A Nova FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
julio cesar santana
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 10:45 pm
Localização: ------
Contato:

Re: A Nova FAB

#106 Mensagem por julio cesar santana » Sáb Set 05, 2009 4:14 pm

Olá a todos !

Parabéns Orestes pelo tópico....
Sou novo no DB, mas sou registrado a 4 anos, acompanho diariamente todos os debates...parabéns a todos que defendem com garra e com clareza os seus preferidos no Fx. Sou da epóca da Flap, defesa latina e revista força aérea e algumas outras, até recortes de jornal colecionava... qdo saiu a propaganda do AMX e da modernização das nossas fragatas.

O topico e sobre nossa FAB...minha pergunta qual e sua missão?
Seria proteger, defender, resgatar, salvar, transportar, evacuar, vigiar, atacar,controle,capacitar, treinar, formular politícas aeroespacias....

Procurei no site da FAB e isso tudo está incluso, claro que de uma forma mais objetiva.

E aí pensaríamos na FAB do futuro...qual seria sua visão de futuro. Na minha opinião leiga, não mudaria o foco da missão.

O que está sendo feito no momento...aquisições e modernizações e como vamos manter? como vamos capacitar? o planejamento está sendo pensando para 30 - 40 anos. Pois estaremos adquirindo 36 caças e precisaremos de mais (substituição F5, A-1, M-2000) e com certeza teremos quantidade e qualidade no aspecto defesa e ataque.
No transporte acho perfeito o C-390, bandeirantes modernizados + caravan. Falta reabastecedores definição e adquirir mais aviões de vigilância.
Patrulha maritíma faltará mais meios..

Sabemos que muitas partes da "missão" precisam de reformas (treinamento), mas e como reformar uma casa de boa localização só que da decada de 70... "não dá pra fazer tudo de uma vez" trocar telhado, caixa d'água, fiação elétrica,piso ...etc


Saudações a todos que aqui escrevem !!!

Abraço;

Júlio César




Avatar do usuário
Glauber Prestes
Moderador
Moderador
Mensagens: 8397
Registrado em: Sex Abr 06, 2007 11:30 am
Agradeceram: 253 vezes

Re: A Nova FAB

#107 Mensagem por Glauber Prestes » Sáb Set 05, 2009 4:33 pm

R.A.Barros escreveu:Brasil possui sistemas anti-aéreos ????
As bases são protegidas também?
FOTOS ?!?!?!??!
Renan, defina sistemas anti-aéreos. Não te entendi.




http://www.tireoide.org.br/tireoidite-de-hashimoto/
Cuidado com os sintomas.

Você é responsável pelo ambiente e a qualidade do fórum que participa. Faça sua parte.
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A Nova FAB

#108 Mensagem por Bolovo » Sáb Set 05, 2009 5:34 pm

Definição da Missão da Aeronáutica

Considerando as atribuições legais da Aeronáutica, sua amplitude, o seu caráter ambivalente e a visão institucional de como são realizadas, a definição da missão da Aeronáutica tem foco na sua atribuição principal e razão de ser como Força Armada, de forma que possa ser facilmente entendida por todos os seus componentes.

A Aeronáutica deverá defender o Brasil, impedindo o uso do espaço aéreo brasileiro e do espaço exterior para a prática de atos hostis ou contrários aos interesses nacionais.

Para isto, a Aeronáutica deverá dispor de capacidade efetiva de vigilância, de controle e de defesa do espaço aéreo, sobre os pontos e áreas sensíveis do território nacional, com recursos de detecção, interceptação e destruição.

A missão deverá nortear todas as atividades da Aeronáutica e estará sempre orientada pela destinação constitucional das Forças Armadas, por leis e por diretrizes do Comandante Supremo.

Deste modo, fica assim definida a Missão da Aeronáutica:

  • "MANTER A SOBERANIA NO ESPAÇO AÉREO NACIONAL COM VISTAS À DEFESA DA PÁTRIA"


