FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Perdão Bender, erro meu..
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Franz Luiz
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Boa tarde
Vou repetir o que já escrevi e continuo pensando após tudo isto.
Para os interessados que perceberem a derrota, a primeira tática será desqualificar a
escolha política (confundindo o público com escolha "de políticos" - insinuando que, se
eles são todos corruptos, logo a escolha foi motivada por interesses corruptos).
A outra será com certeza ligar esta escolha aos movimentos feitos no FX-1, dizendo que
é tudo igual e que este FX-2 deve também, em "nome da ética", ser cancelado.
Atentemos para as escritas que sairão depois da escolha, como foi nos Subs.
Não estou dizendo que não devemos vigiar, analisar e criticar quando necessário a implementação
do projeto vencedor, seja ele qual for. Digo apenas que nem todo mundo tem os mesmos interesses
que nós, foristas aficcionados por aviação-marinha-exército e defesa dos interesses nacionais.
O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
Vou repetir o que já escrevi e continuo pensando após tudo isto.
Para os interessados que perceberem a derrota, a primeira tática será desqualificar a
escolha política (confundindo o público com escolha "de políticos" - insinuando que, se
eles são todos corruptos, logo a escolha foi motivada por interesses corruptos).
A outra será com certeza ligar esta escolha aos movimentos feitos no FX-1, dizendo que
é tudo igual e que este FX-2 deve também, em "nome da ética", ser cancelado.
Atentemos para as escritas que sairão depois da escolha, como foi nos Subs.
Não estou dizendo que não devemos vigiar, analisar e criticar quando necessário a implementação
do projeto vencedor, seja ele qual for. Digo apenas que nem todo mundo tem os mesmos interesses
que nós, foristas aficcionados por aviação-marinha-exército e defesa dos interesses nacionais.
O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
- Túlio
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Benke escreveu:Quer dizer que o futuro da FAB depende dos planos da MB!
É, essa foi de cravar...
Se assim fosse, o Gripen teria sido descartado da short-list em favor de um dos dois Russos, ambos com versões embarcadas...
Que seria interessantíssimo possuirmos o mesmo avião tanto na FAB quanto na MB - e parece que vai ser isso - não se discute, agora dizer que uma subordinou ou subordinará ou subordinaria sua escolha à outra é, no mínimo, irreal.
Sobre os caças:
Se a Boeing anunciasse um 'block 3' do SH no qual a principal modificação fiosse a retirada daquele bendito Vulcan de cima do radar e botasse ali um IRST, passando o canhão a ocupar um pod, eu seria SH desde criancinha.
Se o Gripen fosse o C 'tunado' do Bolovo, eu seria bem mais simpático a ele, principalmente num hi-lo-mix com o SH acima descrito. E não adianta dizer que a FAB não quer isso, cedo ou tarde vai descobrir que PRECISA, não dá para viver só de bimotores de operação caríssima. Ou isso ou que a EMBRAER vá tratando de desenvolver um AMX-2 com F-414 ou M88 sem PC e máxima comunalidade com o caça escolhido...
Aliás, faz anos que penso nisso: um novo AMX, atualizado, apenas um pouco maior, biplace, CFTs (fiquei doido quando vi aqueles novos do F-15, que levam combustível e AAMs), tecnologia stealth e uma capacidade de carga na faixa do Gripen. Continuaria subsônico mas executaria a maior parte das missões ar-superfície por uma fração do custo de um bimotor e com maior possibilidade de sobrevivência, afinal, supercruise nenhum avião além de F-22 é, ao menos armado para ataque e teria um RCS/IRCS bem pequenininhos...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Vermelho...
Túlio escreveu:Benke escreveu:Quer dizer que o futuro da FAB depende dos planos da MB!
É, essa foi de cravar...
Se assim fosse, o Gripen teria sido descartado da short-list em favor de um dos dois Russos, ambos com versões embarcadas... Só o Rafale e o F/A-18 tem versão naval, o SU-35 não tem, a versão naval do SU é completamente diferente do Su-35 e deverá dar baixa na Russia em breve.. e o MIG nem mesmo participou da licitação.... Então, ao menos um caça sem esta capacidade passaria para a outra faze...
Que seria interessantíssimo possuirmos o mesmo avião tanto na FAB quanto na MB - e parece que vai ser isso - não se discute, agora dizer que uma subordinou ou subordinará ou subordinaria sua escolha à outra é, no mínimo, irreal. Não é, dados oficiais da MB afirmam, o caça escolhido na FAB será utilizado na MB, salvo caças sem capacidade de operar no PA, por exemplo o Gripen.
