FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
Strike
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 347
Registrado em: Dom Dez 23, 2007 2:08 pm
Agradeceram: 85 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2146 Mensagem por Strike » Dom Set 20, 2009 12:57 am

Espero estar enganado, mas parece que o FX-2 saiu dos trilhos. :shock: :shock: :? :?

Essa esculhambação via mídia, esses políticos, nada acostumados ao tema, querendo saber de detalhes das propostas e essa possibilidade de adiamento podem melar todo o processo.

Espero que o presidente Lula e o ministro NJ tenham pulso firme para levar esse processo até o fim.


Abraços,

Wesley

É Wesley podemos Eu disse "Podemos" está caminhando para um esculhambação no FX, ainda mais agora com o tema FX no olho do furacão da mídia e seus lobbies! e com a possível e já declarada vontade de alguns deputados de participarem mais ativamente na concorrência do FX, e nela ser promoverem e estarem na mídia, falando uma série da bobagens e achismos que só tumultua mais o FX !

É Lula custava espera só mais alguns dias para anunciar o já conhecido e esperado vencedor do FX o Rafale !

Apesar de achar em alguns momentos que esse antecipado anuncio do vencedor não foi inesperado pelo governo, mais sim uma ultima e bem pensada cartada atrás de mais tecnologia e banefícios e menores preços, da Dassault e dos demais concorrentes .




Brava Gente Brasileira ..!
Avatar do usuário
Matheus
Sênior
Sênior
Mensagens: 6182
Registrado em: Qui Abr 28, 2005 4:33 pm
Agradeceram: 432 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2147 Mensagem por Matheus » Dom Set 20, 2009 1:42 am

Benke escreveu:Dieneces
Onde andas?, pergunto a mim e a ti
Benke
o Dieneces véio deve estar ocupando "engraxando" o Smith preocupado como MST....rsrsrsrs por isso anda anda desaparecido. :D




Avatar do usuário
Wardog
Sênior
Sênior
Mensagens: 1271
Registrado em: Sáb Nov 03, 2007 12:33 pm
Agradeceram: 8 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2148 Mensagem por Wardog » Dom Set 20, 2009 1:47 am

PRick escreveu:
Antonio Alvarenga escreveu:
Foi exatamente o que eu disse. Eles não tem como bloquear a venda do Rafale. Mas este virá com os modos de navegação e pontaria degradados. No século XXI não se concebe uma operação no modo inercial puro. Os franceses, até o lançamento da constelação Galileo estará escravizada aos EUA.
Isso seria um tiro no pé, afinal o GPS é um sistema também civil. Seria como dizer, nós não somos mesmo confiáveis. Não estaria degrado, porque pode-se usar GPS de outra procedência, e não existe como negar o uso do GPS apenas para um vetor.

[]´s

IIII Prick e se os EUA só autorizarem o GPS pro F-18 e Gripen??? E AGORA? hehehehehe




PRick

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2149 Mensagem por PRick » Dom Set 20, 2009 2:14 am

gomugomu escreveu:
PRick escreveu: Isso seria um tiro no pé, afinal o GPS é um sistema também civil. Seria como dizer, nós não somos mesmo confiáveis. Não estaria degrado, porque pode-se usar GPS de outra procedência, e não existe como negar o uso do GPS apenas para um vetor.

[]´s

IIII Prick e se os EUA só autorizarem o GPS pro F-18 e Gripen??? E AGORA? hehehehehe

Se você não reparou o problema é estar na dependência dos EUA, quer dizer, quanto menor dependência em relação a eles melhor, porque eles são os caras que gostam de mandar no mundo, gostam de interferir na política interna dos outros.

Nos podemos usar outro aparelho de GPS, isso é produzido por muita gente, porém, estamos falando no caso de negarem o sistema, como falaram aqui, alterando o satélite por exemplo.

Existe uma enorme diferença entre comprar componente que não estão controlados, ou componente que podem ser sunstituídos sem precisar de reprojetos na plataforma.