Atribuições Constitucionais do Comando da Aeronáutica
  • * DEFENDER A PÁTRIA
    * GARANTIR OS PODERES CONSTITUCIONAIS, A LEI E A ORDEM
Atribuições Subsidiárias do Comando da Aeronáutica
  • * NATUREZA DAS ATIVIDADES
    * COOPERAR COM O DESENVOLVIMENTO NACIONAL
    * COOPERAR COM A DEFESA CIVIL
    * ORIENTAR, COORDENAR E CONTROLAR AS ATIVIDADES DE AVIAÇÃO CIVIL
    * PROVER A SEGURANÇA DA NAVEGAÇÃO AÉREA
    * CONTRIBUIR PARA A FORMULAÇÃO E CONDUÇÃO DA POLÍTICA AEROESPACIAL NACIONAL
    * ESTABELECER, EQUIPAR E OPERAR, DIRETAMENTE OU MEDIANTE CONCESSÃO, A INFRA-ESTRUTURA AEROESPACIAL, AERONÁUTICA E AEROPORTUÁRIA
    * OPERAR O CORREIO AÉREO NACIONAL
    * COOPERAR NA REPRESSÃO A DELITOS TRANSNACIONAIS
www.fab.mil.br




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: A Nova FAB

#109 Mensagem por R.A.Barros » Seg Set 07, 2009 4:42 pm

Mirage 2000 - Rafale
UH1 - BlackHawk
Esquilo - MI35/EC-725
C-130 - C390
Buffalo - C105
F-5E - F-5EM
AMX - AMX-M
P-16 - P-3M
Tucano - Super-Tucano

Ta ótimo!




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A Nova FAB

#110 Mensagem por Bolovo » Seg Set 07, 2009 6:23 pm

Olha, eu sinceramente acho que não era essa a intenção do Orestes, a de discutir reequipamento, com esse tópico. Claro que reequipamento é importante e tem que ser discutido, mas esse assunto sempre se torna o objeto central em todo e qualquer tópico. Acredito que o mestre estivesse pensando em algo mais filosófico, menos ligado ao material, algo como rediscutir o papel da Força Aérea para a nação ou algo do tipo. Não sei. Acho que é isso, mas ainda não tenho uma boa opinião formada para dar. Acertei em alguma coisa, professor?




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
jrr190
Novato
Novato
Mensagens: 1
Registrado em: Seg Set 07, 2009 6:30 pm

Re: A Nova FAB

#111 Mensagem por jrr190 » Seg Set 07, 2009 6:50 pm

orestespf escreveu:
talharim escreveu:Para mim a FAB precisa primeiro diminuir de tamanho principalmente na área de helis e transporte.

A sua aviação de transporte precisa ser ágil e estratégica menos aviões e helis porém vetores maiores e mais versáteis.

Uma conta simples : Desativar todos os Bandeirantes e troca-los por 5 C-5 Galaxy.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:
com um país do tamanho do brasil isso não seria bom,usar um c-5 GAL.nao seria uma alternativa para prestar uma assistencia no meio da floresta amazonica em lugares remotos.esta não é uma aeronave adequada,mas o bandeirante e o cessna sim.valeu!!!jrr190




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#112 Mensagem por orestespf » Seg Set 07, 2009 7:18 pm

Bolovo escreveu:Olha, eu sinceramente acho que não era essa a intenção do Orestes, a de discutir reequipamento, com esse tópico. Claro que reequipamento é importante e tem que ser discutido, mas esse assunto sempre se torna o objeto central em todo e qualquer tópico. Acredito que o mestre estivesse pensando em algo mais filosófico, menos ligado ao material, algo como rediscutir o papel da Força Aérea para a nação ou algo do tipo. Não sei. Acho que é isso, mas ainda não tenho uma boa opinião formada para dar. Acertei em alguma coisa, professor?
Acertou em cheio, amigo Bolovo! Meu objetivo primeiro não se trata apenas do lado "filosófico" sobre o papel da FAB, mas também em mostrar como é a FAB atualmente e especular sobre o que ela será a partir de agora. Muitos de nós não sabemos exatamente o que é a FAB, como funciona, como é a Instituição, seu papel, como atua, etc., então gostaria que debatêssemos sobre o que é a FAB hoje (e também o que foi no passado, tudo é importante neste caso) para poder ousar compreender como ela será no futuro próximo.

Debater sobre equipamento é bem legal, mas não me diz nada. Não é possível dizer qual é o melhor equipamento pra FAB sem saber como ela é, como opera, quais as condições reais para receber novos equipamentos e tirar o melhor deles, etc. Não se faz uma Força Aérea só com equipamentos, existem vários exemplos ao redor do mundo com excelentes equipamentos e que não deu em nada na hora do vamos ver.

