TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Avatar do usuário
DBader
Avançado
Avançado
Mensagens: 388
Registrado em: Qui Set 10, 2009 8:35 am
Localização: UK

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18721 Mensagem por DBader » Sáb Set 19, 2009 7:36 pm

Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
É Janér! [003] [003] [003] [003] [003] [003]

[]s,
Douglas Bader




Imagem
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18722 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 7:42 pm

Faiô! :oops: :oops: :oops: :oops:




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18723 Mensagem por soultrain » Sáb Set 19, 2009 7:51 pm

Quanto a isso a única coisa que sei é que a França já começou a financiar um projecto de caça de nova geração, a Suécia desconheço e acho improvável na próxima década.

[[]]'s





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18724 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 7:51 pm

Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
Desta vez o faker é "doméstico". :wink:

@ Abin.




Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18725 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 7:54 pm

Resumo da minha Ópera(by Franz)

Orestes,é aquilo,cada um aqui tem uma istória sobre os caças da FAB,umas são "emocionais" outras "racionais",eu tenho uma visão não "estática" das coisas e fatos,observo,ouço,reflito e mudo de posição sem o menor pudor,se estiver convicto de que o novo caminho é o mai correto,no primeiro FX torcia pelo Gripen pois via uma FAB sem recursos a mingua,era o unico que eu conseguia distinguir como possível de ser operado por ela naquelas circunstâncias.

Com o FX2,acreditei no SU pois já via a possibilidade da existência de mais recursos para força,e por ser a aquisição de menor preço com maior custo beneficio,houve a desclassificação.

Dos que sobraram,antes do governo assinar o SOUFA, e de demonstrar claramente que tomaria a decisão em suas mãos,minha convicção é que daria F18,o que eu menos apreciava dos treis por diversos motivos. :roll:

Dos outros dois pelo preço achava o Rafale inviável,mesmo achando que apesar de já existir a possibilidade de mais recursos para a FAB,seria um custo exorbitante tanto na aquisição quanto na operação pelos numeros que tinhamos conhecimento na época.

A alternativa mais interessante sem dúvida seria o Gripen,inclusive na época daquela noticia(plantada na midia?) sobre a aquisição da Saab se apresentava uma possibilidade atraente.

Mas o que se passou de lá pra cá?O reprojeto do Gripen CD um excelente caça,começou a se mostrar mais como um delirio de tempo e incertezas,fora da realidade,quiça a Saab tivesse apresentado o Cd na disputa,com melhorias e só,seria mais crível.

Mas isso enquanto faláva-mos de hardware,mas o tempo veio mostrar a quem tem juizo,ouvidos pra ouvir e olhos para vêr, que as questões já estavam muito acima de que avião era melhor,por: a,b ou c dispositivos e características,era agora uma questão de Estado.

Portanto não é mais uma questão de custos ou hardware,é uma questão de governo,e uma decisão já está tomada,inclusive hoje acredito que a muito tempo atráz já estava tomada.

Caberia :wink: (em tese) a nós,termos mudado os critérios do debate,para o nível do "uso" que se fará do equipamento e do que ele representa politica e estratégicamente.

Mas retrocedemos a época do Ghost,do ceguinho e do tijolo.

Somos uma leva de carangueijos.

Abração ao amigo! [009]




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18726 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 7:55 pm

alcmartin escreveu:
Os americanos sabem que dificilmente o F-18 vence, mas não "se dão por derrotados". Derrota para os americanos é verem o Rafale vencer. O que vemos na mídia e inclusive aqui, com incisivos e veementes nomes novos, até tentando desconstruir outros, é fruto de um jogo para impedir a vitória dos franceses. Se F-18 tem poucas chances hoje, que se aposte no Gripen NG. O jogo está sujo, não para favorecer o Gripen, mas para impedir o Rafale. Prevejo lama no ventilador...
Orestes
Tambem acho que é por aí, mestre. Acompanhando o processo através de um jornal carioca, de um grande grupo nacional de telecomunicações, :mrgreen: , reparei o seguinte, resumindo, nas manchetes de capa, (o que denota linha editorial, e não ao do jornalista da matéria em si):

