ninjanki escreveu:DELTA22 escreveu:<< "O acordo, no entanto, não previa a transferência de tecnologia e a construção dos submarinos não tiveram a participação de técnicos brasileiros. “Não houve qualquer transferência de conhecimento tecnológico. Os submarinos foram construídos só por alemães e os ajustes também são feitos por técnicos alemãs. Não aprendemos a construir submarinos”, justificou Jobim." >>
Ministro, ministro... meça as palavras, ministro...
O Timbira, Tapajó, Tamoio e Tikuna foram, bem ou mal, construidos no Brasil, ou alguém vai falar que não foram???
Ao menos foi o que a MB toda a vida disse...
Construidos/Montados no Brasil. A maior parte dos componentes é importada, e a proa vem montada e pronta. Acho que se a MB soubesse desenvolver submarinos, não teria aceitado gastar esse dinheiro todo comprando tecnologia de que não precisa... Poderiam ter comprado outras coisas mais úteis, se fosse o caso de precisar comprar para alguém ganhar comissão... Logo, acho que o Ministro, se não foi perfeito na forma, certamente acertou em cheio em conteúdo. Os alemães não querem passar tecnologia, tem tradição em enrolar a gente em ToTs, e não tem experiência em projetar subs nucleares. Adorariam ver a gente pagar para eles aprenderem a fabricar, e depois deixar a gente sem algumas peças chaves do processo...
Allan
Allan, não podemos confundir construção com projeto. Não foi isso que eu disse.
Tudo bem, mas você crê que TODA a tecnologia, digo toda mesmo, vai ser transferida?? Não vamos importar deles nada, nada?? Se tivesse que listar alguns sistemas que vamos ter que continuar comprando e por consequencia continuar sendo apenas os "montadores" dos referidos sistemas, independente (tanto quanto hoje) se fosse dos alemães, franceses ou russos, daria uma "ficha corrida" de respeito...
O que se deve entender que as tais ToTs, que tanto se fala mas não se tenta entender o que são na realidade, não são simples de absorver e leva tempo, coisa que se esperarmos muito vamos ver tudo se tornar obsoleto. Essa é minha preocupação, sem contar a perda de tudo que [virtualmente?] aprendemos com a construção (ou "montagem", como queira) dos 'Tupis' por aqui que poderia nos ajudar a absorver mais facilmente a tecnologia francesa.
Existiram com os 'Tupis' construidos aqui aprendizados importantes, por mais que se negue. A NUCLEP que o diga... inclusive esta estará envolvida com os "Improved-Scorpene" brasileiros, oficialmente SBR. Base disso tudo? Os 'Tupis', certo? Então não se pode falar que não aprendemos nada. Muitas das industrias listadas pelo PDF da apresentação no Senado estavam envolvidas com a construção/montagem dos 'Tupis' por estes lados. Bagagem que foi, queiramos ou não, absorvida do projeto de submarinos anterior.
Não podemos ficar nessa agora de cuspir no prato que comeu. Coisa lamentável. Não reconhecer a ajuda que a construção/montagem trouxe para o país é no mínimo querer tapar o sol com o dedo. Sinto muito tudo isso, mitos foram quebrados (pelo menos para o "grande público"), tanto pelo lado positivo quanto negativo, e o mais lamentável ainda é ver que este mito foi construído por instituições nacionais. E qual é esse mito? Que o Brasil era o único "construtor" de submarinos do hemisfério sul. Eu já sabia que partes dos submarinos da classe Tupi vinham de fora, bem como outros equipamentos, isso não me surpreendeu em nada. Mas, e daí, o que teria ocorrido? Falta de planejamento? Negociações mal feitas? Acreditamos no "canto da sereia"? Vai se repetir? Coisas a pensar, agora e para o futuro.
Essa é só minha opinião. Não quero mais tocar neste assunto. Vou ser chamado daqui a pouco de um monte de coisa... mas a realidade pode não ser o "mar de rosas" que se pensa.
Não sou pessimista, muito pelo contrário, mas tudo tem limite, e o meu otimismo acaba quando tento entender as coisas por uma visão menos "apaixonada", ou melhor dizendo, quando deixo o otimismo e passo ao realismo. É dificil, mas é um procedimento que estou adotando daqui para frente, vai que lá na frente tudo se repita... me frustrar outra vez não dá!
Grande abraço e desculpe o extenso post.