Tá certo que desejar o melhor equipamento existente no mundo pra FAB é querer o melhor pra Força, não tenho dúvidas sobre isso, mas o melhor equipamento para uma força aérea de um dado país não é necessariamente o melhor pra ela. Compreendo um pouco da FAB é ter a chance de poder tirar alguma conclusão sobre a escolha do Rafale, por exemplo. É sobre isso que penso e falo.



Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#113 Mensagem por orestespf » Seg Set 07, 2009 7:21 pm

julio cesar santana escreveu:Olá a todos !

Parabéns Orestes pelo tópico....
Sou novo no DB, mas sou registrado a 4 anos, acompanho diariamente todos os debates...parabéns a todos que defendem com garra e com clareza os seus preferidos no Fx. Sou da epóca da Flap, defesa latina e revista força aérea e algumas outras, até recortes de jornal colecionava... qdo saiu a propaganda do AMX e da modernização das nossas fragatas.

O topico e sobre nossa FAB...minha pergunta qual e sua missão?
Seria proteger, defender, resgatar, salvar, transportar, evacuar, vigiar, atacar,controle,capacitar, treinar, formular politícas aeroespacias....

Procurei no site da FAB e isso tudo está incluso, claro que de uma forma mais objetiva.

E aí pensaríamos na FAB do futuro...qual seria sua visão de futuro. Na minha opinião leiga, não mudaria o foco da missão.

O que está sendo feito no momento...aquisições e modernizações e como vamos manter? como vamos capacitar? o planejamento está sendo pensando para 30 - 40 anos. Pois estaremos adquirindo 36 caças e precisaremos de mais (substituição F5, A-1, M-2000) e com certeza teremos quantidade e qualidade no aspecto defesa e ataque.
No transporte acho perfeito o C-390, bandeirantes modernizados + caravan. Falta reabastecedores definição e adquirir mais aviões de vigilância.
Patrulha maritíma faltará mais meios..

Sabemos que muitas partes da "missão" precisam de reformas (treinamento), mas e como reformar uma casa de boa localização só que da decada de 70... "não dá pra fazer tudo de uma vez" trocar telhado, caixa d'água, fiação elétrica,piso ...etc


Saudações a todos que aqui escrevem !!!

Abraço;

Júlio César
Obrigado, Júlio César!!!

Matou a charada, é sobre estas questões que levantou que gostaria de ver aqui neste tópico, pensarmos mais no geral do que no específico, entender aquilo (FAB) que gostamos e amamos. Temos muitas perguntas, agora se faz necessário a ousadia em tentar respondê-las. Não tenho respostas pra tudo, não sou da FAB, mas acho que os erros iniciais serão os condutores dos acertos, as respostas corretas aparecerão e todos nós ganharemos com a compreensão do que é a FAB.


Grande abraço,

Orestes




julio cesar santana
Novato
Novato
Mensagens: 9
Registrado em: Seg Jun 20, 2005 10:45 pm
Localização: ------
Contato:

Re: A Nova FAB

#114 Mensagem por julio cesar santana » Seg Set 07, 2009 9:10 pm

Mestre Orestes, peço permissão para assim lhe chamar!!!

Não sou militar, nem Fabiano, apenas um apaixonado por aviação militar.

Estamos felizes pelo dia de hj e vimos que a FAB (governo) tomou uma atitude que parece a melhor de todas em todo o seu contexto. Teremos acesso a tecnologias e novas oportunidades aparecerão para várias empresas brasileiras. Seu questionamento neste tópico se diz: a falta de continuidade, contigenciamento de verbas, mudanças de governos, planejamento. Coisas que parece q até hoje não aprendemos a fazer!!!

Trabalho no setor público e vejo como é difícl operar equipamentos de ponta na mudanças de governo --- até explicar que tais equipamento precisam manter a manutenção preventiva e corretiva que já existia.... perde-se um tempão.

Estamos na mudança dos tempos...chegamos ao futuro ???

saudações..

Júlio César.




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#115 Mensagem por orestespf » Seg Set 07, 2009 10:18 pm

julio cesar santana escreveu:Mestre Orestes, peço permissão para assim lhe chamar!!!

Não sou militar, nem Fabiano, apenas um apaixonado por aviação militar.

Estamos felizes pelo dia de hj e vimos que a FAB (governo) tomou uma atitude que parece a melhor de todas em todo o seu contexto. Teremos acesso a tecnologias e novas oportunidades aparecerão para várias empresas brasileiras. Seu questionamento neste tópico se diz: a falta de continuidade, contigenciamento de verbas, mudanças de governos, planejamento. Coisas que parece q até hoje não aprendemos a fazer!!!

