Antonio Alvarenga escreveu:Caro Orestes,
desculpe me intrometer, mas nas duas oportunidades anteriores a questão fundamental não foi partidária mas sim a disputa entre a Embraer (associada a Dassault com o Mirage 2000 BR) e a FAB.
Como voce sabe, o Gripen foi escolhido duas vezes, a primeira no final do governo FHC e este considerou que não tinha como validar uma escolha da FAB contra o poderoso lobby montado pela Embraer/Dassault.
O Lula, já no início de seu primeiro governo concluiu o mesmo que o FHC e adiou o programa.
Quando tentou-se retomar o processo dois anos mais tarde, o Gripen foi novamente recomendado no relatório da FAB e o lobby da Embraer/Dassault ainda estava bastante ativo. Restou ao governo Lula "arquivar" o F-X.
A situação hoje é bastante diferente. A Embraer se comportou com neutralidade durante todo o processo. Avaliou as alternativas, negociou com os tres concorrentes e finalmente deu sua posição para a FAB.
O governo Lula está diante de um processo de seleção diferente das rodadas anteriores e pode decidir de forma distinta.
Concordo com o Delmar que a situação está ficando complicada.
Olá Antônio,
compreendo seu ponto de vista, mas isso que você disse foi feito para ser público. Sei que me entende.
O FHC deu uma entrevista no ano passado, postada aqui no DB, onde ele dizia claramente que não aprovaria o Gripen em hipótese alguma e seu argumento apresentado foi justamente por usar componentes norte-americanos. Verdade ou não, não sei, foi ele quem disse em uma página inteira de jornal.
Sobre a "fase Lula", bem, foi o mesmo, agregado aí o fato de não contemplar a Embraer, fato este defendido por ele durante sua campanha presidencial. Acho que errou, mas as circunstâncias da época lhe davam algum crédito.
Realmente hoje a situação é diferente, a Embraer não está envolvida no FX-2 como antes, mas só no papel. A Embraer está "trabalhando no paralelo" mais do que se imagina, só que isso não vai para a mídia aberta. E tem uma coisa, não existe nada que convença que a Embraer esteja torcendo pelo Gripen NG. Se ela pudesse escolher este seria o americano F/A-18 SH. Os motivos são óbvios.
Junte tudo isso e entenda porque o Lula disse que será ele que decidirá quem será o escolhido e o momento para isso. Isto não foi bravata como se apregoa por aí, tem um significado muito profundo mas singelas palavras de nosso Presidente. Não se esqueça que ele foi um dos melhores negociadores que os sindicatos brasileiros já teve, ele sempre foi assim, boca-boa, mas linha dura nas negociações.
Grande abraço,
Orestes