JAS-39 Gripen

Assuntos em discussão: Força Aérea Brasileira, forças aéreas estrangeiras e aviação militar.

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Francoorp
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Re: JAS-39 Gripen

#7756 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 25, 2009 3:27 pm

Senhores devemos é comprar logo este Gripen Ng, aprender a fazer aviao de caça, e depois se verà!!!
Basta que F-18 nao vanha prà cà, tà bom demais!!!




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Benke
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Re: JAS-39 Gripen

#7757 Mensagem por Benke » Ter Ago 25, 2009 3:27 pm

Paulo Sá e Cia
Sejam bemvindos ao tópico GRIPEN
Aqui se discute o GRIPEN
Se quiserem discutir outros apectos do Programa FX2, outras aeronaves, etc e tal, tenho certeza que acharâo um lugar mais adequado para isso




ars longa vita brevis
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gaitero
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Re: JAS-39 Gripen

#7758 Mensagem por gaitero » Ter Ago 25, 2009 3:29 pm

Antunes escreveu:
paulosa escreveu:Sr. Antumes boa noite.
Obrigado pela resposta.
Então como disseste lá por 2025 haverá caças 5º geração a venda as duzias. Eu também creio. Será que upgrades neste de 4º nos manterá com capacidades de enfrentar uma encrenca contra os de 5º?
Vc perguntou se o Brasil foi convidado pra entrar em algum projeto de 5º geração. Olha Antunes, a Russia convidou o Brasil pra entrar no PAK junto com a India, mas preferiram por pressões políticas americanas desqualificar o "Melhor 4º Geração pra nós" o SU-35, Brasil não demonstrou interesse e perdeu a oportunidade.
Abraço
Paulo Sá
Boa tarde Paulo Sá.
É uma pena... Teriamos que entrar em algum projeto logo porque imagino que não poderiamos elevar o F-X2 à 5ª geração (4,75 rsrs no maximo). Então teriamos que comprar 5ªgeração de prateleira só para dizer que temos algo. Ou não....

Abraços

Antunes
Na verdade caças de 4 e 5 geração não são algo tão distante quanto se diz por ai. Pelo contrário, muito do que se pensava dos caças de 5 geração de fato não se mostra realmente nas simulações, muitas variáveis foram desconsideradas e hoje a única certeza é a de que o ''melhor'' caça de 5 geração do mundo terá sua linha de produção fechada...

Motivo? São muitos...

O Rafale por exemplo possui sistemas tão avançados quanto o do F-22, o F/A-18G derrotou um F-22 graças aos seus sistemas eletrônicos.

A única certeza é que o Brasil necessita adquerir tecnologia moderna, fator determinante no F-X e que o caça escolhido hoje se torne padrão na FAB. O resto é especulação, mesquinhez e falta de visão... :shock: :shock:

Agora voltamos ao tópico... :wink:




Editado pela última vez por gaitero em Ter Ago 25, 2009 3:32 pm, em um total de 1 vez.
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Bourne
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Re: JAS-39 Gripen

#7759 Mensagem por Bourne » Ter Ago 25, 2009 3:31 pm

paulosa escreveu:Senhores do forum, parece ser concenso que dentro de breve haverá çaças de 5º geração ao mercado( 10 a 15 anos). Ficaremos desasados. Não seria de comprarmos os primeiro lote de 36 de 4º geração, e outro lote de 84 (120?) serem de 5º geração. Vejo um problema nisso. Se for o f-18 o escolhido os americanos não nos venderão o F-35. Se for o grinpen os suecos nem estão conseguindo sócios pra fazerem o grinpen de 4º nenhum plano têm pra fazerem o de 5º. Se for o Rafale, a frança nem fala em um caça de 5º agora, falata grana. Quem nos colocou a disposição um caça de 4º com possibilidade de chegarmos ao de 5º foi a Russia, SU35, eo futuro PAK.
Se teremos problemas no futuro com esta turma do de 5º geração. Não consigo entender a lógica de quem nunca nos venderá o de 5º, só daqui uns 50 anos. De comprarmos de quem não consegue fazer um de 4º sozinho Gripen, ou comprarmos de quem não tem muitos planos pra evolução do caça como no caso o rafale.
Estou vendo que teremos caças pra fazer frente paises latinos, sendo assim este FX2 não corresponde a expectativa real. Que acham?
Paulo Sá
Sempre formos defasados, mas nesse caso a defasagem é em relação ao top e não ao corpo. Para a maioria dos cenários os caças de quarta geração ++++++++++ são válidos.