Sobre os caças:
Se a Boeing anunciasse um 'block 3' do SH no qual a principal modificação fiosse a retirada daquele bendito Vulcan de cima do radar e botasse ali um IRST, passando o canhão a ocupar um pod, eu seria SH desde criancinha. Mais remendo...
Se o Gripen fosse o C 'tunado' do Bolovo, eu seria bem mais simpático a ele, principalmente num hi-lo-mix com o SH acima descrito. E não adianta dizer que a FAB não quer isso, cedo ou tarde vai descobrir que PRECISA, não dá para viver só de bimotores de operação caríssima. Ou isso ou que a EMBRAER vá tratando de desenvolver um AMX-2 com F-414 ou M88 sem PC e máxima comunalidade com o caça escolhido... Porque não??? A Russia tem centendas de bi, a europa tem centenas... Ai vai depender da quantidade e dos recursos alocados...
Aliás, faz anos que penso nisso: um novo AMX, atualizado, apenas um pouco maior, biplace, CFTs (fiquei doido quando vi aqueles novos do F-15, que levam combustível e AAMs), tecnologia stealth e uma capacidade de carga na faixa do Gripen. Continuaria subsônico mas executaria a maior parte das missões ar-superfície por uma fração do custo de um bimotor e com maior possibilidade de sobrevivência, afinal, supercruise nenhum avião além de F-22 é, ao menos armado para ataque e teria um RCS/IRCS bem pequenininhos... Padronização da Frota, isto por si só já se traz em uma econômia muito grande de recursos. E é sob esta ótica que a FAB trabalha...
Editado pela última vez por gaitero em Dom Set 13, 2009 1:38 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
pra eles.O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
Grande Franz, é isso ai.
Para mim também. ganhe quem ganha, quem que um ganhe.
Por sem dúvida, qualquer um que ganhar, o Brasil ganhará.
O ruim mesmo será o cancelamento.
E olha, não é improvável que aconteça.
Seja Rafale, seja f-18 ou Gripen.
Uma vez decidido, o que for decidido decidido sera o melhor do mundo pra mim.
E se alguém quiser discutir
Abraço
Paulo Sá
Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Túlio, pergunte ao Knight o quanto de gente da MB que vai ao MD para ''motivar'' a escolha de um caça naval...
Parece brincadeira... Mas não é...
Parece brincadeira... Mas não é...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Marino
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Negat amigo.gaitero escreveu:Túlio, pergunte ao Knight o quanto de gente da MB que vai ao MD para ''motivar'' a escolha de um caça naval...
Parece brincadeira... Mas não é...
A MB está se mantendo rigorosamente fora do processo da FAB.
Aguarda com curiosidade e ansiedade o fim do processo, mas rigorosamente afastada.
SEI do que falo.
Caso o escolhido não tenha uma versão naval, a MB vai agir sozinha.
Se tiver, segue a FAB em tudo.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
Barão do Rio Branco
Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
O que não podemos nos tornar é massa de manobra do pessoal do Lobby que percebeu a iminente derrota
de seus interesses (estratégicos, mais que comerciais).
Eu defendo a escolha francesa, mas em momento algum vou preferir o cancelamento do processo
caso F-18 ou Gripen sejam escolhidos.
Não é por contrariar minhas convicções que preferiria a FAB (e o Brasil) desarmados.
Pelo contrário. Após a escolha final (do Presidente e não da FAB) passo a raciocinar como
sendo o escolhido o caça do Brasil. Ponto.
Um abraço
Franz Luiz
Grande Franz, é isso ai.
Para mim também. Ganhe quem ganhar, que ganhe um deles.
Pois sem dúvida, qualquer um que ganhar, o Brasil ganhará.
O ruim mesmo será o cancelamento.
E olha, não é improvável que aconteça.
Seja Rafale, seja f-18 ou Gripen.
Uma vez decidido, o que for decidido decidido sera o melhor do mundo pra mim.
E se alguém quiser discutir pra eles.
Abraço
Paulo Sá
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Eu sou muito suspeito para falar, mas faço questão de observar a elegância da MB em relação ao programa FX-2. A MB só vai abrir o bico pelo que sei, após a assinatura e efetivação do contrato da FAB.Marino escreveu:Negat amigo.gaitero escreveu:Túlio, pergunte ao Knight o quanto de gente da MB que vai ao MD para ''motivar'' a escolha de um caça naval...
