Belo texto, Anderson!Anderson TR escreveu:Paulosa!!Entenda uma coisa, existem diferenças quanto a comparações com alguns desses países que você citou em sua postagem....Desses que você postou, em questão de similitudes geográficas, na absorção de tecnologia e perspectivas de crescimento geopolítico e pelo fato de fazer parte de um dos blocos emergentes mais badalados mundialmente só a India pode se comparar com o Brasil, os outros, são em tese países mais acostumados com um forte investimento em pesquisas e tecnologias(Alguns Players mundiais como Russia e EUA) ou são países que não possuem grande aspirações geopoliticas pelas suas concepções e perspectivas de influencia e crescimento, ou seja, EUA, França, Russia, Suécia e muitos outros, são países que possuem uma base tecno-industrial com uma independencia relativa, e de certa forma absoluta em grandes segmentos de mercado, porém, com o nível que se acirra a disputa pela venda e aquisição de seus produtos, muitos deles, com excessão dos EUA, que possui uma vasta rede de cooperação e investimento mundial, dependem de novas parcerias para colocarem em marcha suas industrias.paulosa escreveu:Amigos do forum, por favor, me ajudem preciso saber o que é melhor pra o Brasil, FAB. Rafale, Grinpen ou F-18.
Sabe não entendo essa do Brasil querem transferência de tecnologia como algo decisivo pra comprar. vejam bem, são só 36 caças. Os USA compro 300 f-18, a França 230 Rafale, Suecia 200 Grinpen. Outros paises que compram centenas de aviões como India, Arábia, Israel e outros não fazem estas exigências. Li que a Jordia vai comprar dezenas ou centenas de caças a gora, um paizinho pequeninho em relação ao nosso. " EU acho...., desculpa se falo ignorência." Se o princípio de pra comprar tem que aprender a fazer fosse seguido no mundo todo ninguém comprarava nada. Se tivemso ai um compra de 300, 400 caças ai até entenderia, mas 36.
Acho legal que se aprenda tudo que se puder sobre o caça mas querer toda a tecnologia pra comprar pra levar de sacola pra casa é dificil entender.
Por favor senhores me expliquem a matemática e a lógica do Ministério da Defesa. E o qual casa sweria melhor pra o Brasil.
Gostaria pessoalmente do SU-35, mas como não é real pra nós, me digam dos três qual seria a melhor decisão, sob ponto de vista do Caça e realidade de serem 36 e do tamanho do Brasil.
Grande abraço
Paulo Sá
A India é um caso muito particular,pois , não existe por lá uma preocupação com o IDH(Indice de desenvolvimento Humano) de sua população, além do fato dela se encontrar cercada por potenciais países hostís como Paquistão, China e outros desafetos, fazendo com que a preocupação desse país com investimento em defesa e armamento supere as aspirações mais humanas de investimento em seu próprio povo(Aspectos culturais também são relevantes...maaas não vou me alongar).
O Brasil é um país que não possui, por enquanto, grandes problemas com seus vizinhos ou externos, que necessite de um investimento em grande escala na Defesa do nosso país, pooorém, uma nova realidade se visualiza, pois, somos um país em franca ascensão em importancia mundial. Somos um celeiro de riquezas naturais, e de matérias primas importantíssimas para novos ciclos de mercado futuro em tecnologia e energia, além de possuírmos um vasto território e uma projeção de investimento em nosso litoral(Amazônia Azul/Pré-Sal).
Essas peculiaridades nos colocam numa posição perigosa de um futuro de escassez, em que não poderemos defender nossas riquezas, de "supostos interesses globais", sendo assim, em um cenário de médio e longo prazo, necessitaremos ter o controle de boa parte de nossas tecnologias de defesa, sob pena de ficarmos nas mãos de exportadores com algum tipo de segundas intenções, ou seja, o FX-2 mesmo com a compra inicial de 36 caças pode servir como a base para uma industria local mais forte nesse segmento de Defesa, sem contar, que são poucos os países no mundo que possuem uma Embraer na vida, que possa impulsionar esse tipo de ambição.
Sinceramente, se nada mudar no médio e longo prazo, e nós conseguirmos ocupar nosso espaço mundial que nos é devido, 120 caças será pouco para nossas aspirações de dissuação, e se pudermos agregar boa parte dessas tecnologias, com certeza nossos custos diminuirão e nossa capacidade de manter em pleno funcionamento nossos equipamentos e nossas Forças Armadas irão aumentar consideravelmente.....Sendo assim amigo Dbista, um simples olhar para nossa realidade atual não pode responder todos os nossos questionamentos em um mundo dinâmico e surpreendente em que só se passaram incríveis 61 anos de uma das mais sangrentas e horripilantes guerras mundiais da história da humanidade.....
saudações, e bem vindo ao DB!!!
Abs Benke