Forças Policiais - Fotos

Assuntos em discussão: Exército Brasileiro e exércitos estrangeiros, armamentos, equipamentos de exércitos em geral.

Moderadores: J.Ricardo, Conselho de Moderação

Mensagem
Autor
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes
Agradeceram: 432 vezes

Re: Forças Policiais - Fotos

#436 Mensagem por Matheus » Seg Ago 24, 2009 12:35 am

ZeRo4 escreveu: Matheus, o vídeo é editado, não da nem para saber a ordem cronológica dos fatos.... não há como saber quem tem ou deixa de ter razão no vídeo e pelo mesmo motivo eu disse que deveriam responder TODOS! obviamente que se destaca o fato do PC ter sacado a pistola sem necessidade, mas isso não isenta o PRF mais afoito dos seus atos.

Fora isso, não se mostrou nem o início e nem o porquê da confusão, o que se sabe é que foram em duas delegacias para registrar o Flagrante e não conseguiram...

Se não conseguiram, o problema não é dos Policiais da DP, é do Executivo Estadual que não realiza concurso para preenchimento do cargo, isso acontece em 99% dos Estados do Brasil, mas preferem tapar o sol com a peneira e jogar a culpa na PC, afinal de contas isso é bem mais fácil.

Dai se não tinha DelPol no plantão a história é outra, isso não dá direito dos PRFs fazerem algazarra na DP e isso o Policial deixou bem claro quando se referiu que os PRFs exigem respeito no local de trabalho deles.

O problema nesse fórum é que há muito corporativismo, cada um puxa a sardinha pro seu lado e que se dane o resto... eu tento analisar as coisas de um modo neutro e o fato é que no vídeo todos erraram.

Sobre mal humor, desdém e etc... me desculpe mas os PRFs junto com os PFs são os que mais tratam outras categorias com desdém! O que eu já tive de colegas PMs e Agepens humilhados por PRFs, por exemplo, não está no gibi e nem por isso ninguém quis arrumar confusão na "pista" de vocês.

Olha, então este vídeo deve ter sido manipulado por algum PRF, vc sacou isso e fez o seu comentário imparcial...rsrsrs.

vc disse: "Se não conseguiram, o problema não é dos Policiais da DP, é do Executivo Estadual que não realiza concurso para preenchimento do cargo, isso acontece em 99% dos Estados do Brasil, mas preferem tapar o sol com a peneira e jogar a culpa na PC, afinal de contas isso é bem mais fácil."

peraí, ninguém sabe nada sobre o vídeo mas vc já descobriu qual é o problema?...rsrsrs

Mas voltando ao assunto do tratamento, cada estado é um "pais" diferente. Aqui temos um excelente relacionamento com a Brigada. Também o que vejo aqui é que temos um relacionamento melhor com os agentes da PC do que com os delegados. Já na PF daqui os delegados costumam ser mais camaradas que os agentes que são meio marrentos, talvez por serem a maioria de fora do estado aqui na região. Mas estamos desvirtuando a finalidade do tópico.

gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#437 Mensagem por gusmano » Seg Ago 24, 2009 5:41 pm

Rapaz,

A segurança em sp sobre controle ? Piada. Visite qq presídio , visite qq periferia de SP e verá o grandioso controle que as forças policias exercem. Sp esta é sob controle do PCC que só não mostra os dentes pq sabe que só tem a perder com isso, do jeito que esta, esta ótimo para eles...faturando horrores e dominando bairros inteiros.

----

Todas as vezes que fui parado pela PM em SP fui mal tratado, com excessão de uma vez na marginal pinheiros (av grande em sp) . Não generalizo, obvio, só estou relatando a minha experiência. Sei que maus profissionais existem em qq categoria.

[]´s

henriquejr
Sênior
Sênior
Agradeceu: 384 vezes

#438 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 25, 2009 12:51 pm

gusmano escreveu:Rapaz,

A segurança em sp sobre controle ? Piada. Visite qq presídio , visite qq periferia de SP e verá o grandioso controle que as forças policias exercem. Sp esta é sob controle do PCC que só não mostra os dentes pq sabe que só tem a perder com isso, do jeito que esta, esta ótimo para eles...faturando horrores e dominando bairros inteiros.

----

Todas as vezes que fui parado pela PM em SP fui mal tratado, com excessão de uma vez na marginal pinheiros (av grande em sp) . Não generalizo, obvio, só estou relatando a minha experiência. Sei que maus profissionais existem em qq categoria.

[]´s
Amigo, levando em consideração aos outros estados, São Paulo tem se destacado na área de Segurança Pública, tanto que sempre é referência quando se toca neste assunto.
Logicamente que São Paulo tem problemas como qualquer outra cidade do mundo tem. Os índices de criminalida da capital (3ª maior cidade do mundo!) estão dentro da média de cidades de grande porte de paises desenvolvidos. Pelo que sei a situação das cidades do interior é melhor ainda.