Trocar o fornecedor de um flap, um atuador, não é o mesmo que trocar a turbina de um caça, são coisas distintas. E como fornecimento de pneus e outros tantos itens que um caça possui.

O problema do Gripen é a dependência de sistemas fundamentais para o projeto, serem controlados, e não poderem ser substituidos sem um reprojeto total. A troca da turbina no Gripen, custará uma fortuna, apenas para nos vermos livres dos EUA.

Porque, para gastar uma nota em desenvolvimento, e depois bancar a produção, para no final continuar com o rabo preso, não dá. Não estamos tratando de um avião civil, mas de um caça, e depois de tudo isso, o mínimo que se espera é poder exportar livremente e usar quando quisermos.

[]´s




Avatar do usuário
Booz
Sênior
Sênior
Mensagens: 2495
Registrado em: Seg Ago 15, 2005 3:36 am

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2150 Mensagem por Booz » Dom Set 20, 2009 5:49 am

Qualquer um dos concorrentes que sinta diminuida sua chance (em dar bingo no FX) vai apelar. Aliás, já apelam no momento, americanos e suecos.

Vão se aproveitar-se da imaturidade (no tema) e na cobiça (dos números) dos nosso ínclitos congressitas. Daí, partirão, como já fazem, para um monte abominável de "meias verdades", verdades, e mentiras descaradas ou malversações de tudo o que puderem, pondo à mesa um pomo da discórdia nesse jardim de Hésperides que se tornou o FX2. Tudo com o molho untuoso - e impeditivo - das eleições que se aproximam.

Seja lá qual for o aviãozinho, que seja logo batido o martelo.
Não creio, absolutamente, em recueta do governo. Mas, na política, onde há os irrevogáveis revogáveis, tudo é extraordinário e nunca visto na história desse país do acontece e sem acontecer ou ao contrário.
O jeito é cada um rezar no seu credo, pedindo mais uma moqueca no Planalto, regada a qualquer coisa que contenha alcool. E isto rapidinho.




Editado pela última vez por Booz em Dom Set 20, 2009 12:01 pm, em um total de 1 vez.
Imagem
Avatar do usuário
Reygar
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Set 07, 2009 5:09 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2151 Mensagem por Reygar » Dom Set 20, 2009 9:43 am

Olha só , acho q a maioria dos proponentes deste forum é bem adulta e madura !

Ta uma vergonha , essa picuinha de ficar um desclassificando o caça do outro pq não é o seu preferido , ao invés disso elogiem e mostrem oq há de bom no seu .

E por favor tem muita gente aqui falando imensas besteiras sobre tecnologia, produção tecnologica , bloqueio de vendas sobre tecnologia e sobre certas tecnologias , pesquisem , coloquem os links fundamentados em tratados e materias científicos .

Sou Doutor Em Eng de Materias pela UFRJ (COPPE INT) , sei do que falo !

E tb muita gente querendo discutir coisas q só podem ser definidas no contrato por acertos legais e tratados , pelo amor de Deus !

Outra coisa, não conheço o Prick e nem o Rafale é o meu preferido , mas garanto q NÃO é ele q fala coisas sem pensar ou pesquisar !

Vamos para de picuinha e voltar ao excelente nível do começo e meio deste tópico .

Não quero ofender ninguém, só dar um toque na galera, acho todos os participantes muito bons como ja mencionei acima !

Abraços !