Trabalho no setor público e vejo como é difícl operar equipamentos de ponta na mudanças de governo --- até explicar que tais equipamento precisam manter a manutenção preventiva e corretiva que já existia.... perde-se um tempão.

Estamos na mudança dos tempos...chegamos ao futuro ???

saudações..

Júlio César.
Olá Júlio César,

pode me chamar só de Orestes se preferir, mas mestre Orestes muito me honra também, sinta-se a vontade para se dirigir a mim.

Sobre a questão dos equipamentos x grana, bem, um dia a ficha da turma de cima teria que cair. Caiu!!!! Não tem como um indivíduo se enriquecer e não investir na segurança sua e de sua família, é pedir pra morrer. Este é o nosso caso, não há escolhas diferentes desta que se mostra, tanto que a oposição ao Governo não criou confusão (o barulho que se vê aí tem outra origem).

Qualquer outro governo que assumir daqui por diante pode pagar um preço muito alto (politicamente) se resolver embargar qualquer destas compras, será um tiro no pé. Veja que a imprensa divulga os números das compras e o povo não se incomoda, não há revolta ou algo similar, digamos que já existe uma consciência geral. Então, mudar o rumo é fazer lambança e das grandes.

A verdade é que este governo fez o que deveria ser feito por outros, mas que não fizeram por puro ranço com os militares, um erro crasso. Este fez, os próximos dirão que estão fazendo algo que já foi iniciado, não haverá questionamentos de grande porte, mas se houver cortes, contingenciamentos, etc., bem, a coisa pode pegar.


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
gaitero
Sênior
Sênior
Mensagens: 4237
Registrado em: Sáb Out 25, 2008 7:54 pm

Re: A Nova FAB

#116 Mensagem por gaitero » Ter Set 08, 2009 11:35 am

orestespf escreveu:
julio cesar santana escreveu:Mestre Orestes, peço permissão para assim lhe chamar!!!

Não sou militar, nem Fabiano, apenas um apaixonado por aviação militar.

Estamos felizes pelo dia de hj e vimos que a FAB (governo) tomou uma atitude que parece a melhor de todas em todo o seu contexto. Teremos acesso a tecnologias e novas oportunidades aparecerão para várias empresas brasileiras. Seu questionamento neste tópico se diz: a falta de continuidade, contigenciamento de verbas, mudanças de governos, planejamento. Coisas que parece q até hoje não aprendemos a fazer!!!

Trabalho no setor público e vejo como é difícl operar equipamentos de ponta na mudanças de governo --- até explicar que tais equipamento precisam manter a manutenção preventiva e corretiva que já existia.... perde-se um tempão.

Estamos na mudança dos tempos...chegamos ao futuro ???

saudações..

Júlio César.
Olá Júlio César,

pode me chamar só de Orestes se preferir, mas mestre Orestes muito me honra também, sinta-se a vontade para se dirigir a mim.

Sobre a questão dos equipamentos x grana, bem, um dia a ficha da turma de cima teria que cair. Caiu!!!! Não tem como um indivíduo se enriquecer e não investir na segurança sua e de sua família, é pedir pra morrer. Este é o nosso caso, não há escolhas diferentes desta que se mostra, tanto que a oposição ao Governo não criou confusão (o barulho que se vê aí tem outra origem).

Qualquer outro governo que assumir daqui por diante pode pagar um preço muito alto (politicamente) se resolver embargar qualquer destas compras, será um tiro no pé. Veja que a imprensa divulga os números das compras e o povo não se incomoda, não há revolta ou algo similar, digamos que já existe uma consciência geral. Então, mudar o rumo é fazer lambança e das grandes.

A verdade é que este governo fez o que deveria ser feito por outros, mas que não fizeram por puro ranço com os militares, um erro crasso. Este fez, os próximos dirão que estão fazendo algo que já foi iniciado, não haverá questionamentos de grande porte, mas se houver cortes, contingenciamentos, etc., bem, a coisa pode pegar.


Grande abraço,

Orestes
Este é o ponto X do discurso do NOSSO PRESIDENTE no 7 de Setembro..

Pensar no Pré-Sal sem pensar na Marinha, pensar na Amazônia sem pensar no Exercito, pensar no sistema completo sem pensar na FAB, não dá...

Já respondendo uma das questões do Orestes, como a FAB se adaptará, transformar-se-á e se manterá efetiva?