GOVERNO ANUNCIA COMPRA DE CAÇAS FRANCESES, MAS AMERICANOS SÃO MAIS BARATOS. (governo explica que escolheu devido a transferencia de tecnologia. O jornal "esquece" de citar os suecos.
AMERICANOS TRANSFEREM TECNOLOGIA. (governo cita os casos passados de recusa americana, bem como desafiam se o fariam no submarino nuclear.) :twisted:
BRASIL GASTARÁ MUITO E NÃO ADIANTARÁ NADA: NÃO PRECISAMOS DO SUBMARINO NUCLEAR. :shock: :shock: :lol: :lol: sem comentários...arregaram e foram pra a descontruçào...
SUECOS OFERECEM DOIS CAÇAS PELO PREÇO DE UM. Ué...lembraram agora dos suecos... :mrgreen:

Falta no roteiro uma CPI, alguma descoberta de propina...Se eu fosse do governo, nem sonharia alto. Ou correm o risco de ter o sonho grampeado pela NSA, como no SIVAM. :mrgreen:

Perfeito, amigo AlcMartin, perfeito!!

Só mais uma para pensar: o DB tem seus espelhos na grande imprensa, então tumultuar o fórum "introduzindo" um pseudo grande debate poderia passar a ideia (na imprensa aberta) que muito se debate ainda sobre a disputa. O DB está sendo manobrado e poucos perceberam???


Forte abraço,

Orestes




AlbertoRJ
Sênior
Sênior
Mensagens: 7163
Registrado em: Sex Out 07, 2005 8:20 pm
Localização: Rio de Janeiro - RJ

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18727 Mensagem por AlbertoRJ » Sáb Set 19, 2009 7:57 pm

Orestes, também pensei nisso.

Abraços




Alberto -
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18728 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:01 pm

Bender escreveu:Resumo da minha Ópera(by Franz)

Orestes,é aquilo,cada um aqui tem uma istória sobre os caças da FAB,umas são "emocionais" outras "racionais",eu tenho uma visão não "estática" das coisas e fatos,observo,ouço,reflito e mudo de posição sem o menor pudor,se estiver convicto de que o novo caminho é o mai correto,no primeiro FX torcia pelo Gripen pois via uma FAB sem recursos a mingua,era o unico que eu conseguia distinguir como possível de ser operado por ela naquelas circunstâncias.

Com o FX2,acreditei no SU pois já via a possibilidade da existência de mais recursos para força,e por ser a aquisição de menor preço com maior custo beneficio,houve a desclassificação.

Dos que sobraram,antes do governo assinar o SOUFA, e de demonstrar claramente que tomaria a decisão em suas mãos,minha convicção é que daria F18,o que eu menos apreciava dos treis por diversos motivos. :roll:

Dos outros dois pelo preço achava o Rafale inviável,mesmo achando que apesar de já existir a possibilidade de mais recursos para a FAB,seria um custo exorbitante tanto na aquisição quanto na operação pelos numeros que tinhamos conhecimento na época.

A alternativa mais interessante sem dúvida seria o Gripen,inclusive na época daquela noticia(plantada na midia?) sobre a aquisição da Saab se apresentava uma possibilidade atraente.

Mas o que se passou de lá pra cá?O reprojeto do Gripen CD um excelente caça,começou a se mostrar mais como um delirio de tempo e incertezas,fora da realidade,quiça a Saab tivesse apresentado o Cd na disputa,com melhorias e só,seria mais crível.

Mas isso enquanto faláva-mos de hardware,mas o tempo veio mostrar a quem tem juizo,ouvidos pra ouvir e olhos para vêr, que as questões já estavam muito acima de que avião era melhor,por: a,b ou c dispositivos e características,era agora uma questão de Estado.

Portanto não é mais uma questão de custos ou hardware,é uma questão de governo,e uma decisão já está tomada,inclusive hoje acredito que a muito tempo atráz já estava tomada.

Caberia :wink: (em tese) a nós,termos mudado os critérios do debate,para o nível do "uso" que se fará do equipamento e do que ele representa politica e estratégicamente.

Mas retrocedemos a época do Ghost,do ceguinho e do tijolo.

Somos uma leva de carangueijos.

Abração ao amigo! [009]
Perfeito, amigo Bender, perfeito (mais uma vez)!!!!


[009] [009] [009]


Grande abraço,


Orestes, "o trouxa".




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18729 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:01 pm

AlbertoRJ escreveu:Orestes, também pensei nisso.

