A Nova FAB

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

Moderadores: Glauber Prestes, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

A Nova FAB

#1 Mensagem por orestespf » Qua Set 02, 2009 10:27 am

Caros amigos e colegas DBistas,

durante alguns anos só temos discutido qual seria o melhor vetor de combate para a FAB, sem falar dos debates acalorados sobre as questões por trás de cada concorrente e também no sentido mais amplo. Perdeu-se o momento de analisar a Força Aérea Brasileira dentro deste novo contexto, ou seja, como ela será a partir da aquisição dos novos meios.

Uma força aérea não é só uma aviação de combate, precisa, além desta, de outros equipamentos e meios para que se mostre realmente efetiva e operacional. Assim sendo, diante da grande probabilidade de termos novos vetores, não apenas de combate, mas também de asas rotativas, transporte, etc., aliadas à questões relativas ao processo de manutenção, necessidade de nova logística, implementação de novas doutrinas, táticas e reformulação estratégicas, de se traçar um esboço de como será esta nova FAB.

O objetivo deste tópico é de criar mais um espaço para se debater o FX-2 e os caças, mas de debater os reflexos do FX-2 (e outros equipamentos) sobre a FAB, independentemente de qual seja o caça a ser escolhido. Este espaço permite discutir o C-390 e suas variantes para reabastecimento aéreo, bem como considerar os F-5 e A-1 já modernizados (e não suas modernizações), os novos hélis comprados (russo, francês e americano), os P-3, os Bandeirantes modernizados, os Bandeirulhas modernizados, etc. Sem falar das lacunas ainda não respondidas (Xavantes, etc.), necessidades ou não de novas bases, e por aí vai.

Até hoje percebo que vários colegas desconhecem a FAB por completo, se interessam pelo assunto motivados "apenas" pelos atrativos caças. Acredito que seja um bom momento para se traçar e debater a FAB atual e a FAB das próximas décadas. Com isso passamos a ter contato com algo maior, que é a instituição FAB, e permitir a compreensão do que está sendo feito dentro de um contexto maior. Assim, cria-se uma janela para compreender a FAB, a instituição, o que ela realmente é, como funciona, como deveria funcionar e como será daqui por diante.

Peço ajuda de todos do fórum, para participar postando matérias, opiniões, bem como os esclarecimentos por parte daqueles que já a conhecem bem, muito em particular, dos militares que estão presentes no fórum, dos "reformados" que tem muito o que ensinar, daqueles que fazem ou fizeram parte do processo e que não querem se expor, mas que tem muito o que dizer sobre, e também dos civis que tem grandes conhecimentos adquiridos de forma qualquer, seja por estudos, seja por conversa diárias com pessoas da área, seja através de suas opiniões, etc.

Se este espaço permitir ao leitor compreender um pouco mais sobre a FAB como um todo, já me dou por satisfeito. Parece difícil, parece chato, mas torcer para um dado caça é muito pouco diante de torcer para a própria FAB. É isto que proponho aqui, torcendo para que seja assimilado e a ideia não morra na praia.


Abraços a todos,

Orestes




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: A Nova FAB

#2 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 02, 2009 10:56 am

Bela iniciativa Orestes...

Temos realmente que voltar nossos olhos a instituição FAB e não somente aos novos vetores que serão incorporados.

Também temos o projeto VANT p/ discutir com os outros membros, o fato da FAB obter poder de policia assim como o Exército, a criação de um setor unificado de compras de materiais p/ as 03 forças, e varios outros assuntos.

Abraço

Ps.: Com pouco tempo agora, mas ja volto...




Imagem
Avatar do usuário
Marino
Sênior
Sênior
Mensagens: 15667
Registrado em: Dom Nov 26, 2006 4:04 pm
Agradeceram: 630 vezes

Re: A Nova FAB

#3 Mensagem por Marino » Qua Set 02, 2009 11:07 am

Parabéns mano velho por mais esta iniciativa.
Sugiro pensar a FAB futura de acordo com as missões que terá que cumprir, que listo abaixo, pedindo para que os companheiros fabianos corrijam qualquer erro cometido por este marinheiro, seja por omissão ou excesso:

- Operações aero-estratégicas (ofensivas/defensivas).

- Superioridade aérea.

- Apoio aéreo aproximado.

- Operações especiais.

- Transporte aéreo.

- Vigilância e reconhecimento aéreo.

- Operações aéreas sobre áreas marítimas.




