Não acredito que esse cara tenha uma fonte fidedigna, e mais, se tem uma fonte, a fonte está mentindo ou desinformando...
Santiago escreveu:Preferência de Lula por caça francês contraria a FAB
http://josiasdesouza.folha.blog.uol.com.br/
Ao anunciar, na segunda (8), a abertura de negociações para a aquisição de 36 caças da França, Lula ignorou avaliação técnica feita pela FAB.
A decisão é dele, e não acho que tenha chegado à declaração que foi feita sem conversar com o Saito, com o NJ e com o CA antes.
Reforçadas por declarações do chanceler Celso Amorim, as palavras de Lula deram à opção pelo equipamento da França ares de fato consumado.
Nesta terça (8), decorridas escassas 24 horas, o governo viu-se compelido a dar meia-volta retórica.
Meia-volta retórica é o mesmo que nada. Retórico é só para encher linguiça, não muda patavinas.
Em nota, veiculada na noite passada, o ministro Nelson Jobim (Defesa) escreveu que o processo de seleção do avião a ser adquirido ainda não foi “encerrado”.
Só termina quando o juiz apita, ou no caso, quando o contrato é assinado.
Anotou que o comando da Aeronáutica “prosseguirá com negociações junto aos três participantes” da seleção, que podem redefinir “as propostas apresentadas”.
Assim como disse antes que os russos e europeus podiam re-submeter suas propostas após o short-list. Não mudou nada.
O blog conversou com um oficial envolvido na análise das propostas para a aquisição dos caças. Falou sob o compromisso do aninimato. Informou o seguinte:
1. São três as empresas que formularam propostas: a francesa Dassault (caça Rafale), a americana Boeing (F-18) e a sueca Saab (avião Gripen).
Sério mesmo? Pensei que eram a Fokker, a Pan-am e a KFC...
2. A frota de aviões franceses, Rafale, custaria ao Brasil algo como US$ 4 bilhões. A cifra excede em cerca de 40% o orçamento dos concorrentes.
Sim, o Rafale é mais caro, e o Sarkozy prometeu preços bem menores agora. Para isso é que se negocia, ou a "fonte" acha que se fecha contrato ou se decide a compra com base em preços de lista???
3. A FAB preparou um relatório no qual analisa tecnicamente as três aeronaves. Além do pessoal próprio, consultou técnicos de quatro empresas. Entre elas a Embraer.
E????
4. Foram sopesados os mais variados aspectos. Por exemplo: a incorporação de armamentos aos caças e o custos da hora de vôo.
5. Concluiu-se o seguine: do ponto de vista etritamente técnico, o caça que melhor atende os interesses da FAB é o sueco Gripen. Em segundo lugar, o americano F-18. Em último, o fancês Rafale.
Mas claro que o Gripen tem custo de hora-voo menor!!! Só tem uma turbina...Sem falar que sem saber oque é esse ponto de vista técnico, vale qualquer coisa, até o que mais se aproxima de um carro mil... Essa listinha, do jeito que está, cheira a mentira deslavada.
6. Ao indicar a preferência pelo equipamento francês antes da conclusão do processo seletivo, Lula sujeita o governo brasileiro a ações judiciais.
Cascata!!! Isso não é licitação, nem concorrência. O governo pode escolher quem quiser, quando quiser, e ninguém pode reclamar, a menos que hajam provas de corrupção.
7. De acordo com o oficial ouvido pelo repórter, as empresas preteridas realizaram despesas nas negociações com o Brasil.
Podem se animar a questionar na Justiça a opção pela concorrente francesa. Uma opção mais política do que técnico-financeira.
Toda a empresa gasta dinheiro em processo de vendas, e quando há concorrência, no caso com 3 empresas, duas vão perder o dinheiro gasto. Ossos do ofício, a Dassault gastou um monte em Singapura e na Coréia, e não ganhou um puto sequer...