Por que não? Se o F-35 será o caça de exportação padrão dos EUA para os próximas décadas, pode até vir capado, mas vem.

Será que os suecos realmente não tem uma solução para os caças de quinta geração? Talvez, uma parceria ou algo não tripulado.

A França fala sim em caças de quinta geração, em algum tópico do fórum mostrou um pequeno montante financeiro para iniciar os estudos preliminares a esse respeito




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Re: JAS-39 Gripen

#7760 Mensagem por Antunes » Ter Ago 25, 2009 5:37 pm

Bom sobre o Gripen então. Para quem não sabe, tem um protetor de telas legal do Gripen. Varias fotos e informações diversas sobre ele e a SAAB também neste endereço. Talvez não seja novidade para ninguem com 518 paginas já nesse tópico.

http://www.gripen.com/pt/MediaRelations ... nstuff.htm

Abraços




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Re: JAS-39 Gripen

#7761 Mensagem por Francoorp » Ter Ago 25, 2009 5:56 pm

Sim... com 518 paginas e 7760 mensagens, eu nao digo nada!!
Deixo falar o site oficial da SAAB:

Por que o Brasil deve optar pelo Gripen:

-O Gripen NG é a aeronave de combate mais avançada tecnologicamente do mundo, incorporando capacidade multiemprego e tecnologias de guerra centrada em rede (NCW), especialmente desenvolvidas para o Brasil.

-O Gripen não só vai atender como superar todas as exigências operacionais da Força Aérea Brasileira, em todos os seus empregos – missões de Combate BVR/WVR Ar-Ar, Ar para Superfície terrestre e marítima, assim como reconhecimento.

-O Gripen apresenta uma excepcional autonomia e capacidade multiemprego, em operações normais e hostis a partir de bases avançadas (FOB), atuando como um perfeito multiplicador de forças.

-No curso de sua vida útil, o Gripen incorrerá em custos substancialmente menores do que os de seu concorrente monomotor mais próximo, sendo capaz de operar a uma fração do custo de seus concorrentes bimotores.

-O Gripen NG é a única opção do Brasil que oferece recursos técnicos e militares de última geração.

-Com o Gripen NG, o Brasil poderá se tornar um parceiro de seu programa de desenvolvimento e uma plataforma para o desenvolvimento de futuros programas tecnológicos.

-Em combinação com o programa de Cooperação Industrial, o programa do Gripen, especialmente desenvolvido para a FAB, a Defesa e o setor industrial do Brasil, tornará o País, até 2020, totalmente independente da necessidade de adquirir aviões de combate de outros países, transformando-o em um exportador de aeronaves como a Suécia.

Pra mim é o bastante, 1000 unidades jàààààààààà!! [082]




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Re: JAS-39 Gripen

#7762 Mensagem por paulosa » Ter Ago 25, 2009 6:56 pm

Senhores Mapinguapi, rogrigoiano e gaiteiro suas explicações foram maravilhosas, parabens.
Sabe amigos sou leiguissimo neste assunto, mas fascinado por ele. Por isso pergunto pra vcs. Na minha cabeça as coisas parecem ser mais fáceis, mas vcs tem razão nas suas colocações, vcs conhecem o contexto das coisas. Na minha leiguice, desejo o melhor pra nós FAB.
Vcs me fizeram ver que existe todo um contexto internacioal a ser analizado.
Sabe, esta grande a discussão qual dos três vetores é o melhor. Aqui aprendi que todos os três cumprem a função e tem vantagem e desvantagem.
Sendo assim a minha torcida é que venha e logo a decisão do nosso novo caça. Tenho receio que este FX2 acabe engavetado. Vejam bem era para sair resposta agora, passaram pra setembro e agora pra 23 de outubro. A FAB já disse que não vai dizer qual deseja, mas apresentar ao Ministerio da Defesa os três com suas vantagens e desvantagens. E que a decisão sera do governo de forma politica. O meu receio que em 23 de outubro a FAB entregue o relatório e ele acabe engavetado, ai vem natal, ano novo, carnaval, férias da turma de Brasilia e volte se falar do FX2 só em março. Ai já começou a campanha politica de 2010. Fica tudo parado. Ai a definição é pra 2011. José Serra ja falou que se GANHAR AS ELEIÇÕES paralisa tudo. Ele segue a linha kircheriana da argentina de desmantelamento das forças armadas. É o pensamento neoliberal. Isso esta acontecendo como o senhores devem saber na Argentina.
Não torço pra ninguém nesta disputa politica, mas sei o que aconteceu no governo FHC, milhares de jovens dispensados dos quarteis por falta de comida. O cancelamento do FX e a raiva dos militares que este pessoal bem da direita tem.
É isso amigos....
Grande abraço..
Paulo Sá

Sendo assim senhores, que venha qualquer um dos três mas que venha logo.




