JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Re: JAS-39 Gripen

#7786 Mensagem por Francoorp » Qui Ago 27, 2009 3:55 pm

:shock: :shock: :shock: :( :( :( :( :? [002]




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Re: JAS-39 Gripen

#7787 Mensagem por gaitero » Qui Ago 27, 2009 4:01 pm

Muito boa... mas deve haver algum erro, o dados OFICIAIS da CHINA vão completamente contra as 2200 Milhas, públicamente afirmado pela SAAB... 8-]

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




Editado pela última vez por gaitero em Qui Ago 27, 2009 4:03 pm, em um total de 1 vez.
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Re: JAS-39 Gripen

#7788 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 27, 2009 4:02 pm

Os dados são 2200 milhos de alcance, não milhas.




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Re: JAS-39 Gripen

#7789 Mensagem por gaitero » Qui Ago 27, 2009 4:03 pm

:mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen: :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#7790 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 27, 2009 4:04 pm

A SAAB só mente.




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Re: JAS-39 Gripen

#7791 Mensagem por Wolfgang » Qui Ago 27, 2009 4:05 pm

Bolovo escreveu:A SAAB só mente.
Ou somente a SAAB...




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Re: JAS-39 Gripen

#7792 Mensagem por Francoorp » Qui Ago 27, 2009 4:08 pm

E a FAB que deve dizer o que quer , pra mim, um turbofan Snecma-atar 9k-50 seria jà bom,pecado pelo super-cruzeiro, mas devemos aprender a faze-lo. com um radar IrBIs-E russo a coisa fica chic.Mais um FLIR e a metade tà feita.

Mas nòs nao temos nada disso, nem tech para fazer isso jà. Servirà tempo e empenho. ao menos posso sonharrrrr




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Re: JAS-39 Gripen

#7793 Mensagem por gaitero » Qui Ago 27, 2009 4:12 pm

Wolfgang escreveu:
Bolovo escreveu:A SAAB só mente.
Ou somente a SAAB...
[091] [091] [091] [091] [091] [091] [091] [091]




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Re: JAS-39 Gripen

#7794 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 27, 2009 9:33 pm

Allan, vamos lá.

CM,
A antena de movimento hibrido é interessante, mas é uma solução de compromisso. Enquanto o angulo de ação aumenta consideravelmente, a velocidade de escaneamento da área total de cobertura diminui devido ao sistema mecânico.
Nenhum radar atual "mecânico" deixa escapar qualquer alvo dentro de seu raio de ação, mesmo sendo de movimento mecânico. Logo, um radar de escaneamento eletrônico que leva pouco mais de um(1) segundo para ir de um extremo ao outro do leque de varredura não vai perder absolutamente nada em relação a um Captor da vida (EF 2000), que é considerado um ótimo radar e equipa o TOP fighter de muitos países europeus, mesmo com o MTBF de um típico radar mecanico. Muito ao contrário, vai acrescentar uma velocidade de escaneamento absurda ao sistema, além de JAMAIS ser menos confiável que qualquer radar de geração atual.
As falhas serão sempre menores que na geração anterior, sendo que mesmo que a antena trave numa determinada posição, o radar continua varrendo eletrônicamente.
Outra coisa, a varredura em 120º não será usada 100% do tempo. Apenas no caso de se usar um radar de uma formação ligado e todos os outros desligados, fazendo com que esse radar ligado forneça dados para outros 16 caças da formação via datalink digital criptografado, o que é a muito tempo conhecido e usado como mini-AWACS..
E mais, tendo um alvo, ou alvos sido detectados numa determinada região do cone de varredura, para-se a antena mecanicamente naquela direção num eixo ótimo e usa-se obviamente apenas a varredura eletrônica.

A grande vantagem desse enorme ângulo é iluminar alvos estando-se voando a 90º do mesmo, por exemplo. Desta forma, usa-se o efeito doppler e mantem-se o alvo locado o tempo todo, fornecendo atualização de posição para mísseis ativos e semi-ativos.
No caso de alvos navais usa-se essa vantagem também para fornecer dados de posição os alvos em tempo real para um míssil à caminho, ou para uma rede de dados com navios, submarinos e etc. Todos poderão atirar e dirigir seus mísseis sem precisar iluminar o alvo/alvos.
A adição de mecanismos de movimento também aumenta a vulnerabilidade à falhas de conexão e dos próprios mecanismos, aumentando custos de manutenção e diminuindo o tempo médio entre falhas, ou seja, o índice de disponibilidade dos aviões.