Editado pela última vez por Marino em Qua Set 02, 2009 11:30 am, em um total de 1 vez.
"A reconquista da soberania perdida não restabelece o status quo."
Barão do Rio Branco
EdLemos
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jun 05, 2009 10:53 pm

Re: A Nova FAB

#4 Mensagem por EdLemos » Qua Set 02, 2009 11:15 am

Orestes, como meu proprio avatar indica sou um novato sem conhecimento algum das nossas forças, apesar de entusiasta das mesmas, e que busca sempre se orgulhar do esforço imenso de todas para se manterem operacionais mesmo diante de escassos recursos.

Achei muito oportuno esse tópico, talvez motivado por uma leitura recente de um artigo que tratava sobre a nova organização POLITICA que se planeja para as nossas FA´s, aposto que minha opinião vai ser recriminada por muitos, mas achei muito interessantes alguns pontos, como a vontade se unir cada vez mais as diferentes forças em comandos unificados, em determinadas situações, a concentração das compras em uma secrétaria do ministério da Defesa, e principalmente ao aumento do poder civil aonde ele cabe(será ?), deixando as questões militares àqueles que a dominam. Espero que o resultado nao seja apenas o aumento da burocracia, e a criação de cabides de empregos para outros filhos de senadores.

O futuro da FAB em especial, pra mim é uma incógnita, as vezes acho que a coisa vai andar, e finalmente nosso pais vai contar com a estrutura e os equipamentos condizentes com sua economia e sua importancia no mundo...porém, em outras oportunidades um banho de realidade acaba me convencendo de que sem uma mudança radical de estratégia...de vontade politica e principalmente de visão por parte da nossa sociedade como um todo nunca seremos grandes de verdade.

O Fx-2 a novela mais longa que já vimos tb não me motiva mais pra ser sincero, parece que no final depois de tanto esperar, vamos receber algo já ultrapassado e continuar no ciclo da sucata...tá, talvez nao seja assim, mas é oq eu penso as vezes.

Enfim, vou aprender muito nesse tópico (rever muitos conceitos inclusive) e serei seu espectador assiduo.

Grande Abraço.




EdLemos
Júnior
Júnior
Mensagens: 27
Registrado em: Sex Jun 05, 2009 10:53 pm

Re: A Nova FAB

#5 Mensagem por EdLemos » Qua Set 02, 2009 11:18 am

Sávio, qdo comecei a resposta (fui interrompido por problemas aqui no trabalho) só havia o post inicial do nosso amigo Orestes, e vc acabou tocando no ponto de compras, que bom, então é assunto interessante a ser debatido.

Vc acha uma boa essa iniciativa ?

Grande Abraço.




Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: A Nova FAB

#6 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 02, 2009 11:28 am

EdLemos escreveu:Sávio, qdo comecei a resposta (fui interrompido por problemas aqui no trabalho) só havia o post inicial do nosso amigo Orestes, e vc acabou tocando no ponto de compras, que bom, então é assunto interessante a ser debatido.

Vc acha uma boa essa iniciativa ?

Grande Abraço.
Pra mim... Assim como em qualquer outro setor, depende muito da capacidade do pessoal que será escolhido p/ ocupar estes cargos.

Uma coisa é certa, terá uma grande melhora na logistica dos materiais mas também tenho o mesmo receio que os comandantes das forças, pode demorar ainda mais p/ comprar uma coisa ou outra porque pelo que parece será um sistema bem mais burocratico de concretizar estas compras.

Mas é um assunto importantissimo sim amigo Ed.

Vamos discutir esta mudança durante muitas paginas neste tópico.

Grande Abraço




Imagem
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#7 Mensagem por orestespf » Qua Set 02, 2009 11:56 am

Marino escreveu:Parabéns mano velho por mais esta iniciativa.
Sugiro pensar a FAB futura de acordo com as missões que terá que cumprir, que listo abaixo, pedindo para que os companheiros fabianos corrijam qualquer erro cometido por este marinheiro, seja por omissão ou excesso:

- Operações aero-estratégicas (ofensivas/defensivas).

- Superioridade aérea.

- Apoio aéreo aproximado.

- Operações especiais.

- Transporte aéreo.

- Vigilância e reconhecimento aéreo.

- Operações aéreas sobre áreas marítimas.
Olá Mano Velho,

acho que cabe um tópico deste tipo também lá nas Navais. O que acha? Não estamos falando em novidades somente na FAB, a MB será completamente nova daqui por diante.