Avatar do usuário
Francoorp
Sênior
Sênior
Mensagens: 3429
Registrado em: Seg Ago 24, 2009 9:06 am
Localização: Goiania-GO-Brasil, Voltei!!
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2152 Mensagem por Francoorp » Dom Set 20, 2009 4:24 pm

Senhores, vendo algo de espacial françes, me pergunto se o Arianne V nao seria uma opçao para o VLS, sendo que o ucraino nao decola, ultimas sabotagens no sistema espacial nacional:

Vejam bem o nosso Porto de Pecem, no Cearà, perto da nova base espacial civil:

http://blogs.diariodonordeste.com.br/eg ... -em-pecem/

http://www.jusbrasil.com.br/noticias/93 ... o-do-pecem

http://www.tvcanal13.com.br/noticias/fu ... -56418.asp

http://www.opovo.com.br/politica/908476.html

http://ccr6.pgr.mpf.gov.br/documentos-e ... ace_CE.pdf

Esta ùltima é a minha preferida…doutor em antropologia…paredao no Brasil jààààààààà!!!!!

Começa pelo porto, depois chega-se à base espacial nova…

Tem muito mais na NET, todo método para blocar o nosso programa espacial é valido, nao demorou muito né?

Pra mim tudo isso é jà TERRORISMO!!!!!




As Nossas vidas não são nada, A Nossa Pátria é tudo !!!

Imagem http://francoorp.blogspot.com/
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2153 Mensagem por orestespf » Dom Set 20, 2009 4:45 pm

Reygar escreveu:Olha só , acho q a maioria dos proponentes deste forum é bem adulta e madura !

Ta uma vergonha , essa picuinha de ficar um desclassificando o caça do outro pq não é o seu preferido , ao invés disso elogiem e mostrem oq há de bom no seu .

E por favor tem muita gente aqui falando imensas besteiras sobre tecnologia, produção tecnologica , bloqueio de vendas sobre tecnologia e sobre certas tecnologias , pesquisem , coloquem os links fundamentados em tratados e materias científicos .

Sou Doutor Em Eng de Materias pela UFRJ (COPPE INT) , sei do que falo !

E tb muita gente querendo discutir coisas q só podem ser definidas no contrato por acertos legais e tratados , pelo amor de Deus !

Outra coisa, não conheço o Prick e nem o Rafale é o meu preferido , mas garanto q NÃO é ele q fala coisas sem pensar ou pesquisar !

Vamos para de picuinha e voltar ao excelente nível do começo e meio deste tópico .

Não quero ofender ninguém, só dar um toque na galera, acho todos os participantes muito bons como ja mencionei acima !

Abraços !
Olá Reygar,

muito legais suas considerações, gostei mesmo. Poderia, por gentileza, explanar suas opiniões sobre o assunto que você mesmo abordou? Ou seja, poderia dar sua opinião sobre estes pontos destacados? Tenho certeza que contribuirá muito para o fórum.


Grande abraço,


Orestes




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61275
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6572 vezes
Contato:

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2154 Mensagem por Túlio » Dom Set 20, 2009 4:47 pm

Reygar escreveu:Olha só , acho q a maioria dos proponentes deste forum é bem adulta e madura !

Ta uma vergonha , essa picuinha de ficar um desclassificando o caça do outro pq não é o seu preferido , ao invés disso elogiem e mostrem oq há de bom no seu .

E por favor tem muita gente aqui falando imensas besteiras sobre tecnologia, produção tecnologica , bloqueio de vendas sobre tecnologia e sobre certas tecnologias , pesquisem , coloquem os links fundamentados em tratados e materias científicos .

Sou Doutor Em Eng de Materias pela UFRJ (COPPE INT) , sei do que falo !

E tb muita gente querendo discutir coisas q só podem ser definidas no contrato por acertos legais e tratados , pelo amor de Deus !

Outra coisa, não conheço o Prick e nem o Rafale é o meu preferido , mas garanto q NÃO é ele q fala coisas sem pensar ou pesquisar !

Vamos para de picuinha e voltar ao excelente nível do começo e meio deste tópico .

Não quero ofender ninguém, só dar um toque na galera, acho todos os participantes muito bons como ja mencionei acima !

Abraços !

Muito tri!

CONGRATZ!!! :D




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2155 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 20, 2009 5:16 pm

Túlio escreveu:
Reygar escreveu:Olha só , acho q a maioria dos proponentes deste forum é bem adulta e madura !

