MOMENTO ATUAL DA ECONOMIA BRASILEIRA

Área para discussão de Assuntos Gerais e off-topics.

Moderador: Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
ebborto
Júnior
Júnior
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 10:28 am

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#601 Mensagem por ebborto » Qua Jul 29, 2009 12:20 pm

Sem dúvida, Delta22, da Galáxia americana!!! :shock: [003]

saludossssssssss




"The Hand That Rocks The Cradle Is The Hand That Rules The World"
William Ross Wallace
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#602 Mensagem por DELTA22 » Qua Jul 29, 2009 12:25 pm

Americana do norte ou do sul ??? :twisted:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
ebborto
Júnior
Júnior
Mensagens: 32
Registrado em: Seg Jul 27, 2009 10:28 am

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#603 Mensagem por ebborto » Qua Jul 29, 2009 12:28 pm

creio que da Gálaxia yankee..no doubt!!!




"The Hand That Rocks The Cradle Is The Hand That Rules The World"
William Ross Wallace
Avatar do usuário
Edu Lopes
Sênior
Sênior
Mensagens: 4549
Registrado em: Qui Abr 26, 2007 2:18 pm
Localização: Brasil / Rio de Janeiro / RJ

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#604 Mensagem por Edu Lopes » Ter Set 08, 2009 9:28 am

Brasil sobe oito posições em ranking de competitividade

País é o mais competitivo entre os Brics e ocupa a 56ª colocação em um grupo de 133 economias

BRASÍLIA - O Brasil subiu oito pontos no ranking de competitividade elaborado anualmente pelo Fórum Econômico Mundial, em parceria no país com a Fundação Dom Cabral, e divulgado nesta terça-feira, 8.

Com esse resultado, o país passa a ocupar a 56ª colocação, em um grupo de 133 economias.

O Relatório de Competitividade Global 2009 mostra que o Brasil melhorou sua posição graças, principalmente, a avanços nos pilares de estabilidade econômica e sofisticação do mercado financeiro. Nos dois casos, o país subiu 13 posições.

O professor da Fundação Dom Cabral, Carlos Arruda, disse que o Brasil ainda está longe dos "dez mais" do ranking, mas que o país "foi o grande destaque do relatório este ano".

"Se considerarmos sua dimensão e o fato de o país vir sistematicamente ganhando posições, sem dúvida o Brasil foi o grande destaque este ano", diz Arruda, que é coordenador da pesquisa no Brasil. Nos últimos três anos, o país subiu 16 posições.

Bric

O Brasil apresentou o melhor desempenho entre os quatro principais países emergentes, os chamados Bric. China e Índia subiram um ponto cada, enquanto a Rússia caiu 12 - aparecendo atrás do Brasil, pela primeira vez.

Cabral afirmou que, no caso brasileiro, houve avanços "importantes" dentro do quesito de estabilidade econômica, mas que o Brasil ainda ocupa uma posição "ruim" nessa categoria (109º lugar).

Ele destacou o crescimento do consumo no país e o controle da inflação como fatores que ajudaram o Brasil a melhorar sua posição nesse quesito.

"Mas esse pilar ainda não é o nosso forte. Se consideramos os juros cobrados pelos bancos, por exemplo, o Brasil fica na 128ª posição", disse o professor.

O relatório de competitividade considera 12 quesitos. As melhores colocações do Brasil foram registradas em tamanho de mercado (9º lugar) e em ambiente empresarial (32º lugar) - praticamente os mesmos níveis registrados no levantamento de 2008.

Segundo Arruda, também houve ganhos na eficiência do mercado de trabalho (11 posições), que avalia sobretudo a relação entre empregadores e empregados.

Fatores negativos

Apesar do ganho de oito pontos no ranking, o Brasil segue com uma posição ruim em diversos itens, como em estabilidade econômica (109º lugar), eficiência do mercado (99º lugar) e instituições (93º lugar).

Segundo Arruda, quando o assunto é competitividade, o país tem três problemas "endêmicos", ou seja, fatores onde o Brasil não consegue melhorar sua posição, que são: falta de reformas (entre elas, a tributária); infraestrutura e ética na gestão pública.

"Nesse último quesito, estamos entre os piores do mundo", diz o professor.