.
henriquejr
Sênior
Sênior

#439 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 25, 2009 1:42 pm

ZeRo4 escreveu:
Matheus escreveu:sobre o vídeo, claro que está editado, mas primeiro chamou o cara de moleque, depois botou o dedo na cara dele e o PC lhe deu um empurrão e não o contrário, além de ter sacado a arma...só faltava dar um tiro e vc defender o cara porque "não respeitou a DP".... duvido muito que o PRF tenha se exaltado pela falta de estrutura da PC local....só quem precisa perigrinar por horas para registrar uma ocorrência e é recebido com desdém e mal educação sabe o que é isso. E como mostrou o vídeo eles foram em mais de uma delegacia. Ora, será que não tinha um delegado plantonista na cidade pra fazer o flagrante? em cidades que trabalhei alguns delegados simplesmente não vinham fazer o flagrante por que estavam dormindo, em festa, jogando futebol, etc....então estabeleciam a fiança num valor irrisório pro cara sair dali e ele não precisar vir...
Matheus, o vídeo é editado, não da nem para saber a ordem cronológica dos fatos.... não há como saber quem tem ou deixa de ter razão no vídeo e pelo mesmo motivo eu disse que deveriam responder TODOS! obviamente que se destaca o fato do PC ter sacado a pistola sem necessidade, mas isso não isenta o PRF mais afoito dos seus atos.

Fora isso, não se mostrou nem o início e nem o porquê da confusão, o que se sabe é que foram em duas delegacias para registrar o Flagrante e não conseguiram...

Se não conseguiram, o problema não é dos Policiais da DP, é do Executivo Estadual que não realiza concurso para preenchimento do cargo, isso acontece em 99% dos Estados do Brasil, mas preferem tapar o sol com a peneira e jogar a culpa na PC, afinal de contas isso é bem mais fácil.

Dai se não tinha DelPol no plantão a história é outra, isso não dá direito dos PRFs fazerem algazarra na DP e isso o Policial deixou bem claro quando se referiu que os PRFs exigem respeito no local de trabalho deles.

O problema nesse fórum é que há muito corporativismo, cada um puxa a sardinha pro seu lado e que se dane o resto... eu tento analisar as coisas de um modo neutro e o fato é que no vídeo todos erraram.

Sobre mal humor, desdém e etc... me desculpe mas os PRFs junto com os PFs são os que mais tratam outras categorias com desdém! O que eu já tive de colegas PMs e Agepens humilhados por PRFs, por exemplo, não está no gibi e nem por isso ninguém quis arrumar confusão na "pista" de vocês.
Caro Zero.

Independente do vídeo ter sido editado ou não e quem tem mais culpa, o motivo de ter postado o referido vídeo foi para mostrar uma coisa que ACONTECE TODOS OS DIAS dentro das Delegacias! Não pense que a PM brigou tanto pelo TCO apenas por vaidade....O fato é que ninguém aguentava mais ficar conduzindo presos acusados de cometerem crimes considerados leves para as Delegacias, em muitos casos era preferivel resolver a situação no local, o que é muito ruim pois sempre gera a sensação de injustiça para alguém! Pelo que fiquei sabendo a PRF também vai lavrar seus próprios TCOs. A PC perdeu o monopólio do TCO justamente por causa do mal atendimento, da má vontade dos Delegados, etc, ou seja, culpa deles mesmo!

Recentemente eu estava numa Delegacia aqui de Natal quando integrantes do BOPE (entre eles o atual comandante, Maj. Marco Vinicius) chegaram com um cidadão que estava cometendo atos libidinosos em vias pública. Ao apresenta-lo ao Delegado um Agente reconheceu o cidadão como sendo primo de outro Agente e na mesma hora o Delegado voltou atrás nos procedimentos, afirmando o cara era um cidadão de bem, que é parente de um Agente, etc......
O Major exigiu que os procedimentos fossem feitos e disse que só sairia da delegacia quando tivesse o Termo de Prisão em Flagrante assindo. Neste momento o Delegado respondeu, dizendo: "O Senhor manda no seu batalhão, aqui dentro quem manda sou eu"! Meu amigo, depois disso o clima fechou dentro dessa Delegacia! O Major determinou que seus homens fechacem as portas da Delegacia, pegou o celular institucional (usado para situações de crises, onde até o governador atende, a qualquer horário!) e ligou para o Secretário de Segurança e contou toda a situação. Depois disso o Major mandou reabrir a Delegacia e levou o preso diretamente para o Plantão do Ministério Público. Depois disso nunca mais tive notícias desse Delegado!