Abraços
Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61302
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6585 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18730 Mensagem por Túlio » Sáb Set 19, 2009 8:06 pm

orestespf escreveu:
Túlio escreveu:Mas quantos fakers o Jéner tem aqui, POWS? Um deles eu descobri e ele sumiu sozinho... :?
Desta vez o faker é "doméstico". :wink:

@ Abin.

AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Por quê os arapongas num fazem um Fórum só deles?




“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”

P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18731 Mensagem por DELTA22 » Sáb Set 19, 2009 8:14 pm

orestespf escreveu:
AlbertoRJ escreveu:Orestes, também pensei nisso.

Abraços
Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes
Quebro o meu "silêncio" sobre este assunto pra dizer: Interessante!
Pronto. Volto ao meu "silêncio" até o anúncio formal.

[]'s




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Bender

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18732 Mensagem por Bender » Sáb Set 19, 2009 8:15 pm

Vejam Alberto e Orestes,o forista DBader desde que entrou no FDB,tem sistematicamente atacado o Rafale e os posts do PRick seu maior defensor,insiste em trazer novamente o defunto e falecido Gripen NG a exposição como se ele ainda fosse uma possibilidade,o que todos nós sabemos inclusive o próprio DBader,ser um despropósito,fora do contexto.

Mas os despropósitos as vezes são usados com um "propósito" :mrgreen: ,no caso do forista DBader ,pode ser simplesmente para tumultuar nosso ambiente,por pirraça,pode ser que seja um elemento da própria Saab,pode ser uma "aparição" trabalhando pra defender um lobie,dada a sua "permanência"como defensor da Saab,e principalmente nos ataques desmoralizantes ao Rafale,pode ser até o :shock:

Que seja qualquer dessas hipóteses,não faz a menor diferença,nem que repercuta indiretamente seja onde for.

O que fica claro,é que ele provoca reações insistentemente,e com isso tem pedido insistentemente também para o deixarmos ficar falando sozinho,cabe a nós realizarmos os seus desejos 8-]

Sds. tô de saida. :?




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18733 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:23 pm

Túlio escreveu: AI MEU DEUS AI MEU DEUS AI MEU DEUS

Por quê os arapongas num fazem um Fórum só deles?
POWS!!! Porque o DB é o melhor fórum da Net, uai!!!! :lol: :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18734 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:25 pm

DELTA22 escreveu:
orestespf escreveu: Espero que isto mude e rápido, não é bom para o fórum e nem para ninguém. :wink:


Grande abraço,

Orestes
Quebro o meu "silêncio" sobre este assunto pra dizer: Interessante!
Pronto. Volto ao meu "silêncio" até o anúncio formal.

[]'s
Interessante é sua assinatura, Delta22!!! Já que é engenheiro e o manco das ideias aqui um simples matemático, lhe peço: dá um golinho aé, meu!!! :lol: :lol:




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18735 Mensagem por orestespf » Sáb Set 19, 2009 8:27 pm

Bender escreveu:Vejam Alberto e Orestes,o forista DBader desde que entrou no FDB,tem sistematicamente atacado o Rafale e os posts do PRick seu maior defensor,insiste em trazer novamente o defunto e falecido Gripen NG a exposição como se ele ainda fosse uma possibilidade,o que todos nós sabemos inclusive o próprio DBader,ser um despropósito,fora do contexto.

Mas os despropósitos as vezes são usados com um "propósito" :mrgreen: ,no caso do forista DBader ,pode ser simplesmente para tumultuar nosso ambiente,por pirraça,pode ser que seja um elemento da própria Saab,pode ser uma "aparição" trabalhando pra defender um lobie,dada a sua "permanência"como defensor da Saab,e principalmente nos ataques desmoralizantes ao Rafale,pode ser até o :shock:

Que seja qualquer dessas hipóteses,não faz a menor diferença,nem que repercuta indiretamente seja onde for.

O que fica claro,é que ele provoca reações insistentemente,e com isso tem pedido insistentemente também para o deixarmos ficar falando sozinho,cabe a nós realizarmos os seus desejos 8-]

Sds. tô de saida. :?
Amigo Bender, o Douglas é sábio, muito, só que ele ainda não explorou muito bem o fato do NJ ter dito que "agora a decisão voltou a ser técnica".


Grande abraço,

Orestes, "dando munição para o inimigo" (mas o DB, o Douglas, não é "inimigo" meu).




Responder