Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
Benke escreveu:Quer dizer que o futuro da FAB depende dos planos da MB!
Túlio escreveu:Benke escreveu:Quer dizer que o futuro da FAB depende dos planos da MB!
É, essa foi de cravar...
Se assim fosse, o Gripen teria sido descartado da short-list em favor de um dos dois Russos, ambos com versões embarcadas... Só o Rafale e o F/A-18 tem versão naval, o SU-35 não tem, a versão naval do SU é completamente diferente do Su-35 e deverá dar baixa na Russia em breve.. e o MIG nem mesmo participou da licitação.... Então, ao menos um caça sem esta capacidade passaria para a outra faze...![]()
![]()
Que seria interessantíssimo possuirmos o mesmo avião tanto na FAB quanto na MB - e parece que vai ser isso - não se discute, agora dizer que uma subordinou ou subordinará ou subordinaria sua escolha à outra é, no mínimo, irreal. Não é, dados oficiais da MB afirmam, o caça escolhido na FAB será utilizado na MB, salvo caças sem capacidade de operar no PA, por exemplo o Gripen.
Sobre os caças:
Se a Boeing anunciasse um 'block 3' do SH no qual a principal modificação fiosse a retirada daquele bendito Vulcan de cima do radar e botasse ali um IRST, passando o canhão a ocupar um pod, eu seria SH desde criancinha. Mais remendo...
Se o Gripen fosse o C 'tunado' do Bolovo, eu seria bem mais simpático a ele, principalmente num hi-lo-mix com o SH acima descrito. E não adianta dizer que a FAB não quer isso, cedo ou tarde vai descobrir que PRECISA, não dá para viver só de bimotores de operação caríssima. Ou isso ou que a EMBRAER vá tratando de desenvolver um AMX-2 com F-414 ou M88 sem PC e máxima comunalidade com o caça escolhido... Porque não??? A Russia tem centendas de bi, a europa tem centenas... Ai vai depender da quantidade e dos recursos alocados...
Aliás, faz anos que penso nisso: um novo AMX, atualizado, apenas um pouco maior, biplace, CFTs (fiquei doido quando vi aqueles novos do F-15, que levam combustível e AAMs), tecnologia stealth e uma capacidade de carga na faixa do Gripen. Continuaria subsônico mas executaria a maior parte das missões ar-superfície por uma fração do custo de um bimotor e com maior possibilidade de sobrevivência, afinal, supercruise nenhum avião além de F-22 é, ao menos armado para ataque e teria um RCS/IRCS bem pequenininhos...
Padronização da Frota, isto por si só já se traz em uma econômia muito grande de recursos. E é sob esta ótica que a FAB trabalha...
O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
Grande Franz, é isso ai.
Para mim também. ganhe quem ganha, quem que um ganhe.
Por sem dúvida, qualquer um que ganhar, o Brasil ganhará.
O ruim mesmo será o cancelamento.
E olha, não é improvável que aconteça.
Seja Rafale, seja f-18 ou Gripen.
Uma vez decidido, o que for decidido decidido sera o melhor do mundo pra mim.
E se alguém quiser discutir
Negat amigo.gaitero escreveu:Túlio, pergunte ao Knight o quanto de gente da MB que vai ao MD para ''motivar'' a escolha de um caça naval...
Parece brincadeira... Mas não é...
O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
Eu sou muito suspeito para falar, mas faço questão de observar a elegância da MB em relação ao programa FX-2. A MB só vai abrir o bico pelo que sei, após a assinatura e efetivação do contrato da FAB.Marino escreveu:Negat amigo.gaitero escreveu:Túlio, pergunte ao Knight o quanto de gente da MB que vai ao MD para ''motivar'' a escolha de um caça naval...
Parece brincadeira... Mas não é...
A MB está se mantendo rigorosamente fora do processo da FAB.
Aguarda com curiosidade e ansiedade o fim do processo, mas rigorosamente afastada.
SEI do que falo.
Caso o escolhido não tenha uma versão naval, a MB vai agir sozinha.
Se tiver, segue a FAB em tudo.
gaitero escreveu:Vermelho...