E outra Zero, no caso em questão (do vídeo) o problema não é do governo mas sim dos Delegados que não estavas em seus locais de trabalho (teve mais de uma Delegacia envolvida).
Não acho que seja questão de corporativismo pois o fato em questão é uma coisa quase que unânime, pode perguntar a qualquer PRF, PF, Guarda Municipal, PM, etc... e verás que todos são unanimes em relação ao tratamento nas Delegacias.
Sobre mal humor, desdém e etc... me desculpe mas os PRFs junto com os PFs são os que mais tratam outras categorias com desdém! O que eu já tive de colegas PMs e Agepens humilhados por PRFs, por exemplo, não está no gibi e nem por isso ninguém quis arrumar confusão na "pista" de vocês
Cara, eu já fiz algumas operações com PFs e PRFs e posso afirmar que sempre fui muito bem tratado, inclusive fiz amizade com alguns deles! Certa vez fui a uma Delegacia da PF e vi um cartaz de um plano de vendas de pistolas Glock, fiquei interessado e resolvi buscar mais informações e a jovem que se encontrava próximo, achando que era um Agente quando o cara era um Delegado. Demostrei interesse e ele me perguntou se eu era PC e eu respondi dizendo que era PM. O cara me convidou para ir até o gabinete dele e foi super atensioso, uma educação que me surpreendeu, me passou o telefone do representante e ainda ficou puxando assunto sobre as condições de trabalho na PM, sobre os pontos criticos da cidade, etc... uma simples informação durou quase 1h de uma boa conversa, inclusive ele pegou meu telefone e disse que quanto tiver algum curso que seja aberto a outras instituições ele vai me convidar!

Outra coisa, tenho certeza que um cidadão comum ou profissional de outra instituição de segurança pública será muito bem atendido em qualquer unidade da Policia Militar, tanto que costumamos dizer que atendemos melhor os de fora que os próprios companheiros!

Já numa Delegacia eu estou para conhecer algúm caso onde um cidadão saia satisfeito com o atendimento prestado!

Não sei a que se deve isso, não sei de quem é a culpa disso, não cabe a mim entrar neste mérito mas é um fato que ocorre em todo Brasil.

Um abraço

.
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#440 Mensagem por tykuna » Ter Ago 25, 2009 1:47 pm

ZeRo4 escreveu:
Quando então o PRF empurra o PC e ele saca de sua arma e diz: "Você quer me agredir aqui é???" é o cúmulo um profissional, agente do Governo, ser agredido no seu local de trabalho...

Dizer que o PRF empurrou e teria agredido o PC é forçar a barra, o PC não queria ser encostado. Ao primeiro toque o PRF, aí sim, o PC deu um empurrão no PRF. OK. Concordo que o vídeo está editado e que os dois mereciam uma punição, mas a dos PC deveria ser MUITO pior. Se você concordo que sacar uma arma é a atitude certa nesta situação, então prefiro para a discussão por aqui. Não acredito que você concorde com uma atitude dessas.

Sds,

Imagem
tykuna
Sênior
Sênior
Agradeceu: 7 vezes
Agradeceram: 11 vezes

#441 Mensagem por tykuna » Ter Ago 25, 2009 1:52 pm

ZeRo4 escreveu:
" obviamente que se destaca o fato do PC ter sacado a pistola sem necessidade"

"eu tento analisar as coisas de um modo neutro e o fato é que no vídeo todos erraram"
Agora concordo plenamente.

Imagem
gusmano
Sênior
Sênior
Agradeceu: 274 vezes
Agradeceram: 205 vezes

#442 Mensagem por gusmano » Ter Ago 25, 2009 2:16 pm

henriquejr escreveu:
gusmano escreveu:Rapaz,

----

[]´s
Amigo, levando em consideração aos outros estados, São Paulo tem se destacado na área de Segurança Pública, tanto que sempre é referência quando se toca neste assunto.
Logicamente que São Paulo tem problemas como qualquer outra cidade do mundo tem. Os índices de criminalida da capital (3ª maior cidade do mundo!) estão dentro da média de cidades de grande porte de paises desenvolvidos. Pelo que sei a situação das cidades do interior é melhor ainda.
Henrique,

O que acontece em sp chega ser ridículo, os indices de homicídio por exemplo cairam bastante....sabe pq ? pq tem chuva de B.O sendo registrado como "morte a investigar" isso com cadáver com 8 tiros...e "morte a investigar" estranhamente não entra na estática oficial divulgada pela SSP.

Existem muito bairros aonde policia não entra, só entra para fazer acerto. "Graças a deus" que só temos o PCC em SP,assim não existem conflitos entre marginais. No interior, não posso dizer, meu pai mora em paulinia e nunca reclamou mas como é uma cidade diferenciada (a prefeitura tem muita grana) não acho que seja parâmetro. Já na capital, posso dizer tranqüilamente, que a situação é caótica. Nas regiões centrais, a coisa até que anda "sob controle" agora.. periferia ? ai tb esta sob controle...do tal do "partido" (pcc). Por sinal, não se esqueçam das palavras do Abadia, quando foi preso pela PF em SP. Não se esqueçam dos dias aonde o PCC parou SP (isso não aconteceu em lugar nenhum do mundo)....

[]´s

[]´s

ZeRo4
Sênior
Sênior

#443 Mensagem por ZeRo4 » Ter Ago 25, 2009 3:57 pm

henriquejr escreveu: Caro Zero.

