O problema, Túlio, é que as equações constantes do livro permitiriam calcular em detalhe os componentes para que isso funcione, não são apresentados só os conceitos básicos (esta é a proposta do texto, se conseguiu realmente não posso dizer, as equações estão muito acima do meu nível). Pior, a bomba usada como exemplo é uma das mais modernas do arsenal norte-americano, o próprio vazamento de alguns detalhes básicos dela anos atrás já foi um problemão. Usar estes dados para montar cálculos precisos e depois divulgá-los é no mínimo uma enorme falta de educação.Túlio escreveu:Não li o tale de livro - e nem entenderia nada mesmo - mas duvido que os 'pulos do gato' estejam nele, daí...
Aliás, em 'A Soma de Todos os Medos', Tom Clancy ensina direitinho como se faz a tale de super-compressão, é uma bola de plutônio com explosivos de carga moldada (como a de um RPG-7) simetricamente perfeitos em sua disposição em toda a sua volta, daí se detona tudo rigorosamente ao mesmo tempo e a bola vira numa bolinha supercomprimida. A proximidade dos átomos gera a reação em cadeia e...BUUUUUUUUM!!!
E agora? Proibir Tom Clancy?
Não acho que o pesquisador brasileiro estivesse agindo de má fé, minha impressão é que ele ficou empolgado em ver que suas equações e programas davam os resultados corretos para um caso prático conhecido e divulgou os seu trabalho, mas na minha opinião é sim responsabilidade do governo brasileiro mostrar que sabe a importância do tema e tomar ações cabíveis. Não acho que o autor deva ser penalizado, muito pelo contrário, mas é uma ótima oportunidade para o Brasil mostrar maturidade nesta área tão sensível.
Leandro G. Card