Nukualofa77 escreveu:
Felipexion, tenho a impressão q tu és um árduo defensor do Estado de Israel por motivos "transcendentais"... como vários aqui no DB... essa é a nossa diferença, tenho uma visão laica dos conflitos no Oriente Médio... matar civis indiscriminadamente, pelo motivo q seja, não interessa se se auto-explodindo ou com tiros de fuzil, morteiros, obuseiros, mísseis ou bombas chama-se para mim terrorismo, fanatismo, crime contra a humanidade... a vida humana vale por si só, não interessa o sentimento pátrio de quem a possue...
No entanto, me desculpe se eu estiver "enganado"...
Caro Nuk, sou um dos poucos defensores do Estado de Israel aqui no DB.
Israel teve(e tem) uma história difícil, marcada por guerras, invasões e ameaças. Quando declara a sua indepdência é atacado, em plena olimpíada de Munique judeus são feito reféns. Quando comemoram o YomKippur são atacados, chega a um ponto de tamanho desespero que Golda Meir manda colocar artefatos nucleares nos seus F-4 e nos mísseis Jericho, todavia mais um vez sobrevivem.
Hamas, OLP, Fatah, Liga Árabe, Brigadas dos Mártires de Al-Aqsa, Jihad Islâmica, CRP e tantas outras organizações/Estados lutando contra Israel.Mas que luta é essa? Quantas vezes os judeus foram expulsos dessas terras? Porque não alocar os palestinos em outra área? O Oriente Médio não é grande o suficiente para isso?
---
Todos falam do "massacre" em Gaza com civis mortos, mas esquecem de se falar onde foram realizados os combates. E poucos lembram no começo do século quando ataques com homens-bomba eram frenquentes em Jerusalém e em todo Israel. Dezenas de feriados todas as semanas, lembro-me bem, o que eu mais via na Istoé eram israelenses feridos e a notícia:"Mais um ataque suicida em Jerusalém", disso não falam, também não falam que após a construção do muro esses ataques pararam.
---
Enganado você não está. O fanatismo existe, dos dois lados.
---
Israel está tecnicamente em guerra desde o seu nascimento e continuará assim até quando for reconhecido pela totalidade árabe, sem isso, continuará acontecendo crimes contra a humanidade, atos de terrorismo e atrocidades.