ESTRATÉGIA NAVAL

Assuntos em discussão: Marinha do Brasil e marinhas estrangeiras, forças de superfície e submarinas, aviação naval e tecnologia naval.

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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#286 Mensagem por Corsário01 » Seg Set 14, 2009 5:02 pm

:wink: :wink:

Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria. :twisted:

Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!

Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!

Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.

CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!




Abraços,

Padilha
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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#287 Mensagem por Marino » Seg Set 14, 2009 5:11 pm

Corsário01 escreveu::wink: :wink:

Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria. :twisted:

Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!

Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!

Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.

CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!
São duas visões diferentes em função do próprio trabalho.
O CON lida com o dia-a-dia, com operações, com "tática", com recursos, etc.
O EMA é obrigado a ter uma visão Político-Estratégica, de longo prazo, pensar o futuro da MB nas próximas gerações.
Hoje, o CON está com Oficiais muito modernos, dificilmente vemos um CMG com C-PEM como Encarregado de Divisão, o que não é desejável.
O contrário ocorre no EMA.
Se for quem penso seu interlocutor no BM, é um CF moderno. Tem a visão dele, que se alargará no futuro.




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#288 Mensagem por pafuncio » Seg Set 14, 2009 5:14 pm

Turma da graxa marinizada




"Em geral, as instituições políticas nascem empiricamente na Inglaterra, são sistematizadas na França, aplicadas pragmaticamente nos Estados Unidos e esculhambadas no Brasil"
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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#289 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 5:36 pm

Marino escreveu:Não leve ao pé da letra o que os autores interpretam de Mahan.
É claro que para uma nação que vive do comércio marítimo, como era a Inglaterra de seu tempo, a paz nos mares era seu o principal interesse.
Mas isso não a fazia renunciar a um imenso poder naval. A USN cresceu a partir de Mahan, basta lembrarmos a construção da Grande Esquadra Branca, que fez um cruzeiro ao redor do mundo mostrando que havia um novo poder naval a ser levado em conta.
A China tinha um planejamento que a faria capaz, de acordo com sua avaliação, de enfrentar a USN em sua área de interesse em 2025. Sabemos como o tempo é relativo para os chineses. O planejamento continua.
A questão do PA nuclear para o Brasil deve ser tratada por uma próxima geração de Almirantes, após o sucesso do SSN. Foi o que ocorreu em outras Marinhas.

Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...

Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...

Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.

Foi o que entendi... 8-]




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#290 Mensagem por LeandroGCard » Seg Set 14, 2009 8:43 pm

Túlio escreveu:
Marino escreveu: Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...

Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...

Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.

Foi o que entendi... 8-]
Oi Túlio,

Não pense que tirei o dia para discordar de você, é só que calhou de seus posts serem nas áreas que mais me interessam e me motivam a responder. Mas lá vai.

Acho que para a patrulha de águas próximas ao litoral, inclusive nas ocasiões de saída e entrada dos SSK's e SSN's, não seriam necessárias escoltas pesadas, e sim leves, pois a cobertura aérea poderia perfeitamente ser efetuada por aeronaves baseadas em terra. Tais escoltas teriam que possuir um bom sonar ativo (um ótimo espantalho para sub's inimigos que estejam na área), e armamento AS efetivo, mas não haveria necessidade de helos mais pesados, defesa AA, etc..., e nem de grande autonomia, tudo levando a imaginar um navio relativamente pequeno. As Inhaúma me parecem perfeitas para a função.

No meu entender escoltas pesadas, com mais de um helo de porte médio/grande, forte defesa AA, grande autonomia, etc... são necessárias justamente para a proteção das rotas de navegação distantes de nossa costa, mas não para a proteção do litoral.


Um grande abraço,


Leandro G. Card




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#291 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 9:19 pm

Corsário01 escreveu::wink: :wink:

Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria. :twisted:

Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!

Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!

Ter 2 posições tão distintas assim de dentro da força não é todo dia que se vê.

CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!

Por quê não convidas o índio para cá, Padilha véio? Sabes que podes fazê-lo, és de casa, oras... :wink:

Que tale aquele piloto de Linx junto? Seria legal, cupincha... 8-]




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#292 Mensagem por Corsário01 » Seg Set 14, 2009 9:56 pm

O proprio? 8-]
Vou ver, pq o cara tem pouco tempo e ai, fica num forum só.
Sei lá. Vou tentar.
Quem sabe né?
Mas acho que como nem tudo pode ser aberto, a conversa talvez migrasse para a hierarquia e ai......!




Abraços,

Padilha
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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#293 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 10:08 pm

Isso poderia acontecer tanto aqui quanto lá, não concordas? Mas não vou muito nessa de hierarquia, não, o GUERRA não tem problemas com o Jauro nem com o nosso véio CMG e é PRIMEIRO-SARGENTO, os outros sao OFICIAIS SUPERIORES, nunca vi ele desistir de uma opinião por causa disso, oras...