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Re: JAS-39 Gripen

#7763 Mensagem por Rodrigoiano » Qua Ago 26, 2009 3:43 am

Prezado paulosa, obrigado pela suas palavras, mas creio que elas se devem muito mais à sua gentileza do que a algum merecimento que eu tenha, pois também sou apenas um fã de assuntos militares, apenas quando posso, tento ler tudo que posso sobre o tema, mas longe de ter o conhecimento de vários colegas daqui.

Bom, apesar de achar impossível devido ao próprio programa, que visa, como lembrou o Mapinguari, a escolher um vetor multifuncional para substituir os atuais caças da FAB, para bem depois tentar desenvolver ou entrar num programa de 5ªg., vejo com bons olhos hoje o fato de termos um hi-low, como defendia, há tempos, dentre outros, o Túlio.

Creio que, politicamente, a força que os americanos tinham caiu muito com as recentes bases, ainda que não mereça uma atual ameaça, sabemos que isso causou muitos problemas nos meios políticos brasileiros. Se foi com intuito de pressionar, creio que foi um tiro no pé dos americanos, que pareciam ter um lado forte na área técnica, pelo menos nas promessas, todavia as desconfianças ocorridas no passado tiram também pontos preciosos deles.

O Gripen, que muitos davam como morto, quer seja pela dúvida de estar pronto (tanto avião como radar) até 2014, quer pela diminuição da óbvia vantagem de custos menores de manutençaõ/utilização por ser monomotor, pelo seu custo de desenvolvimento, mas que traria bom know-how para o país, e que seria de todo alavancada se houvesse anúncio oficial de encomendas do NG pelo governo sueco. A parte técnica dele também tem ecos fortes dentre os fabianos.

O Rafale, continua na dianteira política, além de ser tecnicamente um grande caça, mas de custo elevado, porém a sólida parceria com os franceses, antes de ser uma dúvida por ser grandiosa demais na mão de um só fornecedor, a meu ver, tem a vantagem de ser sólida para as três forças.

Resumindo: se fosse possível (sei que não o é): Rafale (36+36) e Gripen (36 + 72+) seria o sonho, tanto da parceria política sólida com os franceses, como da grande quantidade de aprendizado e empregos que o Gripen traria para nosso país, além de agradar a um "desejo" fabiano...Todos os lados, político e técnico sairiam vitoriosos, e o Brasil teria uma força fabulosa, que associada a mais AEW e a radares mais modernos, garantiria nossa soberania no cenário da AS e faria uma respeitável barreira no cenário mundial.

Defenderia também, como tampão até 2014/2015 e como reforço nas duas propostas, a inclusão dos Rafales F1 e de uma dúzia de Gripens C/D (provisórios) para reforçar nossa defesa. Tal fato, aliado as compras e recebimento efetivo de mísseis antiaéreos pelo EB, garantiria a proteção do país contra qualquer ameaça terrorista no mundial de 2014.

Então, vindo Rafales ou ( e não e :cry:) Gripen NG para mim tanto faz, pois a FAB estará bem servida. Se fosse só pelo fator técnico, também ficaria feliz pelo SH (até creio ser o mais avançado atualmente dos 3 na parte de sensores), todavia, a dúvida em relação aos EUA, que podem até estar interessados agora numa relação melhor conosco, mas que no futuro, com outra composição, não saberemos, até gostaria de acreditar, mas na dúvida, a segurança das propostas francesa (sólida) e sueca (promissora), eliminam, a meu sentido, o caça americano.

Grande abraço a todos e perdão pelo post longo!




