Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
lapa
Júnior
Júnior
Mensagens: 33
Registrado em: Qui Mai 28, 2009 9:20 am

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#16 Mensagem por lapa » Seg Set 14, 2009 10:24 pm

fala camaradas,
Quando me deparei com a reportagem do Jornal O Globo deste domingo, fiquei incredulo e reticente.
vocês não acham que as estratégias de investir na FAB e MB tem a ver com uma mudança de objectivos estratégicos, relacionados ao pré sal, quais equipamentos teria o EB para defender um alvo a 300Km mar a dentro.
tfa
lapa




Avatar do usuário
faterra
Sênior
Sênior
Mensagens: 5096
Registrado em: Qui Dez 15, 2005 10:25 pm
Localização: Belo Horizonte - MG
Agradeceram: 79 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#17 Mensagem por faterra » Seg Set 14, 2009 11:20 pm

Mas, a Amazônia Verde é um objetivo estratégico e nesta o Exército está empenhado até a raiz dos cabelos. Vão ter que abrir os cofres para ele também e da mesma forma, ou seja, ao longo dos anos.
Os responsáveis por esta calamidade em que deixaram nossas FA's deveriam ser julgados e condenados por lesa pátria.




Imagem

Um abraço!
Fernando Augusto Terra
Paulo Pantanal
Júnior
Júnior
Mensagens: 92
Registrado em: Sáb Ago 01, 2009 9:23 pm
Localização: MATO GROSSO DO SUL - BRASIL

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#18 Mensagem por Paulo Pantanal » Seg Set 14, 2009 11:33 pm

......temos que ser otimista...
o BRASIL, é e será respeitado com seu devido valor em breve...
basta tomarem iniciativas como as que estão sendo tomadas, e não contingênciarem verbas para as FA´s que consiguiremos..

O Brasil acima de tudo....

Paulo




DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....

VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#19 Mensagem por Guerra » Ter Set 15, 2009 9:51 am

lapa escreveu:fala camaradas,
Quando me deparei com a reportagem do Jornal O Globo deste domingo, fiquei incredulo e reticente.
vocês não acham que as estratégias de investir na FAB e MB tem a ver com uma mudança de objectivos estratégicos, relacionados ao pré sal, quais equipamentos teria o EB para defender um alvo a 300Km mar a dentro.
tfa
lapa
Deixa eu ver se eu entendi. Digamos que tenha uma guerra, e o objetivo é o tal do pré-sal. Vamos deslocar caças de ultima geração e submarinos nucleares para defender petroleo a kilometros no fundo mar, e vamos defender nosso territorio com FAL de 40 anos? Até meu filho de 5 anos jogando command & conquer não faria uma burrada dessa.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#20 Mensagem por Marino » Ter Set 15, 2009 10:10 am

Aqui no DB não estão olhando para a frente.
Criticam o EB sem saber o que falam.
Falam do Urutu-III como se fosse um "projetinho".
Pensem:
1) As Brigadas de Cavalaria Mecanizadas serão todas atualizadas e potencializadas;
2) As Brigadas de Infantaria Motorizadas serão transformadas em Infantaria Mecanizada, ou Infantaria Leve.
Será a maior mudança estrutural no EB, desde sempre. Deixará de existir Infantaria Motorizada, com as unidades se transformando em uma real unidade de combate moderna.
Serão mais de 1500 carros fabricados no Brasil, mas o importante é a mudança que comentei, não o hardware.
Leiam o folder do EB que foi publicado aqui. Vejam que as ações são de médio e longo prazo.
Pensem, não se deixem influenciar pela "mídia especializada".




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#21 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2009 12:05 pm

Vai acabar as brigadas motorizadas? Vão ser todas mecanizadas? Bom! [100]




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
ninjanki
Avançado
Avançado
Mensagens: 612
Registrado em: Sex Dez 19, 2008 6:31 pm
Agradeceram: 7 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#22 Mensagem por ninjanki » Ter Set 15, 2009 3:22 pm

Oque mais me preocupou foi a exaustão dos estoques estratégicos de munição para treinamento e operação. Sob nenhuma hipótese podemos justificar ter soldados e bases militares aonde as armas não tem munição para atirar!!! Em caso de necessidade, são completamente inúteis, oque só torna o gasto com salários e manutenção de tropas e veículos mais inútil ainda. Mas isso é oque dá ter um não-sei-oque brincando de ministro da fazenda. Nem de economia entende o tal do "Manteiga", menos ainda do impacto que alguns cortes tem sobre as FAs.

Allan

ps. Ficar sem munição pode até ser bom, facilita a migração para 5,56mm... Que tristeza...

ps2. É por essas contingências que eu defendo que as FAs tenham o melhor equipamento possível, mesmo que seje caro de manter. Se vai contigenciar e inviabilizar de qualquer jeito, que o faça com classe... [004]




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8378
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 244 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#23 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 15, 2009 4:21 pm

Bolovo escreveu:Vai acabar as brigadas motorizadas? Vão ser todas mecanizadas? Bom! [100]
Pô... x2 total!




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Guerra
Sênior
Sênior
Mensagens: 14202
Registrado em: Dom Abr 27, 2003 10:47 pm
Agradeceram: 135 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#24 Mensagem por Guerra » Ter Set 15, 2009 7:23 pm

Marino escreveu:Aqui no DB não estão olhando para a frente.
Criticam o EB sem saber o que falam.
Falam do Urutu-III como se fosse um "projetinho".
Pensem:
1) As Brigadas de Cavalaria Mecanizadas serão todas atualizadas e potencializadas;
2) As Brigadas de Infantaria Motorizadas serão transformadas em Infantaria Mecanizada, ou Infantaria Leve.
Será a maior mudança estrutural no EB, desde sempre. Deixará de existir Infantaria Motorizada, com as unidades se transformando em uma real unidade de combate moderna.
Serão mais de 1500 carros fabricados no Brasil, mas o importante é a mudança que comentei, não o hardware.
Leiam o folder do EB que foi publicado aqui. Vejam que as ações são de médio e longo prazo.
Pensem, não se deixem influenciar pela "mídia especializada".
Marino, tudo que você disse é verdade. O que eu quero entender é o seguinte.
A prioridade do EB não era o URUTU III. O maior investimento no EB nos últimos anos foi nas bda blindadas. O projeto começou em 2003, se não me engano. O plano era extinguir a 5ª bda c bld no Rio e transformar as duas bda de inf bld. Esse projeto esta em andamento até hoje, e como todo projeto que eu já vi na força, tem previsão de começar, mas não tem para acabar. Não preciso dizer porque. Nenhum projeto desse mundo sobrevive aos cortes que teve.

Essas bda depois de reestruturadas vão ter um CC meia boca (LEO 1 A5), mas seus 4 BIB não tem blindados. Digo sem blindados porque o M 113 não esta operacional. Só lembrando que para um blindado o fato de andar não é tudo. Porque se fosse assim cegos e mudos serviriam ao EB. Não vou me aprofundar dizendo que essas bdas tem btl de engenharia sem blindados, artilharia defasada, cavalaria defasada (que vai ser resolvida com o URUTU III), B Logs sem equipamento, Cia de comunicações blindados e sem material de com.

Não tem dinehiro para terminar esse projeto? Isso então me preocupa, porque a transformação das Bda mecanizadas tb vai precisar de dinehiro para estrura (garagen, pessoal especilizado etc)


Eu vou dizer o que eu penso sobre essa historia toda.

O que parece é que essa tal END só tem planos para aquisições de material. Porque as obras da reestruturação das tropas blindadas estão a passo de formiga. Esta saindo mais gente da Amazonia do que indo, porque não tem dinehiro para tarnsferencia. Não tem dinheiro para manter os quarteis funcionando etc etc
O que parece é que o projeto URUTU III foi na base da “escolha de Sofia”. Ou pega ou fica sem nada. Porque até agora, ao contrário dos contratos da MB que prevê até a construção dos estaleiros, ninguém disse de onde vai vir a grana para construir as garagens, formar o pessoal que fazer mnt desses URUTU III. (Vai ser do mesmo lugar de onde esta vindo o dinehiro para a reestruturação das Bda Bld?).

Sinto muito mas tudo isso leva a crer que o EB só esta pegando carona nessa tal END. A impressão que dá é que essa a END foi feita para a FAB e para a MB e o EB esta pegando carona.




A HONESTIDADE É UM PRESENTE MUITO CARO, NÃO ESPERE ISSO DE PESSOAS BARATAS!
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#25 Mensagem por Marino » Ter Set 15, 2009 9:00 pm

Caro Guerra
Pelo que vi do EB, e peço que me corrijam se me equivocar, a prioridade nº 1 é completar o material das atuais Brigadas.
Então, o que vc escreveu, de maneira corretíssima, vai ser atendido com prioridade e durará um período de 4/5 anos.
O que ocorre é que isso deve começar a ser contemplado no orçamento do próximo ano.
Prometo que amanhã eu posto aqui a previsão de recursos para o EB, em custeio e investimento, para 2010.
Então vou pedir seu comentário.
A MB e a FAB estão em processo de substituição de equipamentos caríssimos. Nós vimos que os 16/17 protótipos do U-III já estão em fabricação. Quando aprovados, vai sair um contrato de vários milhões para acompra de 1500 carros de diferentes versões.
O EB não está parado, sabe o que está fazendo. Confiem.




"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Avatar do usuário
FCarvalho
Sênior
Sênior
Mensagens: 36295
Registrado em: Sex Mai 02, 2003 6:55 pm
Localização: Manaus
Agradeceram: 3138 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#26 Mensagem por FCarvalho » Ter Set 15, 2009 9:11 pm

Stg Guerra, no programa de reaparelhamento do EB, diz-se que para alcançar os objetivos de curto e medio prazo, ou seja, até 2014, que dizem respeito, especificamente, ao atendimento das demandas prementes de recuperação/atingimento e manutenção minima da operacionalidade do EB, seriam necessários "invenstimentos" de cerca de R$2,1 bi por ano. Já a partir do ano que vem. Na LOA para 2010, não se chega nem a um 1/5 disso.

Suponho então duas coisas: o EB está e continuará jogado pra escanteio indefinidamente, porque simplesmente a antipatia dos politicos de plantão pelo EB é e continuará sendo maior que a falta de vergonha na cara, ou faltou realmente um melhor trabalho de marketing político por parte da alta cúpula do EB junto a quem de direito quando do estabelecimento da END.

Não esqueçamos que a END é um documento politico e não tecnico. É mais uma carta de intenções e que não necessáriamente tem ou deve ser implementada. Dependerá, infelizmente, da cultura e visão de Estado e Defesa de quem tiver com a agulha na mão... repito, infelizmente.

Abraços




Um mal é um mal. Menor, maior, médio, tanto faz… As proporções são convencionadas e as fronteiras, imprecisas. Não sou um santo eremita e não pratiquei apenas o bem ao longo de minha vida. Mas, se me couber escolher entre dois males, prefiro abster-me por completo da escolha.
A. Sapkowski
Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#27 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 15, 2009 9:53 pm

Pois é,

Os políticos fazem a END, pedem para que as FA´s façam seus planos, com os investimentos para cada ano, as FA´s entregam, mas daí quando o Ministério da Defesa faz seu orçamento "esquece" de tudo e dá um pulinho de uns 20% no máximo, pra dizer que aumentou.

Para 2010 não há nada de especial e expressivo no orçamento de defesa em relação a este ano, basicamente a continuidade do que vem sendo feito com um incremento medíocre.


abraços]




----------------
amor fati
Avatar do usuário
agostinho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:58 am

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#28 Mensagem por agostinho » Ter Set 15, 2009 9:56 pm

estao esquecendo do EB que a maior força do brasil!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! :evil: :evil: :evil: :evil: :evil:




one shote one kill

http://www.geocities.com/majesticno10/images/sniper.jpg
Avatar do usuário
FABIO
Sênior
Sênior
Mensagens: 3173
Registrado em: Qui Fev 08, 2007 11:57 am
Agradeceram: 9 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#29 Mensagem por FABIO » Ter Set 15, 2009 10:17 pm

prezado amigo jauro quando o EB vai comprar sistemas aae modernos tipo tor m2 e quetales???
fico triste que nossa defesa aae so possui iglas e canhões de 35mm e 40mm, e o pior nesse
quesito pérdemos para o exercito argentino que possui 100 oerlikon 35mm e 250 L-60 de 40mm :evil:




Avatar do usuário
Brasileiro
Sênior
Sênior
Mensagens: 9337
Registrado em: Sáb Mai 03, 2003 8:19 pm
Agradeceram: 506 vezes

Re: Depois da Marinha e FAB, Exército espera pacote de R$ 20 bi

#30 Mensagem por Brasileiro » Ter Set 15, 2009 10:32 pm

Nem esquenta não galera, olha só a END vindo aí... :evil:

http://www.defesabrasil.com/forum/viewt ... 8#p4935258


abraços]




----------------
amor fati
Responder