Independente do vídeo ter sido editado ou não e quem tem mais culpa, o motivo de ter postado o referido vídeo foi para mostrar uma coisa que ACONTECE TODOS OS DIAS dentro das Delegacias! Não pense que a PM brigou tanto pelo TCO apenas por vaidade....O fato é que ninguém aguentava mais ficar conduzindo presos acusados de cometerem crimes considerados leves para as Delegacias, em muitos casos era preferivel resolver a situação no local, o que é muito ruim pois sempre gera a sensação de injustiça para alguém! Pelo que fiquei sabendo a PRF também vai lavrar seus próprios TCOs. A PC perdeu o monopólio do TCO justamente por causa do mal atendimento, da má vontade dos Delegados, etc, ou seja, culpa deles mesmo!
O TCO caiu no colo da PM por conta da má formulação/interpretação de uma Lei. Entretanto, creio que nem vale a pena discutir isso, pois acho que o TCO deve ser lavrado pela PM mesmo, pq isso desafoga um pouco o plantão na Delegacia de Polícia.

Como falei anteriormente, em outro tópico, o Agente ou DelPol que é contra isso não é muito inteligente, visto que com o TCO sendo lavrado pela PM sobra muito mais tempo para fazer a investigação de crimes mais importantes.
henriquejr escreveu: Recentemente eu estava numa Delegacia aqui de Natal quando integrantes do BOPE (entre eles o atual comandante, Maj. Marco Vinicius) chegaram com um cidadão que estava cometendo atos libidinosos em vias pública. Ao apresenta-lo ao Delegado um Agente reconheceu o cidadão como sendo primo de outro Agente e na mesma hora o Delegado voltou atrás nos procedimentos, afirmando o cara era um cidadão de bem, que é parente de um Agente, etc......
O Major exigiu que os procedimentos fossem feitos e disse que só sairia da delegacia quando tivesse o Termo de Prisão em Flagrante assindo. Neste momento o Delegado respondeu, dizendo: "O Senhor manda no seu batalhão, aqui dentro quem manda sou eu"! Meu amigo, depois disso o clima fechou dentro dessa Delegacia! O Major determinou que seus homens fechacem as portas da Delegacia, pegou o celular institucional (usado para situações de crises, onde até o governador atende, a qualquer horário!) e ligou para o Secretário de Segurança e contou toda a situação. Depois disso o Major mandou reabrir a Delegacia e levou o preso diretamente para o Plantão do Ministério Público. Depois disso nunca mais tive notícias desse Delegado!
Essa atitude pode ser comum a qualquer Ser Humano, independente de ser PC ou não, pouco a ver tem o fato do cara ser um DelPol e estar na DP. No caso em tela o Maj tinha que ter dado voz de prisão... já vi coisa semelhante acontecer aqui no RJ e o Delegado se dar mal e COM RAZÃO!
henriquejr escreveu: E outra Zero, no caso em questão (do vídeo) o problema não é do governo mas sim dos Delegados que não estavas em seus locais de trabalho (teve mais de uma Delegacia envolvida).
Não se pode afirmar que eles não estavam em seus locais de trabalho. Primeiro devemos saber se existia algum Delegado escalado para o plantão em ambas as Delegacias, já que é muito normal as DPs ficarem sem Delegados em alguns plantões devido a falta de Delegados...

Aqui no RJ a falta é tanta que a chefia se viu obrigada a criar as "Centrais de Flagrantes", onde uma determinada Delegacia fica responsável pelo APF de outras Delegacias pois não há Delegados o suficiente para todos os plantões.

Como apenas o DelPol pode lavrar o APF a coisa fica um pouco complicada, mas a culpa é da Polícia Civil ou do Executivo que não faz concurso para o cargo?

Aqui no RJ a previsão era para cerca de 20.000 Policiais Civis na década de 80! Sabe quantos Policiais a PCERJ tem hoje? menos de 10.000!

Os últimos concursos para PMERJ, ofereceram todos 2.000 vagas no mínimo (há concurso para PMERJ todos os anos, as vezes mais de um por ano...). O último concurso ofereceu 4.000 vagas.

Sabe quantas vagas foram oferecidas nos últimos concursos da PCERJ? 250 para Investigador em 2006, que até hoje não tomaram posse por questões judiciais, 300 para Oficial de Cartório oferecidas ano passado e 500 para Inspetor de Polícia oferecidas também ano passado.

Essas vagas não repõe nem o êxodo dos concursados que fizeram o último concurso para PC e que estão efetivamente trabalhando, concurso feito em 2001... enquanto a PMERJ tem concurso todos anos...

