A Nova FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
julio cesar santana
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 10:45 pm
Localização: ------
Contato:

Re: A Nova FAB

#121 Mensagem por julio cesar santana » Ter Set 15, 2009 10:09 pm

Thor...interessante suas informações.

Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!

No mais aprendo muito com vcs.

abraços.

Júlio César.




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: A Nova FAB

#122 Mensagem por Thor » Ter Set 15, 2009 10:54 pm

julio cesar santana escreveu:Thor...interessante suas informações.

Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!

No mais aprendo muito com vcs.

abraços.

Júlio César.
O Esquadrão Flecha voa muito, diariamente, e pode ter certeza que eles não param.
No início do ano, por problemas de restrições orçamentárias e cortes no MD, o COMGAR, juntamente com o COMGAP, havia cortado horas de vários Esquadrões, que se planejaram com esse novo esforço. Porém, como o orçamento foi renegociado e o COMGAP pode manter seu planejamento de x horas para o sistema de logística (SILOMS*) apoiar as aeronaves, essas horas foram redistribuídas para as unidades. Resumindo, terão que voar muito nesse segundo semestre...
É comum os Esquadrões deslocarem para treinamentos... Normalmente tem campanha de tiro aéreo em Natal, de bombardeio real/treinamento em Cachimbo, etc...
Só para exemplificar, essa semana existem vários A-1 do 1/10, 3/10, 1/16; F-5M do GAVCA e do 1/14 e E-99, em Santa Maria, realizando missões de combate BVR, bombardeio diurno e noturno, etc...
Final do mês teremos a operação Laguna em Campo Grande, do MD. Ainda teremos COMDAEX e Laçador como grandes operações até o final do ano, e por ai vai. Sem falar no Centauro que vai para a Salitre no Chile voar junto com os F-15, E-3F, E-3 USAF, F-16 FACh, etc...
Não basta as missões em vôo, temos as simuladas, cursos de controlador de combate BVR, etc. Desconheço país da AS com esse nível de treinamento, somente o Chile do nosso antigo amigo do DB.
Abraços
* O sistema de logística da FAB existe, ao contrário que alguns disseram aqui, e é bem estruturado nos níveis parque, base ou orgânico. Não é a toa que por vezes recebemos aeronaves de outros países para fazermos manutenção. Alguns parques fazem inspeções que são até copiadas pelos fabricantes estrangeiros (exemplo: revitalização de longarina de asa de F-5, conjunto de freio de Mirage3, mudanças de projeto, etc). Na AS, não existe Força Aérea que voe tanto como a nossa, mesmo com aeronaves sucateadas e antigas, isso não é fácil com as restrições e cortes no orçamento que temos. Alguém já parou para ver como é o planejamento do Brasil para os ministérios?? com que antecedência e garantia podemos contar com isso?




Brasil acima de tudo!!!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#123 Mensagem por orestespf » Ter Set 15, 2009 11:01 pm

Thor escreveu: O Esquadrão Flecha voa muito, diariamente, e pode ter certeza que eles não param.
No início do ano, por problemas de restrições orçamentárias e cortes no MD, o COMGAR, juntamente com o COMGAP, havia cortado horas de vários Esquadrões, que se planejaram com esse novo esforço. Porém, como o orçamento foi renegociado e o COMGAP pode manter seu planejamento de x horas para o sistema de logística (SILOMS*) apoiar as aeronaves, essas horas foram redistribuídas para as unidades. Resumindo, terão que voar muito nesse segundo semestre...
É comum os Esquadrões deslocarem para treinamentos... Normalmente tem campanha de tiro aéreo em Natal, de bombardeio real/treinamento em Cachimbo, etc...
Só para exemplificar, essa semana existem vários A-1 do 1/10, 3/10, 1/16; F-5M do GAVCA e do 1/14 e E-99, em Santa Maria, realizando missões de combate BVR, bombardeio diurno e noturno, etc...
Final do mês teremos a operação Laguna em Campo Grande, do MD. Ainda teremos COMDAEX e Laçador como grandes operações até o final do ano, e por ai vai. Sem falar no Centauro que vai para a Salitre no Chile voar junto com os F-15, E-3F, E-3 USAF, F-16 FACh, etc...
Não basta as missões em vôo, temos as simuladas, cursos de controlador de combate BVR, etc. Desconheço país da AS com esse nível de treinamento, somente o Chile do nosso antigo amigo do DB.
Abraços
* O sistema de logística da FAB existe, ao contrário que alguns disseram aqui, e é bem estruturado nos níveis parque, base ou orgânico. Não é a toa que por vezes recebemos aeronaves de outros países para fazermos manutenção. Alguns parques fazem inspeções que são até copiadas pelos fabricantes estrangeiros (exemplo: revitalização de longarina de asa de F-5, conjunto de freio de Mirage3, mudanças de projeto, etc). Na AS, não existe Força Aérea que voe tanto como a nossa, mesmo com aeronaves sucateadas e antigas, isso não é fácil com as restrições e cortes no orçamento que temos. Alguém já parou para ver como é o planejamento do Brasil para os ministérios?? com que antecedência e garantia podemos contar com isso?
Thor, "alguns" não, sou o único que diz isso aqui! Inclusive tenho conversado com vários militares da FAB e demais Forças que concordam com minhas críticas, mesmo divergindo no tom que custo usar. Pode divergir também, mas é preferível me citar, não me ofenderia por isso (estando certo ou errado em minha análise/conclusão).

Concordo com o restante de seu post.


Orestes


PS (edit): em respeito a quem merece muito respeito. :wink:




Editado pela última vez por orestespf em Ter Set 15, 2009 11:41 pm, em um total de 1 vez.
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: A Nova FAB

#124 Mensagem por R.A.Barros » Ter Set 15, 2009 11:18 pm

julio cesar santana escreveu:Thor...interessante suas informações.

Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!

No mais aprendo muito com vcs.

abraços.

Júlio César.
O flecha, onça e o pelicano voam muito, realmente não da pra ver a BACG muito cheia. Da última vez que fui lá, decolava avião da FAB toda hora, a maioria das vezes era Super Tucano, outra o Amazonas. Sou de Ponta Porã, FRONTEIRA "BRABA", tem semanas que eu vejo quase todo dia A-29 por aqui, domingo vi um se engraçando e alinhando pra pousar no SBPP, logo cedo.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: A Nova FAB

#125 Mensagem por Thor » Ter Set 15, 2009 11:21 pm

orestespf escreveu:
Thor, "alguns" é o cacete, sou o único que diz isso aqui! Inclusive com vários superiores seus que leem este fórum e concordam comigo. Posso pedi-los para explicar diretamente o que digo, afirmo e reitero aqui no fórum?

Este tom eu não gosto e não respeito, se é para dizer o que é e o que não é, bem, estou disposto a ir no limite. Ok?

Orestes
Que violência Orestes. Para que isso? Imagino que nós, quando escrevemos aqui no fórum, estamos colocando pontos de vista pessoais, e não institucionais.
Vi uma vez você dizendo que não existe sistema de logística na FAB e o que estou escrevendo é que existe e se chama SILOMS, coordenado pelo COMGAP e só...
Pode até ser ineficiente, extremamente rígido, falho, etc... mas existe e está estruturado, e pelo que eu vejo funciona, mesmo com esses inúmeros problemas que vemos.
Desculpe se ficou ofendido, não precisa consultar "meus" superiores para ir até o fim. Gosto de guerra mas sou da paz. Vamos usar esse forum para trocar experiências e não para nos atacar.

Obrigado




Brasil acima de tudo!!!
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#126 Mensagem por orestespf » Ter Set 15, 2009 11:38 pm

Thor escreveu:
orestespf escreveu:
Thor, "alguns" é o cacete, sou o único que diz isso aqui! Inclusive com vários superiores seus que leem este fórum e concordam comigo. Posso pedi-los para explicar diretamente o que digo, afirmo e reitero aqui no fórum?