Como pode a "fonte" questionar o financeiro antes de ser feita a negociação de preços e financiamento. E mais, como pode declarar o Gripen mais barato enquanto o projeto ainda não existe. É como comparar obras de ficção com um texto histórico...
8. Em sua declaração, feita ao lado do presidente francês Nicolas Sarkozi, Lula dissera que, mais do que os aviões, interessa ao Brasil a transferência de teccnologia.
Pra isso não precisa de fonte anônima, isso todo mundo ouviu...
9. Amorim, mais específico, ecoou o chefe: “Houve uma decisão, com base em todos os aspectos outros além do financeiro”.
Exatamente, com base em TODOS os outros aspectos, exceto o financeiro, que ainda está sendo negociado...
O chanceler mencionou, além da disposição da França de transferir tecnologia ao Brasil, a promessa de Sarkozi de comprar dez aviões da Embraer.
Referia-se a aeronaves do tipo KC-390, um carqueiro militar que, por ora, encontra-se em fase de projeto na Embraer.
10. A despeito da contrariedade de parte da oficalidade da FAB e da negativa protocolar de Jobim, o Brasil pende mesmo para a França.
Ou seja, parte dos oficiais preferem outro avião, parte prefere o Rafale. Agora o Lula tem de satisfazer a gregos e troianos??? Não dá para comprar 12 de cada???
11. Antes de deixar o Brasil, na própria terça (8), Sarkozi assinou uma carta-compromisso. O conteúdo é, por ora, desconhecido.
Ou seja, o frances se expos, nós não prometemos nada, e ainda criticam...
12. Sabe-se apenas que, no texto, o presidente francês comprometeu-se a negociar pontos que o Brasil considera essenciais.
Oque é o mesmo que foi dito na declaração à imprensa, nada de novo.
13. Entre esses pontos o governo brasileiro espera que seja incluída, além da transferência tecnológica e da compra na Embraer:
A garantia de exclusidade do Brasil em relação ao Rafale na América Latina e o oferecimento de condições vantajosas de crédito.
Oque é uma grande porcaria. Com a escolha dos franceses, os argentinos devem correr para os braços americanos, como sempre fazem, o restou dos paises, ou já comprou, ou não tem dinheiro para cair morto...
14. Espera-se, de resto, que a Dassault, fabricante do Rafale, reduza o valor de sua proposta, aproximando-a dos concorrentes.
Isso é justamente oque foi dito na coletiva de imprensa, afinal, para que serve essa fonte anônima, para repetir obviedades???
15. Fechado o pacote, restarão as dúvidas de natureza técnica. Algo para Lula decidir. Politicamente. Uma decisão que levará em conta, como disse Amorim, "aspectos outros" além do financeiro.
Fechado o pacote, não restará dúvida alguma. Aliás, a única dúvida, e crítica frequente ao Rafale, é que ele é caro. Esse fetiche de comprar o mais barato, de ser o mais econômico, ainda que saudável em doses homeopáticas, é coisa de pobre. E o Brasil hoje se considera muitas coisas, mas depois do pre-sal, certamente não pobre...
- PS.: Vai abaixo a íntegra da nota divulgada por Nelson Jobim:
“No dia 06 de setembro, o Presidente da França, Nicolas Sarkozy, em encontro com o Presidente Luiz Inácio Lula da Silva, manifestou o interesse do governo francês em aprofundar a parceria entre os dois países também no setor aeronáutico.
Afirmou que o Governo Francês assume, além de outros, o compromisso de fazer ofertar os aviões Rafale ao Brasil com preços competitivos, razoáveis e comparáveis com os pagos pelas Forças Armadas da França.
Informou, ainda, da disposição da França de adquirir aviões KC-390, em fase de projeto na Embraer.
Diante desse fato novo, o processo de seleção do Projeto FX-2, conduzido pelo Comando da Aeronáutica, ainda não encerrado, prosseguirá com negociações junto aos três participantes, onde serão aprofundadas e, eventualmente, redefinidas as propostas apresentadas”.
Nelson A. Jobim
Ministro de Estado da Defesa