Ta uma vergonha , essa picuinha de ficar um desclassificando o caça do outro pq não é o seu preferido , ao invés disso elogiem e mostrem oq há de bom no seu .

E por favor tem muita gente aqui falando imensas besteiras sobre tecnologia, produção tecnologica , bloqueio de vendas sobre tecnologia e sobre certas tecnologias , pesquisem , coloquem os links fundamentados em tratados e materias científicos .

Sou Doutor Em Eng de Materias pela UFRJ (COPPE INT) , sei do que falo !

E tb muita gente querendo discutir coisas q só podem ser definidas no contrato por acertos legais e tratados , pelo amor de Deus !

Outra coisa, não conheço o Prick e nem o Rafale é o meu preferido , mas garanto q NÃO é ele q fala coisas sem pensar ou pesquisar !

Vamos para de picuinha e voltar ao excelente nível do começo e meio deste tópico .

Não quero ofender ninguém, só dar um toque na galera, acho todos os participantes muito bons como ja mencionei acima !

Abraços !

Muito tri!

CONGRATZ!!! :D
x4 :) [100]

[009]

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Reygar
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Set 07, 2009 5:09 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2156 Mensagem por Reygar » Dom Set 20, 2009 5:33 pm

Obrigado Orestes e Túlio, aliás deixa eu dizer q vcs entendem muito mais de aviação do que eu, sempre leio os posts de vcs, sou apenas um grande entusiasta e curioso.

Minha única intensão é a de continuar aprendendo com o pessoal daqui , por exemplo como o Túlio sabe no tópico do Su-35 news, o Archer ta dando um show de conhecimento e sobre a IAF ; recomendo q todos leiam.

Eu comentei uma vez com um amigo aqui em casa sobre uma coisa q foi vc Orestes mencionou e eu tinha o emsmo pensamento sobre como o pronunciamento foi mais uma blindagem para a compra finalizada do Sub -Nuc ( a casco etc...), um produto de suma importância estrategica, vc foi muito feliz em sacar isso rapidamente, adorei !

Os pontos q acho q posso somente explicar alguns detalhes é a diferença entre propriedade tecnológica e uso de tecnologia, isto é, a diferença entre "encomendar" ou comprar o fornecimento de uma determinada peça ou produto no qual envolve o desenvolvimento de uma certa tecnologia. Como alguns podem saber o Brasil é ótimo em tecnologia Metalúrgica , petroleo e certos tipos de materiais, a Odebrecht ja financiou um desenvolvimento de cimento para secagem rapida e selecionavel, q foi descoberto uma aplicação excelente de certos tipos de nitretos e alumina para reforço estrutural e ficou dono de uma Patente conjunta, ou seja ele tb é dono da tecnologia, a muitos produtos e peças em aviação é da mesma forma. Vc comprar ou ter peças de fornecedores estrangeiros não significa em absoluto q vc não é dono ou pelo menos pode utilizar certa tecnologia .

Outra coisa é a uma certa mistura entre a melhor e mais barata tecnologia disponível , facil acesso etc e se ela é exclusividade absoluta de um certo alguem ou entidade; ou se ela é a mais difundida e usada. GPS global positioning System, é um sistema de triangulação, pelo Global um sistema de triangulação global por satelite, e francamente pode ser colocado em pratica por muitos países em instantes, não é a tecnologia da de fissão nuclear . Ocorre apenas quem tem o melhor sistema de Satelites tecnologia implantada , custo e etc , com certeza USA , mas com um certo grau de esforço muitas potencias podem obter( maior ou menor grau ) inclusive China e Russia usam outro sistema ( podem usar ) de triangulação , OLhem não quero discutir quem tem mais qual é o melhor , só quero estabelecer um fato de que esta tecnologia não é complicada muitos com um esforço podem obter um otimo sistema de triangulação Global.

