Soultrain
Esta aproximação não é de agora, e não me canso de dizer que fomos nós portuguesinhos a iniciar.
Esqueçam os BRIC, o que se está a desenhar cada vez mais são três eixos liderados por:
1-América, China, Japão e Coreia;
2-Rússia e Índia;
3-Brasil e UE;
Não sei se sabem, mas recentemente Obama juntou os 150 mais importantes empresários Americnanos com os seus contra-parte Chineses. No discurso inicial disse: " O século XXI será o século Sino-Americano".
Estes eixos não serão antagonistas ou levarão a uma guerra ou algo assim. Se repararem o 1 Eixo foi formado por necessidade, não por proximidades de pensamento, é quase "forçado" por dependência económica. Este também não tem energia e terá que levar para a sua orbita quem tenha, Árabes e Africanos, mas estes vão dar a quem pagar mais.
A restante América do Sul terá que se aliar ao Brasil.
Este é um pensamento que comecei agora, poderá ter falhas, mas a mim parece-me lógico.
[[]]'s
É um bom e lógico pensamento,a ser desenvolvido.
Alguns óbices ainda terão que ser ajustados,o problema americanoxchines parece que caminha para aquele ponto do: se não poderá com eles junte-se,sendo a parte econômica o aspecto fundamental,mas o estratégico pode vir a reboque.
O caso do Japão que tem uma dependência econômica fundamental dos EUA,parece que caminhará para um distanciamento politico gradual do Japão que tem anseio por mais "independência",com o agravante de que se isso realmente ocorrer,podem ser trocados como parceiros no meio da ístória.
Russia e India caminham de mão dadas,mas existe ai alguns pontos futuros a serem desvendados,pela inconstante India.
No caso do Brasil e UE,existem como voce mesmo disse em post anterior,afinidades culturais e de origem,que os levariam a um encontro futuro lógico,talvez esse enlace com a França seja o primeiro passo,mas eu vejo a Europa como uma Hidra,portadora de diferenças aparentemente inconciliáveis,vejo a Inglaterra continuando na órbita americana como hoje,independente da UE,e a Alemanha mais independente da influência dos EUA como um Japão futuro também.
O Brasil caminha forçando uma aproximação com a Africa mas ela se mostra meio tíbia ainda,terá o Brasil que alcançar ainda um status e importância maior,para que se possa delimitar a influência que poderá exercer nesse continente.
Quanto a AS,a tendência é a dependência econômica cada vez maior do continente pelo Brasil,mas mesmo aqui,existe uma situação dúbia a ser desvendada,ao se tornar maior e mais musculoso o Brasil precisa,calibrar sua atuação para não ser repelido como novo império a ser odiado.
Nunca devemos nos esquecer que aqui,só nós falamos a lingua portuguesa.
Um bom pensamento,para ser desenvolvido,por quem tenha competência que me falta
Sds.