Isso é uma característica em todos os Estados da federação, sabe me dizer por quê?
henriquejr escreveu: Não acho que seja questão de corporativismo pois o fato em questão é uma coisa quase que unânime, pode perguntar a qualquer PRF, PF, Guarda Municipal, PM, etc... e verás que todos são unanimes em relação ao tratamento nas Delegacias.
Nem todas as DPs e se acontece isso, parte é por causa do executivo estadual que não investe na PC e parte é culpa dos próprios PCs...
henriquejr escreveu: Cara, eu já fiz algumas operações com PFs e PRFs e posso afirmar que sempre fui muito bem tratado, inclusive fiz amizade com alguns deles! Certa vez fui a uma Delegacia da PF e vi um cartaz de um plano de vendas de pistolas Glock, fiquei interessado e resolvi buscar mais informações e a jovem que se encontrava próximo, achando que era um Agente quando o cara era um Delegado. Demostrei interesse e ele me perguntou se eu era PC e eu respondi dizendo que era PM. O cara me convidou para ir até o gabinete dele e foi super atensioso, uma educação que me surpreendeu, me passou o telefone do representante e ainda ficou puxando assunto sobre as condições de trabalho na PM, sobre os pontos criticos da cidade, etc... uma simples informação durou quase 1h de uma boa conversa, inclusive ele pegou meu telefone e disse que quanto tiver algum curso que seja aberto a outras instituições ele vai me convidar!
Eu não disse que não há bons PFs e PRFs. Dsse que alguns costumam tratar com desdém colegas de outras instituições. Certa vez uns colegas da Sispen foram parados por PRFs na ponte Rio-Niterói, os colegas se identificaram e disseram ser da "mesma casa", âmbito da Segurança Pública, sabe qual foi a resposta do PRF??? "Mesma casa não, eu sou FEDERAL, somos no máximo VIZINHOS..."

Eu posso crucificar a instituição PRF por isso???
henriquejr escreveu: Outra coisa, tenho certeza que um cidadão comum ou profissional de outra instituição de segurança pública será muito bem atendido em qualquer unidade da Policia Militar, tanto que costumamos dizer que atendemos melhor os de fora que os próprios companheiros!
Isso é que corporativismo Henrique. Eu não falo pelo Brasil, falo pelo RJ!!! já cansei de ver Agente da PC sendo tratado de maneira nada legal em batalhão da PM... mas cada um é cada um, cada ser é cada ser... esse tipo de discussão aqui não vai levar a nada pq todas as instituições são formadas por pessoas legais e por ignorantes.
henriquejr escreveu: Já numa Delegacia eu estou para conhecer algúm caso onde um cidadão saia satisfeito com o atendimento prestado!
Mas você deve fazer uma correlação com o atual estágio de todas as PCs do Brasil e ai eu digo que você não consegue entender. Hoje sou Agepen, mas prestei concurso para PC do RJ e só não fui nomeado ainda pois o concurso está atolado na justiça, mas já fiz todas as fases, inclusive estágio nas DPs.

A situação é mto crítica, faltam delegados, faltam agentes, os poucos que tem ficam completamente sobrecarregados, falta material para trabalhar, desde caneta, tinta e papel e há pouco tempo faltavam viaturas, eu vi o cúmulo de policial tendo que levar computador de casa para trabalhar... de certa forma é normal (do Ser Humano) que em algum moment O PC desconte suas frustrações em alguém que está em pé ali no balcão.

Veja bem! não estou DEFENDENDO estou analisando a situação com imparcialidade, talvez se as PMs, PRF e PF sofressem do mesmo mal... o tratamento seria o mesmo, afinal de contas somos todos seres humanos.

Eu posso falar pq tenho experiência dos dois lados da moeda. Desde quando fiz estágio na PCERJ e vi algumas cenas inusitadas até hoje quando sofro com qualquer ocorrência na minha Unidade onde tenha que levar algum interno para DP...
henriquejr escreveu: Não sei a que se deve isso, não sei de quem é a culpa disso, não cabe a mim entrar neste mérito mas é um fato que ocorre em todo Brasil.
Deve-se ao que eu falei acima. e isso só vai melhorar quando o Executivo Estadual da maioria dos Estados parar de fazer Política com a Polícia.

Editado pela última vez por ZeRo4 em Ter Ago 25, 2009 4:32 pm, em um total de 2 vezes.
As GATs e RPs estão em toda cidade!

Como diria Bezerra da Silva: "Malandro é Malandro... Mané é Mané..." ;)
ZeRo4
Sênior
Sênior

#444 Mensagem por ZeRo4 » Ter Ago 25, 2009 4:02 pm

Matheus escreveu: Olha, então este vídeo deve ter sido manipulado por algum PRF, vc sacou isso e fez o seu comentário imparcial...rsrsrs.

vc disse: "Se não conseguiram, o problema não é dos Policiais da DP, é do Executivo Estadual que não realiza concurso para preenchimento do cargo, isso acontece em 99% dos Estados do Brasil, mas preferem tapar o sol com a peneira e jogar a culpa na PC, afinal de contas isso é bem mais fácil."

peraí, ninguém sabe nada sobre o vídeo mas vc já descobriu qual é o problema?...rsrsrs

Mas voltando ao assunto do tratamento, cada estado é um "pais" diferente. Aqui temos um excelente relacionamento com a Brigada. Também o que vejo aqui é que temos um relacionamento melhor com os agentes da PC do que com os delegados. Já na PF daqui os delegados costumam ser mais camaradas que os agentes que são meio marrentos, talvez por serem a maioria de fora do estado aqui na região. Mas estamos desvirtuando a finalidade do tópico.
Matheus, você não entendeu mto bem o que eu disse...

