Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

Área destinada para discussão sobre os conflitos do passado, do presente, futuro e missões de paz

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#316 Mensagem por Enlil » Qua Ago 12, 2009 3:00 pm

Quirón, na boa, não apele. Fontes mais parciais do que El Heraldo (fonte hondurenha absolutamente alinhada como o governo golpista) e o the Wall Street Journal (o mais gritante legitimador do golpe nos EUA) impossível...




Avatar do usuário
manuel.liste
Sênior
Sênior
Mensagens: 4056
Registrado em: Seg Set 12, 2005 11:25 am
Localização: Vigo - Espanha
Agradeceram: 8 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#317 Mensagem por manuel.liste » Qui Ago 13, 2009 5:07 am

España veta el despliegue de 51 cascos azules hondureños en el Líbano mientras no "se den las circunstancias políticas en que se firmó". Estaba previsto su desplazamiento a la zona de mando español al sur del país. Otro contingente similar proveniente de El Salvador prosigue su misión con total normalidad

http://www.infodefensa.com/lamerica/not ... s%E2%80%9D




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#318 Mensagem por P44 » Qui Ago 13, 2009 5:47 am

CONFERÊNCIA
Argentina retira convite a exército hondurenho
13 | 08 | 2009 09.17H

A Argentina anulou o convite enviado ao exército das Honduras para participar numa conferência regional de exércitos americanos que deve acontecer em Buenos Aires em Outubro, anunciou quarta-feira o ministro argentino da Defesa.
Destak/Lusa | destak@destak.pt

"A ministra da Defesa, Nilda Garre, ordenou ao chefe de Estado-Maior, o tenente-coronel Luís Pozzi, que anulasse o convite enviado ao exército da República das Honduras para participar na próxima conferência de exércitos americanos", segundo um comunicado do Ministério argentino da Defesa.

"Isto deve-se à sua participação no golpe de estado de 28 de Junho contra o presidente constitucional Manuel Zelaya", explica o documento.

As Honduras tinham sido convidadas a 27 de Maio, na qualidade de membro da Organização de Estados Americanos, para aquela conferência agendada para os dias entre 26 e 30 de Outubro.

Zelaya foi deposto da presidência das Honduras a 28 de Junho por um golpe de estado que levou Roberto Micheletti ao poder.

http://www.destak.pt/artigos.php?art=38261




Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#319 Mensagem por Enlil » Qui Ago 20, 2009 4:44 am

Atualizado em 19 de agosto, 2009 - 18:51 (Brasília) 21:51 GMT

Anistia acusa governo interino de Honduras de violar direitos

Claudia Jardim

De Caracas para a BBC Brasil

A ONG de defesa dos direitos humanos Anistia Internacional (AI) divulgou um relatório em que acusa o governo interino de Honduras de realizar detenções ilegais e de agredir manifestantes que se opuseram à deposição do presidente Manuel Zelaya, em 28 de junho.

"As surras e as detenções em massa foram usadas como forma de punir pessoas que expressaram sua oposição ao golpe de Estado de junho apoiado pelos militares", diz o documento, divulgado na terça-feira.

A Anistia destacou casos de "perseguição" e "intimidação" a que teriam sido submetidos ativistas de direitos humanos e jornalistas, limitando a liberdade de expressão.

"O uso da força excessiva e de detenções arbitrárias em massa como política para reprimir a dissidência só serve para inflamar ainda mais as tensões" afirma o relatório.

O presidente interino de Honduras, Roberto Micheletti, disse em uma entrevista a um canal de TV local que tanto o Exército como a Polícia estão aplicando a lei para controlar o "vandalismo" e que ambos só "recebem instruções do presidente".

Mortos


De acordo com a Anistia, as acusações do relatório têm como base entrevistas realizadas com 75 pessoas que teriam sido detidas e agredidas pela polícia durante um protesto pacífico no qual os manifestantes exigiam o regresso de Zelaya ao poder.

Organizações de direitos humanos em Honduras afirmam que ao menos quatro pessoas foram mortas durante manifestações pró-Zelaya.

A AI considerou como "urgente" a necessidade de que a comunidade internacional encontre uma solução à crise política em Honduras.

Após o afastamento de Zelaya, milhares de pessoas têm saído às ruas diariamente para mostra apoio ao líder deposto.