De novo reintero q naum estou colocando minha opinião, nem critico ninguem q tenha suprapostado. Estou colocando fatos científicos e como são os Tratados e leis de patentes , espero ajudar e voltar aquela qualidade e q vcs me ensinem mais sobre tecnologia da aviação e tudo o mais .

Abraço !




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2157 Mensagem por orestespf » Dom Set 20, 2009 6:05 pm

Olá Reynar,

vai em azul, ok?

Com certeza não fui seu professor, mas dei aulas para a COPPE durante três anos, mas pelo instituto de matemática. Sinto-me honra em ver um "Coppista" entre nós, grande Escola!!!

Reygar escreveu:Obrigado Orestes e Túlio, aliás deixa eu dizer q vcs entendem muito mais de aviação do que eu, sempre leio os posts de vcs, sou apenas um grande entusiasta e curioso.
Ledo engano, Reynar (falo por mim e não pelo grande irmão Túlio), não existe "aviação" como se apresenta aqui, existe uma série de variáveis onde voar é mera consequência e que compreender o vôo é consequência da consequência de grandes estudos e práticas dos que "insistem" em fazer a estupidez levantar voo. :mrgreen: :mrgreen:

Em suma, somos todos grandes entusiastas por aviação, no sentido mais amplo possível do termo.


Minha única intensão é a de continuar aprendendo com o pessoal daqui , por exemplo como o Túlio sabe no tópico do Su-35 news, o Archer ta dando um show de conhecimento e sobre a IAF ; recomendo q todos leiam.
Sim, está corretíssimo em querer aprender, mas não deixe de nos ensinar, o DB é um Escola aonde os professores são alunos e vice-versa.

Eu comentei uma vez com um amigo aqui em casa sobre uma coisa q foi vc Orestes mencionou e eu tinha o emsmo pensamento sobre como o pronunciamento foi mais uma blindagem para a compra finalizada do Sub -Nuc ( a casco etc...), um produto de suma importância estrategica, vc foi muito feliz em sacar isso rapidamente, adorei !
Obrigado pelos elogios, não foram conhecimentos (infos) prévios, apenas chutei o que pensava sobre o assunto, digamos que coincidiu. :wink:

Os pontos q acho q posso somente explicar alguns detalhes é a diferença entre propriedade tecnológica e uso de tecnologia, isto é, a diferença entre "encomendar" ou comprar o fornecimento de uma determinada peça ou produto no qual envolve o desenvolvimento de uma certa tecnologia. Como alguns podem saber o Brasil é ótimo em tecnologia Metalúrgica , petroleo e certos tipos de materiais, a Odebrecht ja financiou um desenvolvimento de cimento para secagem rapida e selecionavel, q foi descoberto uma aplicação excelente de certos tipos de nitretos e alumina para reforço estrutural e ficou dono de uma Patente conjunta, ou seja ele tb é dono da tecnologia, a muitos produtos e peças em aviação é da mesma forma. Vc comprar ou ter peças de fornecedores estrangeiros não significa em absoluto q vc não é dono ou pelo menos pode utilizar certa tecnologia .
Perfeito! Isto explica muito bem o que aconteceu com a tal transferência de tecnologias dos alemães em relação ao IKL-209, mais especificamente do Timbira, onde tudo que fizemos nele não é nosso, mas dos alemães. É preciso compreender a bondade que se apregoa por aí, para não comparar as mesmas expressões usadas em casos distintos, onde cada um diz o que quer e só o tolo acredita.