Eu falei que pelo modo como o vídeo está editado, não há como saber o que levou aquela situação que vimos... esse caso veio de outra DP, a equipe de reportagem, muito provavelmente, perdeu boa parte da confusão... enfim, o vídeo foi editado para chamar audiência e só!!! Nós trabalhos como segurança, não podemos ser levianos a ponto de acreditar em tudo que um vídeo, EDITA, nos mostra...

Há todo momento percebe-se o PRF exaltado, falando alto e apontando para dentro da DP... em determinada circunstância poderia até ser autuado por desobediência, desacato e etc...

Agora, o problema PRINCIPAL que levou a esse problema secundário... é a falta de Delegado, falta de Delegado é culpa do Executivo Estadual, pois o que aconteceu lá é o que acontece em 99% dos EstadoPaís, temos poucos Delegados para cuidar de muitas Delegacias...

ZeRo4
Sênior
Sênior

#445 Mensagem por ZeRo4 » Ter Ago 25, 2009 4:10 pm

tykuna escreveu:
ZeRo4 escreveu:
" obviamente que se destaca o fato do PC ter sacado a pistola sem necessidade"

"eu tento analisar as coisas de um modo neutro e o fato é que no vídeo todos erraram"
Agora concordo plenamente.
É o que eu disse e reptio... erraram todos, que todos respondam administrativamente e se couber penalmente também...

Só falei isso, pq alguém lá na outra página disse que o PC deveria responder administrativamente, até concordei... mas o PC e todos envolvidos na confusão, pq o erro foi de todos...

Gente... vou parar de zonear o tópico, caso contrário vão me matar aqui, o tópico é sobre fotos de forças policiais e mais uma vez estamos caindo nesse tema de segurança pública e melhor forma de polícia!!! não que eu não goste de debater sobre isso, mas o tópico não é o local apropriado, os colegas entram aqui para verem fotos e topam com essa baita discussão...

um forte abraço a todos! :)

henriquejr
Sênior
Sênior

#446 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 25, 2009 4:25 pm

ZeRo4 escreveu:
henriquejr escreveu: Caro Zero.

O TCO é algo que eu nem discuto... pq eu acho que a PC fazendo bem ou mal, deveria ser feito sim pela PM e pela PRF... vou até mais além, acho que na atual circunstâcnia a PRF e a PM deveriam lavrar auto de prisão em flagrante também, já que o número de delegados é reduzido.
henriquejr escreveu: Recentemente eu estava numa Delegacia aqui de Natal quando integrantes do BOPE (entre eles o atual comandante, Maj. Marco Vinicius) chegaram com um cidadão que estava cometendo atos libidinosos em vias pública. Ao apresenta-lo ao Delegado um Agente reconheceu o cidadão como sendo primo de outro Agente e na mesma hora o Delegado voltou atrás nos procedimentos, afirmando o cara era um cidadão de bem, que é parente de um Agente, etc......
Mas talvez essa atitude pudesse acontecer com qualquer um... pouco a ver tem o fato do cara ser um DelPol e estar na DP...

E nessa história ai o Major só deu um mole... que foi o de não ter dado voz de prisão pro DelPol paradeiro!

E outra Zero, no caso em questão (do vídeo) o problema não é do governo mas sim dos Delegados que não estavas em seus locais de trabalho (teve mais de uma Delegacia envolvida).
henriquejr escreveu: Não acho que seja questão de corporativismo pois o fato em questão é uma coisa quase que unânime, pode perguntar a qualquer PRF, PF, Guarda Municipal, PM, etc... e verás que todos são unanimes em relação ao tratamento nas Delegacias.
Nem todas as DPs e se acontece isso, parte é por causa do executivo estadual que não investe na PC e parte é culpa dos próprios PCs...
henriquejr escreveu: Cara, eu já fiz algumas operações com PFs e PRFs e posso afirmar que sempre fui muito bem tratado, inclusive fiz amizade com alguns deles! Certa vez fui a uma Delegacia da PF e vi um cartaz de um plano de vendas de pistolas Glock, fiquei interessado e resolvi buscar mais informações e a jovem que se encontrava próximo, achando que era um Agente quando o cara era um Delegado. Demostrei interesse e ele me perguntou se eu era PC e eu respondi dizendo que era PM. O cara me convidou para ir até o gabinete dele e foi super atensioso, uma educação que me surpreendeu, me passou o telefone do representante e ainda ficou puxando assunto sobre as condições de trabalho na PM, sobre os pontos criticos da cidade, etc... uma simples informação durou quase 1h de uma boa conversa, inclusive ele pegou meu telefone e disse que quanto tiver algum curso que seja aberto a outras instituições ele vai me convidar!
Eu não disse que não há bons PFs e PRFs... dizem que alguns costumam tratar com desdém colegas de outras instituições. Certa vez uns colegas da Sispen foram parados por PRFs na ponte Rio-Niterói... os colegas se identificaram e disseram ser da "mesma casa", âmbito da Segurança Pública, sabe qual foi a resposta do PRF??? "Mesma casa não, eu sou FEDERAL, somos no máximo VIZINHOS...)
henriquejr escreveu: Outra coisa, tenho certeza que um cidadão comum ou profissional de outra instituição de segurança pública será muito bem atendido em qualquer unidade da Policia Militar, tanto que costumamos dizer que atendemos melhor os de fora que os próprios companheiros!
Isso é que corporativismo Henrique... eu não falo pelo Brasil, falo pelo RJ!!! já cansei de ver agente da PC sendo tratado de maneira ridícula em batalhão da PM... mas cada um é cada um, cada ser é cada ser... esse tipo de discussão aqui não vai levar a nada pq todas as instituições são formadas por pessoas legais e por ignorantes.
henriquejr escreveu: Já numa Delegacia eu estou para conhecer algúm caso onde um cidadão saia satisfeito com o atendimento prestado!
Mas você deve fazer uma correlação com o atual estágio de todas as PCs do Brasil... é ai que eu digo que você não consegue atender. Hoje sou Agepen, mas prestei concurso para PC do RJ e só não fui nomeado ainda pois o concurso estava atolado na justiça, mas já fiz todas as fases, inclusive estágio nas DPs...