Arruda diz que o levantamento, feito com presidentes de empresas de todo o mundo, considera não apenas as estatísticas de cada país, mas também as percepções desses empresários. Os dados foram coletados entre janeiro e junho deste ano.

O relatório mostra ainda que a crise financeira internacional não teve impacto significativo no ranking. Apesar de os Estados Unidos terem perdido a liderança para a Suíça, não há grandes diferenças entre os dez primeiros da lista. BBC Brasil - Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização por escrito da BBC.


Fonte: http://www.estadao.com.br/noticias/econ ... 1083,0.htm




ImagemImagem
Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#605 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 11, 2009 5:07 pm

ALGO ERRADO COM O TÍTULO DA MATÉRIA? :x



sexta-feira, 11 de setembro de 2009, 11:59 | Online
2 comentário(s)
Avalie esta NotíciaRuimRegularBomÓtimoExcelente4 votos
Brasil está entre líderes mundiais em recuperação no 2º tri
Consultoria Moody's.com aponta o crescimento de 1,9% do PIB do País como um dos mais expressivos
Regina Cardeal e Cynthia Decloedt, da Agência Estado Tamanho do texto? A A A A
SÃO PAULO - Entre todos os países que estavam em recessão no mundo, nenhum apresentou uma recuperação tão forte quanto o Brasil no segundo trimestre. "Neste sentido, o Brasil é o líder mundial em termos de recuperação", afirmou o diretor para América Latina da consultoria Moody's.com, Alfredo Coutiño, para a Agência Estado.

Veja também:
PIB cresce 1,9% no 2º tri e Brasil sai tecnicamente da recessão
PIB mostra acerto das medidas do governo, diz ministro
Baixa do PIB no 1º semestre é a maior da série, diz IBGE
As medidas do Brasil contra a crise
As medidas do emprego
Dicionário da crise
Lições de 29
Como o mundo reage à crise

Coutiño enumera uma lista de países que voltaram ao crescimento entre abril e junho: Polônia, que apresentou expansão de 0,5%, Japão, que cresceu 0,6%, França, onde a expansão foi de 0,4%, Israel, que teve crescimento de 0,3%, e "o líder, Brasil", diz o analista, onde o Produto Interno Bruto (PIB) subiu 1,9% no segundo trimestre ante o primeiro trimestre deste ano, embora tenha caído 1,2% na comparação com o segundo trimestre de 2008, conforme divulgou o IBGE esta manhã.

O analista da Moody's.com lembra que a Coreia do Sul também registrou crescimento positivo no segundo trimestre, mas acrescenta que não estava claro se a economia coreana estava em recessão, uma vez que não apresentou dois trimestres consecutivos de declínio - o que é a definição clássica de recessão.

Na comparação com economias locomotivas do mundo, o Brasil entrou bem depois na recessão. Nos Estados Unidos, dono do maior PIB global, a recessão teve início oficialmente em dezembro de 2007 e não se sabe quando será declarada encerrada, apesar de previsões otimistas de algumas autoridades norte-americanas.

O presidente do Federal Reserve de Chicago, Charles Evans, afirmou nesta sexta-feira que os EUA parecem estar emergindo da recessão severa. Na primeira revisão do PIB do segundo trimestre, o Departamento do Comércio norte-americano estimou que a economia se contraiu à taxa anualizada e sazonalmente ajustada de 1%.

Em segundo lugar no ranking das economias globais, o Japão voltou ao crescimento no segundo trimestre depois de cinco trimestres seguidos de declínio, após o governo injetar o equivalente a 4% do PIB para estimular a economia. Na Europa, Alemanha, França, Portugal e Suécia também deixaram a recessão no segundo trimestre, enquanto Reino Unido e Itália permaneciam com suas economias em retração

Dentro dos Brics, no entanto, na comparação ano a ano, somente a Rússia tem desempenho econômico pior do que o Brasil, enquanto a China mais uma vez aparece como a economia com ritmo mais pujante, seguida pela Índia. Mas a tendência da economia brasileira está em linha com a chinesa e a indiana - que não haviam entrado em recessão -, com o PIB mostrando melhora das atividades do primeiro para o segundo trimestre deste ano. Na Rússia, entretanto, a desaceleração econômica, ao contrário da brasileira, se acentuou.

