O problema destes caminhões é a altura livre do solo.binfa escreveu:Mercedes 1720 A/42
caminhões em uso pelo EB
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Re: caminhões em uso pelo EB
- Moccelin
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Re: caminhões em uso pelo EB
Não, a altura livre pro off-road militar é o suficiente, o que mata nesses caminhões são alguns problemas conceituais.
Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...
Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...
São essas pequenas coisas que diferenciam projetos militarizados de projetos MILITARES como o Zetros ou o Unimog, e isso pra ficar na mesma marca.
Outra coisa que faz MUITA diferença no off-road são os pneus no mesmo eixo e sem pneus duplos na traseira... O que acontece, no off-road a coisa que mais conta é CORTAR o barro, e isso é função do pneu dianteiro, agora, se você tem um pneu na dianteira e dois na traseira você tem que "cortar" o barro duas vezes, uma pro pneu dianteiro e outra pro pneu traseiro extra, isso TAMBÉM dá diferença, o que resulta no fato de que 101% dos projetos MILITARES não usarem esse conceito de pneu único na dianteira e duplo nos eixos traseiros, vejam que até os nacionais Engesa, Mercedes com o "kit Engesa" usavam esse conceito, se seguirmos a cronologia dos Reos vamos ver isso também nos modelos mais novos.
Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...
Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...
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Re: caminhões em uso pelo EB
E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
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Re: caminhões em uso pelo EB
Caminhões militares sendo desenvolvidos lá fora
http://en.wikipedia.org/wiki/Family_of_ ... l_Vehicles
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Re: caminhões em uso pelo EB
Amigo Mocellin,
neste já está resolvido esta situação. Nesta altura em que se encontra a tomada de ar, ou snorkel, já é suficiente. Ainda não vi nenhuma aplicação militar em fosse necessário ter mais altura do que o nível do parabrisas(a não ser em trilhas, no meio civil...). Nesta altura já são quase 2 m....
Usei os "antigos" 1418 no Haiti, nas enchentes, e poucos foram os lugares em que não fomos e tivemos que deixar para os 'Mogs dos Navais. Mas com certeza entrará água se parar em algum lugar mais fundo.
neste já está resolvido esta situação. Nesta altura em que se encontra a tomada de ar, ou snorkel, já é suficiente. Ainda não vi nenhuma aplicação militar em fosse necessário ter mais altura do que o nível do parabrisas(a não ser em trilhas, no meio civil...). Nesta altura já são quase 2 m....
Usei os "antigos" 1418 no Haiti, nas enchentes, e poucos foram os lugares em que não fomos e tivemos que deixar para os 'Mogs dos Navais. Mas com certeza entrará água se parar em algum lugar mais fundo.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Ah sim, a altura do snorkel desse aí já está ótima, questiono apenas o filtro, que abre pra limpar e trocar, pode ter vazamentos, e como é láaaa em baixo ele pode engolir água por alí...
Normalmente vemos nos caminhões militares o filtro no lugar mais alto do capô (quando tem capô), ou então pendurado em uma posição alta.
Sobre a solução dos pneus, não sei o motivo ao certo, mas acredito que seja pra economizar com os pneus... Esses pneus grandões e largos, típicos dos Unimogs, e similares, são bem mais caros.
A Mercedes coloca pneus assim como opcional dos 1418 4x4.
Normalmente vemos nos caminhões militares o filtro no lugar mais alto do capô (quando tem capô), ou então pendurado em uma posição alta.
Sobre a solução dos pneus, não sei o motivo ao certo, mas acredito que seja pra economizar com os pneus... Esses pneus grandões e largos, típicos dos Unimogs, e similares, são bem mais caros.
A Mercedes coloca pneus assim como opcional dos 1418 4x4.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Talvez venhamos a ter os RENALT TRUCK aqui no EB. Faz parte do acordo entre BR e FR, na declaração conjunta....(Agrale/Renault Defence)
Fonte: http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_8.htm
Fonte: http://www.defesanet.com.br/md1/fr_br_8.htm
Re: caminhões em uso pelo EB
Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
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Re: caminhões em uso pelo EB
gil eanes escreveu:Por que o EB é muito fraco em papelada. O "EB", assim dizendo, só quer garantir o dele. Tem um poder enorme de compra, e consequentemente de barganha, e fica cedendo a pressões de lobbys. É por isso que até hoje não temos um caminhão tipicamente militar mas sim veículos "paisanos" modificados, e muito mal por sinal, para atender aos interesses da força.Bourne escreveu:E por que o EB não considera esses aspectos quando solicita a compra do caminhão. Elevar a entrada de ar não deve ser tão complicado, talvez nem mudar o padrão das rodas. Anda, considerando a compra de alguns milhares as modificações os custos serão diluídos
Morro e ainda não vi tudo.
"A disciplina militar prestante não se aprende senhor, sonhando e na fantasia, mas labutando e pelejando." (CAMÕES)
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Re: caminhões em uso pelo EB
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Re: caminhões em uso pelo EB
jauro escreveu:
Bom dia a todos,
Parabéns Jauro, simplesmente sensacional.
Abraços.
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Re: caminhões em uso pelo EB
Que foto é essa, Cmt?
A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
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Re: caminhões em uso pelo EB
Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
Saudações
Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: caminhões em uso pelo EB
15º BC Curitiba anos 50.delmar escreveu:Parecem aqueles antigos Ford F-5. Tinha uma linha completa, F-1, F-5, F-6 e o Big Job F-8. Tudo com motor a gasolina.SGT GUERRA escreveu:Que foto é essa, Cmt?
Saudações
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Re: caminhões em uso pelo EB
Permita-me discordar um pouquinho sobre a altura livre do solo. No mais, concordo plenamente.Moccelin escreveu:Não, a altura livre pro off-road militar é o suficiente, o que mata nesses caminhões são alguns problemas conceituais.
Vou me ater a um simples probleminha que eu conheço dos Mercedes mais antigos. Eles saíam da fábrica com os equipamentos básicos de "militarização", e com o cano de descarga com a saída alta, assim como esse aí de cima, porém o filtro de ar fica (ficava) numa posição baixa e pasmem, era numa posição que facilita DEMAIS o motor "engolir água"...
Ou seja, não é altura livre do solo que atrapalha esses caminhõezinhos, são os problemas conceituais que não são resolvidos, olhem a posição do snorkel e do filtro desse mercedão aí em cima, é a mesmíssima da versão civil, e aí vem a pergunta, custava colocar 1 metro a mais de cano e deixar a entrada do snorkel no alto da cabine (pra evitar que ele beba água quando "mergulhe" numa poça), e claro, colocar o filtro num local alto, porque na posição que ele está qualquer mancada numa manutenção que faça o filtro perder estanqueidade e pronto, ele "mergulha" numa poça (dentro da capacidade prevista no manual) e motor com calço hidráulico...
São essas pequenas coisas que diferenciam projetos militarizados de projetos MILITARES como o Zetros ou o Unimog, e isso pra ficar na mesma marca.
Outra coisa que faz MUITA diferença no off-road são os pneus no mesmo eixo e sem pneus duplos na traseira... O que acontece, no off-road a coisa que mais conta é CORTAR o barro, e isso é função do pneu dianteiro, agora, se você tem um pneu na dianteira e dois na traseira você tem que "cortar" o barro duas vezes, uma pro pneu dianteiro e outra pro pneu traseiro extra, isso TAMBÉM dá diferença, o que resulta no fato de que 101% dos projetos MILITARES não usarem esse conceito de pneu único na dianteira e duplo nos eixos traseiros, vejam que até os nacionais Engesa, Mercedes com o "kit Engesa" usavam esse conceito, se seguirmos a cronologia dos Reos vamos ver isso também nos modelos mais novos.
Vejam estes exemplos, por mim já postado. E não canso de vê-lo. É muito bom: