ESTRATÉGIA NAVAL
Moderador: Conselho de Moderação
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria.
Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!
Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!
Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.
CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!
Abraços,
Padilha
Padilha
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
São duas visões diferentes em função do próprio trabalho.Corsário01 escreveu:
Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria.
Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!
Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!
Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.
CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!
O CON lida com o dia-a-dia, com operações, com "tática", com recursos, etc.
O EMA é obrigado a ter uma visão Político-Estratégica, de longo prazo, pensar o futuro da MB nas próximas gerações.
Hoje, o CON está com Oficiais muito modernos, dificilmente vemos um CMG com C-PEM como Encarregado de Divisão, o que não é desejável.
O contrário ocorre no EMA.
Se for quem penso seu interlocutor no BM, é um CF moderno. Tem a visão dele, que se alargará no futuro.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
-
- Sênior
- Mensagens: 5921
- Registrado em: Sex Set 09, 2005 2:38 am
- Agradeceu: 29 vezes
- Agradeceram: 5 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Turma da graxa marinizada
"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61672
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Marino escreveu:Não leve ao pé da letra o que os autores interpretam de Mahan.
É claro que para uma nação que vive do comércio marítimo, como era a Inglaterra de seu tempo, a paz nos mares era seu o principal interesse.
Mas isso não a fazia renunciar a um imenso poder naval. A USN cresceu a partir de Mahan, basta lembrarmos a construção da Grande Esquadra Branca, que fez um cruzeiro ao redor do mundo mostrando que havia um novo poder naval a ser levado em conta.
A China tinha um planejamento que a faria capaz, de acordo com sua avaliação, de enfrentar a USN em sua área de interesse em 2025. Sabemos como o tempo é relativo para os chineses. O planejamento continua.
A questão do PA nuclear para o Brasil deve ser tratada por uma próxima geração de Almirantes, após o sucesso do SSN. Foi o que ocorreu em outras Marinhas.
Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...
Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...
Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.
Foi o que entendi...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- LeandroGCard
- Sênior
- Mensagens: 8754
- Registrado em: Qui Ago 03, 2006 9:50 am
- Localização: S.B. do Campo
- Agradeceu: 69 vezes
- Agradeceram: 812 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Oi Túlio,Túlio escreveu:Marino escreveu: Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...
Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...
Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.
Foi o que entendi...
Não pense que tirei o dia para discordar de você, é só que calhou de seus posts serem nas áreas que mais me interessam e me motivam a responder. Mas lá vai.
Acho que para a patrulha de águas próximas ao litoral, inclusive nas ocasiões de saída e entrada dos SSK's e SSN's, não seriam necessárias escoltas pesadas, e sim leves, pois a cobertura aérea poderia perfeitamente ser efetuada por aeronaves baseadas em terra. Tais escoltas teriam que possuir um bom sonar ativo (um ótimo espantalho para sub's inimigos que estejam na área), e armamento AS efetivo, mas não haveria necessidade de helos mais pesados, defesa AA, etc..., e nem de grande autonomia, tudo levando a imaginar um navio relativamente pequeno. As Inhaúma me parecem perfeitas para a função.
No meu entender escoltas pesadas, com mais de um helo de porte médio/grande, forte defesa AA, grande autonomia, etc... são necessárias justamente para a proteção das rotas de navegação distantes de nossa costa, mas não para a proteção do litoral.
Um grande abraço,
Leandro G. Card
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61672
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Corsário01 escreveu:
Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria.
Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!
Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!
Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.
CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!
Por quê não convidas o índio para cá, Padilha véio? Sabes que podes fazê-lo, és de casa, oras...
Que tale aquele piloto de Linx junto? Seria legal, cupincha...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
O proprio?
Vou ver, pq o cara tem pouco tempo e ai, fica num forum só.
Sei lá. Vou tentar.
Quem sabe né?
Mas acho que como nem tudo pode ser aberto, a conversa talvez migrasse para a hierarquia e ai......!
Vou ver, pq o cara tem pouco tempo e ai, fica num forum só.
Sei lá. Vou tentar.
Quem sabe né?
Mas acho que como nem tudo pode ser aberto, a conversa talvez migrasse para a hierarquia e ai......!
Abraços,
Padilha
Padilha
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61672
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Isso poderia acontecer tanto aqui quanto lá, não concordas? Mas não vou muito nessa de hierarquia, não, o GUERRA não tem problemas com o Jauro nem com o nosso véio CMG e é PRIMEIRO-SARGENTO, os outros sao OFICIAIS SUPERIORES, nunca vi ele desistir de uma opinião por causa disso, oras...
Fórum não é quartel, cupincha...
Fórum não é quartel, cupincha...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
- Corsário01
- Sênior
- Mensagens: 3508
- Registrado em: Ter Jun 05, 2007 10:07 am
- Agradeceu: 8 vezes
- Agradeceram: 176 vezes
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Túlio escreveu:Vou tentar ser mais claro.Marino escreveu:Não leve ao pé da letra o que os autores interpretam de Mahan.
É claro que para uma nação que vive do comércio marítimo, como era a Inglaterra de seu tempo, a paz nos mares era seu o principal interesse.
Mas isso não a fazia renunciar a um imenso poder naval. A USN cresceu a partir de Mahan, basta lembrarmos a construção da Grande Esquadra Branca, que fez um cruzeiro ao redor do mundo mostrando que havia um novo poder naval a ser levado em conta.
A China tinha um planejamento que a faria capaz, de acordo com sua avaliação, de enfrentar a USN em sua área de interesse em 2025. Sabemos como o tempo é relativo para os chineses. O planejamento continua.
A questão do PA nuclear para o Brasil deve ser tratada por uma próxima geração de Almirantes, após o sucesso do SSN. Foi o que ocorreu em outras Marinhas.
Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade isso está correto e consta da END e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs correto, que é o meio fundamental para Negação do Uso do Mar e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Não. A doutrina reza duas proteções para os submarinos entrando/saindo de suas bases, em tempo de conflito: um campo minado defensivo, onde somente nossos meios teriam a localização das minas e os canais varridos, e navios caça-minas, varrendo o canal de entrada e saída, mesmo em tempo de paz, dos SSN. Escoltas são para outras tarefas. Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...Os escoltas protegerão os meios navais e mercantes em suas tarefas precípuas.
Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...
Não existe proteção de rotas, mas Controle do Mar, que é a segunda prioridade. Não esqueça algo que está muito claro nos textos do tópico de estratégia: não se protegem rotas, pedaços de mar vazios, mas sim os mercantes que materializam estas rotas ao transportar sua carga.
Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.
Correto, mas não esquecendo que os meios de Controle do Mar são quase os mesmos de Projeção de Poder. Teríamos que acrescentar navios anfíbios, específicos para essa Tarefa.
Foi o que entendi...
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Marino
- Sênior
- Mensagens: 15667
- Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
- Agradeceu: 134 vezes
- Agradeceram: 630 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Mesmo no quartel todos podem apresentar sua visão, as linhas de ação que visualizam, até a DECISÃO DO COMANDANTE, quando a partir desta decisão acabam os questionamentos e todos agem como se aquela decisão fosse a própria.Túlio escreveu:Isso poderia acontecer tanto aqui quanto lá, não concordas? Mas não vou muito nessa de hierarquia, não, o GUERRA não tem problemas com o Jauro nem com o nosso véio CMG e é PRIMEIRO-SARGENTO, os outros sao OFICIAIS SUPERIORES, nunca vi ele desistir de uma opinião por causa disso, oras...
Fórum não é quartel, cupincha...
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Ele já está por aqui.Túlio escreveu:Corsário01 escreveu:
Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria.
Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!
Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!
Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.
CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!
Por quê não convidas o índio para cá, Padilha véio? Sabes que podes fazê-lo, és de casa, oras...
Que tale aquele piloto de Linx junto? Seria legal, cupincha...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61672
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6372 vezes
- Agradeceram: 6723 vezes
- Contato:
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?
CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END...
Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte...
CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END...
Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 11430
- Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
- Agradeceu: 2 vezes
- Agradeceram: 1 vez
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Não se esqueça de "algo" semelhante ao classe Mistral...Túlio escreveu:Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?
CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END...
Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte...
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: ESTRATÉGIA NAVAL
Essas duas pessoas na verdade são a mesma. O piloto de Lynx. É a mesma pessoa.Túlio escreveu:Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?
CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END...
Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte...
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)