Este tom eu não gosto e não respeito, se é para dizer o que é e o que não é, bem, estou disposto a ir no limite. Ok?

Orestes
Que violência Orestes. Para que isso? Imagino que nós, quando escrevemos aqui no fórum, estamos colocando pontos de vista pessoais, e não institucionais.
Vi uma vez você dizendo que não existe sistema de logística na FAB e o que estou escrevendo é que existe e se chama SILOMS, coordenado pelo COMGAP e só...
Pode até ser ineficiente, extremamente rígido, falho, etc... mas existe e está estruturado, e pelo que eu vejo funciona, mesmo com esses inúmeros problemas que vemos.
Desculpe se ficou ofendido, não precisa consultar "meus" superiores para ir até o fim. Gosto de guerra mas sou da paz. Vamos usar esse forum para trocar experiências e não para nos atacar.

Obrigado
Caro Thor, não existe violência maior, pra mim, do que citar algo e não dar nomes aos bois. Você sabe que o único neste fórum que critica pesadamente o sistema logísticos das FFAA brasileiras e não apenas da FAB, sou eu. Poderia dizer, sem jamais me ofender, que "o Orestes diz isso, insiste, mas eu discordo dele" (nem retrucaria seu post), visto concordar com o restante (sabedoria de quem conhece).

Só que não sou militar, não preciso dizer que certas coisas funcionam quando elas não funcionam. Você sabe sobre o que falo. Não venho a fórum dizer estas coisas para denegrir nossas FFAA, venho aqui gritar para que estas deficiências escabrosas sejam sanadas e o quanto antes. E você deve ter percebido que muito do que falo aqui costuma acontecer, só não acontece porque não decido nada. Mas para constar, a pessoa responsável pela logística lá em cima trocou uns emails et all comigo, o que deu, não sei, mas fui ouvido. Por que, também não sei. O certo é que é preciso falar para quem é de direito fazer e acontecer. Não malho por malhar, apenas malho para que os resultados surjam. Queria que fosse assim simples, não comigo, mas com todos que postam aqui e nos demais fóruns e blogs sobre defesa.

Sobre o existir ou não existir, explico: claro que existe, Thor, mas no papel. Dizer que não existe é força de expressão, uma forma crítica para bater em algo sensível e vital, em caso de guerra. Vou lhe dar um exemplo simples: suponha por absurdo que tenhamos que enviar carros de combate para Roraima do dia pra noite para alguma emergência. Sabe o que aconteceria na prática? Nada!!! Só isso! Estão tentando levar 6 carros pra lá só pra teste e faz mais de um ano e nada. Com as demais Forças o problema é semelhante.

E sobre o meu post, vou editá-lo, estou mais do que envergonhado em ter feito isso justamente com você, realmente um cara da PAZ em todos os sentidos, inclusive aqui no DB. Digamos que fui precipitado e ERREI feio. Peço encarecidamente que me desculpe (não precisa desculpar, errar e continuar pedido desculpas é uma merda, então...), mas preciso minimizar o meu erro.


Abraços "desculposos",

Orestes




cascavel51
Júnior
Júnior
Mensagens: 26
Registrado em: Ter Jun 16, 2009 4:06 pm
Contato:

Re: A Nova FAB

#127 Mensagem por cascavel51 » Qui Set 17, 2009 5:28 pm

Skyway escreveu::lol: :lol: :lol: :lol:

Esse talha...rsrs

Talha, procura conhecer primeiro a aviação de transporte da FAB, da uma olhada na matéria que fiz junto com o Gerson sobre a RAT, e vai ver que a aviação de transporte hoje é até de certa forma pequena pro que a FAB precisa, tendo em vista o tamanho do Brasil.

EDIT: A FAB sabe onde tem que queimar gordura, e ja esta fazendo. Não diria que é um exemplo perfeito, mas a fusão do esquadrão Cascavel com o Coral já foi uma enxugada, não exatamente de propósito já que a falta de C-130 tambem motivou essa fusão, mas acabou enxugando.

Os bandeirantes da FAB voam MUITO, fazem de tudo e são imprescindíveis para algumas funções e fundamentais para algumas cidades, assim como os C-105A.

Um abraço!

Grande Leonardo...excelente colocação! A fusão dos esquadrões cascavel e coral se deu tão somente pelo fato de existir dois esquadrões distintos em um mesmo Grupo, o 1° GTT. Importante ressaltar que o pessoal destas unidades faz questão de manter viva sua história... Pessoalmente estou digitalizando todo o acervo histórico do 1° GTT e brevemente no "transportenaveia" elas serão publicadas...

Grande abraço!!

Leonardo Dantas
http://www.transportenaveia.com




julio cesar santana
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 10:45 pm
Localização: ------
Contato:

Re: A Nova FAB

#128 Mensagem por julio cesar santana » Ter Set 22, 2009 11:06 pm

Thor;

Pergunta de leigo!!!!

O A-29 numa missão ele tem a capacidade de localizar uma outra aeronave sozinho (possui radar?) sem estar sendo vetorado pelo E-99 ou por um cindacta?
Em todas as missões eles voam armados...
E uma pergunta que não caberia aqui, mas não sei aonde postar...pq não existe o Tucano na versão civil, como o Pilatus..seria um sucesso estrondoso de vendas..

obrigado;

Júlio César




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: A Nova FAB

#129 Mensagem por Thor » Ter Set 22, 2009 11:43 pm

julio cesar santana escreveu:Thor;

Pergunta de leigo!!!!

O A-29 numa missão ele tem a capacidade de localizar uma outra aeronave sozinho (possui radar?) sem estar sendo vetorado pelo E-99 ou por um cindacta?
Em todas as missões eles voam armados...
E uma pergunta que não caberia aqui, mas não sei aonde postar...pq não existe o Tucano na versão civil, como o Pilatus..seria um sucesso estrondoso de vendas..

obrigado;

Júlio César
Para um A-29 localizar uma aeronave alvo sem auxílio de um órgão de controle, somente se contasse com a sorte de o alvo passar por ele e o piloto conseguir localizar visualmente ou pelo FLIR. Quando não se tem radar de solo ou na aeronave, existe um perfil de PAC (Patrulha Aérea de Combate) em que se coloca 2 aeronaves em linha de frente a 90º do deslocamento esperado do objetivo e os pilotos fazem busca visual, com baixa probabilidade de sucesso. Isso ainda é utilizado em alguns países que não possuem aeronaves com radares modernos.
O A-29 não tem radar e nas missões de interceptação de tráfegos desconhecidos ou ilícitos conta com o controle de algum OCOAM (Órgão de Controle de Operações Militares), o qual pode ser de solo, os COPM, ou embarcado, com os E-99. A vantagem de se usar esse último é que a aeronave pode voar a baixissima altura que será detectada, e o interceptador terá uma melhor comunicação com o controlador.
A Embraer já tinha aeronaves que usam aviônica, perfil de asa similar e motor P&W PT-6, para passageiros: Bandeirante e Xingu (pressurizado). Porém são bimotores, não sei se justificaria investir nesse mercado com uma aeronave monomotor.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A Nova FAB

#130 Mensagem por WalterGaudério » Qua Set 23, 2009 11:45 am

Thor escreveu:
julio cesar santana escreveu:Thor;

Pergunta de leigo!!!!

O A-29 numa missão ele tem a capacidade de localizar uma outra aeronave sozinho (possui radar?) sem estar sendo vetorado pelo E-99 ou por um cindacta?
Em todas as missões eles voam armados...
E uma pergunta que não caberia aqui, mas não sei aonde postar...pq não existe o Tucano na versão civil, como o Pilatus..seria um sucesso estrondoso de vendas..

obrigado;

