marino » Sex Set 18, 2009 7:59 pm

Carvalho, a Projeção de Poder é a última prioridade da END.
Valores e prioridades invertidos.Vai entender.
Não, é natural. Para a Projeção de Poder vc tem que ter obtido o Controle do Mar (antigamente chamado de Domínio do Mar). Vc não vai arriscar Projeção de Poder quando a outra Marinha pode se contrapor. Primeiro se cuida desta questão, então pensa-se em Projeção de Poder.
Na minha opinião, só ocorreria Projeção de Poder, com um desembarque de FN, em uma coalisão multinacional sob os auspícios da ONU.
Isto me parece falta de autonomia estratégica militar. Ou será que nossas fa's se tornarão um apêndice permanente das operações da ONU?
Não amigo. Estou somente visualizando o nosso entorno estratégico e onde poderíamos, de acordo com o INTERESSE NACIONAL, Projetar Poder.
Evidente que temos nosso teatro sul-americano, e para isso os 2 PA são mais que suficientes.
Pensando no teatro extra AS, será que só dois dão conta, ou nossa estratégia é somente cuidar das vizinhanças?
Quantas Marinhas possuem PA? Quantas possuem dois? Some os SSN/SSK e os 30 escoltas, e responda sua pergunta, com equilíbrio.
Claro que temos que pensar em evacuação de brasileiros no exterior, mas é um pouco diferente.
Para essas circunstâncias, creio/espero que a MB ter sido previdente projetar/adquirir um NavAssAnf. Sobram modelos disponíveis no mercado. Se bobear ´´e até capaz de comprarmos uns na promoção, queima de estoque, liquidação...
Não tem lido ultimamente as notícias aqui nas "navais", não é? :lol:
A princípio o projeto do PA será comprado e passará a ser propriedade da MB, também.[/quote] Bom essa eu vou no chutódromo quase certeiro: Navantia ou DCNS. Sem dúvidas.
8-] 8-] 8-]
abraços[/quote]
Abraço




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: A-12

#6094 Mensagem por Mapinguari » Sex Set 18, 2009 9:38 pm

FCarvalho escreveu: Bom essa eu vou no chutódromo quase certeiro: Navantia ou DCNS. Sem dúvidas.

abraços
Pois eu digo logo sem medo de errar: DCNS.
Os nossos futuros NAe (Tamandaré e Barroso):D deverão ser versões com propulsão convencional do NAe Charles De Gaulle, como, aliás, parece que assim o será um possível segundo NAe para a Marine Nationale Francesa.
O Navantia ainda não construiu um NAe convencional. O BPE espanhol Juan Carlos I não é um NAe, no sentido exato.




Mapinguari

Imagem
Bender

Re: A-12

#6095 Mensagem por Bender » Sex Set 18, 2009 9:45 pm

Mapinguari,mas que seria um show(Dandolo mode on) já sair do estaleiro com quatro reatorzão made in Brasil seria :D

Sds.




Avatar do usuário
Mapinguari
Sênior
Sênior
Mensagens: 2944
Registrado em: Qui Set 08, 2005 2:38 am
Agradeceram: 6 vezes

Re: A-12

#6096 Mensagem por Mapinguari » Sáb Set 19, 2009 12:14 am

Bender escreveu:Mapinguari,mas que seria um show(Dandolo mode on) já sair do estaleiro com quatro reatorzão made in Brasil seria :D

Sds.