OEA

Na terça-feira, a Comissão Interamericana de Direitos Humanos iniciou um trabalho de apuração dos supostos abusos em Honduras.

Nessa investigação, que se estenderá até a sexta-feira, a comissão já conversou com magistrados da Suprema Corte de Justiça e com representantes da sociedade civil.

A Comissão, ligada à Organização de Estados Americanos (OEA), pretende ouvir também pessoas que denunciaram abusos cometidos pela Polícia e Exército, membros das Forças Armadas e parlamentares, mas não deve se reunir com representantes do Executivo.

O governo interino vê com cautela a presença da comissão no país.

"Temos que ter muita cautela e não ter muitas expectativas em relação a esses relatórios", afirmou em coletiva a vice-chanceler Martha Lorena Alvarado, comentando o trabalho da comissão. No entender do governo, "há muita infiltração da esquerda" nas organizações de direitos humanos, disse ela.

A OEA, que expulsou Honduras da organização imediatamente após o afastamento de Zelaya, pretende enviar a Honduras uma comissão de chanceleres na próxima semana para tentar pressionar o governo interino a aceitar o acordo de San José, mediado pelo presidente costa-riquenho, Oscar Arias.

O acordo prevê, entre outras coisas, o retorno de Zelaya à Presidência e a antecipação das eleições gerais pautadas para novembro.

http://www.bbc.co.uk/portuguese/noticia ... s_rc.shtml




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#320 Mensagem por P44 » Sex Set 04, 2009 4:57 am

04-09-2009 6:37

Honduras
Washington alarga sanções e recusa reconhecer vencedor das eleições

Washington - Os Estados Unidos anunciaram hoje o fim de uma "ampla gama" de ajudas às Honduras e a futura anulação dos vistos aos novos governantes, ao mesmo tempo que recusam reconhecer quem ganhar as próximas eleições presidenciais.



O Departamento de Estado revelou o endurecimento das sanções contra as Honduras depois da reunião da chefe da diplomacia norte-americana, Hillary Clinton, com o presidente deposto hondurenho Manuel Zelaya.



O Departamento de Estado evitou, todavia, precisar formalmente se a acção do 28 de Junho foi um "golpe militar", o que teria implicações jurídicas e económicas.


Ian Kelly, porta-voz do Departamento de Estado, assinalou num comunicado o fim de uma "ampla gama" de ajudas às Honduras devido ao golpe de Estado levado a cabo no país, assinalando que estas só serão restabelecidas quando houver "um Governo democrático e constitucional" no país.



O Departamento de Estado não precisou o montante da assistência que será afectada, apesar de nos últimos dias se ter falado de 200 milhões de dólares.



Hilary Clinton já suspendeu programas de ajuda pouco depois do golpe de Estado, recordou Kelly.



O porta-voz explicou que a decisão se deve à resistência do Governo de facto a aceitar o Acordo de San José, que contempla o regresso de Zelaya ao poder, entre outros pontos, e o não restabelecimento da ordem "constitucional e democrático" nas Honduras.



O Departamento de Estado reconheceu nos últimos dias estar a analisar se o derrube de Zelaya foi um "golpe militar".



Kelly já tinha dito que na expulsão de expulsão de Zelaya de Honduras participaram "tanto os poderes legislativos e judiciais como as forças armadas".



O Departamento de Estado anunciou também que não reconhecerá o vencedor das eleições presidenciais de Novembro nas Honduras.



"Nesta altura, não poderíamos apoiar o resultado das eleições que estão convocadas", disse Kelly, exortando a que o processo negocial coordenado pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias, seja o marco das "eleições legítimas".



"As eleições devem realizar-se de forma livre, justa e transparente. Não devem realizar-se sob a sombra da dúvida e devem estar aberta a todos os hondurenhos", afirmou o porta-voz.



Por último, o Departamento de Estado anunciou que iniciou o processo de revogação dos vistos para entrar nos Estados Unidos de membros do novo Governo e seus aliados.



Também hoje o presidente brasileiro suspendeu um acordo que permite aos cidadãos das Honduras viajar sem vistos para o Brasil, diplomatas e membros do governo incluídos, aumentando assim a pressão sobre o governo de facto de Tegucilpaga.



A decisão foi tomada "dada a actual situação interna das Honduras, como consequência do golpe de Estado de 28 de Junho", explica o Ministério brasileiro dos Negócios Estrangeiros num comunicado.