Só o Rafale e o F/A-18 tem versão naval... Então, ao menos um caça sem esta capacidade passaria para a outra faze...![]()
![]()
Azul...![]()
![]()
Não, MiG e o Sukhoy também têm...
Não é, dados oficiais da MB afirmam, o caça escolhido na FAB será utilizado na MB, salvo caças sem capacidade de operar no PA, por exemplo o Gripen.
Que ainda tem alguma chance, convenhamos. Mas tudo tri, vale a pena pela questão logística.
Mais remendo...
Tá, e o Rafale já nasceu com tudo que o tranche 3 tem? AESA, etc...?
Porque não??? A Russia tem centendas de bi, a europa tem centenas... Ai vai depender da quantidade e dos recursos alocados...
Exato, recurso alocados que viram recursos contingenciados. E a Rússia tem centenas de bimotores, verdade, gozado é que os aviões que mais vi em combate no caso da Chechênia e Geórgia foram Frogfoots sem PC (turbinas de 44 KN) cuja hora de voo deve ser ligeiramente mais barata que a de um Flanker Su-30. Este é meu ponto, para quê mandar um avião voando a dez mil dólares por hora se temos outro que voa a quatro ou cinco e pode cumprir a mesma missão por menos? Choveu ouro nos hangares de FAB e ninguém me avisou?
Padronização da Frota, isto por si só já traz uma econômia muito grande de recursos. E é sob esta ótica que a FAB trabalha...
Tomara que seja. Por esta ótica, a Caça e Ataque seriam APENAS Rafale; o Transporte seria APENAS C-105, KC-390 e possivelmente algum maior; o reconhecimento APENAS E-99; a Patrulha Marítima APENAS P-3; o Treinamente e Ataque Leve APENAS Tucanos e Super Tucanos. Os helis APENAS EC-725, Hind (por Deus, O QUÊ ele está fazendo aqui?) e Esquilo mono OU bi. Seria LINDO mas está bem longe do que vejo...
Ah, ainda sob esta ótica, o GTE, com aquele monte de aeronaves diferentes, sairia da FAB...
Ta bom, C. Marino, vamos deixar assim, principalmente para não tumultuar... até porque, teria eu que citar nomes, o que não é bom para ninguem...Walterciclone escreveu:Eu sou muito suspeito para falar, mas faço questão de observar a elegância da MB em relação ao programa FX-2. A MB só vai abrir o bico pelo que sei, após a assinatura e efetivação do contrato da FAB.Marino escreveu: Negat amigo.
A MB está se mantendo rigorosamente fora do processo da FAB.
Aguarda com curiosidade e ansiedade o fim do processo, mas rigorosamente afastada.
SEI do que falo.
Caso o escolhido não tenha uma versão naval, a MB vai agir sozinha.
Se tiver, segue a FAB em tudo.
Túlio escreveu:gaitero escreveu:
Não, MiG e o Sukhoy também têm...
Mig não participou da concorrência, e o SU esta sendo retirado de serviço ativo, além do que o SU-35 especificamente não possui uma versão naval, os dois caças são muito diferentes...
Que ainda tem alguma chance, convenhamos. Mas tudo tri, vale a pena pela questão logística.
Sim.
Tomara que seja. Por esta ótica, a Caça e Ataque seriam APENAS Rafale; o Transporte seria APENAS C-105, KC-390 e possivelmente algum maior; o reconhecimento APENAS E-99; a Patrulha Marítima APENAS P-3; o Treinamente e Ataque Leve APENAS Tucanos e Super Tucanos. Os helis APENAS EC-725, Hind (por Deus, O QUÊ ele está fazendo aqui?) e Esquilo mono OU bi. Seria LINDO mas está bem longe do que vejo...
Ah, ainda sob esta ótica, o GTE, com aquele monte de aeronaves diferentes, sairia da FAB...
Não vai quer em 5 anos reverter todo o erro de planejamento que existe na FAB a mais de 30 não é??? Hoje pelo que vejo a FAB, assim como a MB, estão a padronizar suas frotas. Lá na MB o plano é padronizar as escoltas, aqui é padronizar os caças. O KC-390, poderá no futuro substituir os aviões de patrulha, assim como os E-99, C-130... Os Helis um dia vão se aposentar e poderão ser padronizados também...