A economia chinesa mostrou crescimento de 7,9% no segundo trimestre em comparação ao mesmo intervalo do ano passado, uma aceleração em relação ao crescimento de 6,1% do primeiro trimestre. Já a Índia cresceu 6,1% no período entre abril e junho deste ano, também em relação ao mesmo período do ano passado, uma melhora em relação ao crescimento de 5,8%, em base anual, do primeiro trimestre. O PIB russo despencou 10,9% no segundo trimestre em comparação ao mesmo período do ano passado, acentuando a contração do primeiro trimestre, que havia sido de 9,8%.




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#606 Mensagem por Bourne » Sex Set 11, 2009 5:14 pm

[quote="Wolfgang"]ALGO ERRADO COM O TÍTULO DA MATÉRIA? :x

Pq? [049]




Avatar do usuário
Wolfgang
Sênior
Sênior
Mensagens: 7805
Registrado em: Seg Nov 27, 2006 8:07 pm
Agradeceram: 45 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#607 Mensagem por Wolfgang » Sex Set 11, 2009 5:42 pm

O Brasil é O LIDER em recuparação, não uns dos... :wink:




Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#608 Mensagem por Vitor » Sex Set 11, 2009 6:58 pm

A Turquia que é líder, cresceu 2,7% no trimestre...

Mas boa parte do nosso crescimento se deu por consumo e não produção, e sabemos muito bem que medir crescimento por consumo tende a ser bem falacioso, vide EUA.




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Centurião
Sênior
Sênior
Mensagens: 1153
Registrado em: Qui Set 29, 2005 1:14 pm
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#609 Mensagem por Centurião » Sáb Set 12, 2009 12:09 am

Vitor escreveu:A Turquia que é líder, cresceu 2,7% no trimestre...

Mas boa parte do nosso crescimento se deu por consumo e não produção, e sabemos muito bem que medir crescimento por consumo tende a ser bem falacioso, vide EUA.
Crescimento por consumo quando se tem demanda reprimida e em um momento em que, devido a fatores externos, há uma baixa nos investimentos e produção, é algo para se comemorar. Não se pode comparar com o caso americano, que o consumo era há anos o maior fator de impulsão da economia e que foi usado de forma exagerada.




Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#610 Mensagem por Vitor » Sáb Set 12, 2009 6:05 pm

Centurião escreveu:
Vitor escreveu:A Turquia que é líder, cresceu 2,7% no trimestre...

Mas boa parte do nosso crescimento se deu por consumo e não produção, e sabemos muito bem que medir crescimento por consumo tende a ser bem falacioso, vide EUA.
Crescimento por consumo quando se tem demanda reprimida e em um momento em que, devido a fatores externos, há uma baixa nos investimentos e produção, é algo para se comemorar. Não se pode comparar com o caso americano, que o consumo era há anos o maior fator de impulsão da economia e que foi usado de forma exagerada.
Rapaz, o que eu conheço de gente de baixa renda cheia de coisa parcelada em 10 vezes, que não pode ver um celular novo...




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Clermont
Sênior
Sênior
Mensagens: 8842
Registrado em: Sáb Abr 26, 2003 11:16 pm
Agradeceram: 644 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#611 Mensagem por Clermont » Seg Set 21, 2009 9:29 am

MAROLINHA, SERRA E 2010.

De Kennedy Alendcar, na Folha Online / Blog do Noblat - 20.9.2009.

Aos olhos de hoje, é correto dar o braço a torcer, inclusive este jornalista, e dizer que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva acertou quando disse no ano passado que a crise econômica mundial chegaria ao Brasil como uma marolinha. Diante das expectativas da época de governos, empresas e veículos de comunicação do mundo todo, o que bateu no país foi mesmo uma marolinha.

Na virada de 2008 para 2009, parecia que o planeta iria quase acabar. E Lula foi duramente atacado por seu otimismo. Ele cumpria o fundamental papel de animador do auditório na hora da crise, mas também a subestimava um pouco.

Nesse sentido, o pessimismo da mídia teve papel importante para acordar Lula e o governo. O presidente vive reclamando da imprensa, mas os alertas que hoje soam exagerados fizeram o governo levantar da cadeira e arregaçar as mangas. O Brasil ganhou com esse choque de opiniões, apesar da azia do presidente e de críticas de parte da imprensa que pareciam chiliques e torcida política.