Parece brincadeira... Mas não é...
A MB está se mantendo rigorosamente fora do processo da FAB.
Aguarda com curiosidade e ansiedade o fim do processo, mas rigorosamente afastada.
SEI do que falo.
Caso o escolhido não tenha uma versão naval, a MB vai agir sozinha.
Se tiver, segue a FAB em tudo.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
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- Túlio
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
gaitero escreveu:Vermelho...
Só o Rafale e o F/A-18 tem versão naval... Então, ao menos um caça sem esta capacidade passaria para a outra faze...
Azul...
Não, MiG e o Sukhoy também têm...
Não é, dados oficiais da MB afirmam, o caça escolhido na FAB será utilizado na MB, salvo caças sem capacidade de operar no PA, por exemplo o Gripen.
Que ainda tem alguma chance, convenhamos. Mas tudo tri, vale a pena pela questão logística.
Mais remendo...
Tá, e o Rafale já nasceu com tudo que o tranche 3 tem? AESA, etc...?
Porque não??? A Russia tem centendas de bi, a europa tem centenas... Ai vai depender da quantidade e dos recursos alocados...
Exato, recurso alocados que viram recursos contingenciados. E a Rússia tem centenas de bimotores, verdade, gozado é que os aviões que mais vi em combate no caso da Chechênia e Geórgia foram Frogfoots sem PC (turbinas de 44 KN) cuja hora de voo deve ser ligeiramente mais barata que a de um Flanker Su-30. Este é meu ponto, para quê mandar um avião voando a dez mil dólares por hora se temos outro que voa a quatro ou cinco e pode cumprir a mesma missão por menos? Choveu ouro nos hangares de FAB e ninguém me avisou?
Padronização da Frota, isto por si só já traz uma econômia muito grande de recursos. E é sob esta ótica que a FAB trabalha...
Tomara que seja. Por esta ótica, a Caça e Ataque seriam APENAS Rafale; o Transporte seria APENAS C-105, KC-390 e possivelmente algum maior; o reconhecimento APENAS E-99; a Patrulha Marítima APENAS P-3; o Treinamente e Ataque Leve APENAS Tucanos e Super Tucanos. Os helis APENAS EC-725, Hind (por Deus, O QUÊ ele está fazendo aqui?) e Esquilo mono OU bi. Seria LINDO mas está bem longe do que vejo...
Ah, ainda sob esta ótica, o GTE, com aquele monte de aeronaves diferentes, sairia da FAB...
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P. Sullivan (Margin Call, 2011)
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Ta bom, C. Marino, vamos deixar assim, principalmente para não tumultuar... até porque, teria eu que citar nomes, o que não é bom para ninguem...Walterciclone escreveu:Eu sou muito suspeito para falar, mas faço questão de observar a elegância da MB em relação ao programa FX-2. A MB só vai abrir o bico pelo que sei, após a assinatura e efetivação do contrato da FAB.Marino escreveu: Negat amigo.
A MB está se mantendo rigorosamente fora do processo da FAB.
Aguarda com curiosidade e ansiedade o fim do processo, mas rigorosamente afastada.
SEI do que falo.
Caso o escolhido não tenha uma versão naval, a MB vai agir sozinha.
Se tiver, segue a FAB em tudo.
Editado pela última vez por gaitero em Dom Set 13, 2009 2:19 pm, em um total de 1 vez.
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Túlio escreveu:gaitero escreveu:
Não, MiG e o Sukhoy também têm...
Mig não participou da concorrência, e o SU esta sendo retirado de serviço ativo, além do que o SU-35 especificamente não possui uma versão naval, os dois caças são muito diferentes...
Que ainda tem alguma chance, convenhamos. Mas tudo tri, vale a pena pela questão logística.
Sim.
Tomara que seja. Por esta ótica, a Caça e Ataque seriam APENAS Rafale; o Transporte seria APENAS C-105, KC-390 e possivelmente algum maior; o reconhecimento APENAS E-99; a Patrulha Marítima APENAS P-3; o Treinamente e Ataque Leve APENAS Tucanos e Super Tucanos. Os helis APENAS EC-725, Hind (por Deus, O QUÊ ele está fazendo aqui?) e Esquilo mono OU bi. Seria LINDO mas está bem longe do que vejo...
Ah, ainda sob esta ótica, o GTE, com aquele monte de aeronaves diferentes, sairia da FAB...