Simples. Basta ter Eficiência ( recursos, meios e pessoal ).

Recursos, porém investidos com responsabilidade, recursos, porém investidos com conciência, recursos, porém com garantias.

Meios, porém comprados com responsabilidade. De nada adianta meia duzia de F-22 se o país carece de 120 caças. De nada adianta 200 F-5 se o país carece de qualidade. De nada adianta 120 caças, se o mesmo não atende as necessidades da FAB. ( Manutenção, Garantias, Suporte, Armamento, Sistemas, Transferência de Tecnologia )

Pessoal, quando se tem meios e recursos, o que faz a diferença entre uma FA eficiênte e uma FA carente, é a peça que fica entre o Banco e o Manche... :wink:
De nada adianta ter um caça avançado se o piloto não voa, se o piloto não treina, se o piloto não aprimora seu conhecimento, se o piloto não é ousado, se o piloto não é inteligente, se o piloto não é capaz.

A FAB será fundamental não somente na defesa efetivamente, mas no suporte, na assitência, na vigilancia, na comunicação, será a FAB o elo de ligação entre as três forças, será a FAB a força que mais atuará em rede com os demais meios das outras forças, será a FAB a força que mais deverá estar preparada para um eminente combate ou para uma nobre missão de busca e salvamento.

Porém só a FAB para se transformar nesta nova Força que o Brasil exigirá no futuro próximo...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
Matheus Muniz
Novato
Novato
Mensagens: 11
Registrado em: Sex Ago 21, 2009 3:10 pm

Re: A Nova FAB

#117 Mensagem por Matheus Muniz » Ter Set 08, 2009 11:57 am

valeu pessoal por me responderem uma pergunta de dias atrás, Obrigado mesmo!!!! :wink:

E VIVA O RAFALE!!!!!!

Vou para a França em fevereiro, quero ver uns por lá :D




WalterGaudério
Sênior
Sênior
Mensagens: 13539
Registrado em: Sáb Jun 18, 2005 10:26 pm
Agradeceram: 201 vezes

Re: A Nova FAB

#118 Mensagem por WalterGaudério » Ter Set 08, 2009 3:57 pm

gaitero escreveu:
orestespf escreveu: Olá Júlio César,

pode me chamar só de Orestes se preferir, mas mestre Orestes muito me honra também, sinta-se a vontade para se dirigir a mim.

Sobre a questão dos equipamentos x grana, bem, um dia a ficha da turma de cima teria que cair. Caiu!!!! Não tem como um indivíduo se enriquecer e não investir na segurança sua e de sua família, é pedir pra morrer. Este é o nosso caso, não há escolhas diferentes desta que se mostra, tanto que a oposição ao Governo não criou confusão (o barulho que se vê aí tem outra origem).

Qualquer outro governo que assumir daqui por diante pode pagar um preço muito alto (politicamente) se resolver embargar qualquer destas compras, será um tiro no pé. Veja que a imprensa divulga os números das compras e o povo não se incomoda, não há revolta ou algo similar, digamos que já existe uma consciência geral. Então, mudar o rumo é fazer lambança e das grandes.

A verdade é que este governo fez o que deveria ser feito por outros, mas que não fizeram por puro ranço com os militares, um erro crasso. Este fez, os próximos dirão que estão fazendo algo que já foi iniciado, não haverá questionamentos de grande porte, mas se houver cortes, contingenciamentos, etc., bem, a coisa pode pegar.


Grande abraço,

Orestes
Este é o ponto X do discurso do NOSSO PRESIDENTE no 7 de Setembro..

Pensar no Pré-Sal sem pensar na Marinha, pensar na Amazônia sem pensar no Exercito, pensar no sistema completo sem pensar na FAB, não dá...

Já respondendo uma das questões do Orestes, como a FAB se adaptará, transformar-se-á e se manterá efetiva?

Simples. Basta ter Eficiência ( recursos, meios e pessoal ).

Recursos, porém investidos com responsabilidade, recursos, porém investidos com conciência, recursos, porém com garantias.