Allan, todos os radares atuais tem um MTBF perfeitamente aceitável e o funcionamento do sistema eletro-hidráulico pode ser perfeitamente acompanhado via manutenção preventiva.
A adição do escaneamento eletrônico só vem somar, JAMAIS diminuir capacidades.
E a operação fixa em angulo de 120 graus, ainda que prática para a melhora do RCS da aeronave, efetivamente reduz o alcance frontal do radar.
NUNCA essa operação foi dita como fixa, jamais. Rebater a antena é um recurso usado até nos radares atuais, e fixar uma antena num ângulo qualquer SEMPRE, vai diminuir o ângulo de varredura numa determina direção.

Daqui a pouco eu coloco uns desenhos, vou jantar primeiro. :wink: :)




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Re: JAS-39 Gripen

#7795 Mensagem por kekosam » Sex Ago 28, 2009 8:53 am

Bolovo, agora este estudo já está defasado... tem a melhoria de aproximadamente 29,843% de alcance quando se voa sem o canopy, que foi aferido nos últimos testes. Pede pro seu amigo refazer os gráficos do Flanker, por favor?




Assinatura? Estou vendo com meu advogado...
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Re: JAS-39 Gripen

#7796 Mensagem por paulosa » Sex Ago 28, 2009 1:08 pm

O Sr. MAPINGUARI fez esta postagem no indice programa Brasil em Debate, na TV Câmara :

programa Brasil em Debate, na TV Câmara, discutiu hoje o tema "O Apagão da Marinha", com as presenças dos deputados federais Júlio Delgado (PSB/MG) e Antonio Carlos Pannunzio (PSDB/SP). O programa foi muito interessante, apesar de vários equívocos dos deputados (Pannunzio acha que a MB não deveria investir em NAes e, para Delgado, o Scorpène é um navio ultrapassado, que não é usado pela Marinha da França - bem, o IKL 214 também não é usado pela a da Alemanha - e que nem mesmo dispões de AIP. O IKL 214, como seria adquirido pela MB, também não). Mas ambos concordam que a MB precisa urgentemente de um reaparelhamento.
O programa será reprisado três vezes nessa terça-feira, às 7 horas, às 12h30 e às 20 horas (Horário de Brasilia).
Assistam o Vídeo:

*Dai amigos, escrevi o seguinte artigo pra colocar aqui no Forum.

NEOLIBERALISMO X INANIÇÃO MILITAR

Amigos eu ficou louco com estes ""políticos"" fisiológicos e demagogos. Estão dominando nosso Brasil a mais de 25 anos e só feraram a nação. Não sabem nada da vida militar, das necessidades militares e vêm dar pitaco.
Estavamos melhores em defesa na época dos militares, depois por puro despeito, revide, os políticos resolveram sustentar os militares a pão e àgua, até a inanição que se vê hoje. Sinceramente não sei porque as forças armadas se mantiveram e se mantém tão passivas diante de tantas agressões que sofreram e sofrem.
Agora esses fisiológicos e demagogos, A Ética do político fisiológico " A barriga cheia e a cabeça vazia"
Franklin Maciel, vêm a público pra falar mal dos projetos de reequipamento das forçass armadas. Eles não entende nada de Segurança Nacional, como saberiam se não entendem de Segurança Pública. Eles não tem tempo pra ver as necessidades das nação, só os seus próprios. Para estes psicofisiológicos só existe eles e suas necessidades narcisistas e seus neuras de poder.
Esta na hora também dos militares honrar mais os fundilhos da farda e juntar esta mega quadrilha de Brasilia num canto e demonstrar energia. Garanto que era só uma pressãozinha e eles amoleceriam. Haveria um "Reequipamento Amplo, Geral e Irrestrito", pois não irão por em JOGO A TETA.
Tenho serias desconfianças se haverá manutenção das compras para as forças armadas do Brasil se o neoliberalismo voltar ao poder, PSDB. O próprio Serra já falou que seguirá linha Kircheriana da argentina de desmantelamento das forças armadas, pois o Brasil precisa é investir em saúde educação e etc. Vejam o que é hj a PODEROSA Argentina da décadas de 70 e começo da de 80. Visitem FORUNS de defesa argentinos e vejam a chorradeira deles pelo desmantelamento das Forças Armadas Argentinas. O Brasil teve que emprestar agora 5 Tucanos para Escola de Formação de Cadetes e Oficias do Ar deles, por falta de um avião de treinamento para os estudantes.
Eles, os neoliberias, estiveram 8 anos no poder com FHC e sucatearam as forças armadas do Brasil, ao ponto dos quarteis fecharem e os militares irem para casa por falta de comida. Milhares de jovens cidadãos brasileiros serem dispensados do serviço militar por falta de comida nos quarteis. FHC terminou com FX, engavetando e deixando a decisão pra o Lula. Se voltarem ao poder, engavetaram tudo que puderem engavetar. Por isso, estou torcendo para que o FX2 saia antes do final de setembro, se não só em 2011 uma decisão, se forem os neoliberais os caciques ai nunca mais.
Esta na hora de vermos que Brasil o Brasil quer. Que Brasil os brasileiros querem.
Estes psicofisiologicos neoliberais entregaram a Vale do Rio Doce e tantas companhias brasileiras a controle extrangeiros pra enriquecerem, seguem a política entregacionista.
Não sou partidário de nenhum partido, só torço pelo Brasil.
Desculpe o desabafo companheiros....

