TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%
 
Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18661 Mensagem por nike123 » Sáb Set 19, 2009 1:55 pm

Sei que sou novo no forum, que de acordo com muitos devido a isso nao tenho direito de falar nada ja que do lado do meu "nome" nao aparece 1509438473 mensagens enviadas.
Mas poderiamos deixar o fanatismo de lado e buscarmos informacoes que mostrem pontos positivos e negativos nao apenas de sua proposta favorita mas de todas. Eu tenho para mim que o Gripen e a melhor compra e sei muito bem dos pontos positivos e negativos que o mesmo tem, a aquisicao de um monomotor tem os seus dois lados da moeda assim como tudo no mundo. Poderiamos tentar mostrar isso ao inves de levarmos como verdade absoluta apenas aquilo que nosso favorito mostra e desprezando e tratando tudo que os outros mostram como mentira.

Afinal de contas temos 3 Finalistas e os 3 nao estao ali atoa.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18662 Mensagem por gaitero » Sáb Set 19, 2009 1:59 pm

nike123 escreveu:Sei que sou novo no forum, que de acordo com muitos devido a isso nao tenho direito de falar nada ja que do lado do meu "nome" nao aparece 1509438473 mensagens enviadas.
Mas poderiamos deixar o fanatismo de lado e buscarmos informacoes que mostrem pontos positivos e negativos nao apenas de sua proposta favorita mas de todas. Eu tenho para mim que o Gripen e a melhor compra e sei muito bem dos pontos positivos e negativos que o mesmo tem, a aquisicao de um monomotor tem os seus dois lados da moeda assim como tudo no mundo. Poderiamos tentar mostrar isso ao inves de levarmos como verdade absoluta apenas aquilo que nosso favorito mostra e desprezando e tratando tudo que os outros mostram como mentira.

Afinal de contas temos 3 Finalistas e os 3 nao estao ali atoa.
Olha nobre amigo, eu te fiz uma pergunta, você não a respondeu, então fica difícil dialogar...

A primera coisa que fiz quando entrei neste fórum foi me apresentar... Esperava que você fize-se o mesmo, não o fez...

Se quizeres fazer fique a vontade. Mas debater com uma pessoa que eu não conheço eu já deixei de fazer a tempos...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18663 Mensagem por Bourne » Sáb Set 19, 2009 2:01 pm

Por que comprar Rafale? Lá vai um dos argumentos a meu ver.

É que os franceses podem estar dispostos a serem mais maleaveis na obtenção de tecnologia que provavelmente não vai permitir ao Brasil construir caças e outras coisas no mesmo nível das empresas franceses e outros. Entretanto, essa tecnologia permite dar uma base consistente para a construção de tecnologia dominada por empresas nacionais que no,longo prazo podem permitir a construção de produtos nacionais de uso civil e militar. É claro que depois de grandes investimentos em P&D. Nesse contexto, dada a complexidade do equipamento e das tecnologias envolvidas, tende a beneficiar uma ampla gama de empresas correlatas elevando a competitividade e levando a um salto em seu desenvolvimento.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18664 Mensagem por Bourne » Sáb Set 19, 2009 2:04 pm

gaitero escreveu:
Se você ler ao menos metade das 2000 publicações que eu fiz verá que muito do que eu escrevo tem relação à aproximação do Brasil com a França..

Mas infelizmente muito pouco do que eu escrevo é lido, então não espere que em cada publicação minha eu a faça somando-se a todas as outras...
Por que? Assim, se coloca na posição de intelectual incompreendido.

Além do que o texto tem que apresentar uma argumentação consistente dentro de si mesmo. Não importa se tem 10 linhas ou 200 páginas.




Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18665 Mensagem por Paisano » Sáb Set 19, 2009 2:06 pm

Prezados,

Quero mais um vez lembrar a todos que órgão responsável pelo raciocínio é o cérebro e não o fígado.

Um abraço.




Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18666 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Set 19, 2009 2:09 pm

gaitero escreveu:
nike123 escreveu:bom voces podem ficar imaginando um monte de coisa, END, Start oque quiserem.... uma coisa e fato a concorrencia nao acabou, e so vai acabar quando o contrato tiver assinado ate la muita coisa vai acontecer.
Cada qual pensa como quizer... Veremos quando tudo acabar...

Por sinal... Poderia falar um pouco sobre você? Por ser novo gostaria de te conhecer melhor...
nike123 escreveu:E voce acredita mesmo que vou dar alguma informacao minha para uma pessoas que esta buscando as ogivas nucleares brasileiras? ....

Verdadeiro samba do cidadão afrodescendente portador de grave desequlíbrio das funções cerebrais. :mrgreen:

Um fraternal abraço,




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18667 Mensagem por nike123 » Sáb Set 19, 2009 2:09 pm

Bom primeiro nao estou querendo brigar nem nada, obrigado pela sua resposta Bourne acredito que assim com uma boa "conversa" podemos deixar o odio e o fanatismo de lado e tentarmos raciocinar.