[009]




Mapinguari

Imagem
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: A-12

#6097 Mensagem por talharim » Ter Set 22, 2009 8:23 am

DIRETORIA DE ENGENHARIA NAVAL
AVISO DE HOMOLOGAÇÃO E ADJUDICAÇÃO
CONCORRÊNCIA 63007.000002/2008-14
Objeto: fornecimento e instalação de 6 (seis) Grupos Diesel-Geradores
(GDG) para o Navio-Aeródromo "São Paulo" - NAe "São Paulo", da
Marinha do Brasil.
Tendo em vista os autos do supracitado Processo Administrativo
de Licitação, homologo e adjudico o objeto do certame à
empresa MTU DO BRASIL LTDA; CNPJ: 48.600.191/0001-59, nos termos
da Lei nº 8.666/1993; Valor Contratado: R$ 5.530.600,00 (Cinco
milhões, quinhentos e trinta mil e seiscentos reais)

Capitão-de-Mar-e-Guerra (EN) ALUISIO SÉRGIO
TORRES FILHO
Ordenador de Despesas
Substituto




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
luis F. Silva
Sênior
Sênior
Mensagens: 2470
Registrado em: Qui Mar 23, 2006 12:01 am
Localização: portugal:
Agradeceram: 9 vezes

Re: A-12

#6098 Mensagem por luis F. Silva » Ter Set 22, 2009 12:30 pm

Ainda vão ter S. Paulo no AMRJ por muuuito tempo. :shock:




cumprimentos.

Luis Filipe Silva

-------------------
CAMPANHA ANTI-FLOOD: OU POSTA KÔZA QUE PRESTE, QUE VÁ SOMAR, OU FICA SÓ LENDO. CHAT É NO MSN & QUETALES!!! by Túlio
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: A-12

#6099 Mensagem por Skyway » Ter Set 22, 2009 12:51 pm

Bom, não tenho tido nem um segundo pra postar no forum na ultima semana, mas como agora eu consegui uma horinha pra mexer nessa bagaça de internet, e como prometi que iria fazer isso, ta aqui uma montagem bem simples do Sampa com uns Rafales no convôo.

Peço desculpas por não fazer nada mais elaborado e tambem por não citar o autor da foto original, mas é que eu não encontrei essa informação.

http://img504.imageshack.us/img504/2038/sampa.jpg

Um abraço a todos!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: A-12

#6100 Mensagem por talharim » Ter Set 22, 2009 1:05 pm

Parabéns belo trabalho Skyway 8-] !!!




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: A-12

#6101 Mensagem por gaitero » Ter Set 22, 2009 2:00 pm

Marino escreveu:
FCarvalho escreveu: Não, conceito equivocado. A maneira é Controlar o Mar, evitando que a FT inimiga consiga aproximar-se para projetar o poder. Nisto está implícita a Batalha, com "B" maiúsculo. Veja no tópico sobre Estratégia Naval.
Ao se achar a resposta se tera a função dos PA brasileiros!

Creio que já temos nossa resposta. Mas se ela será suficiente para os conflitos futuros que virão...
Dois PA, com uma Esquadra condizente...acho que sim. Lago brasileiro, lembra?

Atualmente o Brasil pende mais para a segunda opção que para a primeira!
Evitar que projetem poder sobre nós, explictamente, se respaldará na nossa capacidade de projetar poder.
Negativo, como dito acima.
A melhor maneira será Controlar o Mar, a segunda melhor maneira será Negando o Uso do Mar ao Inimigo.
Projetar Poder requer que tenhamos conseguido, anteriormente, o Controle do Mar.


Abraços
Prioridade 1:
Cabe aos submarinos negar o uso do mar...

Prioridade 2:
Cabe as escoltas e PA's manter o controle do mar...

Prioridade 3:
Cabe aos Mistral, projetar poder...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 37466
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3214 vezes

Re: A-12

#6102 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 22, 2009 6:31 pm

Mapinguari escreveu:
FCarvalho escreveu: Bom essa eu vou no chutódromo quase certeiro: Navantia ou DCNS. Sem dúvidas.

abraços
Pois eu digo logo sem medo de errar: DCNS.
Os nossos futuros NAe (Tamandaré e Barroso):D deverão ser versões com propulsão convencional do NAe Charles De Gaulle, como, aliás, parece que assim o será um possível segundo NAe para a Marine Nationale Francesa.
O Navantia ainda não construiu um NAe convencional. O BPE espanhol Juan Carlos I não é um NAe, no sentido exato.
A França (DCNS) tem em comum com o Reino Unido o projeto dos PA daquele país. A princípio a idéia seria adquirir um modelo modificado daquele projeto, com rampa convencional de forma a substituir o CG. Na minha opinião, se realmente os franceses optarem por esta alternativa, seria muíssimo interessante para nós a aquisição deste projeto e fabricá-lo no Brasil, visto que as capacidades e competências deste modelo estarem muito além do CG, e pra quem pensa em ter "apenas" 2 PA's, então´é melhor que os dois valham por 4 Nae SP.
Creio que teríamos muito a lucrar com o "ganho de escala" na produção.