Abração,

Orestes




orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#8 Mensagem por orestespf » Qua Set 02, 2009 11:59 am

EdLemos escreveu:Orestes, como meu proprio avatar indica sou um novato sem conhecimento algum das nossas forças, apesar de entusiasta das mesmas, e que busca sempre se orgulhar do esforço imenso de todas para se manterem operacionais mesmo diante de escassos recursos.

Achei muito oportuno esse tópico, talvez motivado por uma leitura recente de um artigo que tratava sobre a nova organização POLITICA que se planeja para as nossas FA´s, aposto que minha opinião vai ser recriminada por muitos, mas achei muito interessantes alguns pontos, como a vontade se unir cada vez mais as diferentes forças em comandos unificados, em determinadas situações, a concentração das compras em uma secrétaria do ministério da Defesa, e principalmente ao aumento do poder civil aonde ele cabe(será ?), deixando as questões militares àqueles que a dominam. Espero que o resultado nao seja apenas o aumento da burocracia, e a criação de cabides de empregos para outros filhos de senadores.

O futuro da FAB em especial, pra mim é uma incógnita, as vezes acho que a coisa vai andar, e finalmente nosso pais vai contar com a estrutura e os equipamentos condizentes com sua economia e sua importancia no mundo...porém, em outras oportunidades um banho de realidade acaba me convencendo de que sem uma mudança radical de estratégia...de vontade politica e principalmente de visão por parte da nossa sociedade como um todo nunca seremos grandes de verdade.

O Fx-2 a novela mais longa que já vimos tb não me motiva mais pra ser sincero, parece que no final depois de tanto esperar, vamos receber algo já ultrapassado e continuar no ciclo da sucata...tá, talvez nao seja assim, mas é oq eu penso as vezes.

Enfim, vou aprender muito nesse tópico (rever muitos conceitos inclusive) e serei seu espectador assiduo.

Grande Abraço.
Este espaço é pra discutir tudo, EdLemos, inclusive as questões políticas que surgirão neste meio e suas implicações em cada Força, muito particularmente, na própria FAB.

Não seja apenas um espectador, diga o que pensa, post sempre, é a partir das dúvidas que aparecem as respostas.


Grande abraço,

Orestes




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: A Nova FAB

#9 Mensagem por talharim » Qua Set 02, 2009 12:34 pm

Para mim a FAB precisa primeiro diminuir de tamanho principalmente na área de helis e transporte.

A sua aviação de transporte precisa ser ágil e estratégica menos aviões e helis porém vetores maiores e mais versáteis.

Uma conta simples : Desativar todos os Bandeirantes e troca-los por 5 C-5 Galaxy.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
orestespf
Sênior
Sênior
Mensagens: 11430
Registrado em: Ter Out 17, 2006 5:43 pm
Agradeceram: 1 vez

Re: A Nova FAB

#10 Mensagem por orestespf » Qua Set 02, 2009 12:37 pm

talharim escreveu:Para mim a FAB precisa primeiro diminuir de tamanho principalmente na área de helis e transporte.

A sua aviação de transporte precisa ser ágil e estratégica menos aviões e helis porém vetores maiores e mais versáteis.

Uma conta simples : Desativar todos os Bandeirantes e troca-los por 5 C-5 Galaxy.
:shock: :shock: :shock: :shock: :shock:




Avatar do usuário
talharim
Sênior
Sênior
Mensagens: 9831
Registrado em: Sex Mai 07, 2004 11:40 pm
Localização: Santos-SP
Agradeceram: 212 vezes

Re: A Nova FAB

#11 Mensagem por talharim » Qua Set 02, 2009 12:50 pm

Explica-se : O conceito romantico da década de 60 de FAB integradora nacional não se mantém mais..............a necessidade de se manter uma gigantesca frota de aeronaves de porte pequeno e médio para ligação e transporte não se justifica mais.

Os estados se fortaleceram,os municípios cresceram,o país se desenvolveu logisticamente.

O EB e a MB consolidaram suas frotas de helis ficaram praticamente independentes nesse sentido.

A FAB se perdeu..............de uma hora para outra esquadrões inteiros ficaram sem ter que fazer nada...........ninguém precisava mais chamar a FAB para fazer nada.

A FAB precisa enxugar seus quadros se tornar ágil e profissional............sua áreas de atuação devem ser o apoio estratégico de mobilidade das outras 2 FAs e apoio estratégico em operações inernacionais.