Paulo Sá




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Re: JAS-39 Gripen

#7797 Mensagem por gaitero » Sex Ago 28, 2009 1:32 pm

Carlos Mathias escreveu:Allan, vamos lá.

CM,
A antena de movimento hibrido é interessante, mas é uma solução de compromisso. Enquanto o angulo de ação aumenta consideravelmente, a velocidade de escaneamento da área total de cobertura diminui devido ao sistema mecânico.
Nenhum radar atual "mecânico" deixa escapar qualquer alvo dentro de seu raio de ação, mesmo sendo de movimento mecânico. Logo, um radar de escaneamento eletrônico que leva pouco mais de um(1) segundo para ir de um extremo ao outro do leque de varredura não vai perder absolutamente nada em relação a um Captor da vida (EF 2000), que é considerado um ótimo radar e equipa o TOP fighter de muitos países europeus, mesmo com o MTBF de um típico radar mecanico. Muito ao contrário, vai acrescentar uma velocidade de escaneamento absurda ao sistema, além de JAMAIS ser menos confiável que qualquer radar de geração atual.
As falhas serão sempre menores que na geração anterior, sendo que mesmo que a antena trave numa determinada posição, o radar continua varrendo eletrônicamente.
Outra coisa, a varredura em 120º não será usada 100% do tempo. Apenas no caso de se usar um radar de uma formação ligado e todos os outros desligados, fazendo com que esse radar ligado forneça dados para outros 16 caças da formação via datalink digital criptografado, o que é a muito tempo conhecido e usado como mini-AWACS..
E mais, tendo um alvo, ou alvos sido detectados numa determinada região do cone de varredura, para-se a antena mecanicamente naquela direção num eixo ótimo e usa-se obviamente apenas a varredura eletrônica.

A grande vantagem desse enorme ângulo é iluminar alvos estando-se voando a 90º do mesmo, por exemplo. Desta forma, usa-se o efeito doppler e mantem-se o alvo locado o tempo todo, fornecendo atualização de posição para mísseis ativos e semi-ativos.
No caso de alvos navais usa-se essa vantagem também para fornecer dados de posição os alvos em tempo real para um míssil à caminho, ou para uma rede de dados com navios, submarinos e etc. Todos poderão atirar e dirigir seus mísseis sem precisar iluminar o alvo/alvos.
A adição de mecanismos de movimento também aumenta a vulnerabilidade à falhas de conexão e dos próprios mecanismos, aumentando custos de manutenção e diminuindo o tempo médio entre falhas, ou seja, o índice de disponibilidade dos aviões.


Allan, todos os radares atuais tem um MTBF perfeitamente aceitável e o funcionamento do sistema eletro-hidráulico pode ser perfeitamente acompanhado via manutenção preventiva.
A adição do escaneamento eletrônico só vem somar, JAMAIS diminuir capacidades.
E a operação fixa em angulo de 120 graus, ainda que prática para a melhora do RCS da aeronave, efetivamente reduz o alcance frontal do radar.
NUNCA essa operação foi dita como fixa, jamais. Rebater a antena é um recurso usado até nos radares atuais, e fixar uma antena num ângulo qualquer SEMPRE, vai diminuir o ângulo de varredura numa determina direção.

Daqui a pouco eu coloco uns desenhos, vou jantar primeiro. :wink: :)
Quer dizer que o Radar só terá seu sistema mecânico ativado quando necessário?




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Re: JAS-39 Gripen

#7798 Mensagem por delmar » Sex Ago 28, 2009 5:50 pm

Esta na hora também dos militares honrar mais os fundilhos da farda e juntar esta mega quadrilha de Brasilia num canto e demonstrar energia. Garanto que era só uma pressãozinha e eles amoleceriam. Haveria um "Reequipamento Amplo, Geral e Irrestrito", pois não irão por em JOGO A TETA.
Companheiro, quem decide se um politico fica ou não em Brasilia é o eleitor. Quem tem voto fica, quem não tem sai. Muitas vezes o povo escolhe errado, segundo nosso ponto de vista. Gostariamos que os escolhidos fossem outros e não retornassem algumas figuras rídiculas ou desonestas. Mas quem votou neles deve ser também do mesmo tipo e tem seus motivos. Quanto a "pressão", dentro das regras democráticas, nada contra. Percebo que as Forças Armadas já estão trabalhando assim. Visitando o congresso, almoçando com líderes, levando deputados e senadores para conhecerem o trabalho dos militares. O caminho é por aí, mostrar à sociedade que uma força de defesa bem organizada e armada é necessária pára o Brasil. Agora bater na mesa, ameaçar e engrossar a voz, o resultado pode ser exatamente o contrário do pretendido. As pessoas não se assustam tão fácil como tu pensas
Não sou partidário de nenhum partido, só torço pelo Brasil.
Imagine se fosse....

