NOTÍCIAS DO RAFALE
Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação
-
- Novato
- Mensagens: 5
- Registrado em: Ter Ago 11, 2009 12:09 am
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Colega me desculpa pela ignorâcia , mas o que é sonda REVO ? Porventura não é o avião tanque com os equipamentos de reabastecimento.
Nos não temos a sonda REVO ?
Nos não temos a sonda REVO ?
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Temos aviões tanque. Alguns KC-130, Hercules. E Alguns Boeing KC-137.mauricio modesto escreveu:Colega me desculpa pela ignorâcia , mas o que é sonda REVO ? Porventura não é o avião tanque com os equipamentos de reabastecimento.
Nos não temos a sonda REVO ?
Porém, o avião E/R-99, na versão utilizada pela FAB, não possui a sonda para efetuar o tal reabastecimento...
Ao contrário dos caças, F-5M, AM-X e Mirage, por exemplo...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Em suma, um E99 não pode permanecer em estação após alcançar determinado nível de combustível nos tanques, tem de pousar para ser reabastecido. Com tanques de combustível robustecidos para abastecimento sob pressão e uma sonda, quando começasse a ficar 'curto', bastava chamar um avião-cisterna, reabastecer no ar e continuar sua missão...
Aliás, taí o 'gancho' para um possível EC-390...
Aliás, taí o 'gancho' para um possível EC-390...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Pelo que andei vendo a EMBRAER já conseguiu instalar o sistema REVO de maneira correta no avião EMB-145, resta saber se a FAB modernizará os E/R-99.Túlio escreveu:Em suma, um E99 não pode permanecer em estação após alcançar determinado nível de combustível nos tanques, tem de pousar para ser reabastecido. Com tanques de combustível robustecidos para abastecimento sob pressão e uma sonda, quando começasse a ficar 'curto', bastava chamar um avião-cisterna, reabastecer no ar e continuar sua missão...
Aliás, taí o 'gancho' para um possível EC-390...
Tambem gostaria de saber se esta modernização seria viável...
Se alguem puder explanar sobre...
Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Não duvido, agora vamos especular: o KC-390 poderia levar todos os sensores do E-99 versões A e B num único avião, polivalente, portanto. Já tem REVO, tanto ativo quanto passivo (isso está mais para o estilo do Bourne). Pergunto:
Seriam os requisitos de missão do A e do B incompatíveis entre si? Tipo assim, um AEW&C tem de voar alto, teria um tipo ELINT de voar baixo? Pois se ambos operam do mesmo modo, o 390 teria um plus imbatível no mercado, há capacidade de carga para todos os sensores de ambos e espaço para até mais consoles que os dois E99 juntos, e ainda é REVO de nascença...
Seriam os requisitos de missão do A e do B incompatíveis entre si? Tipo assim, um AEW&C tem de voar alto, teria um tipo ELINT de voar baixo? Pois se ambos operam do mesmo modo, o 390 teria um plus imbatível no mercado, há capacidade de carga para todos os sensores de ambos e espaço para até mais consoles que os dois E99 juntos, e ainda é REVO de nascença...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Me parece a evolução natural. O EJ-145 é pequeno prá aquele peso todo, me parece que voa cabrado e tudo.
- Bolovo
- Sênior
- Mensagens: 28560
- Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
- Agradeceu: 547 vezes
- Agradeceram: 442 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Eu acho bobeira jogar os E-99 "fora" e partir para outra, ter dois aviões para fazer a mesma coisa. Que deem um jeito nos 145, coloquem REVO, modernizem e etc, porque não é barato fazer uma troca dessas ou operar dois ao mesmo tempo.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Não é jogar fora, mas quando ficarem mais usados, acabados, esmulambados, daí troca por algo muito melhor e capaz, grande o suficiente para a tarefa.
- Carlos Lima
- Sênior
- Mensagens: 18932
- Registrado em: Qui Mai 12, 2005 6:58 am
- Agradeceu: 1275 vezes
- Agradeceram: 631 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...
Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado
[]s
CB_Lima
Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado
[]s
CB_Lima
CB_Lima = Carlos Lima
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Eu também chuto no 195...cb_lima escreveu:Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...
Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado
[]s
CB_Lima
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
- Túlio
- Site Admin
- Mensagens: 61447
- Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
- Localização: Tramandaí, RS, Brasil
- Agradeceu: 6294 vezes
- Agradeceram: 6645 vezes
- Contato:
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
glauberprestes escreveu:Eu também chuto no 195...cb_lima escreveu:Eu aposto em algo mais relacionado aos "E-jets" ao invés do KC-390...
Mas esse sou eu e como sempre posso estar enganado
[]s
CB_Lima
Discordo: E-Jet vende que nem pão quente, já o 390 vai precisar do maior número de versões possíveis para sequer atingir escala de mercado. Ademais, o E-Jet teria de sofrer as mesmas modificações necessárias aos E-99, ou seja, tanques reforçados para abastecimentos sob pressão, tubulações especiais e sonda REVO. Exatamente o que o 390 (E-390?) já tem de origem...
“Look at these people. Wandering around with absolutely no idea what's about to happen.”
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
P. Sullivan (Margin Call, 2011)
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
O caminho é transformar na medida do possível o KC 390 no cavalo de batalha da FAB. O maior número de versões possível centrado nele. Por exemplo, ele tem capacidade de operar em pistas piores que o E/R 99? Tenho quase certeza que sim. Portanto ele poderia ser dispersado em um maior número de pistas pelo interiorzão do Brasil. Algo que Rússia faz com os A-50. Eles(os russos0 poderiam ter escolhido os IL-96M para serem AWACS, mas preferiram o Il 76(tudo em que na década de 70 qdo nasceu o requerimento do A-50 o IL-96 200 ainda era um estudo apenas.Túlio escreveu:Não duvido, agora vamos especular: o KC-390 poderia levar todos os sensores do E-99 versões A e B num único avião, polivalente, portanto. Já tem REVO, tanto ativo quanto passivo (isso está mais para o estilo do Bourne). Pergunto:
Seriam os requisitos de missão do A e do B incompatíveis entre si? Tipo assim, um AEW&C tem de voar alto, teria um tipo ELINT de voar baixo? Pois se ambos operam do mesmo modo, o 390 teria um plus imbatível no mercado, há capacidade de carga para todos os sensores de ambos e espaço para até mais consoles que os dois E99 juntos, e ainda é REVO de nascença...
E ainda tem a vantagem a capacidade REVO Out/In, podendo tanto receber combustível de outras fontes, bem como repassar combustível para a própria escolta.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
-
- Sênior
- Mensagens: 13539
- Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
- Agradeceu: 56 vezes
- Agradeceram: 201 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Os E 99 poderiam ser convertidos para outras funções, como ELINT/COMINT, controle de UAVs, relé de comunicações etc.(ir para o GTE é que não pode... )Bolovo escreveu:Eu acho bobeira jogar os E-99 "fora" e partir para outra, ter dois aviões para fazer a mesma coisa. Que deem um jeito nos 145, coloquem REVO, modernizem e etc, porque não é barato fazer uma troca dessas ou operar dois ao mesmo tempo.
Mas certamente, poderiam tb ser transferidos para uma base no centro-sul do país, como Pirassununga, Floripa, e a continuar atuando normalmente como AEW, mas em condições menos extremas que sobre a Amazônia.
Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.
Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
- Glauber Prestes
- Moderador
- Mensagens: 8404
- Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
- Agradeceu: 413 vezes
- Agradeceram: 259 vezes
Re: NOTÍCIAS DO RAFALE DA FAB
Concordo que o 390 precisa de um "empurrão", só se todas as intenções de compra se concretizarem, já teríamos a escala necessária, mas eu concordo que o 390 seria uma plataforma muito boa. Ele é todo pressurizado?Túlio escreveu:
Discordo: E-Jet vende que nem pão quente, já o 390 vai precisar do maior número de versões possíveis para sequer atingir escala de mercado. Ademais, o E-Jet teria de sofrer as mesmas modificações necessárias aos E-99, ou seja, tanques reforçados para abastecimentos sob pressão, tubulações especiais e sonda REVO. Exatamente o que o 390 (E-390?) já tem de origem...
http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Cuidado com os sintomas.
Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.