NOTÍCIAS DO RAFALE

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
mauricio modesto
Novato
Novato
Mensagens: 5
Registrado em: Ter Ago 11, 2009 12:09 am

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4966 Mensagem por mauricio modesto » Dom Set 13, 2009 12:10 pm

Colega me desculpa pela ignorâcia , mas o que é sonda REVO ? Porventura não é o avião tanque com os equipamentos de reabastecimento.

Nos não temos a sonda REVO ?




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4967 Mensagem por gaitero » Dom Set 13, 2009 12:22 pm

mauricio modesto escreveu:Colega me desculpa pela ignorâcia , mas o que é sonda REVO ? Porventura não é o avião tanque com os equipamentos de reabastecimento.

Nos não temos a sonda REVO ?
Temos aviões tanque. Alguns KC-130, Hercules. E Alguns Boeing KC-137.

Porém, o avião E/R-99, na versão utilizada pela FAB, não possui a sonda para efetuar o tal reabastecimento...

Ao contrário dos caças, F-5M, AM-X e Mirage, por exemplo...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4968 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 12:28 pm

Em suma, um E99 não pode permanecer em estação após alcançar determinado nível de combustível nos tanques, tem de pousar para ser reabastecido. Com tanques de combustível robustecidos para abastecimento sob pressão e uma sonda, quando começasse a ficar 'curto', bastava chamar um avião-cisterna, reabastecer no ar e continuar sua missão...

Aliás, taí o 'gancho' para um possível EC-390... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4969 Mensagem por gaitero » Dom Set 13, 2009 12:35 pm

Túlio escreveu:Em suma, um E99 não pode permanecer em estação após alcançar determinado nível de combustível nos tanques, tem de pousar para ser reabastecido. Com tanques de combustível robustecidos para abastecimento sob pressão e uma sonda, quando começasse a ficar 'curto', bastava chamar um avião-cisterna, reabastecer no ar e continuar sua missão...

Aliás, taí o 'gancho' para um possível EC-390... :wink:
Pelo que andei vendo a EMBRAER já conseguiu instalar o sistema REVO de maneira correta no avião EMB-145, resta saber se a FAB modernizará os E/R-99.

Tambem gostaria de saber se esta modernização seria viável...

Se alguem puder explanar sobre...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4970 Mensagem por Túlio » Dom Set 13, 2009 1:06 pm

Não duvido, agora vamos especular: o KC-390 poderia levar todos os sensores do E-99 versões A e B num único avião, polivalente, portanto. Já tem REVO, tanto ativo quanto passivo (isso está mais para o estilo do Bourne). Pergunto:

:arrow: Seriam os requisitos de missão do A e do B incompatíveis entre si? Tipo assim, um AEW&C tem de voar alto, teria um tipo ELINT de voar baixo? Pois se ambos operam do mesmo modo, o 390 teria um plus imbatível no mercado, há capacidade de carga para todos os sensores de ambos e espaço para até mais consoles que os dois E99 juntos, e ainda é REVO de nascença... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4971 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 8:53 pm

Me parece a evolução natural. O EJ-145 é pequeno prá aquele peso todo, me parece que voa cabrado e tudo.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4972 Mensagem por Bolovo » Dom Set 13, 2009 9:01 pm

Eu acho bobeira jogar os E-99 "fora" e partir para outra, ter dois aviões para fazer a mesma coisa. Que deem um jeito nos 145, coloquem REVO, modernizem e etc, porque não é barato fazer uma troca dessas ou operar dois ao mesmo tempo.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4973 Mensagem por Carlos Mathias » Dom Set 13, 2009 9:08 pm

Não é jogar fora, mas quando ficarem mais usados, acabados, esmulambados, daí troca por algo muito melhor e capaz, grande o suficiente para a tarefa.




Avatar do usuário
Carlos Lima
Sênior
Sênior
Mensagens: 18932
Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
Agradeceram: 631 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4974 Mensagem por Carlos Lima » Dom Set 13, 2009 11:22 pm

Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...

Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado :wink:

[]s
CB_Lima




CB_Lima = Carlos Lima :)
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4975 Mensagem por Glauber Prestes » Seg Set 14, 2009 10:32 am

cb_lima escreveu:Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...

Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado :wink:

[]s
CB_Lima
Eu também chuto no 195...




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4976 Mensagem por Túlio » Seg Set 14, 2009 1:53 pm

glauberprestes escreveu:
cb_lima escreveu:Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...

Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado :wink:

[]s
CB_Lima
Eu também chuto no 195...

Discordo: E-Jet vende que nem pão quente, já o 390 vai precisar do maior número de versões possíveis para sequer atingir escala de mercado. Ademais, o E-Jet teria de sofrer as mesmas modificações necessárias aos E-99, ou seja, tanques reforçados para abastecimentos sob pressão, tubulações especiais e sonda REVO. Exatamente o que o 390 (E-390?) já tem de origem... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4977 Mensagem por WalterGaudério » Seg Set 14, 2009 2:03 pm

Túlio escreveu:Não duvido, agora vamos especular: o KC-390 poderia levar todos os sensores do E-99 versões A e B num único avião, polivalente, portanto. Já tem REVO, tanto ativo quanto passivo (isso está mais para o estilo do Bourne). Pergunto:

:arrow: Seriam os requisitos de missão do A e do B incompatíveis entre si? Tipo assim, um AEW&C tem de voar alto, teria um tipo ELINT de voar baixo? Pois se ambos operam do mesmo modo, o 390 teria um plus imbatível no mercado, há capacidade de carga para todos os sensores de ambos e espaço para até mais consoles que os dois E99 juntos, e ainda é REVO de nascença... :wink:
O caminho é transformar na medida do possível o KC 390 no cavalo de batalha da FAB. O maior número de versões possível centrado nele. Por exemplo, ele tem capacidade de operar em pistas piores que o E/R 99? Tenho quase certeza que sim. Portanto ele poderia ser dispersado em um maior número de pistas pelo interiorzão do Brasil. Algo que Rússia faz com os A-50. Eles(os russos0 poderiam ter escolhido os IL-96M para serem AWACS, mas preferiram o Il 76(tudo em que na década de 70 qdo nasceu o requerimento do A-50 o IL-96 200 ainda era um estudo apenas.

E ainda tem a vantagem a capacidade REVO Out/In, podendo tanto receber combustível de outras fontes, bem como repassar combustível para a própria escolta.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4978 Mensagem por WalterGaudério » Seg Set 14, 2009 2:07 pm

Bolovo escreveu:Eu acho bobeira jogar os E-99 "fora" e partir para outra, ter dois aviões para fazer a mesma coisa. Que deem um jeito nos 145, coloquem REVO, modernizem e etc, porque não é barato fazer uma troca dessas ou operar dois ao mesmo tempo.
Os E 99 poderiam ser convertidos para outras funções, como ELINT/COMINT, controle de UAVs, relé de comunicações etc.(ir para o GTE é que não pode... [002] )


Mas certamente, poderiam tb ser transferidos para uma base no centro-sul do país, como Pirassununga, Floripa, e a continuar atuando normalmente como AEW, mas em condições menos extremas que sobre a Amazônia.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4979 Mensagem por Glauber Prestes » Ter Set 15, 2009 4:40 pm

Túlio escreveu:

Discordo: E-Jet vende que nem pão quente, já o 390 vai precisar do maior número de versões possíveis para sequer atingir escala de mercado. Ademais, o E-Jet teria de sofrer as mesmas modificações necessárias aos E-99, ou seja, tanques reforçados para abastecimentos sob pressão, tubulações especiais e sonda REVO. Exatamente o que o 390 (E-390?) já tem de origem... :wink:
Concordo que o 390 precisa de um "empurrão", só se todas as intenções de compra se concretizarem, já teríamos a escala necessária, mas eu concordo que o 390 seria uma plataforma muito boa. Ele é todo pressurizado?




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Carlos Mathias

Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB

#4980 Mensagem por Carlos Mathias » Qua Set 16, 2009 12:05 pm

Desde que a tampa traseira fique fechada, sim. :mrgreen:




Responder