Não vai quer em 5 anos reverter todo o erro de planejamento que existe na FAB a mais de 30 não é??? Hoje pelo que vejo a FAB, assim como a MB, estão a padronizar suas frotas. Lá na MB o plano é padronizar as escoltas, aqui é padronizar os caças. O KC-390, poderá no futuro substituir os aviões de patrulha, assim como os E-99, C-130... Os Helis um dia vão se aposentar e poderão ser padronizados também...
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Sobre os caças:
Se a Boeing anunciasse um 'block 3' do SH no qual a principal modificação fiosse a retirada daquele bendito Vulcan de cima do radar e botasse ali um IRST, passando o canhão a ocupar um pod, eu seria SH desde criancinha.
Se o Gripen fosse o C 'tunado' do Bolovo, eu seria bem mais simpático a ele, principalmente num hi-lo-mix com o SH acima descrito. E não adianta dizer que a FAB não quer isso, cedo ou tarde vai descobrir que PRECISA, não dá para viver só de bimotores de operação caríssima. Ou isso ou que a EMBRAER vá tratando de desenvolver um AMX-2 com F-414 ou M88 sem PC e máxima comunalidade com o caça escolhido...
Aliás, faz anos que penso nisso: um novo AMX, atualizado, apenas um pouco maior, biplace, CFTs (fiquei doido quando vi aqueles novos do F-15, que levam combustível e AAMs), tecnologia stealth e uma capacidade de carga na faixa do Gripen. Continuaria subsônico mas executaria a maior parte das missões ar-superfície por uma fração do custo de um bimotor e com maior possibilidade de sobrevivência, afinal, supercruise nenhum avião além de F-22 é, ao menos armado para ataque e teria um RCS/IRCS bem pequenininhos...
_________________
Ou posta kôza que preste ou fica quieto: DEATH TO FLOOD!!!
DO NOT FEED THE TROLLS!!!
.....Continuando pensamento do Túliio
Penso nisso a algum tempo....porque o Brasil e França não começam a desenvolver um caça, monomotor, pois poderia ser muito viável para o mundo todo, pois devido aos custos operacionais
conforme vemos a vida útil deste caça seria por muitos anos pela África, América Latina etc..., aí sim o Brasil estaria com uma exelente produto para comercializar..
Rafale neles....
Paulo
.......o BRASIL, é para os brasileiros...
Se a Boeing anunciasse um 'block 3' do SH no qual a principal modificação fiosse a retirada daquele bendito Vulcan de cima do radar e botasse ali um IRST, passando o canhão a ocupar um pod, eu seria SH desde criancinha.
Se o Gripen fosse o C 'tunado' do Bolovo, eu seria bem mais simpático a ele, principalmente num hi-lo-mix com o SH acima descrito. E não adianta dizer que a FAB não quer isso, cedo ou tarde vai descobrir que PRECISA, não dá para viver só de bimotores de operação caríssima. Ou isso ou que a EMBRAER vá tratando de desenvolver um AMX-2 com F-414 ou M88 sem PC e máxima comunalidade com o caça escolhido...
Aliás, faz anos que penso nisso: um novo AMX, atualizado, apenas um pouco maior, biplace, CFTs (fiquei doido quando vi aqueles novos do F-15, que levam combustível e AAMs), tecnologia stealth e uma capacidade de carga na faixa do Gripen. Continuaria subsônico mas executaria a maior parte das missões ar-superfície por uma fração do custo de um bimotor e com maior possibilidade de sobrevivência, afinal, supercruise nenhum avião além de F-22 é, ao menos armado para ataque e teria um RCS/IRCS bem pequenininhos...
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Ou posta kôza que preste ou fica quieto: DEATH TO FLOOD!!!
DO NOT FEED THE TROLLS!!!
.....Continuando pensamento do Túliio
Penso nisso a algum tempo....porque o Brasil e França não começam a desenvolver um caça, monomotor, pois poderia ser muito viável para o mundo todo, pois devido aos custos operacionais
conforme vemos a vida útil deste caça seria por muitos anos pela África, América Latina etc..., aí sim o Brasil estaria com uma exelente produto para comercializar..
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DEUS É TUDO O RESTO É BIJOUTERIA....
VIVA O BRASIL ACIMA DE TUDO OS OUTROS DEPOIS VEREMOS!!!!!