saudações




Todas coisas que nós ouvimos são uma opinião, não um fato. Todas coisas que nós vemos são uma perspectiva, não a verdade. by Marco Aurélio, imperador romano.
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Re: JAS-39 Gripen

#7799 Mensagem por Sintra » Sex Ago 28, 2009 6:36 pm

ninjanki escreveu:CM,

A antena de movimento hibrido é interessante, mas é uma solução de compromisso. Enquanto o angulo de ação aumenta consideravelmente, a velocidade de escaneamento da área total de cobertura diminui devido ao sistema mecânico. A adição de mecanismos de movimento também aumenta a vulnerabilidade à falhas de conexão e dos próprios mecanismos, aumentando custos de manutenção e diminuindo o tempo médio entre falhas, ou seja, o índice de disponibilidade dos aviões. E a operação fixa em angulo de 120 graus, ainda que prática para a melhora do RCS da aeronave, efetivamente reduz o alcançe frontal do radar.

Allan
Amigo, você andou a ler forúns Franceses não andou? :wink:
Estes três argumentos (que se lêm amiude nos forúms internacionais, principalmente nos Gálicos) são três das piores desculpas que se podem arranjar. :evil:

1º - "a velocidade de escaneamento da área total de cobertura diminui devido ao sistema mecânico"

Ninjaki, veja bem o que você escreveu, a "cobertura da área total"!
Primeiro você está a confundir o desenho Russo com uma antena Swashplate ("à la Selex"), a antena Russa não está constatemente a rodar, ela é apontada na direcção que interessa e depois pode ser mantida fixa ou apontada noutra direcção, o objectivo não é cobrir todo o arco frontal na totalidade dos 240º ao mesmo tempo, é demasiado lenta para isso.
No entanto, ela cobre exactamente a mesma àrea que uma antena ESA fixa, com a diferença que tem a ENORME vantagem de se poder apontar noutra direcção.

2º - "A adição de mecanismos de movimento também aumenta a vulnerabilidade à falhas de conexão e dos próprios mecanismos, aumentando custos de manutenção e diminuindo o tempo médio entre falhas, ou seja, o índice de disponibilidade dos aviões."

Ai, ai, ai, todos os radares MSA desde o AI MK8 de 1944 até aos actuais Zhuks, Captors, APG-68, RDY, etc, têm antenas móveis...
Olhe para este video da Northrop (aos 11/12 segundos):


E não é esse facto que faz diminuir o indice de disponibilidade das forças aéreas equipadas com MSA´s (ou pelo menos é um factor negligenciável na totalidade da manutenção de um avião de combate).
Não vejo porque é que de repente, apenas porque a antena passa a ser ESA isso passa a ser um problema! :?

3º - "E a operação fixa em angulo de 120 graus, ainda que prática para a melhora do RCS da aeronave, efetivamente reduz o alcançe frontal do radar."

Perdão?! Mas qual "operação fixa de 120 graus"?!


E depois, desde quando é que o ângulo em que uma antena é apontada diminui o alcance do radar? Tem sempre o mesmo alcance, está é a apontar noutra direcção.

Abraço :wink:




Editado pela última vez por Sintra em Sex Ago 28, 2009 7:05 pm, em um total de 1 vez.
Budweiser 'beer' is like making love in a canoe - 'F***** close to water'...
Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#7800 Mensagem por Carlos Mathias » Sex Ago 28, 2009 6:48 pm

Quer dizer que o Radar só terá seu sistema mecânico ativado quando necessário?
Sim Gaiteiro, ele não vai ficar rodando dentro do canopi feito louco 100% do tempo. A antena vai mover-se também quando o alvo estiver perto de sair da área de varredura eletrônica do radar, durante manobras de fuga, por exemplo.

Os radares "mecânicos " é que tem de mover a antena o tempo todo, logo, se o meu radar moverá a antena mecanicamente apenas esporadicamente, então meu MTBF da parte eletro-hidráulica será proporcionalmente menor ao radar "mecânico".

Digamos que num sistema convencional o MTBF da parte mecânica seja de 500 horas. Num radar como o IRBIS-E em que a parte mecânica funcione 20% do tempo de um radar normal, esse MTBF da parte mecânica sobe para 2500 horas, digamos.

Durante treinos por exemplo, pode-se até travar a antena numa posição fixa, desligando o sistema para poupar o equipamento.




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