A medida entrará em vigor sábado, precisa. Os cidadãos hondurenhos que já estejam em situação regular no Brasil não são visados.


--------------------------------------------------------------


Mundo
EUA suspendem ajuda às Honduras
Os Estados Unidos suspenderam todo tipo de ajuda não-humanitária às Honduras. De acordo com a administração Obama, são necessárias "medidas fortes" para tornar possível a restauração das regras democráticas e constitucionais no país. Os Estados Unidos frisaram ainda que não vão aceitar o resultado das eleições presidenciais hondurenhas, marcadas pelo Governo interino de Roberto Micheletti.
2009-09-04 08:22:48

http://tv1.rtp.pt/noticias/?t=EUA-suspe ... cle=276245




Triste sina ter nascido português 👎
kurgan
Sênior
Sênior
Mensagens: 1610
Registrado em: Ter Jun 17, 2008 7:10 pm

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#321 Mensagem por kurgan » Sáb Set 05, 2009 10:32 pm

05/09/2009 - 16h56
Governo de fato de Honduras responde ao Brasil e ameaça EUA

TEGUCIGALPA, Honduras, 5 Set 2009 (AFP) - As autoridades do governo de fato hondurenho deram o troco no Brasil, que havia suspendido temporariamente os acordos de isenção de vistos, e ameaçaram tacitamente os Estados Unidos ao indicar que desistiriam do combate aos traficantes de drogas que passam por seu território do sul para a América do Norte.

A chancelaria do governo de fato de Roberto Micheletti, que assumiu após o golpe de Estado de 28 de junho contra o presidente Manuel Zelaya, anunciou que "na aplicação do princípio da estrita reciprocidade, decidiu suspender os acordos sobre isenção de vistos em passaportes comuns, diplomáticos, oficiais ou de serviço" com o Brasil.

O governo brasileiro suspendeu temporariamente, na quinta-feira, dois acordos sobre isenção de vistos firmados com Honduras, em resposta à derrubada de Zelaya.

De acordo com um comunicado, a decisão brasileira foi adotada depois de considerada "a atual situação interna de Honduras, como consequência do golpe de Estado ocorrido em 28 de junho", e afeta acordos sobre vistos para passaportes comuns e diplomáticos.

Como consequência dessa decisão, a partir deste sábado "todo portador de passaporte hondurenho precisará de um visto para ingressar no Brasil", informou a Chancelaria, embora a medida não afete os cidadãos hondurenhos que já residem legalmente no país.

As autoridades golpistas já haviam tomado a decisão de expulsar o pessoal diplomático de Venezuela e Argentina acreditado em Honduras, também como medida recíproca.

Outros países tomaram medidas contra os diplomatas hondurenhos que defendiam o regime de Micheletti, mas este não respondeu da mesma maneira, como ocorreu com o Chile, que em 21 de julho declarou que não reconhecia os representantes do governo de fato.

No mesmo 21 de agosto, a Espanha também comunicou à Organização dos Estados Americanos (OEA) a expulsão do embaixador hondurenho em Madri, José Eduardo Martell Mejía, depois que este fora destituído por Zelaya.

No dia 4 de julho, a OEA suspendeu Honduras do sistema interamericano, ao condenar o golpe de Estado e pedir a restituição de Zelaya.

O golpe mais forte para Micheletti veio na quinta-feira, quando os Estados Unidos anunciaram a interrupção dos programas de assistência, dos quais Honduras é altamente dependente.

Após uma reunião de Micheletti com os altos comandos militares e policiais, o ministro da Defesa, Adolfo Sevilla, advertiu que a suspensão da ajuda, no caso da luta contra o narcotráfico, afeta mais os Estados Unidos.