Fórum não é quartel, cupincha... :wink:




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#294 Mensagem por Corsário01 » Seg Set 14, 2009 10:24 pm

Tá certo! 8-]




Abraços,

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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#295 Mensagem por Marino » Ter Set 15, 2009 9:04 am

Túlio escreveu:
Marino escreveu:Não leve ao pé da letra o que os autores interpretam de Mahan.
É claro que para uma nação que vive do comércio marítimo, como era a Inglaterra de seu tempo, a paz nos mares era seu o principal interesse.
Mas isso não a fazia renunciar a um imenso poder naval. A USN cresceu a partir de Mahan, basta lembrarmos a construção da Grande Esquadra Branca, que fez um cruzeiro ao redor do mundo mostrando que havia um novo poder naval a ser levado em conta.
A China tinha um planejamento que a faria capaz, de acordo com sua avaliação, de enfrentar a USN em sua área de interesse em 2025. Sabemos como o tempo é relativo para os chineses. O planejamento continua.
A questão do PA nuclear para o Brasil deve ser tratada por uma próxima geração de Almirantes, após o sucesso do SSN. Foi o que ocorreu em outras Marinhas.
Vou tentar ser mais claro.
Tá, CMG, mas pelo que entendi da parte Naval da END, a NEGAÇÃO DO MAR será a primeira prioridade isso está correto e consta da END e isso, ao menos para um leigo como eu, significa subs correto, que é o meio fundamental para Negação do Uso do Mar e escoltas pesadas focadas em ASW, estas principalmente visando proteger os subs em seu momento mais crítico: a saída e o retorno das suas poucas bases, fáceis de monitorar e, portanto, posicionar um sub inimigo de atalaia, afinal, pelo momento da partida se pode deduzir o momento do retorno, não? Não. A doutrina reza duas proteções para os submarinos entrando/saindo de suas bases, em tempo de conflito: um campo minado defensivo, onde somente nossos meios teriam a localização das minas e os canais varridos, e navios caça-minas, varrendo o canal de entrada e saída, mesmo em tempo de paz, dos SSN. Escoltas são para outras tarefas. Que eu saiba, isso vale até para SSNs e é precisamente por isso que se mostra preferência por escoltas mais pesadas, aptas ao transporte e lançamento de mais de um heli em função ASW...Os escoltas protegerão os meios navais e mercantes em suas tarefas precípuas.

Então, apenas após cumprida esta parte se partiria para uma posterior, a da PROTEÇÃO DE ROTAS, que incluiria NAes...
Não existe proteção de rotas, mas Controle do Mar, que é a segunda prioridade. Não esqueça algo que está muito claro nos textos do tópico de estratégia: não se protegem rotas, pedaços de mar vazios, mas sim os mercantes que materializam estas rotas ao transportar sua carga.

Só após isso se chegaria à PROJEÇÃO DE PODER, obtendo os meios necessários a uma ação coordenada sobre um objetivo aém-mar.
Correto, mas não esquecendo que os meios de Controle do Mar são quase os mesmos de Projeção de Poder. Teríamos que acrescentar navios anfíbios, específicos para essa Tarefa.

Foi o que entendi... 8-]




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#296 Mensagem por Marino » Ter Set 15, 2009 9:07 am

Túlio escreveu:Isso poderia acontecer tanto aqui quanto lá, não concordas? Mas não vou muito nessa de hierarquia, não, o GUERRA não tem problemas com o Jauro nem com o nosso véio CMG e é PRIMEIRO-SARGENTO, os outros sao OFICIAIS SUPERIORES, nunca vi ele desistir de uma opinião por causa disso, oras...

Fórum não é quartel, cupincha... :wink:
Mesmo no quartel todos podem apresentar sua visão, as linhas de ação que visualizam, até a DECISÃO DO COMANDANTE, quando a partir desta decisão acabam os questionamentos e todos agem como se aquela decisão fosse a própria.




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#297 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2009 12:10 pm

Túlio escreveu:
Corsário01 escreveu::wink: :wink:

Mas que seria interessante um debate seu com ele, seria. :twisted:

Afinal, os 2 possuem muito mais base para este nível de debate.
Eu e muitos aqui e lá no BM, ganhariamos muito com este aprendizado!

Mas te deixo 100% a vontade se não quiseres!

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CON e EMA deveriam a meu ver, comungar dos mesmos pensamentos. Penso assim, mas.......!

Por quê não convidas o índio para cá, Padilha véio? Sabes que podes fazê-lo, és de casa, oras... :wink:

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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#298 Mensagem por Túlio » Ter Set 15, 2009 12:25 pm

Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?

CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END... :oops:

Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte... 8-]




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#299 Mensagem por orestespf » Ter Set 15, 2009 12:31 pm

Túlio escreveu:Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?

CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END... :oops:

Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte... 8-]
Não se esqueça de "algo" semelhante ao classe Mistral... :wink:




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Re: ESTRATÉGIA NAVAL

#300 Mensagem por Bolovo » Ter Set 15, 2009 12:42 pm

Túlio escreveu:Qual, Bolovo, o piloto ou aquele que o Padilha quer ver debatendo com o nosso CMG véio de guerra?

CMG, quanto falei em controlar rotas me referia exatamente ao Controle do Mar, é que estava digitando de cabeça e não vou te mentir: estou ainda BEM longe de entender TODA a END... :oops:

Quanto à operação dos subs perto das bases, valews pelos esclarecimentos; já na parte de Projeção de Poder, bueno, é só aí que vislumbro, em meu limitadíssimo entendimento da END, a incorporação de novos NAes e aeronaves no estado da arte... 8-]
Essas duas pessoas na verdade são a mesma. O piloto de Lynx. É a mesma pessoa.




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