Novo Fuzil para o EB

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Ricardo Rosa
Sênior
Sênior
Mensagens: 789
Registrado em: Dom Jun 26, 2005 7:26 am
Localização: Brasília - DF
Agradeceram: 4 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3646 Mensagem por Ricardo Rosa » Qui Set 03, 2009 11:30 am

Brasileiro escreveu:
Ricardo Rosa escreveu:Boa tarde a todos,

Meu Deus, não dá para entender! O MD-97 não foi reprovado pelos testes do EB? Então qual o motivo em se insistir em um fuzil duramente criticado e que praticamente nasceu morto. Na minha opinião de leigo, deveríamos virar essa página e gastar nosso minguado dinheiro em equipamentos realmente válidos, independente de serem nacionais ou fabricados sob licença no País. Nada contra a IMBEL ou a indústria nacional, muito pelo contrário, mas sou a favor de qualidade (lógico, dentro das nossas possibilidades).

Abraços.

Amigo,

O MD-97 que foi reprovado nos testes é o 'antigo'.
Difícil dizer que 'insistiram em um projeto antigo' quando o que se tem agora é algo totalmente diferente do que se tinha antes. Afirmações que valiam há um ano atrás, para o fuzil antigo, agora não valem mais, não antes que ele seja testado pelo Exército.

Estamos agora diante de um novo fuzil (isso já não é virar a página?), com nome antigo que provavelmente será mudado. Todos os "relatos" que se tem notícia da nova arma são positivos, então, acho cedo demais e até descabido contestar a qualidade de uma coisa que sequer foi seriamente testada.
Já esperamos bastante até aparecer finalmente a imagem do fuzil, acho que não seria demais esperar mais um pouco para os testes.
Parece que até o começo do ano que vem ele vai ser apresentado. Esperemos!

abraços]

Bom dia a todos,

Brasileiro, a minha crítica é em relação ao modelo MD-97.

Abraços.




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3647 Mensagem por Bolovo » Qui Set 03, 2009 5:07 pm

Túlio escreveu:
Bolovo escreveu:

Num pais que deixou um fuzil revolucionário de lado, qualquer coisa é possível.

Na verdade DOIS: tem também aquele que o José Olímpio estava desenvolvendo antes de falecer, baseado na filosofia da sua SMG URU, ou seja, simplicidade a toda prova, poucas peças móveis, etc.

Aliás, eu fico imaginando no que resultaria uma combinação inteligente dos conceitos da arma do J.O. com a do Suzano, um avançadíssimo bullpup de polímero com a simplicidade mecânica de uma arma como a URU, sobre a qual li, numa revista ianque (Gun World ou Guns of the World, algo assim...) a seguinte manchete: Brazilian Uru - Outblasts UZI (e a UZI era a arma 'da hora', a MP-5 recém começava a ser conhecida pelo mundo afora, apesar de não ser tão 'novinha', tendo inclusive participado do resgate pelo GSG9/SAS daquele avião em Mogadíscio, nos anos 70, mas a URU tinha uma vantagem daquelas: menos de um terço do total de peças da UZI, incluindo carregador desmontado, lembro de ter visto 'vistas explodidas' de ambas as armas (UZI e URU) e a diferença era brutal... 8-]
É. Mas Nelmo Suzano tinha, e ainda têm, vários projetos além do bullpup de polímero com dupla-ação. Tinha armas convencionais também. Tem uma submetralhadora que lembra muito a MP-5. Com certeza deve ser melhor que as Beretta MT-12 e FAMAE .40 que temos hoje rodando por aí, mas...

LAPA SM-3 (submetralhadora 9mm)
Imagem

LAPA FA-3 (fuzil bullpup 5,56mm, dupla-ação, polímero e nacional, isso em 1980!)
Imagem


Esperar e ver se o MD-97A2 vai ser tudo isso mesmo. Até está lembrando bastante o AK5 sueco. Porque esperar mais 10 anos é que não vai dar.




Editado pela última vez por Bolovo em Qui Set 03, 2009 5:15 pm, em um total de 1 vez.
"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
agostinho
Intermediário
Intermediário
Mensagens: 161
Registrado em: Seg Mai 04, 2009 8:58 am

Re: Novo Fuzil para o EB

#3648 Mensagem por agostinho » Qui Set 03, 2009 5:10 pm

concerteza!!! :evil: :evil:




one shote one kill

http://www.geocities.com/majesticno10/images/sniper.jpg
DDNN
Avançado
Avançado
Mensagens: 374
Registrado em: Qui Mai 18, 2006 10:18 am
Localização: Curitiba / PR

Re: Novo Fuzil para o EB

#3649 Mensagem por DDNN » Qui Set 03, 2009 6:39 pm

Não critico a MD97 por ser "nacional" e sim, pelo conceito ultrapassado e pelo que ja tive contato, pessimo confiabilidade para uma arma de uso militar / policial.