"Se não tivermos o apoio do país que mais consume no mundo, mais drogas chegarão a eles. Não temos recursos, então, definitivamente, será mais difícil para eles", sentenciou.

http://noticias.uol.com.br/ultnot/afp/2 ... 25602.jhtm




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#322 Mensagem por P44 » Dom Set 06, 2009 6:55 am

o Uribe bem que os podia convencer a aceitar o Zelaya de volta.... [052]




Triste sina ter nascido português 👎
Enlil
Sênior
Sênior
Mensagens: 8577
Registrado em: Seg Ago 18, 2008 1:23 am
Agradeceram: 28 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#323 Mensagem por Enlil » Ter Set 15, 2009 4:24 pm

Terça-feira, 15 de setembro de 2009, 08:14 | Online

UE adverte Micheletti com novas medidas restritivas

Bloco reforça apoio aos trabalhos por uma solução baseada num governo de coalizão liderado por Zelaya

Efe

BRUXELAS - Os ministros de Relações Exteriores da União Europeia (UE) advertiram Honduras nesta terça-feira, 15, que prepararão mais "medidas restritivas" para o país se o governo de Roberto Micheletti não aceita uma solução negociada à crise política. "Até que não se alcance um acordo pacífico, a UE estará preparada para tomar novas medidas restritivas que estejam dirigidas àqueles membros do governo que parecem estar bloqueando os progressos para chegar a uma solução negociada baseada no Acordo de San José", indica a declaração.

Os ministros aprovaram o texto sem debate durante o Conselho realizado em Bruxelas, um gesto que poderia levar a UE a endurecer ainda mais as ações que já empreendeu contra o país desde que aconteceu o golpe de Estado que derrubou a Manuel Zelaya, no final de junho.

Em sua declaração, a UE volta a manifestar seu total apoio aos esforços da Organização dos Estados Americanos (OEA) para conseguir uma solução ao conflito, assim como aos trabalhos de mediação entre as partes feitas pelo presidente da Costa Rica, Óscar Arias.

Nesse sentido, reafirma seu apoio ao Acordo de San José proposto por Arias, que prevê a formação de um governo de unidade liderado por Zelaya, a antecipação de eleições, uma anistia para os delitos políticos, a renúncia a reformar a Constituição e a criação de uma comissão da verdade. Especialmente, o Conselho ressalta a importância dessa comissão, assim como sua "imparcialidade".

O Conselho expressa também no texto sua "profunda preocupação" pelas violações dos direitos humanos denunciadas em Honduras, incluídas ameaças a defensores dos direitos humanos, detenções arbitrárias e repressão de manifestantes pacíficos. Lembra ao governo de suas "obrigações" sob o Convênio Internacional sobre Direitos Civis e Políticos, a Carta da OEA e a Convenção Americana de Direitos Humanos. Por último, os ministros afirmam que seguirão restringindo os contatos em nível político com os representantes do governo.

Por causa do golpe de Estado, o bloco europeu já decidiu limitar os contatos com o Executivo que lidera Micheletti e congelar as ajudas ao orçamento de Honduras, que chegam a 65,5 milhões de euros. Também concordaram em suspender as negociações para um acordo de associação com a América Central, com a esperança de retomá-las o mais rápido possível. Também se paralisaram algumas ajudas comunitárias ao desenvolvimento, como demonstra a exclusão de Honduras da assinatura de uma ampliação de fundos para realizar projetos de energia solar em algumas das comunidades mais pobres de vários países da América Latina, no marco do programa "Euro-Solar".

http://www.estadao.com.br/noticias/inte ... 5099,0.htm




Avatar do usuário
P44
Sênior
Sênior
Mensagens: 55171
Registrado em: Ter Dez 07, 2004 6:34 am
Localização: O raio que vos parta
Agradeceram: 2406 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#324 Mensagem por P44 » Seg Set 21, 2009 5:00 pm

Embaixada do Brasil em Honduras confirma que abriga Zelaya

(AFP) – Há 1 hora

TEGUCIGALPA — O presidente deposto de Honduras, Manuel Zelaya, regressou em segredo ao país e se encontrava nesta segunda-feira na embaixada do Brasil, confirmou a sede diplomática brasileira.

Anteriormente, a esposa de Zelaya, Xiomara Castro, havia confirmado a presença do marido na missão brasileira.

"O presidente voltou ao país para iniciar o diálogo. Ele se encontra na embaixada do Brasil e, graças a Deus, está muito bem. Ele está disposto a iniciar um diálogo pela paz", afirmou Xiomara Castro ante milhares de partidários de Zelaya congregados frente à sede da ONU na capital hondurenha, onde, a princípio, o presidente deposto teria se refugiado.

Segundo informações anteriores da tv multiestatal Telesul, Zelaya se encontraria em Tegucigalpa, em um escritório das Nações Unidas.

De acordo ainda com a Telesul, Zelaya teria pedido um "diálogo nacional e internacional".