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gaitero
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Re: JAS-39 Gripen

#7764 Mensagem por gaitero » Qua Ago 26, 2009 1:00 pm

paulosa escreveu:Senhores Mapinguapi, rogrigoiano e gaiteiro suas explicações foram maravilhosas, parabens.
Sabe amigos sou leiguissimo neste assunto, mas fascinado por ele. Por isso pergunto pra vcs. Na minha cabeça as coisas parecem ser mais fáceis, mas vcs tem razão nas suas colocações, vcs conhecem o contexto das coisas. Na minha leiguice, desejo o melhor pra nós FAB.
Vcs me fizeram ver que existe todo um contexto internacioal a ser analizado.
Sabe, esta grande a discussão qual dos três vetores é o melhor. Aqui aprendi que todos os três cumprem a função e tem vantagem e desvantagem.
Sendo assim a minha torcida é que venha e logo a decisão do nosso novo caça. Tenho receio que este FX2 acabe engavetado. Vejam bem era para sair resposta agora, passaram pra setembro e agora pra 23 de outubro. A FAB já disse que não vai dizer qual deseja, mas apresentar ao Ministerio da Defesa os três com suas vantagens e desvantagens. E que a decisão sera do governo de forma politica. O meu receio que em 23 de outubro a FAB entregue o relatório e ele acabe engavetado, ai vem natal, ano novo, carnaval, férias da turma de Brasilia e volte se falar do FX2 só em março. Ai já começou a campanha politica de 2010. Fica tudo parado. Ai a definição é pra 2011. José Serra ja falou que se GANHAR AS ELEIÇÕES paralisa tudo. Ele segue a linha kircheriana da argentina de desmantelamento das forças armadas. É o pensamento neoliberal. Isso esta acontecendo como o senhores devem saber na Argentina.
Não torço pra ninguém nesta disputa politica, mas sei o que aconteceu no governo FHC, milhares de jovens dispensados dos quarteis por falta de comida. O cancelamento do FX e a raiva dos militares que este pessoal bem da direita tem.
É isso amigos....
Grande abraço..
Paulo Sá

Sendo assim senhores, que venha qualquer um dos três mas que venha logo.
Grande paulo, fique a vontade para perguntar o que quizer, este é o motivo de existir um fórum como este..

Veja, que ninguem aqui nasceu sabendo tudo, tanto que nós erramos e aprendemos muito a cada dia. Este é o grande barato do fórum, a troca de conhecimento...

Sobre o F-X2, o que existe de fato é de um lado a visão da FAB e de outro a visão da Mídia, a FAB nunca disse que o anuncio seria em agosto, ela sempre disse que ele seria entre agosto e outubro. Já a mídia especulou datas, dizendo que seria em Agosto, depois em setembro e por fim em outubro. Porém, a FAB segue o cronograma e até hoje ela esta sendo muito pontual. Que fique bem claro, O FX-2 é uma prioridade de ESTADO e não da Força Aérea, da mesma forma que o Submarino nuclear...




Aonde estão as Ogivas Nucleares do Brasil???
PRick

Re: JAS-39 Gripen

#7765 Mensagem por PRick » Qua Ago 26, 2009 2:45 pm

gaitero escreveu:
Antunes escreveu: Boa tarde Paulo Sá.
É uma pena... Teriamos que entrar em algum projeto logo porque imagino que não poderiamos elevar o F-X2 à 5ª geração (4,75 rsrs no maximo). Então teriamos que comprar 5ªgeração de prateleira só para dizer que temos algo. Ou não....

Abraços

Antunes
Na verdade caças de 4 e 5 geração não são algo tão distante quanto se diz por ai. Pelo contrário, muito do que se pensava dos caças de 5 geração de fato não se mostra realmente nas simulações, muitas variáveis foram desconsideradas e hoje a única certeza é a de que o ''melhor'' caça de 5 geração do mundo terá sua linha de produção fechada...

Motivo? São muitos...

O Rafale por exemplo possui sistemas tão avançados quanto o do F-22, o F/A-18G derrotou um F-22 graças aos seus sistemas eletrônicos.