E a situação é mto crítica, faltam delegados, faltam agentes, os poucos que tem ficam completamente sobrecarregados e de certa forma é normal que em algum momento alguém descontando as suas frustrações em alguém que chegando balcão da DP!

Veja bem... não estou DEFENDENDO estou analisando a situação com imparcialidade, talvez se as PMs, PRF e PF sofressem do mesmo mal... o tratamento seria o mesmo, afinal de contas somos todos seres humanos.

E eu posso falar pq tem experiência dos dois lados da moeda, tive quando fiz estágio na PCERJ e hoje sofro com qualquer ocorrência na minha unidade onde tenha que levar algum interno para DP...
henriquejr escreveu: Não sei a que se deve isso, não sei de quem é a culpa disso, não cabe a mim entrar neste mérito mas é um fato que ocorre em todo Brasil.
Deve-se ao que eu falei acima... e isso só vai melhorar quando o Executivo Estadual da maioria dos Estados parar de fazer Política com a Polícia... como a Polícia Judiciária não "aparece", não dá voto, não da sensação de segurança na rua... logo fica relegada a segundo plano quando falamos de concursos, recursos e etc.
Muito sensato teus comentários!

Eu não disse que não há bons PFs e PRFs... dizem que alguns costumam tratar com desdém colegas de outras instituições. Certa vez uns colegas da Sispen foram parados por PRFs na ponte Rio-Niterói... os colegas se identificaram e disseram ser da "mesma casa", âmbito da Segurança Pública, sabe qual foi a resposta do PRF??? "Mesma casa não, eu sou FEDERAL, somos no máximo VIZINHOS...)

Como você disse, infelizmente esse tipo de gente existe em todo lugar. Isso é sinal de pessoas que nunca foram p.... nenhuma na vida e quando assumem um cargo com certo "poder" se comportam dessa forma!
Como diz o ditado:
Quer conhecer o homem? Dê cachaça, dinheiro e poder!

Sei que gente com essa personalidade existe tanto na PRF quanto na PM, PC, PF, etc... Graças a Deus nunca tive a infelicidade de me deparar com um desses mas caso um dia aconteça vou tomar a atitude mais eficiente para esse tipo de coisa: Ignorar!

Sobre sua posição em concordar que as PMs e PRFs lavrem TCOs e Termo de Prisão e Flagrante, infelizmente muitos PCs tem medo que estas instituições ocupem o espaço da Polícia Civil. Eu acho que isso não acontecerá, apenas dará um pouco mais de independencia das policiais ostensivas na realização de suas funções, sendo que a PC continuaria exercendo sua função de Policia Investigativa.

Veja os comentários de um sindicato da PC!
http://www.sinpol-pe.com.br/noticias/14 ... ciais.html

.
Matheus
Sênior
Sênior
Agradeceu: 341 vezes

#447 Mensagem por Matheus » Ter Ago 25, 2009 4:28 pm

Não sei se vc sabe Zero, mas SE e DF são os únicos estados do Brasil em que não faltam delegados. Vc mesmo diz que o vídeo está editado mas afirma que o problema é falta de delegados e não a ausência do delegado em seu plantão. Como base no que vc afirma que neste caso específico foi este o problema? a isto que me refiro.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#448 Mensagem por ZeRo4 » Ter Ago 25, 2009 4:33 pm

Henrique, refaz o comentário ae se não for mto trabalho... acabei refazendo o texto pois estava muito bagunçado.