Outra coisa é a uma certa mistura entre a melhor e mais barata tecnologia disponível , facil acesso etc e se ela é exclusividade absoluta de um certo alguem ou entidade; ou se ela é a mais difundida e usada. GPS global positioning System, é um sistema de triangulação, pelo Global um sistema de triangulação global por satelite, e francamente pode ser colocado em pratica por muitos países em instantes, não é a tecnologia da de fissão nuclear . Ocorre apenas quem tem o melhor sistema de Satelites tecnologia implantada , custo e etc , com certeza USA , mas com um certo grau de esforço muitas potencias podem obter( maior ou menor grau ) inclusive China e Russia usam outro sistema ( podem usar ) de triangulação , OLhem não quero discutir quem tem mais qual é o melhor , só quero estabelecer um fato de que esta tecnologia não é complicada muitos com um esforço podem obter um otimo sistema de triangulação Global.
O GPS foi feito para "derrubar" o amigo em caso de necessidade, poucos se deram conta disso. Por isso o Brasil disse ter optado pelo duplo padrão, americano e russo. Só os tolos acreditam que pagar pelos serviços é ter segurança do pleno funcionamento, ledo engano. :roll: :roll: :roll:

De novo reintero q naum estou colocando minha opinião, nem critico ninguem q tenha suprapostado. Estou colocando fatos científicos e como são os Tratados e leis de patentes , espero ajudar e voltar aquela qualidade e q vcs me ensinem mais sobre tecnologia da aviação e tudo o mais.
Não tem que se explicar, Reynar, todos saberão compreendê-lo perfeitamente. Aqui se perde em debates passionais, pouco producentes, mas de grande e admirável diversão. É o que justifica estarmos aqui em pleno domingo, por exemplo. :mrgreen: :mrgreen:

Continue com suas opiniões, não se sinta constrangido, post e sempre!!! :wink: :wink:


Abraço !
Forte abraço,

Orestes





Hader

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2158 Mensagem por Hader » Dom Set 20, 2009 6:18 pm

Sede bem vindo Reygar! Precisamos de massa crítica deste tipo por aqui, para somar com tantos bons foristas que temos. Tua colocação foi perfeita!

Saudações!




Avatar do usuário
Reygar
Novato
Novato
Mensagens: 20
Registrado em: Seg Set 07, 2009 5:09 pm

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2159 Mensagem por Reygar » Dom Set 20, 2009 6:58 pm

Obrigada aí a todos pelas palavras, mas estou sim aqui pra aprender, mas quando for possível dou a minha colaboração, não vou ficar acanhado não heheheh !

Fala Orestes muito legal isso ! Tb dei aulas na COPPE quando eu trabalhava no meu Doutorado pelo INT ( instituto Nacional de Tecnologia , na cadeira de um amigo sobre ceramica , para o pessoal q vinha de medicina e odonto . Chamam-me ( pq eu não sou maluco hehe ) Luiz Carlos T. Reis Filho, fiz muito tempo Metalurgica e Materiais ali no Bloco F com o Oscar, Cesar e tenho um grande amigo q acho q ainda tem cadeira na Matemática , Thiago acho q é Ribeiro ( Todos conhecem ele como Thiago mestre, pq era como eu um viciado em RPG hehe ) Abraços T+ .




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!

#2160 Mensagem por orestespf » Dom Set 20, 2009 7:04 pm

Reygar escreveu:Obrigada aí a todos pelas palavras, mas estou sim aqui pra aprender, mas quando for possível dou a minha colaboração, não vou ficar acanhado não heheheh !

Fala Orestes muito legal isso ! Tb dei aulas na COPPE quando eu trabalhava no meu Doutorado pelo INT ( instituto Nacional de Tecnologia , na cadeira de um amigo sobre ceramica , para o pessoal q vinha de medicina e odonto . Chamam-me ( pq eu não sou maluco hehe ) Luiz Carlos T. Reis Filho, fiz muito tempo Metalurgica e Materiais ali no Bloco F com o Oscar, Cesar e tenho um grande amigo q acho q ainda tem cadeira na Matemática , Thiago acho q é Ribeiro ( Todos conhecem ele como Thiago mestre, pq era como eu um viciado em RPG hehe ) Abraços T+ .
Reygar, segue MP sobre os nomes que trabalhei e tive contato.


Forte abraço,

Orestes




Responder