Meios, porém comprados com responsabilidade. De nada adianta meia duzia de F-22 se o país carece de 120 caças. De nada adianta 200 F-5 se o país carece de qualidade. De nada adianta 120 caças, se o mesmo não atende as necessidades da FAB. ( Manutenção, Garantias, Suporte, Armamento, Sistemas, Transferência de Tecnologia )

Pessoal, quando se tem meios e recursos, o que faz a diferença entre uma FA eficiênte e uma FA carente, é a peça que fica entre o Banco e o Manche... :wink:
De nada adianta ter um caça avançado se o piloto não voa, se o piloto não treina, se o piloto não aprimora seu conhecimento, se o piloto não é ousado, se o piloto não é inteligente, se o piloto não é capaz.

A FAB será fundamental não somente na defesa efetivamente, mas no suporte, na assitência, na vigilancia, na comunicação, será a FAB o elo de ligação entre as três forças, será a FAB a força que mais atuará em rede com os demais meios das outras forças, será a FAB a força que mais deverá estar preparada para um eminente combate ou para uma nobre missão de busca e salvamento.

Porém só a FAB para se transformar nesta nova Força que o Brasil exigirá no futuro próximo...
Perfeito!!, faço suas as minhas palavras, pois já havia batido nesta tecla em outro tópico. espero que o número mínimo de horas de vôo por piloto de rafa F 3 na FAB não seja inferior a 250hs/ano, que é uma espécie de padrão mínimo da NATO. Fora os Simuladores.




Só há 2 tipos de navios: os submarinos e os alvos...

Armam-se homens com as melhores armas.
Armam-se Submarinos com os melhores homens.


Os sábios PENSAM
Os Inteligentes COPIAM
Os Idiotas PLANTAM e os
Os Imbecis FINANCIAM...
Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: A Nova FAB

#119 Mensagem por Bolovo » Ter Set 08, 2009 4:05 pm

Walterciclone escreveu: Perfeito!!, faço suas as minhas palavras, pois já havia batido nesta tecla em outro tópico. espero que o número mínimo de horas de vôo por piloto de rafa F 3 na FAB não seja inferior a 250hs/ano, que é uma espécie de padrão mínimo da NATO. Fora os Simuladores.
Todo mundo quer isso. Mas reza porque estamos longe. Quero ver como vai ser em 2014.




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Thor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1558
Registrado em: Dom Set 23, 2007 10:17 pm
Agradeceram: 185 vezes

Re: A Nova FAB

#120 Mensagem por Thor » Ter Set 08, 2009 10:47 pm

Bolovo escreveu:
Walterciclone escreveu: Perfeito!!, faço suas as minhas palavras, pois já havia batido nesta tecla em outro tópico. espero que o número mínimo de horas de vôo por piloto de rafa F 3 na FAB não seja inferior a 250hs/ano, que é uma espécie de padrão mínimo da NATO. Fora os Simuladores.
Todo mundo quer isso. Mas reza porque estamos longe. Quero ver como vai ser em 2014.
Bolovo, não sei do padrão OTAN, mas sei que na FAB é muito difícil voar mais de 200hs de caça de alta performance num ano, por vários fatores.
Faça uma conta rápida:
Imagine que um piloto trabalha 20 dias por mês (seg a sex menos feriados), por 11 meses no ano= 220 dias. Se ele conseguir fazer um voo por dia, de combate, que é o que mais se treina, numa missão típica de 0:40 (é isso que dá...), dará (preciso de uma calculadora...) 145:00. No Brasil, devido nossa pobreza, cada vôo é extremamente esmiuçado, planejado, brifado com o controlador, brifado com a esquadrilha, táticas independentes com o figurativo inimigo, voo, debrifim em estaçoes com rejogo do que ocorreu e por ai vai... para esse voozinho de 40 min deu-se mais de 4 horas de envolvimento.
Voar por voar não é uma pratica usual na FAB. (esquadroes de 1a linha)
E sem falar que em paises mais ricos/desenvolvidos os pilotos são pilotos, e só... na FAB o capitao ou major é chefe de alguma secao que se ele nao trabalhar no solo o servico nao sai. Esse piloto que tenta fazer 1 ou 2 saidas por dia tem que ser chefe da manutencao, cuidar de suprimento, contrato logistico, etc... chefe da seçao de pessoal, cuidando de publicacoes administrativas de todos de sua unidade e por ai vai...
E mesmo assim temos pilotos que voam mais de 200 hs por ano. Nos esquadroes do 3 grupo (A-29) é comum voarem mais de 300 hs. Qtas horas vc acha que um operador de guerra eletronica, controlador ou piloto experiente que é chefe de missao dos R-99 voa por ano?? começa seu chute com mais 300, ok??
Abraços




Brasil acima de tudo!!!
Responder