Bom concordo plenamente com seu argumento, mas em relacoa a troca de tecnologia e desenvolvimento da industria acredito que todas as propostas possam abranger a isso. Em relacao a beneficiar uma serie de empresas correlatas e levando a um slato em seu desenvolvimento nao seria mais interessante comprar o produto de alguem que ja tem brasileiro trabalhando no seu desenvolvimento como o caso d Gripen NG aonde um consorcio de algumas empresas brasileiras recentemente enviou 20 engenheiros para suecia para desenvolver o caca, e ate mesmo eles disseram que todos os cacas seram feitos no brasil e nao apartir do 37.

Bom estou colocando essas duvidas que sao duvidas que tenho mesmo, e espero que possamos conversar sem alguem intervir e comecar a falar o por que de nao comprar, o interessante e o por que comprar nao o por que de nao comprar pelo menos ao meu ver.




nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18668 Mensagem por nike123 » Sáb Set 19, 2009 2:12 pm

Flavio, um pouco preconceituso esse seu comentario ne, apesar de eu nao ser um cidadao afrodescedente portador de grave desequilibrio das funcoes cerebrais, gostaria que voce falasse um pouco dessa sua teoria a respeito dos cidadoes afrodescendente.




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18669 Mensagem por gaitero » Sáb Set 19, 2009 2:13 pm

nike123

Pode você dizer um pouco sobre sua pessoa? Obrigado...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18670 Mensagem por nike123 » Sáb Set 19, 2009 2:21 pm

Claro que posso, sou um cidadao qualquer que nao tenho nenhum vinculo com nenhum tipo de organizacoa militar. Formado em uma universidade publica nao tenho nenhuma posicao social ao qual voce possa achar que ira aumentar o nivel da nossa conversa.

Apenas gosto do tema e quero tentar ter uma conversa e buscar informacoes sobre algum acontecimento do Brasil. Porem se para participar de um Forum da internet eu tenha de mostrar toda minha documentacao e de certa forma ser pressionado com um leve ar de ameaca. Eu prefiro parar de conversar e voltar a ler os jornais sem poder me expressar livremente.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18671 Mensagem por Bourne » Sáb Set 19, 2009 2:21 pm

nike123 escreveu: (...)

Bom concordo plenamente com seu argumento, mas em relacoa a troca de tecnologia e desenvolvimento da industria acredito que todas as propostas possam abranger a isso. Em relacao a beneficiar uma serie de empresas correlatas e levando a um slato em seu desenvolvimento nao seria mais interessante comprar o produto de alguem que ja tem brasileiro trabalhando no seu desenvolvimento como o caso d Gripen NG aonde um consorcio de algumas empresas brasileiras recentemente enviou 20 engenheiros para suecia para desenvolver o caca, e ate mesmo eles disseram que todos os cacas seram feitos no brasil e nao apartir do 37.

(...)
Sendo o advogado do diabo. :lol:

O Rafale pode ter a vantagem de ser um produto pronto e, as empresas brasileiras, seriam envolvidas no processo de nacionalizar alguns componentes e participar de desenvolvimentos futuros. Como o avião está com o seu modelo base pronto e pago, representa menos riscos.

Entretanto, o Gripen NG representa um produto ainda em desenvolvimento, mas que pode envolver mais profundamente as empresas nacionais e sendo moldado para as necessidades da FAB. Onde as empresas nacionais poderiam, em teoria, aprender quase tudo o que os suecos sabem. Guardada as devidas proporções e particularidades, seria semelhante a escolha do Su-35BM e PAK russos. Entretanto, representa riscos inerentes a um projeto ainda não madura, que necessita de desenvolvimentos tecnológicos e recursos. Refletindo na dilatação do prazo de entrega e custos. Assim, representando maior risco no projeto como um todo.

Pensando assim, a questão passa a ser como compatibilizar o risco com o beneficio. Ou, melhor, a composição entre o risco e beneficio para país/FAB.




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18672 Mensagem por WalterGaudério » Sáb Set 19, 2009 2:22 pm

orestespf escreveu:
DELTA22 escreveu:Bueno... voltando ao F-X2... Se hoje alguém me perguntasse: ""Delta", o que você acha que vai acontecer no F-X?" Responderia na lata: "Não sei. Estou com medo!" :?

Muita coisa rolando nos bastidores dos "eixos" Brasília-Paris-Washington-Estocolmo-[e outros], não necessariamente nesta ordem... [049]

Decidi nem comentar mais sobre o F-X2 antes do resultado. Estou ficando [056] com tudo isso...