Júlio César
Para um A-29 localizar uma aeronave alvo sem auxílio de um órgão de controle, somente se contasse com a sorte de o alvo passar por ele e o piloto conseguir localizar visualmente ou pelo FLIR. Quando não se tem radar de solo ou na aeronave, existe um perfil de PAC (Patrulha Aérea de Combate) em que se coloca 2 aeronaves em linha de frente a 90º do deslocamento esperado do objetivo e os pilotos fazem busca visual, com baixa probabilidade de sucesso. Isso ainda é utilizado em alguns países que não possuem aeronaves com radares modernos.
O A-29 não tem radar e nas missões de interceptação de tráfegos desconhecidos ou ilícitos conta com o controle de algum OCOAM (Órgão de Controle de Operações Militares), o qual pode ser de solo, os COPM, ou embarcado, com os E-99. A vantagem de se usar esse último é que a aeronave pode voar a baixissima altura que será detectada, e o interceptador terá uma melhor comunicação com o controlador.
A Embraer já tinha aeronaves que usam aviônica, perfil de asa similar e motor P&W PT-6, para passageiros: Bandeirante e Xingu (pressurizado). Porém são bimotores, não sei se justificaria investir nesse mercado com uma aeronave monomotor.
Abraços
Ei THOR eu acrescentaria como aeronaves monomotor o EMB 720 Minuano e principalmente o Corisco Turbo, este segundo meu filho PP/PCteria desempenho muito "nervoso" similar a uma aeronave de caça( no que diz respeito a agilidade de manobra)




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: A Nova FAB

#131 Mensagem por Skyway » Qua Set 23, 2009 1:39 pm

julio cesar santana escreveu:Thor...interessante suas informações.

Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!

No mais aprendo muito com vcs.

abraços.

Júlio César.
Na semana que passei em CG durante a RAT, o esquadrão Flecha e o Pelicano voaram MUITO. O dia inteiro e a noite tinha A-29 e SC-105 no ar. Toda hora o esquadrão flecha cruzava o pátio operacional no meio das atividades da RAT.

Não sei se esse é o normal do esquadrão, todos de lá me disseram que sim, mas só sei que "operacionalidade" era A palavra no Flecha durante aquela semana.

Um abraço.




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Gerson Victorio
Sênior
Sênior
Mensagens: 2317
Registrado em: Qua Ago 29, 2007 2:50 pm
Localização: Campo Grande - MS
Agradeceram: 28 vezes

Re: A Nova FAB

#132 Mensagem por Gerson Victorio » Qua Set 23, 2009 2:09 pm

Skyway escreveu:
julio cesar santana escreveu:Thor...interessante suas informações.

Vejo que esse tipo de informação faz um pouco de falta em alguns debates. Não sabemos nada de uma estrutura tão complexa como uma força aérea.
Uma coisa que sempre observo na base aérea de CG e que ela está sempre vazia,mesmo com 3 esquadrões. Ou qdo eles voam me pergunto pra aonde vão...o q fazem. Será que todos os A-29 estão voando na fronteira?
Observo alguns A-29 chegando ao entardecer....O Amazonas raramente vejo sobre os céus de CG.
Sapão voava muito!!

No mais aprendo muito com vcs.

abraços.

Júlio César.
Na semana que passei em CG durante a RAT, o esquadrão Flecha e o Pelicano voaram MUITO. O dia inteiro e a noite tinha A-29 e SC-105 no ar. Toda hora o esquadrão flecha cruzava o pátio operacional no meio das atividades da RAT.

Não sei se esse é o normal do esquadrão, todos de lá me disseram que sim, mas só sei que "operacionalidade" era A palavra no Flecha durante aquela semana.

Um abraço.

Skyway

estava esperando esse comentário :wink:

Gerson




de volta a Campo Grande - MS.
julio cesar santana
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 10:45 pm
Localização: ------
Contato:

Re: A Nova FAB

#133 Mensagem por julio cesar santana » Qua Set 23, 2009 6:39 pm

Thor..

Obrigado por suas considerações.

Vc disse que ..." A vantagem de se usar (E-99) é que a aeronave pode voar a baixissima altura que será detectada, e o interceptador terá uma melhor comunicação com o controlador..."

Essa falta de radar no A-29, não poderia causar alguns problemas:
- o E-99 estar "focado" em outras operações e tbém o qtidade desse equipamento, tamanho territorial do Brasil e radares cobrindo toda a fronteira...sabendo que os võos ilícitos são ainda na maioria realizados por aviões que voam baixo...e no mais seria pura sorte descobrir alguma coisa!
E com isso pergunto novamente (pergunta de leigo) sua utilização num conflito...sei que ele poderia apoiar tropas e atacar blindados...mas sem radar ele tornaria alvo fácil!!!

Quanto ao Tucano uma vez, vi uma reportagem sobre o Pilatus ser usado no mercado civil acho que americano, em escolas de aviação e formando pilotos civis. E se fosse vendido ao público em geral...seria uma Ferrari dos turboelices!!!

Desculpe pelo tópico longo...

obrigado;

Júlio César.




Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: A Nova FAB

#134 Mensagem por Thor » Qua Set 23, 2009 10:24 pm

julio cesar santana escreveu:Thor..

Obrigado por suas considerações.

Vc disse que ..." A vantagem de se usar (E-99) é que a aeronave pode voar a baixissima altura que será detectada, e o interceptador terá uma melhor comunicação com o controlador..."

Essa falta de radar no A-29, não poderia causar alguns problemas:
- o E-99 estar "focado" em outras operações e tbém o qtidade desse equipamento, tamanho territorial do Brasil e radares cobrindo toda a fronteira...sabendo que os võos ilícitos são ainda na maioria realizados por aviões que voam baixo...e no mais seria pura sorte descobrir alguma coisa!
E com isso pergunto novamente (pergunta de leigo) sua utilização num conflito...sei que ele poderia apoiar tropas e atacar blindados...mas sem radar ele tornaria alvo fácil!!!

Quanto ao Tucano uma vez, vi uma reportagem sobre o Pilatus ser usado no mercado civil acho que americano, em escolas de aviação e formando pilotos civis. E se fosse vendido ao público em geral...seria uma Ferrari dos turboelices!!!

Desculpe pelo tópico longo...

obrigado;

Júlio César.
É claro que um radar ajudaria qualquer aeronave de combate... mas turbo hélice com radar acho meio difícil, o preço e a capacidade de sobrevivência não justificariam o investimento.
O A-29 é uma aeronave de ataque leve. No Brasil desempenharia ataques secundários, noturnos (atualmente é a melhor aeronave para isso) e apoio aéreo aproximado (na FAB chama-se cobertura).
Quanto ao uso da dupla A-29 + E-99 para tráfegos ilícitos, realmente não se consegue cobrir todo o território 24hs por dia, nem a USAF conseguiria tal façanha. As missões são planejadas em função de levantamento de inteligência da PF ou mesmo da FAB e esporadicamente é planejada uma missão em que somente os envolvidos diretamente sabem para onde farão a procura... e posso te afirmar que tem dado certo, aí o resto (e os louros) ficam com a PF, pois apreensões e desmantelamento de quadrilhas não é missão de força aérea. Normalmente os envolvidos nem buscam saber o desfecho das interceptações ocorridas ou do acompanhamento do local de pouso das aeronaves ilícitas.
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
alcmartin
Sênior
Sênior
Mensagens: 3249
Registrado em: Sex Fev 23, 2007 2:17 am
Agradeceram: 59 vezes

Re: A Nova FAB

#135 Mensagem por alcmartin » Qua Set 23, 2009 11:13 pm

Júlio Cesar, só metendo o bedelho... :mrgreen:

O galho de fazer-se a conversão de um tucano para civil é que o preço seria brabo...bem tipo uma Ferrari, mesmo...então as vendas não seriam lá essas coisas não. Pelo menos, a nível de instrução, como citou. Dificilmente voce acha instrutores(aviões) civis caros, porque este custo é repassado para os alunos.
Já convertido como transporte/utilitário talvez até desse um caldo...mas há concorrentes "natos" e provavelmente a EMBRAER já deve ter um estudo destes e se nào fez...

abs!




Responder