O presidente venezuelano Hugo Chávez confirmou a presença de Manuel Zelaya em Tegucigalpa.

"Estamos gratamente surpresos de que Mel esteja em Tegucigalpa e exigimos que os golpistas respeitem a vida e a dignidade de Zelaya, que lhe devolvam o poder", afirmou Chávez, que informou ainda que Zelaya viajou "durante dois dias por terra, cruzando montanhas, rios, arriscando a vida para chegar à capital de Honduras".

A vice-chanceler durante o governo de Zelaya, Beatriz del Valle, também afirmou que o presidente deposto enviou uma mensagem de SMS confirmando que se encontra na capital hondurenha.

Mas o chefe do governo de fato de Honduras, Roberto Micheletti, desmentiu a notícia.

"Ele (Zelaya) está na suíte de um hotel na Nicarágua", declarou Micheletti em entrevista coletiva no palácio presidencial.
:mrgreen: :mrgreen:




Triste sina ter nascido português 👎
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#325 Mensagem por wagnerm25 » Seg Set 21, 2009 6:18 pm

Provavelmente ele vai ficar morando lá até o fim dos tempos. Depois de algum tempo, vão arrumar-lhe um bico de jardineiro ou manobrista. Algo assim.




Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#326 Mensagem por DELTA22 » Seg Set 21, 2009 6:18 pm

Equipe da Radio Globo foi agredida em Tegucigalpa, segunda a TeleSur.
E o Exercito de Honduras pode ser mobilizado contra as pessoas que estão na rua e para outras "ações de ordem". :shock:
Pode haver novo toque de recolher...

EDIT: Policia de choque já está se mobilizando e helicoptero da polícia está sobrevoando a Embaixado do Brasil.




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
delmar
Sênior
Sênior
Mensagens: 5251
Registrado em: Qui Jun 16, 2005 10:24 pm
Localização: porto alegre
Agradeceram: 504 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#327 Mensagem por delmar » Seg Set 21, 2009 6:27 pm

Que sinuca das brabas. Parece que o bigodudo entrou disfarçado (com aquela cara?) em Honduras e foi direto para a embaixada do Brasil. E agora José? Fazer o que?
Um assunto em que não tinhamos que estar metido em termos práticos. Nossa participação que era puramente diplomática, de repúdio a deposição de um presidente, agora vira um baita pepino. O Garcia e o Amorim, a dupla dinâmica do Itamarati, é que vão ter que descascar o abacaxi.

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#328 Mensagem por DELTA22 » Seg Set 21, 2009 6:31 pm

Complicado mesmo, Delmar.

Se não me engano, a Embaixada é considerada como território nacional fora do país, portanto, teoricamente Zelaya está no Brasil e se houver alguma tentativa de invasão à Embaixada para sua já decretada prisão é como se estivessem invadindo o Brasil... :shock:

[]'s.

PS: Está ocorrendo uma reunião de emergencia da OEA neste momento.




Editado pela última vez por DELTA22 em Seg Set 21, 2009 6:33 pm, em um total de 1 vez.
"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
wagnerm25
Sênior
Sênior
Mensagens: 3590
Registrado em: Qui Jan 15, 2009 2:43 pm
Agradeceram: 198 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#329 Mensagem por wagnerm25 » Seg Set 21, 2009 6:32 pm

delmar escreveu:Que sinuca das brabas. Parece que o bigodudo entrou disfarçado (com aquela cara?) em Honduras e foi direto para a embaixada do Brasil. E agora José? Fazer o que?
Um assunto em que não tinhamos que estar metido em termos práticos. Nossa participação que era puramente diplomática, de repúdio a deposição de um presidente, agora vira um baita pepino. O Garcia e o Amorim, a dupla dinâmica do Itamarati, é que vão ter que descascar o abacaxi.

saudações
Abacaxi que muito provavelmente eles plantaram. Com o Tarso Genro adubando.




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Presidente de Honduras é derrubado por golpe militar

#330 Mensagem por rodrigo » Seg Set 21, 2009 7:00 pm

Provavelmente ele vai ficar morando lá até o fim dos tempos. Depois de algum tempo, vão arrumar-lhe um bico de jardineiro ou manobrista. Algo assim.
Tenho dúvidas quanto à capacidade desse senhor para exercer essas funções. Se for para ser apadrinhado, tem que ser no nosso Senado.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Responder