Como eu mencionei, se Imbel insiste em solução estilo FAL, opte pelo caminho FNC / AK5, que são derivados (mas não "melhorados") da FAL.
A propria AK5 ja esta com sua ultima modernização concluida, dotados de trilhos mil-std-1913 para acessorios e modurabildiade conforme a scenario de operação, coronha rebativel com opção de regulagem de comprimento,..etc.

A propria LAPA de uns 30 anos atras, com pequenas alterações fica bem mais modernas em conceito do que esta MD97AX.

Pode acreditar em mim, na hora que o bicho pegar, com seus inimigos atirando e avançando em voce, posso garantir que so vai querer saber que seu fuzil e confiavel e não vai te deixar na mão. Pouco importa se e de projeto nacional, projeto extrangeiro ou ate importado :)




Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3650 Mensagem por rodrigo » Qui Set 03, 2009 7:19 pm

Brazilian Uru - Outblasts UZI (e a UZI era a arma 'da hora', a MP-5 recém começava a ser conhecida pelo mundo afora, apesar de não ser tão 'novinha', tendo inclusive participado do resgate pelo GSG9/SAS daquele avião em Mogadíscio, nos anos 70, mas a URU tinha uma vantagem daquelas: menos de um terço do total de peças da UZI, incluindo carregador desmontado, lembro de ter visto 'vistas explodidas' de ambas as armas (UZI e URU) e a diferença era brutal...
Não conheço a URU, mas se tem menos peças que a UZI, é muito próxima de uma chave de fenda.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3651 Mensagem por Túlio » Qui Set 03, 2009 7:45 pm

Na realidade, inteiramente desmontada, carregador desmontado incluído, a URU tinha no total 22 peças; a UZI, nas mesmas condições, 58 peças... 8-]




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
nveras
Sênior
Sênior
Mensagens: 2627
Registrado em: Dom Ago 02, 2009 1:16 pm
Agradeceram: 147 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3652 Mensagem por nveras » Qui Set 03, 2009 8:05 pm

Segundo este site, são 17 peças na uru.
http://images.google.com.br/imgres?imgu ... N%26um%3D1




Não é nada meu. Não é nada meu. Excelência eu não tenho nada, isso é tudo de amigos meus.
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3653 Mensagem por Túlio » Qui Set 03, 2009 8:32 pm

Somes a isso as do carregador: corpo, mola, elevador, base e pino de fixação. Dá quanto?




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Vitor
Sênior
Sênior
Mensagens: 1109
Registrado em: Sáb Mai 09, 2009 11:43 pm

Re: Novo Fuzil para o EB

#3654 Mensagem por Vitor » Qui Set 03, 2009 9:14 pm

Bolovo escreveu:
Túlio escreveu:
Na verdade DOIS: tem também aquele que o José Olímpio estava desenvolvendo antes de falecer, baseado na filosofia da sua SMG URU, ou seja, simplicidade a toda prova, poucas peças móveis, etc.

Aliás, eu fico imaginando no que resultaria uma combinação inteligente dos conceitos da arma do J.O. com a do Suzano, um avançadíssimo bullpup de polímero com a simplicidade mecânica de uma arma como a URU, sobre a qual li, numa revista ianque (Gun World ou Guns of the World, algo assim...) a seguinte manchete: Brazilian Uru - Outblasts UZI (e a UZI era a arma 'da hora', a MP-5 recém começava a ser conhecida pelo mundo afora, apesar de não ser tão 'novinha', tendo inclusive participado do resgate pelo GSG9/SAS daquele avião em Mogadíscio, nos anos 70, mas a URU tinha uma vantagem daquelas: menos de um terço do total de peças da UZI, incluindo carregador desmontado, lembro de ter visto 'vistas explodidas' de ambas as armas (UZI e URU) e a diferença era brutal... 8-]
É. Mas Nelmo Suzano tinha, e ainda têm, vários projetos além do bullpup de polímero com dupla-ação. Tinha armas convencionais também. Tem uma submetralhadora que lembra muito a MP-5. Com certeza deve ser melhor que as Beretta MT-12 e FAMAE .40 que temos hoje rodando por aí, mas...

LAPA SM-3 (submetralhadora 9mm)
Imagem

LAPA FA-3 (fuzil bullpup 5,56mm, dupla-ação, polímero e nacional, isso em 1980!)
Imagem


Esperar e ver se o MD-97A2 vai ser tudo isso mesmo. Até está lembrando bastante o AK5 sueco. Porque esperar mais 10 anos é que não vai dar.
Em relação ao SM-3, muito legal que a coronha vem com uma arma de brinde. :lol:




NÃO À DROGA! NÃO AO CRIME LEGALIZADO! HOJE ÁLCOOL, AMANHÃ COGUMELO, DEPOIS NECROFILIA! QUANDO E ONDE IREMOS PARAR?
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3655 Mensagem por Túlio » Qui Set 03, 2009 9:29 pm

Notaram ou fui só eu? Em ambas as armas, simulacro de empunhadura de FAL e de mira de M-16, aliás, esta última é que deve ter seduzido o Bolovo véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:

Não gostei da alavanca ambidestra do ferrolho também, é como que um gatilho mas este formato não é nem de longe o melhor para isso; no gatilho da arma a mão fica apoiada na empunhadura, já na alavanca...