"I would rather have a German division in front of me than a French

one behind me."

General George S. Patton.
Avatar do usuário
Skyway
Sênior
Sênior
Mensagens: 11166
Registrado em: Seg Jun 19, 2006 1:40 pm
Agradeceram: 266 vezes

Re: A Nova FAB

#12 Mensagem por Skyway » Qua Set 02, 2009 12:57 pm

:lol: :lol: :lol: :lol:

Esse talha...rsrs

Talha, procura conhecer primeiro a aviação de transporte da FAB, da uma olhada na matéria que fiz junto com o Gerson sobre a RAT, e vai ver que a aviação de transporte hoje é até de certa forma pequena pro que a FAB precisa, tendo em vista o tamanho do Brasil.

EDIT: A FAB sabe onde tem que queimar gordura, e ja esta fazendo. Não diria que é um exemplo perfeito, mas a fusão do esquadrão Cascavel com o Coral já foi uma enxugada, não exatamente de propósito já que a falta de C-130 tambem motivou essa fusão, mas acabou enxugando.

Os bandeirantes da FAB voam MUITO, fazem de tudo e são imprescindíveis para algumas funções e fundamentais para algumas cidades, assim como os C-105A.

Um abraço!




AD ASTRA PER ASPERA
Avatar do usuário
Sávio Ricardo
Sênior
Sênior
Mensagens: 2990
Registrado em: Ter Mai 01, 2007 10:55 am
Localização: Conceição das Alagoas-MG
Agradeceram: 181 vezes
Contato:

Re: A Nova FAB

#13 Mensagem por Sávio Ricardo » Qua Set 02, 2009 1:04 pm

talharim escreveu:Desativar todos os Bandeirantes e troca-los por 5 C-5 Galaxy.
Uau...seria d+... mas um sonho, só um sonho...

Teriamos que modificar as estruturas de praticamente todas nossas bases.

Passou um documentario no NatGeo sobre o Galaxy acho que quinta-feira passada... Ele precisa de uma infra-estrutura gigante p/ poder operar 100%.




Imagem
Avatar do usuário
DELTA22
Sênior
Sênior
Mensagens: 5726
Registrado em: Qui Jun 26, 2008 8:49 pm

Re: A Nova FAB

#14 Mensagem por DELTA22 » Qua Set 02, 2009 1:13 pm

Na minha limitada visão, nos proximos anos, assim como hoje, os principais TOs em que a FAB estará presente será a Amazonia e o Atlantico Sul. Sendo assim, não vejo como ter uma aviação de transporte baseada somente em grandes cargueiros.

Deve-se, na minha opinião, manter um sistema de transporte capilar para o caso da Amazonia, ou seja, grandes cargueiros para as bases mais preparadas e maiores cargas e a partir destas, cargueiros de médio e pequeno porte "distribuem" cargas aos demais pontos do território em bases menos preparadas e/ou menores. Isso tudo, obviamente, levando em consideração o custo/benefício de cada missão a ser cumprida.

[]'s a todos. :wink:




"Apenas o mais sábio e o menos sábio nunca mudam de opinião."
Avatar do usuário
R.A.Barros
Sênior
Sênior
Mensagens: 2248
Registrado em: Seg Ago 20, 2007 2:53 pm
Localização: Ponta Porã - MS
Agradeceram: 2 vezes

Re: A Nova FAB

#15 Mensagem por R.A.Barros » Qua Set 02, 2009 1:38 pm

Acho que a FAB poderia ter mais atuação nas fronteiras, pois é por lá que entrarão as ameaças. Como Brasil é muuuito grande, seria difícil cobrir toda fronteira só movendo esquadrões, então, defendo a idéia de manter os Mirage 2000 e os F-5E/M até o tempo que os mesmos não aguentarem neim taxiar na pista.

Acho que não é necessário caças no sudeste do Brasil, por lá, a defesa ficaria por conta da Marinha, as bases aéreas ficariam só com A-29 e aviões de carga. Por mim, toda defesa da região do litoral ficaria por conta da marinha, mas sei que não temos essa capacidade ainda.




VALENTE , GUERREIRO E AUDAZ;
NÃO RECUAMOS JAMAIS;
CONTE COMIGO BRASIL , BRASIL !
SEJA NA GUERRA OU NA PAZ.
PARA-SAR
Responder