[]'s a todos.
O Orestes definitivamente não está bem... Quando li "eixo-Brasília" já pensei no Beronha tentando nos vender um eixo de Brasília (amarela??). :shock: :shock:
Para que essa tensão pré-menstrual toda. O Rafa está enquadrado dentro do acordo SOFA e resguardado por ele. A Suécia que tinha tido que engulir seco no caso do TP 2000 que eu acompanhei in loco teve que passar pela quase humilhação de ter que devolver o dinheiro do contrato para a MB com juros de mora e rescisórios mais correção monetária, e agora vem com essa de "botar pressão" no gov. Brasileiro por conta do Gripen, que tem inclusive o próprio motor licenciado de empresa americana, e ainda tenta garantir que tem licença de venda total(não licença para repassar a caixa-preta) para o Brasil??????




Mas, eim...?????? :?: :!: :?: :!: :| :| [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003] [003]


A algo de podre no reino da Suécia...




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Flávio Rocha Vieira
Sênior
Sênior
Mensagens: 1663
Registrado em: Dom Dez 30, 2007 5:49 pm
Localização: Araruama-RJ
Agradeceram: 2 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18673 Mensagem por Flávio Rocha Vieira » Sáb Set 19, 2009 2:25 pm

nike123 escreveu:Flavio, um pouco preconceituso esse seu comentario ne, apesar de eu nao ser um cidadao afrodescedente portador de grave desequilibrio das funcoes cerebrais, gostaria que voce falasse um pouco dessa sua teoria a respeito dos cidadoes afrodescendente.
Relaxa amigo nike123. Foi só uma brincadeira :D Eu só disse que ficou parecendo o "samba do crioulo doido", apenas um termo popular, ok? :wink: Na paz...

Um fraternal abraço,

E como diria o Orestes...

Flávio, "o sem preconceitos" :D




.'.
"... E, obviamente, esses meios de comunicação estão fazendo de fato a posição oposicionista deste país, já que a oposição está profundamente fragilizada. ... "

Maria Judith Brito, Presidente da ANJ (Associação Nacional de Jornais).
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18674 Mensagem por gaitero » Sáb Set 19, 2009 2:26 pm

nike123 escreveu:
Bom concordo plenamente com seu argumento, mas em relacoa a troca de tecnologia e desenvolvimento da industria acredito que todas as propostas possam abranger a isso. Em relacao a beneficiar uma serie de empresas correlatas e levando a um slato em seu desenvolvimento nao seria mais interessante comprar o produto de alguem que ja tem brasileiro trabalhando no seu desenvolvimento como o caso d Gripen NG aonde um consorcio de algumas empresas brasileiras recentemente enviou 20 engenheiros para suecia para desenvolver o caca, e ate mesmo eles disseram que todos os cacas seram feitos no brasil e nao apartir do 37.

Bom estou colocando essas duvidas que sao duvidas que tenho mesmo, e espero que possamos conversar sem alguem intervir e comecar a falar o por que de nao comprar, o interessante e o por que comprar nao o por que de nao comprar pelo menos ao meu ver.
Sim, é realmente interessante o fato de o Brasil ter sido convidado a participar do desenvolvimento do gripen... Mas veja que as empresas nacionais participaram de uma seleção internacional e estão lá pela sua própria capacidade, é relativo sacrificar um sistema todo apenas para apoiar algumas indústrias... Seria interessante que o conjunto fosse atendido por igual...

Quando vejo o Gripen NG, entendo que o mesmo é um ''grande'' caça, mas que hoje pode sacrificar o desenvolvimento nacional. Veja, o Brasil busca um parceiro para desenvolver sua indústria militar, porém não esta preparado para concorrer com as indústrias externas...

O desenvolvimento do gripen tem um custo e ele pode ser muito elevado... Se o Brasil participar do seu desenvolvimento poderá acabar adquirido um equipamento que eventualmente apresente graves problemas que demandarão muito tempo e dinheiro para serem contornados.. O AM-X, por exemplo, até hoje aguarda sua versão final com radar e outros sistemas... Neste período ficamos com um vetor que de longe chegava próximo ao esperado... O gripen pode ser uma oportunidade, mas os riscos são muito altos para um país que ainda engatinha... Seria interessante que antes o Brasil tivesse uma experiência um pouco menor impactante, como uma produção sob licença por exemplo..

Mas veja, é muito relativo, pode ser que outros entendam que isto não seja certo e eu respeito... Desde que me provem...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
nike123
Júnior
Júnior
Mensagens: 53
Registrado em: Sex Set 18, 2009 5:16 pm

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18675 Mensagem por nike123 » Sáb Set 19, 2009 2:27 pm

Legal Bourne, obrigado pela resposta.

Uma outra coisa interessante que se vooce pudesse continuar a discutir comigo Bourne e a ques tao da materia prima e desenvolvimento das pecas. Bom pelo que li a Saab se juntou com muitas empresas brasileiras e a ideia deles e que grande parte do aviao possa ser motando(fabricado) no Brasil, nao estou informado mesmo sobre isso portanto nao leve como um insulto quero apenas saber se existe alguma coisa do tipo proposto pelos franceses.




Responder