A idéia de ambidextria é claro que é buena, apenas o formato não, o cilíndrico ainda me parece melhor e menos propenso a machucar o dedo do Atirador...




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
Junker
Sênior
Sênior
Mensagens: 1214
Registrado em: Sex Jan 19, 2007 3:47 pm

Re: Novo Fuzil para o EB

#3656 Mensagem por Junker » Qui Set 03, 2009 10:05 pm

Além da Uru, o Olympio tinha a Uirapuru. :cry:
Imagem




Avatar do usuário
Bolovo
Sênior
Sênior
Mensagens: 28560
Registrado em: Ter Jul 12, 2005 11:31 pm
Agradeceram: 442 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3657 Mensagem por Bolovo » Qui Set 03, 2009 10:12 pm

Túlio escreveu:Notaram ou fui só eu? Em ambas as armas, simulacro de empunhadura de FAL e de mira de M-16, aliás, esta última é que deve ter seduzido o Bolovo véio... :twisted: :twisted: :twisted: :twisted:
Com certeza, tanto que arranquei ele fora nas minhas montagens.

Imagem




"Eu detestaria estar no lugar de quem me venceu."
Darcy Ribeiro (1922 - 1997)
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3658 Mensagem por Túlio » Sex Set 04, 2009 5:44 am

Sem dúvida, a ergonomia melhorou com a nova empunhadura e telha - além dos Piccatinys, claro - mas a ação do gatilho encurtou, o que leva a crer que suprimiste a possibilidade de DA. E a alavanca do ferrolho, em que pese continuar ambidestra (bueno), mantém o formato de gatilho (não tão bueno), elém de machucar, ainda fica enroscando nas kôzaz. Sugestões:

:arrow: Empunhadura maior, semelhante à da 24/7 ou CZ-75, extremamente confortáveis e fazendo parte do corpo de polímero desde sua fabricação, não inserida depois, como parece ser o modelo proposto.

:arrow: Alavanca do ferrolho em forma cilíndrica.

:arrow: Como colocaste uma alça de mira aberta como backup para a optrônica, sugiro uma massa também. Detalhe: quanto mais longe uma da outra, maior a precisão.

:arrow: Os comandos (S, 1, 2/3, 30 - repito, creio que suprimiste a DA) parecem não ser ambidestros e deveriam ser, um soldado canhoto teria de soltar a telha para destravar a arma ou mudar seu regime de tiro. Ademais, deveriam estar ao alcance do polegar...

Mas parece ser um bom começo... :wink:




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Avatar do usuário
rodrigo
Sênior
Sênior
Mensagens: 12891
Registrado em: Dom Ago 22, 2004 8:16 pm
Agradeceram: 424 vezes

Re: Novo Fuzil para o EB

#3659 Mensagem por rodrigo » Sex Set 04, 2009 5:58 am

Segundo este site, são 17 peças na uru.
http://images.google.com.br/imgres?imgu ... N%26um%3D1
Imagem

Agora me lembrei, é uma droga. Não sei se podia ser melhorada se fabricada por Imbel ou Taurus, mas essa arma dá razão ao ditado americano spray and pray.




"O correr da vida embrulha tudo,
a vida é assim: esquenta e esfria,
aperta e daí afrouxa,
sossega e depois desinquieta.
O que ela quer da gente é coragem."

João Guimarães Rosa
Avatar do usuário
Túlio
Site Admin
Site Admin
Mensagens: 61262
Registrado em: Sáb Jul 02, 2005 9:23 pm
Localização: Tramandaí, RS, Brasil
Agradeceram: 6571 vezes
Contato:

Re: Novo Fuzil para o EB

#3660 Mensagem por Túlio » Sex Set 04, 2009 8:47 am

É, tão 'spray and pray' que foi COPIADA por uma empresa...americana... :roll:

Li sobre essa arma (a cópia) aqui:

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB- ... -olive-_JM

Ademais, em uma revista de armas, uma reportagem do mesmo Ronaldo S. Olive registra que, querendo saber efetivamente até que ponto a arma era confiável, ele abriu o mecanismo (por trás) e encheu de terra. Colocou então o carregador e 'sentou o dedo' em full: saíram todas as munições, sem problemas nem engasgos.

Os principais problemas da URU vinham da obsolescência da interface (empunhadura pelo carregador, à moda INA), gatilho pequeno e 'duro', coronha desmontável ao invés de retrátil ou dobrável e péssima tala de empunhadura. Cheguei a ver fotos da versão aperfeiçoada pelo Olímpio, no qual a arma tinha uma telha dianteira para empunhadura, coronha dobrável, punho muito melhor e gatilho maior. Mas foi só um protótipo, a original foi fabricada aos milhares pela Vigorelli (fábrica de máquinas de costura), tendo aparecido até em mãos de guerrilheiros (se não me falha a memória, Salvadorenhos...).




Be fearful when others are greedy and be greedy when others are fearful.

Warren Buffett
Responder