A única certeza é que o Brasil necessita adquerir tecnologia moderna, fator determinante no F-X e que o caça escolhido hoje se torne padrão na FAB. O resto é especulação, mesquinhez e falta de visão... :shock: :shock:

Agora voltamos ao tópico... :wink:
Como o NJ não cansa de falar, temos que pensar grande! Aí o pessoal fica falando em coisas pequeneninhas. De japonês chega o Comandante! :twisted: :twisted:

[]´s




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Re: JAS-39 Gripen

#7766 Mensagem por paulosa » Qua Ago 26, 2009 3:05 pm

Senhor Rodrigoiano, excelente suas explicações dadas a mim.
Sabe já li muito sobre quais dos tres vetores é o melhor pra FAB. Me parece que há vários lobins fortes correndo frouxo por ai. Quero mesmo sem pacionalidade estudar e aprender sobre o assunto. Agradeço sua valiosa lição, que veio nas explicações. As vezes leio alguns foristas, eles escrevem com uma pacionalidade latente, e o raciocinio deixa de ser coerente e reacional.
Fecho contigo no caso de o Brasil se reforçar com caças já em uso mas em bom estado pra COPA 2014, sem dúvidas teremos que ter total controle do espaço aereo. Serão milhares de aviões o dia e a noite toda cortando os céus do Brasil. Estava vendo um dia desses que não foram até agora modernizados os equipamentos do cumbica e tantos outros de grande cidades do Brasil. Sabe não estou ouvindo falar nada até agora sobre esta especie de segurança pra 2004.
Obrigado AMIGO!
Paulo Sá :D




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Re: JAS-39 Gripen

#7767 Mensagem por paulosa » Qua Ago 26, 2009 3:12 pm

Senhor Gaitaço, olá.
Muito obrigado pela amavel e comprensiva resposta que me mandaste, creio que foi até uma resposta incentivadora. Como já disse sou leijo, me sinto bem no meio de tantas feras no assunto aqui. Lendo tudo e aprendendo.
Compartilhou o Rodrigoiano como que temos que pensar em segurança aerea para 2014, Copa do Mundo. O que de pronto concordei. Diga-me o que o senhor sugere pra uma eficiente segurança aerea durante a copa. Poremos ser alvos de terrorismo.
Gostaria de lhe ouvir sobre isso.
Abraço AMIGO.
Paulo Sá




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Re: JAS-39 Gripen

#7768 Mensagem por Bolovo » Qui Ago 27, 2009 12:54 am

Bender escreveu:Bolovo muito legal o Gripen evolution :mrgreen: lembrou o :
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Tá de brincadeira comigo... comparar a perfeição sueca com o Homer? Tá louco? Isso é coisa pro Super Hornet :mrgreen:




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Re: JAS-39 Gripen

#7769 Mensagem por Palpiteiro » Qui Ago 27, 2009 9:10 am

Raven radar equipped Gripen to fly by year-end
June 15, 2009
Aircraft

In late March Saab announced a teaming agreement with Selex Galileo to develop the ES-05 Raven active electronically scanned array (AESA) radar for the Gripen Next Generation fighter program. Selex Galileo is also the lead in the Euroradar consortium developing the Captor radar for the Eurofighter, while Saab Microwave Systems (formerly Ericsson) builds the mechanically scanned PS-05/A radar currently installed in the Gripen.

The Raven builds on the programs of both companies, including the antenna technology developed for Selex Galileo’s Vixen AESA family and ongoing PS-05/A development work. The radar has around 1,000 transmit/receive modules, mounted on an angled swashplate.

Swashplate technology allows the radar to be repositioned so that it scan a wider volume of sky than if it was fixed. Saab quotes a scan angle of 100 degrees from the centerline, allowing ES-05 to see targets behind the so-called “3-9 line.” The angled positioning of the antenna also helps to reduce frontal radar cross section.

A developmental version of the Raven is due to fly before the end of this year in the Gripen Demo aircraft. The Demo is a one-off test aircraft intended to de-risk the key technologies for the Gripen NG, including increased fuel capacity achieved through repositioning the main undercarriage, new avionics, additional stores pylons and the General Electric F414G engine.

Under the initial Gripen Demo program, Thales supplied an AESA antenna for the aircraft, based on the technology developed for the RBE2 AA radar for the Rafale. The Thales antenna was originally due to fly in the Demo this spring, but following ground trials was found to be unsatisfactory for the Gripen.

Meanwhile, the Gripen Demo continues its test campaign, and by mid-May the aircraft had flown 80 times. A key milestone was achieved in late January when the aircraft supercruised (sustained supersonic flight without afterburner) at more than Mach 1.2. Various stores configurations have been tested and the results have been very positive.

NG for India and Brazil
The Gripen NG is being offered to both India and Brazil for their current fighter competitions, both bids including the Raven AESA and Meteor missile capability. Saab is competing in India for a 126-aircraft order, of which 108 will be built locally. Evaluation of the six competing aircraft by two parallel Indian teams begins later this year.

Brazil is initially looking at a 36-aircraft purchase for its FX2 requirement, although the figure could ultimately climb to around 120. A best and final offer was submitted earlier this month, with a decision expected in the second quarter of next year, leading to an in-service date of 2014.

One area where the Gripen is believed to have the edge in Brazil is the lack of restrictions on the technology it can transfer. “Handing over source-code is natural to us [Sweden]: we know what it’s like to want to be independent,” said Bob Kemp, Gripen International’s sales and marketing director. “Brazil is looking for a strategic partnership, and part of our offset is that we can offer participation in the NG development program.” The Gripen NG is at just the right point in its development to bring in a partner such as Brazil. The Raven radar has been approved for export, with Selex Galileo owning its own codes.

There are other synergies: Brazil operates a dispersed base concept similar to that pioneered by the Swedish air force, and also employs the same AEW system (Erieye), for which datalinks are already fully integrated. Brazil is at the heart of a growing nonaligned partnership (the IBSA group, with India and South Africa) into which Saab has already made significant inroads through the sale of the Gripen to South Africa. A partnership with Brazil could possibly lay the foundation for future fighter development.

Away from Brazil and India, the Gripen is competing aggressively in a number of campaigns. The defeat in neighboring Norway set the company back, and there is a need to restore confidence. Saab has publicized the discrepancies it sees in the way the evaluation was conducted and its conclusions (particularly with regard to cost calculations), and this has become an election issue in Norway itself.

Elsewhere, the Gripen is pitched against the Eurofighter and Rafale to replace Switzerland’s F-5s. A decision was originally due to be taken this summer, but has been deferred by the Swiss government until next year. The government has defined a requirement to be fulfilled, rather than a number of aircraft. Figures of between 22 and 33 have been touted. “How green is your fighter?” is one area that is important to the Swiss. “We see environmental issues increasingly raised in the RFIs,” Kemp told AIN. “In Switzerland and the Netherlands especially…and we think it’s a good thing.”

The Netherlands is looking for 85 aircraft to replace its F-16s, and is a JSF industrial partner. However, Saab questions whether the air force’s ambitions match national policy, and suggests that the Gripen is more in line. Denmark (48 aircraft), where cost is a major issue, is another country that falls into the same category. There also has been active requests for information on the Gripen from Bulgaria (16), Croatia (12), Greece (40+), Romania (48) and Slovakia (14).

Some new opportunities to emerge recently are Malaysia (18 aircraft to replace MiG-29s), Argentina (Mirage replacement), Ecuador, Qatar and Oman. The UK–already a Gripen “operator” through the long-term deal with the Empire Test Pilots School–is examining the potential of establishing a dissimilar air combat training unit, for which the Gripen would be ideal.

Baltic Air Policing
On May 1 the JAS 39C/D Gripens of the Czech air force’s 211.tl took over NATO’s Baltic Air Policing detachment, which provides a two-aircraft, 24-hour, 15-minute readiness armed quick reaction alert (QRA) for the airspace of Estonia, Latvia and Lithuania.

The four-month deployment of four Gripens to Siauliai air base in Lithuania represents the type’s first out-of-country operational tasking.

On May 21 the Gripens undertook their first live “Alpha” scramble, intercepting a German-registered lightplane that violated the no-fly buffer zone between Lithuania and Russia. At the same time, with just 14 aircraft on the squadron’s strength, 211.tl also maintain a 24-hour QRA commitment at its home base at Caslav, highlighting the Gripen’s reliability and serviceability.

http://www.ainonline.com/news/single-ne ... ear-end-1/




Carlos Mathias

Re: JAS-39 Gripen

#7770 Mensagem por Carlos Mathias » Qui Ago 27, 2009 10:15 am

Swashplate technology allows the radar to be repositioned so that it scan a wider volume of sky than if it was fixed. Saab quotes a scan angle of 100 degrees from the centerline, allowing ES-05 to see targets behind the so-called “3-9 line.” The angled positioning of the antenna also helps to reduce frontal radar cross section.
Que lixo, que tranqueira, isso dá defeito e os radares que prestam são os de antena fixa, porque não tem mecanismos que dão muuuuuuito defeito.
Isso tudo eu aprendi quando falavam da antena do IRBIS-E e seus defeitos. :twisted:




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