Também não dá para dizer a quem perdeu o emprego, sobretudo em setores mais afetados pela queda do comércio mundial, que passou uma marolinha pelo Brasil. A crise trouxe dramas pessoais para muitas famílias. Os dados mostram que os mais pobres sofreram menos, comparados aos abastados. Mas há uma diferença tremenda de grau de sofrimento entre quem tem menos renda e quem tem mais.

Cem reais fazem uma diferença na vida dos mais pobres. E não pensam nada para os mais ricos.

Registro: a ficha de Lula caiu mesmo quando ele voltou de uma viagem ao exterior em outubro de 2008, quando passou por cinco países em três continentes.

A crise havia atravessado não só o Atlântico, mas também o Índico e o Pacífico. Era global.

No Brasil, ele recebeu relatos de inconsistência do aparente forte sistema bancário. Bancos pequenos e médios correram riscos reais. Uma instituição de grande porte fraquejava. Poderia ter havido um efeito dominó não fossem as ações do Banco Central e a edição da medida provisória que permitiu ao Banco do Brasil e à Caixa Econômica Federal comprar outros bancos e empresas fora do setor financeiro.

Para acordar Lula, pesou ainda o temor de queda na alta popularidade. Empresas da chamada economia real fizeram chegar ao governo que poderiam viver fortes problemas no segundo semestre de 2009. A Vale demitiria e cortaria investimentos rapidamente, sem falar com Lula.

Uma conjunção de fatos, críticas e conselhos fez Lula agir e passar no teste de gestão da crise. Mais uma prova de que a democracia é mesmo o pior sistema político, com exceção de todos os outros.

Sucessão presidencial.

As previsões do governador José Serra, potencial candidato do PSDB ao Palácio do Planalto, não aconteceram. Na virada de 2008 para 2009, o tucano achava que a queda do PIB (Produto Interno Bruto) seria bem maior. Também previu um forte aumento do desemprego. Esse cenário, se confirmado, favoreceria seus planos para conquistar a Presidência.

Num país como o Brasil, que vem melhorando, mas ainda é bastante desigual, o bom desempenho da economia será um ativo político importante nas eleições de 2010. No mínimo, dificultará o que já anda difícil para a oposição: encontrar um discurso que convença o eleitor a votar no candidato dela e não no representante do atual governo.




Avatar do usuário
soultrain
Sênior
Sênior
Mensagens: 12154
Registrado em: Dom Jun 19, 2005 7:39 pm
Localização: Almada- Portugal

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#612 Mensagem por soultrain » Seg Set 21, 2009 10:17 am

Ha ha ha muito boa essa, se não fosse a imprensa a criticar, o Brasil teria ido na crise, muito boa....





"O que se percebe hoje é que os idiotas perderam a modéstia. E nós temos de ter tolerância e compreensão também com os idiotas, que são exatamente aqueles que escrevem para o esquecimento" :!:


NJ
Avatar do usuário
Paisano
Sênior
Sênior
Mensagens: 16163
Registrado em: Dom Mai 25, 2003 2:34 pm
Localização: Volta Redonda, RJ - Brasil
Agradeceram: 285 vezes
Contato:

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#613 Mensagem por Paisano » Seg Set 21, 2009 11:00 am

soultrain escreveu:Ha ha ha muito boa essa, se não fosse a imprensa a criticar, o Brasil teria ido na crise, muito boa....
Mas essa parte do texto é a que melhor define o PIG :!:




Carlos Mathias

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#614 Mensagem por Carlos Mathias » Seg Set 21, 2009 12:37 pm

Ou seja, mesmo quando tentar sabotar, estão certos e os resultados são bons. :roll:




Avatar do usuário
Bourne
Sênior
Sênior
Mensagens: 21087
Registrado em: Dom Nov 04, 2007 11:23 pm
Localização: Campina Grande do Sul
Agradeceram: 21 vezes

Re: É O MELHOR MOMENTO DA HISTÓRIA DA ECONOMIA BRASILEIRA

#615 Mensagem por Bourne » Seg Set 21, 2009 12:54 pm

Eu sabia. Digo a mais de um ano que o mundo não ia acabar e que a crise era uma marolinha. Contudo, mudanças estruturais no sistema capitalista estão em curso e com repercussões imprevisíveis. [089]




Responder