ZeRo4
Sênior
Sênior

#449 Mensagem por ZeRo4 » Ter Ago 25, 2009 4:38 pm

Matheus escreveu:Não sei se vc sabe Zero, mas SE e DF são os únicos estados do Brasil em que não faltam delegados. Vc mesmo diz que o vídeo está editado mas afirma que o problema é falta de delegados e não a ausência do delegado em seu plantão. Como base no que vc afirma que neste caso específico foi este o problema? a isto que me refiro.
Eu disse que o problema PRINCIPAL é a falta de Delegado...

O problema DERIVADO foi ocasionado pela falta de Delegado...

Então temos que saber se a "falta" de Delegado foi por falta de Servidores Públicos que ocupam o cargo de efetivo exercício ou se o Delegado dessas DPs estavam fazendo outra coisa no horário de trabalho.

Caso a opção seja a primeira, a culpa é do Executivo, caso seja a segunda a culpa é do Delegado de plantão que deveria ser identificado e punido na esfera administrativa...

O meu comentário foi no sentido que devemos ter cuidado ao comentar esse tipo de coisa pois não sabemos se estamos falando da primeira opção ou da segunda...

henriquejr
Sênior
Sênior

#450 Mensagem por henriquejr » Ter Ago 25, 2009 5:41 pm

Acabou de sair o Caderno de Propostas da 1ªCONSEG. Dentre as propostas mais importantes cito:

Pag 34
2.6 - Estruturar os órgãos policiais federais e
estaduais para atuarem em ciclo completo de
polícia, delimitando competeências para cada
instituição de acordo com a gravidade do delito
sem prejuízo das atribuições específicas
de cada uma; descentralizando e acelerando
suas ações, devidamente integrados com o
sistema prisional / contemplando também a
municipalização.

Pág 35
2.9 - Reestruturar e unificar em instituição única
as polícias militar e civil integrando a Guarda Municipal
e desmembrando o Corpo de Bombeiros,
para exercer funções de policiamento ostensivo e
investigativo, com sistemas de informação interligados
entre Estados e União, com acesso através
de concurso público, com criação de carreira
única, com cursos de formação para suas funções
especializadas e cursos regulares, visando democratizar
a ascensão profissional.

Pág 42
2.33 - Ampliar a competência de emprego e lavratura
do termo circunstanciado.

Pág 45
2.54 - Conceder às Policias, Militar e Civil, autonomia
econômica dos três poderes, para que não
dependam de influências político-partidárias indesejáveis.

Pág 46
3.1 - Criar um piso salarial, digno, justo e igualitário,
para os profissionais de Segurança Pública, nas três
esferas governamentais, com reajuste periódico e
plano de carreira, visando à garantia da dedicação
integral e exclusiva desses profissionais ao serviço
de Segurança Pública./ Elaborar estudo nacional
sobre a situação salarial dos profissionais de segurança
pública, para identificar a situação atual e
propor piso salarial nacional. / Definir parâmetros
salariais equânimes dos profissionais de segurança
pública do país.

Pág 48
3.2 - Implantar programa visando à estabilidade
financeira, Padronizar plano de carreira único na
área da Segurança Pública em nível nacional. Criar
carreira única, desmilitarizada com formação superior
e especialização. Criar plano de cargos e salários
em nível nacional. Criar o Plano de Cargos, Carreiras
e Vencimentos - PCCV. Efetivar a progressão horizontal
e vertical para o plano de carreira. Garantir
o acesso dos praças aos postos do oficialato. Plano
de carreira que proporcione isonomia entre as
carreiras assemelhadas da União e com critérios de
progressão. Valorizar o concurso público, tornandoo
a porta de entrada obrigatória no sistema de segurança
pública.

Pág 50
3.4 - Valorizar os profissionais da área de segurança
pública com a destinação de recursos financeiros
nos três níveis governamentais para
ações de capacitação, treinamento, reciclagem e
aperfeiçoamento. Promover e custear formação
profissional em nível superior criando a bolsa
universitária e espaços coletivos de discussão
sobre a organização, contextualização, monitoramento
e valorização do trabalho.

Pág 51
3.6 - Implantar uma política permanente de capacitação
e valorização profissional, convertendo as
academias de formação de profissionais de segurança
pública em espaços de excelência em formação
de ensino superior, pós-graduação e formação
continuada e utilizando-se de convênios, acordos e
parcerias para obter os espaços e recursos necessários.
Se necessário, atualizar a grade curricular e a
metodologia de treinamento.

Pág 52
3.8 - Aumentar o contingente policial com a realização
de concursos públicos, observando a
interiorização das estruturas e seus efetivos, e
as estatísticas demográficas. Estabelecer efetivo
mínimo necessário para o desempenho de todas
as atividades relacionadas à função. Reaproveitar
policiais aposentados.

Estas são apenas algumas que estão no Caderno de Propostas que deverá ser base para os Princípios e Diretrizes que serão criadas na 1ªCONSEG Nacional (dia 27 a 30 de agosto).
Os Princípios e Diretrizes que sairem da CONSEG Nacional serão utilizados para reformular o sistema de segurança pública nacional.

http://www.conseg.gov.br/images/itensEd ... postas.pdf

.
Responder