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Gaitero, podes negar o óbvio até morreres e o óbvio continua sendo ÓBVIO e os ianques têm demonstrado isso à exaustão: HI-LO-MIX é um must! Começaram com F-15/F-16. Acharam tão idiota a decisão que tomaram que a repetiram com a dupla F-22/F-35. Isso foi algum PAC ianque? Ou foi a percepção de que um mono gasta muito menos que um bi e pode servir perfeitamente em grande parte das missões, economizando uma nota preta em custos?
EXEMPLO IANQUE: notes que, na guerra moderna, a gente usa os melhores e mais sofisticados (e caros) meios no começo, para destruir o que de melhor e mais perigoso o inimigo tem; depois passa-se a atacar defesas enfraquecidas, para quê continuar usando as aeronaves mais caras? Imagines uma unidade blindada sob ataque por outra maior, esta com poucas defesas antiaéreas e os helis AT estão longe? Se mandaria F-22 ou mesmo F-15 para acabar com o inimigo sem 'guarda-chuva'? Não seria mais fácil e barato usar F-16 ou A-10? Eles têm feito isso e se dado bem...
EXEMPLO BRAZUCA: supunhetamos que a gente se meteu em um enrosco com a Venezuela (calma, Walter Gomes, é só um exemplo) e degenerou em guerra total. Eles têm duas dúzias de Flankers sem AEW&C mas com GCI e nós três de Rafales com AEW&C e GCI. Passados alguns dias, os Flankers são só lembrança. Daí a ofensiva terrestre, e devo lembrar que o Norte do Brasil e a Venezuela não são só montanhas e florestas, há espaço para Artilharia e Blindados também, além da Infantaria. Aí, a cada pedido de apoio aéreo/interdição, a gente manda Rafale, a dez mil ou mais por hora, e deixa de lado AMX ou algum outro mono a um terço disso ou pouco mais ou ST a menos de um décimo? Repito, choveu ouro e não me avisaram? Ou sabemos algo de guerra que os ianques ignoram?
Não adianta, cedo ou tarde a FAB vai se dar conta que o caminho NATURAL é o HI-LO-MIX, vai haver um 'buraco' intransponível entre as missões que se pode delegar ao Rafale (ou Super Hornet) e ao Super Tucano. Daí, ou se tem uma aeronave para preencher este espaço ou haja guito para MANTER a FAB voando e lutando...
Mantenho, portanto, minha idéia de um A-2 mono com características furtivas e CFT, claro que sem as esquisitíssimas e caras soluções ianques de multifacetamento & quetales, apenas uma garibada/suavizada nas formas e aplicação de RAM Nacional - que já existe - e com o máximo de comunalidade (mesma turbina só que sem PC, por exemplo) com o escolhido bimotor do FX-2 e, talvez, com o Super Tucano (aviônica, por exemplo). Voaria mais barato e cumpriria grande parte das missões de ataque, deixando o 'filé' para o FX-2. Ademais, qual a diferença entre repor um AMX que caiu ou por ter sido abatido ou acidente e um Rafale ou Super Hornet?
EXEMPLO IANQUE: notes que, na guerra moderna, a gente usa os melhores e mais sofisticados (e caros) meios no começo, para destruir o que de melhor e mais perigoso o inimigo tem; depois passa-se a atacar defesas enfraquecidas, para quê continuar usando as aeronaves mais caras? Imagines uma unidade blindada sob ataque por outra maior, esta com poucas defesas antiaéreas e os helis AT estão longe? Se mandaria F-22 ou mesmo F-15 para acabar com o inimigo sem 'guarda-chuva'? Não seria mais fácil e barato usar F-16 ou A-10? Eles têm feito isso e se dado bem...
EXEMPLO BRAZUCA: supunhetamos que a gente se meteu em um enrosco com a Venezuela (calma, Walter Gomes, é só um exemplo) e degenerou em guerra total. Eles têm duas dúzias de Flankers sem AEW&C mas com GCI e nós três de Rafales com AEW&C e GCI. Passados alguns dias, os Flankers são só lembrança. Daí a ofensiva terrestre, e devo lembrar que o Norte do Brasil e a Venezuela não são só montanhas e florestas, há espaço para Artilharia e Blindados também, além da Infantaria. Aí, a cada pedido de apoio aéreo/interdição, a gente manda Rafale, a dez mil ou mais por hora, e deixa de lado AMX ou algum outro mono a um terço disso ou pouco mais ou ST a menos de um décimo? Repito, choveu ouro e não me avisaram? Ou sabemos algo de guerra que os ianques ignoram?