A Navantia possui/possuia o projeto BSAC de 27 mil toneladas, inclusive já oferecido ao Brasil. Não creio que seja a melhor escolha, e acho, que a MB assim entende da mesma maneira.

Bom, agora se a oferta francesa for algo parecido com CG, espero sinceramente que a MB dê uma boa recalchutada no projeto, que entendo ser pouco menos restrito em capacidade de aeronaves do que o Nae SP. Se a escolha for esssa, justifica-se apenas 48 aeronaves, haja vista a ala aérea deste estar na faixa das 28/30 aeronaves. No caso da MB acho que será até menos. Mas se vier algo aquela primeira proposta... 48 vai ser pouco, muito pouco. :twisted:

Marino, a Marine Nationale comprou 60 Rafales pra equipar um PA. Me esplica porque a MB quer 48 pra equipar 2?

abraços




Carpe Diem
JLRC
Sênior
Sênior
Mensagens: 2513
Registrado em: Qui Dez 09, 2004 11:33 am
Localização: Almada-Portugal
Agradeceram: 1 vez

Re: A-12

#6103 Mensagem por JLRC » Ter Set 22, 2009 8:25 pm

FCarvalho escreveu: Marino, a Marine Nationale comprou 60 Rafales pra equipar um PA. Me esplica porque a MB quer 48 pra equipar 2?

abraços
Errado. A Marinha francesa comprou 60 Rafales para equipar 2 PA.




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: A-12

#6104 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Ter Set 22, 2009 8:34 pm

Skyway escreveu:Bom, não tenho tido nem um segundo pra postar no forum na ultima semana, mas como agora eu consegui uma horinha pra mexer nessa bagaça de internet, e como prometi que iria fazer isso, ta aqui uma montagem bem simples do Sampa com uns Rafales no convôo.

Peço desculpas por não fazer nada mais elaborado e tambem por não citar o autor da foto original, mas é que eu não encontrei essa informação.

http://img504.imageshack.us/img504/2038/sampa.jpg

Um abraço a todos!
Valeu Skyway, ficou muito show!!! E vou colocar na minha assinatura. [100]

E aproveitando o assunto, alguém me disse hoje que o esperado pela MB é que o Nae São Paulo volte a navegar já na próxima quarta-feira. Marino sabe se de fato existe essa possibilidade?

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A-12

#6105 Mensagem por WalterGaudério » Ter Set 22, 2009 9:31 pm

Flávio Rocha Vieira escreveu:
Skyway escreveu:Bom, não tenho tido nem um segundo pra postar no forum na ultima semana, mas como agora eu consegui uma horinha pra mexer nessa bagaça de internet, e como prometi que iria fazer isso, ta aqui uma montagem bem simples do Sampa com uns Rafales no convôo.

Peço desculpas por não fazer nada mais elaborado e tambem por não citar o autor da foto original, mas é que eu não encontrei essa informação.

http://img504.imageshack.us/img504/2038/sampa.jpg

Um abraço a todos!
Valeu Skyway, ficou muito show!!! E vou colocar na minha assinatura. [100]

E aproveitando o assunto, alguém me disse hoje que o esperado pela MB é que o Nae São Paulo volte a navegar já na próxima quarta-feira. Marino sabe se de fato existe essa possibilidade?

Um fraternal abraço,
Olha é vero mesmo que seja na semana que vem, mas se será na Quarta(penseva que seria na Sexta) aí é bom esperarmos.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder