TÓPICO OFICIAL DO FX-2: GRIPEN NG

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Qual o caça ideal para o FX?

F/A-18 Super Hornet
284
22%
Rafale
619
47%
Gripen NG
417
32%

Total de votos: 1320

Mensagem
Autor
Marino
Sênior
Sênior
Agradeceu: 134 vezes
Agradeceram: 630 vezes

Re: [Edit] F-X-2 agora é OFICIAL, confira a partir da Pg 310!

#18361 Mensagem por Marino » Qua Set 16, 2009 2:52 pm

orestespf escreveu:Não sei se vocês leram a dica do Marino em outro tópico, mas as falas ao vivo do ministro NJ na TV Senado está pra lá de ótimo, estou acompanhando na TV e ao vivo pela Internet (desde as 10:30, ainda não terminou). Ele simplesmente se superou, revelou coisa importantíssimas, deixou claríssimo o motivo da escolha se recair pela França. Este NJ é fantástico!!!

Comento depois, mais tarde.

Orestes
Infelizmente não pude acompanhar todo o depoimento.
Seria importantíssimo conseguir com a TV Senado a cópia do depoimento, que foi ostensivo, transmitido pela internet, e colocá-la aqui no site do DB.
Será que o Vinícius Pimenta não conseguiria formalmente uma cópia, colocando o logo da TV Senado, etc?
Muitas das discussões aqui acabariam.

"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
PRick

#18362 Mensagem por PRick » Qua Set 16, 2009 2:55 pm

Santiago escreveu:
PRick escreveu:

Como podemos observar, ele não podem e não querem fazer uma proposta melhor que os croassantes, e assim, lhes restam fazer isso, tentar atrapalhar e melar a escolha. Por outro lado, não satisfeitos em afundar eles mesmos, fazem o mesmo com o Gripen NG, já deu para ver que se o caça Sueco tiver qualquer sistema ou componente sensível, estará fora do mercado internacional, porque vamos depender da permissão para cada exportação, e como os possíveis mercados são os países que os EUA não vendem para eles. O Gripen NG seria um novo AMX, encalhado por aqui.

Então fica claro, somente os croassantes podem e se dispõe a fazer uma parceria, os Sueco querem, mas não podem.

Somente os croassantes podem repassar 100% das ToT´s e darem licenças irrestritas para venda a terceiros. O resto é choro de perdedor.

Porém, ninguém é bonzinho, as ToT´s não são baratas, envolvem neogociações, contratos, etc..

Do mesmo modo qualquer integração terá a participação do fabricante original, achar que poderemos controlar uma tecnologia completamente nova, tanto do caça como dos armamentos, é acreditar em papai noel. Estamos fechando uma parceria, não vamos fazer o caça 100% aqui, nem vamos comprar 100% das tecnologias, ToT´s, etc..

Usar esse argumento para igualar as ofertas é FALÁCIA de perdedos, de quem não tem condições de bancar o jogo, e já está jogando a toalha antes.

Isso sem falar no argumento geopolítico, que não pode, e nem precisa usar as ToT´s como desculpa, são dois problemas distintos que enterram de vez a oferta dos EUA e o a oferta dos EUA plano B(Gripen NG).

A volta da "gang" da Boieng apenas comprova que o jogo está perdido mesmo, mas como o Presidente Lula falou, agora, eu não tenho mais pressa.

[]´s

A decisão é política e foi tomada. O Rafale foi assim escolhido. A razão mais forte para o Rafale é o SBNUC.

[]s

A decisão política aqui é técnica, os Rafale venceu em tudo, o melhor caça, a melhor proposta e a melhor geopolítica.

orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#18363 Mensagem por orestespf » Qua Set 16, 2009 2:59 pm

Walterciclone escreveu:
orestespf escreveu:Não sei se vocês leram a dica do Marino em outro tópico, mas as falas ao vivo do ministro NJ na TV Senado está pra lá de ótimo, estou acompanhando na TV e ao vivo pela Internet (desde as 10:30, ainda não terminou). Ele simplesmente se superou, revelou coisa importantíssimas, deixou claríssimo o motivo da escolha se recair pela França. Este NJ é fantástico!!!

Orestes
Grande matemático, tu bem sabes que o que interessa estrategicamente ao Brasil é o NUC e não os caças. O Maior valor estratégico é para o sub(que a gringalhada não poderia , mesmo que quisesse nos passar) e não para os caças. Daí a superlativa vantagem exponencial francesa.

Eu sei que o que tu sabes é bem mais refinado que esta simplória "leitura" minha, mas me diga que não é bem por aí.

Se não for, é teoria do caos.
Sim, grande Walter, o segredo que não é segredo realmente é o sub nuclear. Venho cantando esta pedra faz tempo, quando falava sobre o tal "símbolo" aqui no fórum. O debate sobre os caças servem como pano de fundo para distrair a atenção sobre, digamos, parte grandiosa que é o SSN.

O NJ quase disse isso no Senado, mas os senadores não conseguiram compreender e não seria ele (NJ) que iria colocar lenha nesta fogueira. Falou do sub nuclear, mostrou a importância do mesmo, reforçou a importância que teremos com este equipamento, mas logo em seguida fez questão de falar sobre o FX-2. Ou seja, falou o que tinha pra falar e desviou o foco para a pseudo-polêmica sobre o FX. Golaço de placa do ministro!

E o mais interessante, pena que só arranhou, é o envolvimento de Portugal nesta parceria estratégica que não se resume apenas aos franceses. Tem coisa muito maior vindo por aí, mas pouco se fala ainda, tanto que foi proposto pelos senadores um novo encontro com o NJ, mas a portas fechadas.

O que ele falou sobre os americanos e franceses é de cair o queixo. No fundo ele disse com todas as letras: queremos uma estratégia no Brasil da mesma ordem e magnitude daquela introduzida na França pelo general de Gaulle. Sobre os americanos disse assim: nos olharam e olham de cima pra baixo, me perguntaram o que queríamos comprar, pedi para sair da reunião dizendo que o Brasil não compra mais nada. Disse que este discurso (dos americanos) não mudou e que a tal proposta que os americanos apregoam por aí ele ficou sabendo pela imprensa, não recebeu nada formalmente por escrito, mas que espera que seja verdade e que gostaria de saber ao certo.

Opinião minha: não tem como os caças não serem da França, só se a coisa azedar de vez.

Grande abraço, amigo Walter!

Orestes

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#18364 Mensagem por EDSON » Qua Set 16, 2009 3:02 pm

Cara eu assisti toda a explanação do MD e se depender dele os americanos não levam o FX.

EDSON
Sênior
Sênior
Agradeceu: 65 vezes
Agradeceram: 335 vezes

#18365 Mensagem por EDSON » Qua Set 16, 2009 3:08 pm

orestespf escreveu:
Walterciclone escreveu: Grande matemático, tu bem sabes que o que interessa estrategicamente ao Brasil é o NUC e não os caças. O Maior valor estratégico é para o sub(que a gringalhada não poderia , mesmo que quisesse nos passar) e não para os caças. Daí a superlativa vantagem exponencial francesa.

Eu sei que o que tu sabes é bem mais refinado que esta simplória "leitura" minha, mas me diga que não é bem por aí.

Sim, grande Walter, o segredo que não é segredo realmente é o sub nuclear. Venho cantando esta pedra faz tempo, quando falava sobre o tal "símbolo" aqui no fórum. O debate sobre os caças servem como pano de fundo para distrair a atenção sobre, digamos, parte grandiosa que é o SSN.

O NJ quase disse isso no Senado, mas os senadores não conseguiram compreender e não seria ele (NJ) que iria colocar lenha nesta fogueira. Falou do sub nuclear, mostrou a importância do mesmo, reforçou a importância que teremos com este equipamento, mas logo em seguida fez questão de falar sobre o FX-2. Ou seja, falou o que tinha pra falar e desviou o foco para a pseudo-polêmica sobre o FX. Golaço de placa do ministro!

E o mais interessante, pena que só arranhou, é o envolvimento de Portugal nesta parceria estratégica que não se resume apenas aos franceses. Tem coisa muito maior vindo por aí, mas pouco se fala ainda, tanto que foi proposto pelos senadores um novo encontro com o NJ, mas a portas fechadas.

O que ele falou sobre os americanos e franceses é de cair o queixo. No fundo ele disse com todas as letras: queremos uma estratégia no Brasil da mesma ordem e magnitude daquela introduzida na França pelo general de Gaulle. Sobre os americanos disse assim: nos olharam e olham de cima pra baixo, me perguntaram o que queríamos comprar, pedi para sair da reunião dizendo que o Brasil não compra mais nada. Disse que este discurso (dos americanos) não mudou e que a tal proposta que os americanos apregoam por aí ele ficou sabendo pela imprensa, não recebeu nada formalmente por escrito, mas que espera que seja verdade e que gostaria de saber ao certo.

Opinião minha: não tem como os caças não serem da França, só se a coisa azedar de vez.

Orestes
Só se a Boing azedar pois a fatura já esta quase ganha. Quase...

Bender

#18366 Mensagem por Bender » Qua Set 16, 2009 3:14 pm

orestespf escreveu:
Walterciclone escreveu: Grande matemático, tu bem sabes que o que interessa estrategicamente ao Brasil é o NUC e não os caças. O Maior valor estratégico é para o sub(que a gringalhada não poderia , mesmo que quisesse nos passar) e não para os caças. Daí a superlativa vantagem exponencial francesa.

Orestes

É a cereja do bolo! :mrgreen:

É véro!Voce chamou essa atenção várias vezes 8-] Eu dei um post a semana passada lá nos naváis que eu repito:

Se este governo,tivesse somente conseguido fechar o negócio do sub nuclear eu já estaria satisfeito e o aplaudiria. 8-]

Mas estão fazendo mais!

Sds

Penguin
Sênior
Sênior
Agradeceu: 5 vezes
Agradeceram: 374 vezes

#18367 Mensagem por Penguin » Qua Set 16, 2009 3:23 pm

16/09/2009 - 13h14
Jobim confirma preferência do governo por caças franceses

PUBLICIDADE

MÁRCIO FALCÃO
da Folha Online, em Brasília
O ministro Nelson Jobim (Defesa) afirmou nesta quarta-feira que para o governo brasileiro fechar o acordo com a França para a compra de 36 aviões caça é preciso que os franceses apenas confirmem a transferência de tecnologia. Jobim reafirmou durante participação na Comissão de Relações Exteriores do Senado que o governo tomou a opção política pela França.

"O negócio não está fechado, mas há efetivamente pela parte do governo uma opção pela França. Basta que a frança cumpra o compromisso de transferência de tecnologia", disse.

Disputa final por caças foca sistema de compensação
Concorrência se acirra após declarações do governo pró-Rafale
FAB diz que empresas poderão melhorar propostas de caças
Lula diz que decisão sobre compra de caças é política e do presidente

Jobim confirmou que a decisão será tomada pelo governo brasileiro depois do 21 de setembro, prazo final para as empresas apresentarem novas propostas. Até o final do mês, a FAB deve apresentar o relatório final e entregar um ranking com o primeiro, segundo e terceiro lugar entre F-18 Super Hornet da Boeing, o Gripen NG da sueca Saab e o Rafale da francesa Dassault.

Segundo o ministro, os Estados Unidos perdeu espaço na disputa por ter uma instabilidade e não ter uma "tradição favorável" à transferência de tecnologia. O ministro disse que essas dificuldades já tinham sido identificadas em outro momento quando o governo negociava a compra de submarinos. "O grande problema da Boeing era a dificuldade de transferência de tecnologia. No dia 7 de setembro houve a presença do Sarkozy [Nicolas Sarkozy, presidente da França] em que se demonstrou opção política."

No final do ano passado, o Brasil e França firmaram um acordo para fornecimento de quatro submarinos à Marinha brasileira. Jobim afirmou que a tradição americana não era favorável. As negociações também envolveram Israel e Rússia.

"Disse a eles [norte-americanos] que eu não era militar, não conhecia questões técnicas, mas que eu era um advogado que tinha ficado dez anos no STF [Supremo Tribunal Federal] e como advogado, expliquei que trabalhava sempre com jurisprudência, e a jurisprudência americana não me era favorável, uma vez que tínhamos embargos em relação à transferência de tecnologia, esta era uma tradição que não nos recomendava. Na conversa com França, vimos que tinha disposição pra isso [transferência de tecnologia]", disse.

O ministros disse ainda que um acordo com os norte-americanos poderia ser cercado de instabilidade e que os Estados Unidos precisam ser mais claros sobre a sua disposição de transferir tecnologia ao Brasil relacionada às aeronaves. A principal alegação brasileira a favor dos caças Rafale, da Dassault, é que a França se compromete a transferir tecnologia --mas a Embaixada dos EUA soltou na semana passada reafirmando que o país aprovou "a transferência de toda a tecnologia necessária" caso o Brasil opte pelo F-18, da Boeing.

"Nos EUA não tinha um organismo que definisse o assunto. O Senado poderia votar a qualquer momento uma lei que vetasse a transferência", afirmou.

Segundo o ministro, o valor do acordo de cooperação para os submarinos é de 6,6 bilhões de euros, cerca de R$ 20 bilhões, e inclui três submarinos convencionais Scorpéne e um submarino nuclear, com transferência total de tecnologia, sem a parte de tecnologia nuclear, inclusive treinamento de engenheiros brasileiros junto a fábricas francesas. Preveem também a compra, para montagem no Brasil, de 50 helicópteros, ao custo de 1,899 bilhão de euros.

O ministro afirmou que o interesse do Brasil é obter esse conhecimento tecnológico para gerar emprego e renda na indústria nacional. "Em relação à transferência de tecnologia, precisamos fazê-la em termos industriais, para isso temos que investir nesta área da indústria", disse.

Jobim disse aos senadores que não tem conhecimento do valor das propostas, mas afirmou que foi informado pela FAB (Força Aérea Brasileira) que as divergências são significativas. "Não há nenhum valor firmado, eles só vão aparecer depois do dia 21 quando as propostas forem entregues."

Mal estar

O ministro negou que haja um mal estar dentro do governo depois que Lula e Sarkozy divulgaram comunicado conjunto, no dia 7 de setembro, com a confirmação de que o governo brasileiro deu início às negociações com os franceses. "Os jornais é que interpretaram mal, não fomos nós", disse.

Reportagem da Folha afirma que Lula, ao anunciar antes do esperado a definição do Brasil pelos caças da francesa Dassault, provocou constrangimento no seu próprio governo, que teve de recuar em seguida, informando que o processo de seleção não está concluído e que o F-18 dos EUA e o Gripen sueco ainda estão na disputa.

Segundo a Folha, Lula se precipitou no jantar com Sarkozy no domingo à noite e queimou etapas do processo de seleção, o que irritou o Comando da Aeronáutica e deixou Jobim no fogo cruzado.

Imagem

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
orestespf
Sênior
Sênior
Agradeceu: 2 vezes
Agradeceram: 1 vez

#18368 Mensagem por orestespf » Qua Set 16, 2009 3:25 pm

Marino escreveu:

Orestes
Infelizmente não pude acompanhar todo o depoimento.
Seria importantíssimo conseguir com a TV Senado a cópia do depoimento, que foi ostensivo, transmitido pela internet, e colocá-la aqui no site do DB.
Será que o Vinícius Pimenta não conseguiria formalmente uma cópia, colocando o logo da TV Senado, etc?
Muitas das discussões aqui acabariam.
Sem dúvida, por exemplo, me dou por convencido (totalmente) pelas explicações do ministro NJ.

Ele disse claramente que existe uma decisão política de comprar os Rafale, mas explicou que esta decisão foi motivada por outros fatores e não por escolhas e conveniências dos políticos (leia-se Lula e Governo). Insistiu em dizer que ele e o Saito conheciam a proposta apresentada pela delegação do presidente Sarkozy, que os detalhes eram os custos do vetor e de manutenção, mas que, se resolvido este ponto, tudo indica que a decisão será para o caça francês.

Insistiu também no fato que transferência irrestrita é o que diz o termo, ou seja, tudo, completo (palavras dele, NJ). Disse que não viu a tal proposta americana, que tomou conhecimento pela imprensa, mas que torce para ser verdadeira (sic). Disse que a tal carta recebida por ele e no ministro CA não passou e um gesto de confiança, mas que não tinha tomado conhecimento da proposta em si, então que não bastava. Sobre a ToT´s francesas disse assim: tudo, completo (repetiu várias vezes), por isso compramos os subs e helis, e acertado as questões comerciais, então pode acontecer o mesmo com o Rafale. Acrescentou: os americanos disseram que não transferem tecnologias, que não podem; agora estão dizendo que transferem, vamos ver o que surgiu de novo.

Ele fez de tudo para não desacreditar os americanos, jogo diplomático, mas estava doidinho para dizer o que sabe e pensa, mas não foi necessário. Chegou a falar sobre um embaraço diplomático envolvendo ele em uma reunião nos EUA, onde lhe perguntaram o que queria comprar e ele respondeu saindo da reunião (ofendido).

Em momento algum disse que os franceses serão capazes de honrar o que o Sarkozy prometeu, disse que a transferência de tecnologia é inquestionável, realmente é tudo, mas é preciso acertar os valores e prazos. E sobre esta parte resumiu: se os franceses não fizerem o que queremos (o tal acordo com o Sarkozy) e outros melhorarem suas propostas, tudo pode acontecer (palavras minhas, ele falou muito mais do que isso).

Ele não entrou no mérito quando o indagavam pela forma usada pelo presidente Lula, apenas dizia que ele e o Saito (citou mais nomes) sabiam de tudo, logo não foram enganados em momento algum. Não explicou também (só se perdi) porque se fez necessário a tal nota do MD dizendo que o processo não havia terminado. Os senadores queriam mais explorar o fato político e tentar arranhar o Presidente, mas não colou muito, não têm argumentos técnicos para dizer se foi errado ou não, então não passou de opinião e jogo político. Isto foi muito pouco explorado.

Percebi enorme satisfação dos senadores; haverá outro encontro, talvez seja a portas fechadas.

WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#18369 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 16, 2009 3:41 pm

Acabei de assistir ao Nelson Jobim. O que mais gostei, é que sem sombra de dúvidas ele está CONVICTO de tudo o que falou. Infelizmente na posição dele ele não pôde falar tudo o que sabia( e nem adiantaria, pois as mulas que formavam a assistência devem estar irritadas por não terem "levado nem um trocado" nessa história de compras militares)

Acho que agora, é só jogar para cumprir a tabela. O time que vai ganhar já está na boa.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Bender

#18370 Mensagem por Bender » Qua Set 16, 2009 3:44 pm

Walter,por gentilesa qual é o link?

Sds

soultrain
Sênior
Sênior

#18371 Mensagem por soultrain » Qua Set 16, 2009 3:49 pm

orestespf escreveu:

Orestes
8-] explique lá isso amigo...

"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:

NJ
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Agradeceu: 1275 vezes
Agradeceram: 631 vezes

#18372 Mensagem por Carlos Lima » Qua Set 16, 2009 3:51 pm

E Dá-lhe...

Só falta melhorar no precinho e mais 2 ou 3 coisas... e... passa a régua!!

(olha... a FAB foi inteligentissima com o que pediu... !!) :wink:

Falta pouco...

[]s
CB_Lima

CB_Lima = Carlos Lima :)
Penguin
Sênior
Sênior

#18373 Mensagem por Penguin » Qua Set 16, 2009 3:55 pm

O SUBNUC justifica, mas vão alguns comentários.

quarta-feira, 16 de setembro de 2009, 13:49
'Há opção política pela França', diz Jobim sobre caças

Segundo o ministro da Defesa, as empresas terão que dizer o que é transferência irrestrita
Tânia Monteiro, da Agência Estado

BRASÍLIA - O ministro da Defesa, Nelson Jobim, afirmou nesta quarta-feira, 16, durante audiência pública na Comissão de Relações Exteriores do Senado, que o processo de compra dos caça FX, que irão substituir os aviões Mirrage III, não está fechado, mas reconheceu que há efetivamente uma opção política pela oferta francesa. "Basta que eles façam cumprir a transferência de tecnologia e o valor final", afirmou o ministro.

Jobim lembrou que o prazo final para a apresentação das ofertas é 21 de setembro e que todas as empresas estão apresentando novas propostas e detalhando as existentes. "Todas as empresas estão apresentando novas ofertas, e tudo isso é ótimo. Chega de o Brasil ser um mero comprador de "a", "b" ou "c", ou de ainda receber instruções de "A", afirmou.

Jobim referia-se às restrições como as que os Estados Unidos fizeram ao Brasil em 2005 quando impediram a venda de super tucanos para a Venezuela. Jobim lembrou que é advogado e, como tal, trabalha com antecedentes. Na sua avaliação, os antecedentes dos Estados Unidos nesse tipo de negociação não são bons.

Ué....ele acha que vamos exportar Rafale para algum lugar sem autorização francesa?

Segundo o ministro, as empresas terão que dizer o que é transferência irrestrita (oferta da França) e o que é transferência necessária (oferta das autoridades americanas). Segundo Jobim, a França informou que a transferência irrestrita é total. No caso das conversas com as autoridades americanas, ele disse que foi mencionada a dificuldade de integração do sistema de armas, o que para o Brasil é considerado um problema.

Aqui mais uma vez um jogo de palavras e retórica. Esse tema é objetivo e foi capturado pelo políticos (previ esse risco antes do FX-2). As propostas de ToT têm que ser objetivas para ser consideradas. Devem precisamente o que, para quem e quando. Se não é assim, é melhor desistir disso e comprar na prateleira. O que a FAB tem negociado nesses últimos 12 meses?

O ministro informou que durante as conversas ocorridas há dez dias, o presidente da França, Nicolas Sarkozy, garantiu ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva a redução do preço da hora de voo do caça Rafale para 9,8 mil euros o custo total. Segundo o ministro, esse número foi calculado com base em fórmula francesa e, o valor que superar esse custo, o governo francês banca. Ele não mencionou o valor da proposta anterior mas, segundo fontes do mercado, a oferta inicial da França previa o custo total da hora de voo em 14 mil euros.

Confirma-se os valores citados em diversas fontes.
A meta é 9,8 mil euros ou 14 mil doláres.

Na conversa, relatou Jobim, o governo brasileiro informou que não seria possível fechar o negócio com os franceses em 7 de setembro exatamente por causa do preço, considerado muito alto, o que levou Sarkozy a apresentar uma nova oferta.

Sempre e inevitavelmente, cada um de nós subestima o número de indivíduos estúpidos que circulam pelo mundo.
Carlo M. Cipolla
Penguin
Sênior
Sênior

#18374 Mensagem por Penguin » Qua Set 16, 2009 3:57 pm

soultrain escreveu:
orestespf escreveu: Sim, grande Walter, o segredo que não é segredo realmente é o sub nuclear. Venho cantando esta pedra faz tempo, quando falava sobre o tal "símbolo" aqui no fórum. O debate sobre os caças servem como pano de fundo para distrair a atenção sobre, digamos, parte grandiosa que é o SSN.

Orestes
Fiquei deveras curioso tb! Recursos da UE para o KC-390 via maior envolvimento da OGMA-EMBRAER?

[]s

Carlo M. Cipolla
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Agradeceu: 56 vezes
Agradeceram: 201 vezes

#18375 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 16, 2009 4:01 pm

Santiago escreveu:
orestespf escreveu: Sim, grande Walter, o segredo que não é segredo realmente é o sub nuclear. Venho cantando esta pedra faz tempo, quando falava sobre o tal "símbolo" aqui no fórum. O debate sobre os caças servem como pano de fundo para distrair a atenção sobre, digamos, parte grandiosa que é o SSN.

Orestes

Fiquei deveras curioso tb! Recursos da UE para o KC-390 via maior envolvimento da OGMA-EMBRAER?

[]s
Deve ser algo relacionado ao fortalecimento da atuação do braço militar da CPLP na área da fachada meridional Atlântica. É só um palpite meu.

Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.

Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Responder