Não adianta, cedo ou tarde a FAB vai se dar conta que o caminho NATURAL é o HI-LO-MIX, vai haver um 'buraco' intransponível entre as missões que se pode delegar ao Rafale (ou Super Hornet) e ao Super Tucano. Daí, ou se tem uma aeronave para preencher este espaço ou haja guito para MANTER a FAB voando e lutando...
Mantenho, portanto, minha idéia de um A-2 mono com características furtivas e CFT, claro que sem as esquisitíssimas e caras soluções ianques de multifacetamento & quetales, apenas uma garibada/suavizada nas formas e aplicação de RAM Nacional - que já existe - e com o máximo de comunalidade (mesma turbina só que sem PC, por exemplo) com o escolhido bimotor do FX-2 e, talvez, com o Super Tucano (aviônica, por exemplo). Voaria mais barato e cumpriria grande parte das missões de ataque, deixando o 'filé' para o FX-2. Ademais, qual a diferença entre repor um AMX que caiu ou por ter sido abatido ou acidente e um Rafale ou Super Hornet?
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Re: FINALMENTE RAFALE O GRANDE VENCEDOR!!!
Uma coisa é um caça moderno como o F-35. Ou na época o F-16, como sendo um grosso de uma força...
Outra é dizer que um caça avançado, simplesmente por ser mono-turbina, é Low e o outro bi-turbina é Hi.
Caças como o AMX não terão espaço em gerras futuras, serão alvos fáceis. A menos que a força aérea inimiga esteja 100% destruida, caso contrário, o mesmo nem poderia entrar em combate, seriam aviões a menos na guerra imediata... Como você mesmo disse...
Imagine se o Brasil perde a primeira guerra e não tem mais seus Rafales? Fariamos o que com os AM-X?
Não é muito melhor ter apenas Rafales em maior numero e ter capacidade maior no primeiro e mais importante enfrentamento?
Não adianta, uma dulpa de caças como o F-22 e F-35 não é Hi-Low, tanto que o F-35 será Hi em qualquer lugar do mundo... Assim como é hoje Hi o F-16 em todo o mundo...
Comparar o imcomparável da nisso... Cria-se uma visão errada da realidade...
A França, Suécia, são vários os países que padronizaram suas forças... Os que não estão fazendo, estão adquirindo caças avançados e multimissão... Mas nada de Hi-Low...
Os caças Low estão sendo gradativamente aposentados e são poucos os substitutos. Motivo? Não vale a penas ter caças específicos quando se tem uma frota de caças multimissão...
Se me permite o trocadilho. É muito mais barato pagar caro para manter um caça multimissão, do que pagar barato para não poder usar um caça low... Arriscar perder um caça Low e uma vida na Guerra é muito mais caro do que mander um caça avançado e multimissão...
Tudo bem, se tu queres, então o Brasil deveria ter dois caças avançados um mono-turbina e um bi-turbina... Mas isto não é Hi-Low...
Outra é dizer que um caça avançado, simplesmente por ser mono-turbina, é Low e o outro bi-turbina é Hi.
Caças como o AMX não terão espaço em gerras futuras, serão alvos fáceis. A menos que a força aérea inimiga esteja 100% destruida, caso contrário, o mesmo nem poderia entrar em combate, seriam aviões a menos na guerra imediata... Como você mesmo disse...
Imagine se o Brasil perde a primeira guerra e não tem mais seus Rafales? Fariamos o que com os AM-X?
Não é muito melhor ter apenas Rafales em maior numero e ter capacidade maior no primeiro e mais importante enfrentamento?
Não adianta, uma dulpa de caças como o F-22 e F-35 não é Hi-Low, tanto que o F-35 será Hi em qualquer lugar do mundo... Assim como é hoje Hi o F-16 em todo o mundo...
Comparar o imcomparável da nisso... Cria-se uma visão errada da realidade...
A França, Suécia, são vários os países que padronizaram suas forças... Os que não estão fazendo, estão adquirindo caças avançados e multimissão... Mas nada de Hi-Low...
Os caças Low estão sendo gradativamente aposentados e são poucos os substitutos. Motivo? Não vale a penas ter caças específicos quando se tem uma frota de caças multimissão...
Se me permite o trocadilho. É muito mais barato pagar caro para manter um caça multimissão, do que pagar barato para não poder usar um caça low... Arriscar perder um caça Low e uma vida na Guerra é muito mais caro do que mander um caça avançado e multimissão...
Tudo bem, se tu queres, então o Brasil deveria ter dois caças avançados um mono-turbina e um bi-turbina... Mas isto não é Hi-Low...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???